O poder do storytelling no marketing: como contar histórias que envolvem e vendem?

Se envolver com o seu público está entre os principais objetivos de qualquer tipo de empreendimento, isso ao levar em conta como essa conexão pode ser positiva para os resultados da empresa, destacando assim tática que lida com isso, como o storytelling.

Trabalhar então com esse tipo de estratégia é algo que pode ajudar uma companhia a conquistar um melhor desempenho, até mesmo em questão de números, tudo isso graças à forma em que sua audiência de interesse pode ser fisgada pelas ações da companhia.

Esse tipo de estratégia se mostra bastante importante nos dias de hoje, principalmente diante da alta concorrência que pode se encontrar junto aos mais diversos tipos de mercados, sendo necessário apresentar algo de especial para se manter em destaque.

Atuar com esse tipo de tática é algo que se indica aos mais diversos perfis de negócio, pois basta pesquisar na internet por empresa de limpeza terceirizada para ser direcionado a um amplo número de resultados, com tal situação sendo comuns a diversos mercados.

Frente a essa realidade é importante para uma empresa moderna buscar novas maneiras de se conectar com o seu público. Tudo para que seja possível conquistar uma preferência que mantenha o seu negócio em alta, mesmo diante dos mais fortes concorrentes.

É justamente nesse ponto que surge um problema, sendo importante levar em conta as diferentes expectativas de uma audiência, de modo a oferecer algo de único que interesse essa audiência, com isso passando até mesmo pelos seus métodos de comunicação.

Muitas vezes a comunicação de uma empresa também deve ser trabalhada frente a diferentes perfis, como pode ser o caso de uma agencia de casting para eventos, sendo necessário falar com quem busca contratar seus serviços ou fazer parte da sua equipe.

Para ambos esses caminhos é importante que tal empreendimento adote uma postura adequada, o que pode incluir desde o tom de diálogo adotado até mesmo o tipo de história que será contada, com o objetivo de conquistar a atenção de uma audiência diferenciada.

E ao falar de histórias, é importante reconhecer a força que esse artifício pode ter para a comunicação de uma empresa, ajudando um  negócio a criar laços com o público por meio da narrativa que está sendo desenvolvida através de uma prática responsável só por isso.

 

Como funciona o Storytelling?

 

Storytelling é um termo em inglês que funciona através da palavra story (história) e o verbo telling (contando), criando assim uma estratégia onde o seu foco esteja no ato de contar uma história ao público, buscando assim conquistar a sua atenção ou interesse comercial.

Esses ao menos são os objetivos a longo prazo a serem trabalhados por uma empresa ao desenvolver melhor o seu storytelling, garantindo dessa forma uma atenção especial de um grupo específico, sendo possível trabalhar para converter esse público em clientes.

A partir do storytelling é possível desenvolver uma série de conceitos junto à sua audiência como o destaque à história tradicional de uma marca de molho de tomate, podendo assim conquistar a preferência dos consumidores diante de suas tradições gastronômicas.

Muitos são os conceitos que podem ser trabalhados através desse tipo de estratégia, como um serviço de monitoramento ambiental que pode aumentar o seu destaque na sociedade ao se associar a uma história que destaque a importância de se proteger a natureza.

Seja qual for o objetivo de uma companhia ou então os tópicos a serem abordados dentro de sua narrativa criada, é importante que o seu storytelling seja estruturado da melhor forma possível, contando então com elementos essenciais, sendo possível citar alguns, como:

 

  • Personagens;
  • Cenários;
  • Mensagem;
  • Conflitos;
  • Objetivos.

 

Ao trabalhar todos esses pontos dentro da sua narrativa, o storytelling de uma companhia pode levar a melhores resultados, ajudando assim um negócio a conquistar suas metas, ainda mais quando elas estiverem atreladas à sua relação com o público.

Isso tudo ao reconhecer o valor que esse tipo de estratégia pode ter para a imagem de um negócio, seja ele um serviço de limpeza de fossa ou então uma empresa voltada ao setor alimentícia, tudo a depender apenas de como o storytelling de cada um é trabalhado.

