Ações de marketing para pequenos comércios

As ações de marketing realizadas em pequenos negócios são elaboradas graças aos desafios que esses empreendimentos enfrentam na hora de atrair clientes.

Para que eles possam competir com grandes empresas que têm orçamentos de marketing gigantes, as ações de marketing devem ser eficientes mesmo sendo aplicadas com poucos recursos.

Este artigo apresentará dicas de como fazer isso, além de destacar os benefícios de criar uma boa ação de marketing e listar estratégias fundamentais para a atração de clientes.

Como criar ações de marketing com poucos recursos?

É natural que novos comércios acabem tendo recursos mais limitados para investir em estratégias de marketing que sejam eficientes.

Isso acontece pois muitos empreendedores ainda podem ter medo de ter prejuízo e poucos resultados ao apostar alto em campanhas de atração que não tem chances tão altas de darem certo.

Uma alternativa que pode ajudar nesses casos é o uso de certas ações de marketing aliadas a ferramentas que estão disponíveis na Internet atualmente, são elas:

1 – Criar um Blog próprio

O blog é uma das ferramentas que mais ajuda a empresa que fabrica compressor odontológico 60 litros a se tornar mais conhecida no mercado.

Além de garantir que o negócio crie uma relação mais próxima e mais duradoura com os público-alvo e com os clientes em potencial.

Ele pode ser usado como uma fonte de comunicação que é feita através da produção de conteúdos altamente relevantes relacionados aos produtos ou serviços oferecidos pelas empresas.

Esses conteúdos devem sempre destacar cada uma das vantagens e benefícios que o cliente pode ter ao adquirir o item que a marca vende.

Com o blog, o pequeno comércio pode passar mais seriedade para o público, gerando um aumento na confiança deles em relação a autoridade da marca.

Essa é uma vantagem também pois ajuda no alcance que a empresa tem, pois graças a internet mesmo um site com design altamente simples pode chegar até milhares de pessoas no mundo todo.

2 – Fazer uso de White Papers

Os conteúdos em white papers (papel branco), são aqueles usados pelas empresas que desejam passar um ensinamento sobre um determinado assunto.

Essa ação de marketing pode parecer extremamente simples, porém, pode ser o fator que leva de fato os clientes a tomarem uma decisão final de compra de uma barita mineral, por exemplo. 

Os white papers podem ser redigidos através de artigos científicos, eBooks, pdfs e demais opções que permitem que o usuário baixe os conteúdos em seus celulares ou computadores e leiam onde e quando quiserem e puderem.

Este tipo de recurso permite que o negócio ofereça muito mais valor ao usuário, que pode ver isso como uma opção de se tornar um novo cliente graças a credibilidade que a empresa mostra para ele.

3 – Se fazer mais presente nas redes sociais

As redes sociais são os lugares onde a empresa que cria carenagem para quadriciclo mais pode atrair clientes e aumentar a sua visibilidade no mercado onde atua.

Nos dias de hoje, as pessoas estão quase 24 horas por dia conectadas em canais de comunicação como o Facebook, Instagram, WhatsApp e Twitter. 

A criação de perfis que apresentam notícias, atualizações e até mesmo dicas sobre o uso dos produtos ou serviços oferecidos pelo negócio é uma das melhores estratégias de marketing da atualidade.

Porém, é necessário tomar muito cuidado com cada um dos conteúdos que são disponibilizados em canais de comunicação comuns.

Esses conteúdos devem sempre ser relevantes tanto em relação à marca, quanto em relação aos assuntos que estão sendo discutidos no momento pelos clientes que a empresa quer chamar atenção.

Além disso, os conteúdos apresentados devem ser verossímeis, ou seja, 100% verdadeiros e conter provas fundamentadas para que não passem a ser conhecidos como textos sem credibilidade.

Todas essas ações e ferramentas podem ajudar a alcançar mais pessoas de maneira mais econômica e principalmente, efetiva.

Antes de dar início a qualquer uma delas, a empresa deve conhecer bem o perfil do cliente e trabalhar para criar estratégias que tenham a ver com a linguagem de comunicação que esse cliente usa.

Ela também deve estar ciente de que a internet pode trazer uma série de riscos para a imagem do negócio, portanto cada ação realizada nela deve ser muito bem planejada e aplicada.

É necessário se preparar para as críticas que podem surgir, e lidar muito bem com reclamações que devem ser entendidas como uma oportunidade de melhoria.

