Startups: O que fazer para ter um bom desempenho orgânico na internet?

Quando o assunto é o crescimento orgânico de startups, para promover a evolução nos negócios, existem diferentes maneiras de atuação do departamento de vendas para que os objetivos possam ser alcançados.

 

Para um CEO de uma startup de instalação de aquecedor de água a gás, é sempre uma grande preocupação o aprendizado diário nessa área, pois somente dessa forma ele será capaz de tomar as melhores decisões nos negócios.

 

O crescimento orgânico em uma startup, como em qualquer outra empresa é a forma como serão atraídos novos negócios por meio de um canal gratuito ou pelo próprio site da startup.

 

Dessa forma, o negócio de camisa off road personalizada aumenta a sua participação no mercado em que atua, impulsionando as vendas do produto, que gera automaticamente maior rentabilidade financeira.

 

Como elevar o desempenho online das startups

As startups de sucesso, independentemente do tamanho e do ramo, sabem que o seu crescimento pode levar algum tempo e o lucro muitas vezes demora para retornar.

 

É um caminho lento e que exige trabalho contínuo. Porém, por meio das redes sociais e do próprio site, o desempenho das startups que fabricam a conexão para mangueira pead podem melhorar consideravelmente no ambiente online.

 

A lista abaixo mostra algumas dicas para promover esse desempenho orgânico, no ambiente virtual, tais como:

  • Investir na criação de conteúdo a longo prazo;
  • Experimentar tendências e estratégias para superar a concorrência;
  • Criar estratégias para o crescimento e executá-las;
  • Construir relacionamentos com os clientes;
  • Usar a tecnologia de maneira mais inteligente a seu favor.

 

Quando os conteúdos criados são mais longos, eles geram muito mais leads para a startup, diferentemente dos conteúdos curtos e os sites comerciais com um blog ativo tem muito mais possibilidades das suas páginas serem ativadas.

 

Portanto, as startups bem sucedidas devem ser extremamente comprometidas com o marketing de conteúdo, porque ele gera leads e os converte em clientes.

 

Por isso é importante investir em tempo e esforço e o dinheiro necessário para a postagem dos conteúdos.

 

Então, compartilhar e criar os conteúdos com bastante consistência é essencial para o aumento orgânico do público e da reput

ação da startup. Porém, nada vem com rapidez e o trabalho árduo das equipes de vendas é necessário.

A concorrência é grande, mas nem sempre visam o crescimento, tampouco a retenção de clientes de caixa hortifrúti branca, por exemplo. Por isso, a startup deste segmento deve ser a melhor e a que oferece o melhor conteúdo.

 

Ela precisa visitar blogs concorrentes do seu nicho, identificando os tópicos, categorias e os conteúdos que estão dando certo para a concorrência, no sentido de cultivar a sua reputação como sendo um perito no assunto e usá-los como exemplo.

 

Portanto, experimentar as novas tendências que surgem acabam tornado os clientes verdadeiros fãs de seus produtos e serviços e as compras ocorrem bem mais assiduamente.

 

Obviamente, o sucesso de uma startup exige um bom planejamento das estratégias com o marketing de conteúdo para banho e tosa para gatos, tornando-se uma oportunidade de otimizar o crescimento, focando nos objetivos da empresa.

 

Os visitantes de um site adoram quando entendem do assunto sobre o qual estão pesquisando e quanto melhor for o conteúdo, mais crescimento a startup obtém, criando engajamento de qualidade, impulsionando o crescimento orgânico.

 

Construir um bom relacionamento com o cliente é extremamente benéfico para alcançar um público maior, a longo prazo. É uma das maneiras mais poderosas de aumentar o reconhecimento de uma marca e da própria startup.

 

Por isso, toda startup precisa estabelecer uma conexão com o consumidor para se vincular a eles e isso pode ser realizado por meio de uma entrevista por chat ou compartilhando os conteúdos ou links dos produtos e serviços fornecidos.

 

As tecnologias hoje utilizadas, como as redes sociais gratuitas, sempre devem trabalhar a favor da startup, de maneira inteligente, com o uso de palavras-chave mais curtas e menos usadas nas pesquisas de disk bateria carro, por exemplo.

 

Quando o gestor de uma startup quer desenvolver o seu negócio por meio dos esforços das equipes de vendas internas, ele consegue o crescimento orgânico porque todas as atividades partem da própria empresa. Algumas dessas atividades exercidas são:

  • Prospecção ativa e passiva;
  • Estratégias para alavancar as vendas;
  • Uso de ferramentas para gestão de leads e clientes;
  • Fusão com outras startups.