 

O valor do storytelling para a identidade da marca

 

Muitos são os pontos que indicam o valor de se trabalhar com esse tipo de estratégia atualmente, fazendo com que uma companhia conquiste um maior destaque frente ao seu público. Tudo isso sendo possível graças a tópicos específicos, entre eles:

Humanização da marca

 

Frente ao amplo número de ofertas no mercado pode ser difícil para uma marca se aproximar do seu público, sendo necessário contar com algo de especial e muitas vezes em apelo único pode estar justamente na forma em que tal companhia se porta ao público.

Demonstrar o lado mais humano da marca, preocupada com a experiência do público e não só com os seus resultados financeiros é algo possível de se lidar por meio do storytelling, reconhecendo assim um valor diferencial ao procurar por um aluguel de galpao de lona.

 

Conexão com o público

 

Destacar uma companhia como algo que vá além de uma empresa, se portando quase como um amigo, é algo possível de trabalhar melhor a conexão entre uma empresa e sua audiência, trazendo assim uma melhor experiência para ambos os lados.

Ao criar um marketing em cima dessa conexão é possível para um negócio ampliar suas oportunidades, principalmente em tudo o que envolve os seus clientes, conseguindo assim ampliar o seu valor dentro do mercado, superando até mesmo empresas concorrentes.

 

Reconhecimento da marca

 

Como o storytelling lida com uma narrativa construtiva os seus benefícios também costumam estar associados entre si, com os pontos antes citados estando ligados ao reconhecimento de tal marca dentro de um espaço em particular.

A partir disso uma empresa que trabalha com o aluguel de maquina de banho de ouro pode receber um maior destaque, seja ao criar um storytelling que coloque e ênfase a qualidade da companhia ou até mesmo a segurança por trás dos seus serviços.

Agora, para que seja possível ter contato com tudo isso, lidando com uma narrativa que pode levar até mesmo a uma ampliação no seu número de vendas, é importante saber como alinhar esse tipo de tática ao marketing da empresa.

 

Usando do storytelling junto ao marketing digital

 

Para que seja possível ter acesso a todos os benefícios citados antes, é importante que a prática do storytelling seja aplicada da melhor maneira possível junto ao marketing de uma companhia, sendo isso acessível a partir das seguintes ações:

 

Definição de objetivos

 

Como o foco do storytelling não é apenas contar uma história, como uma fábula infantil, existindo um valor comercial por trás disso, é importante olhar com atenção para as metas que estejam sendo trabalhadas por uma empresa frente à sua narrativa.

Diante disso é importante começar pela definição de quais são os objetivos de uma empresa antes de criar o seu storytelling, o que pode envolver um aumento de vendas em relação à uma mesa de air hockey ou então a ampliar o reconhecimento de um negócio.

 

Criação de conteúdo

 

Tendo essas diretrizes em mente é importante fornecer algo que torne possível o alcance dos seus objetivos, sendo indicado trabalhar com um projeto de criação de conteúdos, por exemplo, ainda mais na internet, onde o público mais consome tal tipo de produção.

Para fortalecer a relação com a sua equipe, pode ser válido mostrar os bastidores da empresa além de outros modelos de conteúdo que permitam a criação de uma melhor relação entre uma companhia e o seu público.

Comunicação adequada

 

Cada perfil de audiência pode contar com um estilo de preferência, sendo importante por parte das empresas se adequarem a isso, adotando um diálogo que permita estabelecer uma melhor comunicação entre uma companhia e o seu público.

Estratégias de SEO

 

Estar alinhado a um bom storytelling pode ajudar uma empresa a se destacar, contudo, é preciso também que essa sua história de fato chegue aos olhos dos ouvidos do público presente na internet, sendo o SEO uma prática essencial nesse sentido.

Esse tipo de estratégia, voltado ao destaque que um termo, como hipoclorito de sódio, pode encontrar junto aos serviços de busca, permite com que a narrativa de uma companhia seja melhor direcionado, chegando assim a um perfil maior de audiência.

 

Criatividade sempre

 

Por fim, é essencial para um bom storytelling estar sempre alinhado ao maior nível possível de criatividade, permitindo assim com que uma companhia consiga se destacar, tendo uma história que possa ser sustentada especialmente através da criatividade por trás dela.

A partir dessas táticas é possível trabalhar da melhor maneira a história de uma marca junto ao seu público, elevando assim o seu valor de mercado, tudo isso por meio da conexão a ser criada com o público, tendo ao seu lado uma história que possa unir a ambos.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 2 =