Essas melhorias podem ser em relação a vários aspectos como na qualidade dos produtos ou serviços, na qualidade de atendimento na hora da venda, na qualidade dos processos e até mesmo na qualidade do atendimento no pós-venda.

Ainda assim, para comércios novos e pequenos, também é possível contar com o marketing tradicional que envolve mídias físicas como:

  • Rádio e Televisão;
  • Jornais e Revistas;
  • Banners;
  • Panfletos.

Esses e outros meios de marketing mais tradicionais podem ser tão efetivos quanto o marketing tradicional em um novo e pequeno negócio.

Porém, o marketing digital pode se destacar pela possibilidade de apresentar opções mais econômicas e resultados mais rápidos eficientes em ações com poucos recursos.

Sendo a melhor opção para atrair clientes e usar recursos e ferramentas disponíveis online de maneira gratuita.

Benefícios de uma boa ação de marketing

Uma ação de marketing eficiente pode trazer diversos benefícios para um pequeno negócio, os principais benefícios, portanto, são:

Atrair novos clientes

Uma boa campanha de marketing pode ser fundamental na hora de chamar a atenção de pessoas que ainda não conhecem o negócio que oferece serviços de ortopedia para cachorro, por exemplo. 

Fidelizar clientes existentes

Manter os clientes atuais engajados é importante para que eles voltem a comprar da empresa e ainda indiquem o  negócio para seus amigos, conhecidos e familiares.

Fortalecer a imagem da marca

Uma campanha de marketing pode aumentar consideravelmente o reconhecimento de uma marca, por exemplo uma que oferece residências para idosos, e estabelece-la como referência no mercado.

Melhorar a reputação

Quando uma empresa faz uma boa ação de marketing, ela pode melhorar sua reputação e a imagem que o público tem em relação a ela, seus processos e também os produtos ou serviços que ela oferece.

Estratégias de marketing para atrair clientes

A seguir, é possível conhecer uma lista de estratégias fundamentais que podem ajudar a atrair clientes para o um negócio com ações de marketing:

Conhecer o público-alvo

Antes da empresa criar qualquer ação de marketing, é fundamental entender quem é o seu público-alvo e o que ele espera do negócio que tem franquias veterinárias.

Com essa informação, fica mais fácil criar ações que chamem a atenção e sejam relevantes para as pessoas que a marca deseja alcançar.

Aproveitar as redes sociais

As redes sociais são uma ótima maneira de divulgar sua empresa de maneira 100% orgânica, ou seja, de forma gratuita.

Portanto, o ideal é criar perfis nas redes sociais que sejam relevantes para o público-alvo e publicar conteúdos interessantes e relevantes para as pessoas que seguem redes sociais como:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • Twitter;
  • LinkedIn.

Essa é uma das estratégias mais efetivas quando o assunto é atrair clientes, seja para um negócio pequeno ou para uma organização já consolidada.

Investir em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo também é uma estratégia altamente eficaz e que pode ajudar na atração de clientes de maneira 100% orgânica.

Dentre as suas vantagens está a possibilidade de aumentar o tráfego orgânico do seu site que vende forno de tempera de vidro horizontal e a atração de novos clientes.

Utilizar o e-mail marketing

Mesmo depois de muitos anos, o e-mail marketing segue sendo uma das estratégias mais eficientes para atração de clientes.

Isso porque ele pode ser utilizado para enviar ofertas e promoções para a base de clientes, porém é necessário tomar cuidado para não enviar e-mails em excesso e acabar incomodando as pessoas.

Considerações finais

Como visto ao longo deste texto, é possível fazer ações de marketing com pouco recurso e obter resultados altamente positivos e expressivos.

Para isso, é fundamental que a empresa que oferece serviços de vibrolipo na papada conheça o seu público-alvo, defina um objetivo claro e escolha as estratégias que melhor se adequam ao negócio.

É importante lembrar que ações de marketing bem planejadas e executadas podem trazer benefícios significativos para pequenos comércios, como aumento de vendas, fidelização de clientes e fortalecimento da marca.

Portanto, o dono de um pequeno comércio, não pode deixar de investir em ações de marketing. Com as dicas apresentadas neste texto, é possível atrair clientes e promover a marca sem precisar gastar muito dinheiro.

Mas vale lembrar que para obter resultados expressivos, é importante ser criativo, inovar e estar sempre atento às tendências do mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 2 =