 

O que torna essas atividades mais complicadas é unir a área de marketing, vendas e pré-vendas junto com a satisfação do cliente. Quando isso ocorre, impacta decisivamente no crescimento orgânico.

 

A startup consegue maior engajamento do público de fisioterapia para idoso acamado, aumentando as vendas de seus produtos e serviços, por meio de algumas ações realizadas junto com a equipe de vendas, das quais são destacadas algumas:

  • Implementando um departamento de pré-vendas dos seus produtos e serviços;
  • Escolhendo e preparando adequadamente as equipes;
  • Identificando as tendências do mercado;
  • Oferecendo soluções para os problemas dos leads;
  • Fornecendo ferramentas necessárias para o trabalho das equipes de vendas.

 

As empresas de limpeza doméstica, assim como as startups, precisam de responsáveis pelo contato com os leads, pois esses profissionais servem de filtro no ciclo de vendas de produtos e serviços.

 

Isso significa que o setor de pré-vendas precisa abordar os clientes em potencial com assertividade, possibilitando que eles forneçam suas informações pessoais para que possam receber conteúdos privilegiados e mais tarde serem convertidos em clientes.

 

A partir daí, conclui-se que preparar e escolher a equipe de vendas é fundamental para que uma startup cresça organicamente, pois são eles que também vão divulgar os valores institucionais da empresa.

 

Sem essa credibilidade acerca dos valores, dificilmente o lead será convencido de que a empresa ou os produtos e serviços que ela oferece realmente são confiáveis. Portanto, o vendedor precisa estar apto a escutar o cliente nas suas necessidades.

 

É por isso que esses profissionais preparados precisam identificar os problemas de cada lead, oferecendo soluções adequadas para dar início, então, a uma futura possibilidade do início de uma negociação de venda.

 

Portanto, o gestor de uma startup precisa fornecer ferramentas adequadas para os trabalhos das equipes, identificando quais são as melhores.

 

Afinal, são elas que vão conseguir acompanhar os leads desde a nutrição e qualificação, até a venda efetiva e o pós-venda. Dessa forma, há como unificar o processo entre diferentes áreas.

 

Entenda a importância de estar na internet

É extremamente importante estar presente na internet porque isso mantém o negócio mais forte e aumenta a credibilidade para qualquer empresa, inclusive as startups.

 

Com a internet vai se consolidando a relevância da organização no meio digital, bem como conhecer o perfil dos consumidores e as novas tendências do mercado.

 

Dessa forma, as startups criam relacionamentos mais fortalecidos com os consumidores e fortalecem sua autoridade junto a eles e aos concorrentes, tornando-se experientes nos negócios em que comercializam.

 

Como a grande maioria das pessoas hoje têm acesso à internet e gastam uma grande parte do seu tempo navegando por ela, não deixa de ser uma oportunidade para a empresa divulgar seus produtos e serviços mais rápida e eficientemente.

 

Portanto, como cliente e concorrente estão no mesmo ambiente online, é fundamental que a startup ofereça as melhores soluções para o internauta, diante dos seus problemas, para que a concorrência não leve vantagem.

 

Resumindo, estar presente na internet fortalece uma marca, produto ou serviço. Porém, as estratégias aplicadas nos canais digitais precisam se diferenciar das demais para que novos espaços e nichos do mercado sejam desbravados.

 

Por isso, é muito importante o uso das redes sociais, para que com elas possa ser desenvolvido um vínculo mais humanizado com os clientes.

 

E não somente isso, pois essas redes ainda melhoram o posicionamento dos conteúdos que são postados, influenciando na autoridade de uma marca, por exemplo. Conteúdo gera potenciais clientes, que geram compradores fiéis, que geram lucros.

 

A presença no mundo digital permite, inclusive, total interação entre empresa e cliente, fazendo com que a organização consiga mensurar os resultados de suas estratégias, trazendo oportunidade de mais negócios, aumentando a competitividade.

 

Considerações finais

Para ter um bom desempenho orgânico na internet, as startups precisam criar e postar conteúdos relevantes voltados aos clientes em potencial.

 

Elas devem criar e realizar títulos de sucesso nesses conteúdos, para atrair leads, como também se utilizarem as redes sociais para divulgar seus produtos e serviços de forma mais rápida e eficiente.

 

Não só as mídias sociais, mas o próprio site de uma startup consegue aumentar o desempenho orgânico, atraindo leads, que podem ser convertidos em clientes fiéis, que comprarão com muito mais frequência, aumentando a entrada de recursos financeiros.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × quatro =