Marketing de conteúdo; Como essa estratégia pode impactar o e-commerce?

Um bom conteúdo em uma rede social é sempre uma porta de entrada para relações duradouras e focadas na fidelização com clientes. Essa é a ideia do marketing de conteúdo, uma das principais ferramentas dentro do marketing digital.

 

Basicamente, o marketing de conteúdo tem como principal proposta produzir uma comunicação eficaz para consumidores online, agregando relacionamentos duradouros e cada vez mais interessados nos produtos e serviços que a companhia possa oferecer.

 

Dessa forma, é possível criar rotas de desejos de compras mais rápidas e cada vez mais eficientes, diminuindo o tempo de espera de uma compra e potencializando o entendimento sobre a necessidade daquele produto.

 

Benefícios dessa estratégia para os e-commerces

Conheça as principais vantagens que o marketing de conteúdo pode trazer para o seu e-commerce, e saiba como eles podem alavancar suas vendas e permitir com que novas oportunidades surjam, com o melhor custo benefício:

 

Reduz os ciclos de vendas

Os conteúdos estratégicos produzidos por uma empresa em suas redes sociais ou plataformas online facilitam o interesse e potencializam as ações de compras em sites na internet, já que são uma forma de comunicação direta que induz o cliente.

 

Por exemplo, um site de compras de uma empresa de moveis planejados quarto casal, ao divulgar conteúdos que remetem às pessoas vivendo suas rotinas com esses produtos, traz os consumidores para mais perto da empresa por meio da humanização.

 

Esse é apenas um lado do processo, que também conta com conteúdos que incentivam o entendimento da importância desses itens, em uma comparação com outros do mercado, o que pode motivar ainda mais o cliente para a compra.

 

Quanto maior for a potencialidade nos processos que trazem aos poucos o cliente para a compra dentro de um negócio, melhor será o caminho que ele vai percorrer até a compra, reduzindo as desistências que podem ocorrer pelo caminho.

 

É importante lembrar que quanto mais rápida e precisa for a peregrinação do consumidor para a compra, menos obstáculos aparecerão, e mais a empresa poderá lucrar com isso.

 

Melhora o relacionamento com o cliente

Conteúdos de alta qualidade, em especial aqueles que realmente se conectam com o cliente por meio de redes ou plataformas digitais, trazem uma grande vantagem para a empresa em relação ao relacionamento que é construído.

 

Hoje em dia, grande parte dos consumidores preferem comprar em empresas que realmente mostram algum ponto de identificação. Isso é um fruto da evolução do comércio, que espelha a grande concorrência que existe hoje na internet.

 

Por isso, quanto maior for a proximidade em relação aos conteúdos e toda a comunicação feita com o consumidor, mais a empresa ganha vantagem na construção de uma fidelidade, uma relação que acontece como se fosse entre um ídolo e um fã.

 

Um exemplo disso são lojas de projeto de loja de roupa que costumam convidar clientes para apresentarem seus espaços com os produtos que compraram, dando chance para que eles mostrem o quanto se sentem satisfeitos, influenciando outras pessoas com isso.

 

Evidencia o nome da empresa

Com o advento das redes sociais e outros meios de comunicação utilizados por empresas, quanto mais uma marca aparece em campanhas, produzindo conteúdos interessantes para o seu público, mais sua popularidade aumenta, dentro e fora do ambiente virtual.

 

Isso acontece tal como um efeito manada, onde uma pessoa que comentou em uma postagem sobre uma loja de material de construção, compartilha com amigos e familiares, e estes começam a entender que sua empresa é uma autoridade na área.

 

Essa questão fica ainda mais forte quando empresas passam a produzir conteúdos considerados referência na internet, entregando para clientes e especialistas da área uma fonte de veracidade e informação rica, algo essencial para uma mídia de comunicação.

 

No entanto, é preciso trabalhar bem o nome da empresa, o comportamento dela nas redes e outros meios, bem como a forma em que ela conversa com o cliente, para que o objetivo inverso não ocorra, prejudicando fortemente um negócio.

 

Aumenta o número de aquisições de produtos

Empresas que ampliam sua popularidade e relacionamento com o público por meio de marketing de conteúdo podem, inclusive, passar a melhorar ou aumentar o valor de suas vendas, já que o negócio acaba criando maior valor.

 

Por exemplo, digamos que uma empresa de paisagismo e jardinagem, ao iniciar uma proposta de produção de conteúdo há cerca de um ano, conseguiu aumentar suas vendas e impulsionar sua popularidade nas redes sociais.

 

Isso faz com que o negócio ganhe forças para melhorar seu atendimento e outras questões na empresa que, de certa forma, aumentam o valor dos produtos no mercado, já que estão sendo processados em um trabalho cada vez mais preciso e detalhado.

 

Quanto maior for a autoridade e a qualidade do serviço, mais ele crescerá, não apenas em vendas, mas também em um sentido de valor aquisitivo, algo essencial para muitas empresas que desejam focar em investimentos, como melhores salários e estruturas.

 

Diminui os custos com anúncios

Pode não parecer, mas colocar energia na criação de conteúdos de qualidade faz com que a empresa pare de gastar com investimentos que, na verdade, não valem tão a pena, como anúncios, publicidades e outras formas de comunicação offline.

 

A internet concede a possibilidade de atingir públicos maiores, induzir mais pessoas à compra e criar uma boa autoridade na web e fora dela, sem nem ao menos gastar um centavo, tirando o fato da contratação de profissionais qualificados para isso.

 

Na ponta do lápis é possível entender que criar conteúdos informativos sobre uma sala comercial compartilhada vale mais do que apenas seguir com estratégias tradicionais de comunicação, que são mais custosas e talvez mais arriscadas.

 

No entanto, é sempre interessante mesclar bons conteúdos com estratégias de anúncios virtuais, que ampliam o alcance de uma comunicação empresarial, conseguindo atingir resultados mais precisos e cada vez mais positivos.

 

Como colocar o marketing de conteúdo em prática

Veja, a seguir, um breve passo a passo para começar a colocar o marketing de conteúdo em prática, independente do tipo de empresa ou setor que seu negócio atua, seja um e-commerce de roupas femininas ou um estabelecimento de reforma de loja.

 

1. Faça um levantamento de dados

Antes de começar a produção do seu conteúdo, é preciso ter a certeza para quem você vai produzir uma comunicação. E para isso, nada melhor do que uma grande análise de todos os dados que a empresa tem de seus clientes e do mercado onde atua.

 

É preciso conhecer adequadamente cada grupo de público-alvo, suas nuances, suas formas de linguagem e canais preferidos, além de seu comportamento dentro da internet, para que aí sim um plano de ação seja realizado.

 

2. Construa um planejamento

Dentro do seu planejamento, é essencial inserir conteúdos de qualidade, evitando pensar na quantidade deles. Ou seja, vale mais uma postagem sincera e focada em uma comunicação real e humanizada do que vários que aparecem como superficiais na rede.

 

Trace um caminho pelo qual você quer seguir com seus clientes, lembrando sempre de que ele deverá ser ensinado, conquistado e em seguida induzido à compra imediata, baseada em uma necessidade do produto, que deve ser criada pela própria estratégia.

 

3. Verifique os canais do público-alvo

É extremamente importante se atentar para uma produção focada naquilo que seu público deseja consumir, assim como é prioridade saber onde seu consumidor está, para que sua produção não seja publicada em vão no ambiente virtual.

 

Por exemplo, um e-commerce de uma loja de montagem de stands deve saber onde seu público está para produzir uma série de conteúdos de promoções de eventos, além de dicas de como verificar estruturas dentro desses locais.

 

Essas pessoas podem estar nos seguintes ambientes:

  • Redes sociais;
  • Grupos dentro dessas redes;
  • Sites de notícias;
  • Canais de vídeos;
  • Entre outros.

 

Saber essa informação se torna mais fácil com o auxílio de um profissional da área, que baseado em observações e pesquisas do segmento, saberá para onde produzir e que linguagem utilizar dentro dessas produções.

 

4. Otimize sua plataforma e conteúdos

Um bom aliado de uma produção de conteúdos na internet é a otimização por meio de ferramentas, que facilitam não apenas a postagem e a interação com usuários online, mas também disponibilizam dados sobre a recepção do conteúdo.

 

É sempre interessante escolher ferramentas ideias para cada prioridade dentro do seu negócio, como um programa de disparo de newsletters para uma empresa de sala comercial pequena, ou um gerenciador de postagens para uma loja de roupas.

 

Conclusão

Seguindo um passo a passo eficaz de produção de conteúdo, fica fácil entender como criar o relacionamento certo com seus clientes, ampliando as compras dentro do seu e-commerce e melhorando a imagem da sua empresa no mercado.

 

Por isso, não deixe de pesquisar temas de interesse da sua área, ou até mesmo modelos de conteúdos para se inspirar e começar a usufruir dos benefícios que o marketing de conteúdo pode trazer para seu e-commerce.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × quatro =