Blog: como mantê-lo atualizado e relevante para os seus leitores?

Antigamente conhecido pela função de diário pessoal, hoje um blog é um excelente canal para a divulgação de conteúdos relevantes. Para isso, uma empresa deve utilizar um sistema de atualização de conteúdos constante com foco em marketing digital.

 

Com a era digital, as informações que antes eram veiculadas em canais de comunicação tradicionais, como a televisão, o jornal e o rádio, atualmente se encontram mais facilmente na internet. Em consequência, as propagandas seguiram o mesmo caminho.

 

Hoje, empresas, instituições e qualquer tipo de negócio têm investido em blogs informativos que reforçam sua missão, visão e valores, melhoram o posicionamento diante da concorrência e ainda auxiliam na captação de novos leads.

 

Diante desse cenário, a produção de conteúdos para blog visa atrair e converter clientes, tal como ocorre com as estratégias offline, como banner personalizado com foto, panfletos e criação de outdoors.

 

Blog: como mantê-lo atualizado e relevante para os seus leitores?

 

Os blogs ajudam a construir a imagem de uma empresa, divulgar serviços e produtos, reforçar os valores de uma marca, sem se preocupar com uma limitação territorial e alto custo gráfico. Afinal, a internet possibilita um alcance internacional com suas plataformas.

 

Considerando a vasta oferta de conteúdos no ambiente cibernético, é essencial que os responsáveis pelo blog o mantenham atualizado constantemente. Alguns dos resultados conquistados com o uso dessa plataforma são:

  • Aumento da visibilidade;
  • Captação de novos leads;
  • Maior engajamento entre os clientes;
  • Proximidade do público com a marca;
  • Audiência em múltiplos canais;
  • Ganhar destaque nas plataformas de buscas.

 

A principal vantagem desse investimento é o aumento da popularidade de um negócio, mesmo em meio à alta concorrência existente na web.

 

Inclusive, com o uso de técnicas como o SEO (Search Engine Optimization), é possível promover uma posição de destaque nas pesquisas.

 

O uso de palavras-chave auxilia na otimização dos conteúdos disponibilizados no blog e incentiva a estratégia de marketing orgânico, ou seja, que não dependem de investimento de capital.

 

Todo esse processo deve ser feito de forma natural para o leitor, que deve sentir que está lendo um texto que atenda às suas necessidades e tire as suas dúvidas. Por essa razão, é essencial saber como manter a plataforma atrativa e relevante.

 

Como um blog pode ajudar uma empresa ou negócio?

Há vários segmentos que são beneficiados com o uso de um blog. Desde prestação de serviços, até assuntos comerciais e imobiliários, essa plataforma se mostrou necessária para o crescimento de um negócio.

 

Por exemplo, hoje, ainda que as imobiliárias invistam em placa ps personalizada para anunciar a venda de um imóvel, ao mesmo tempo, é possível contar com um site bem elaborado e atrativo aos clientes, além do blog.

 

Dessa forma, é possível abordar temas relativos ao mercado imobiliário e até mesmo sobre os tipos de casas ou apartamentos ideais para cada pessoa ou família, e assim por diante.

 

Além da divulgação de vendas de espaços residenciais, ainda é possível dar espaço a uma categoria de conteúdos direcionados aos diversos tipos de locação, como aluguel de espaço comercial.

 

A partir disso, a possibilidade de alcançar clientes de diversas localidades aumenta progressivamente.

 

Com conteúdos bem elaborados e um bom posicionamento nas plataformas de busca, fronteiras poderão ser cruzadas e, consequentemente, a imobiliária poderá gerar leads de diferentes bairros, cidades e até mesmo estados.

 

O mesmo vale para segmentos da educação, como escolas de cursos técnicos. Antes, ao passar em frente uma dessas instituições, era comum encontrar banners e até mesmo   com o nome evidente na fachada de um dos locais.

 

Hoje, a internet tem ganhado espaço na missão de conquistar destaque e ganhar a atenção do público. Por meio dos blogs, algumas instituições têm focado no marketing orgânico e aumentado a captação e conversão de novos leads pela web.

 

Conteúdos estratégicos, que abordem a importância de se obter uma certificação técnica por competência eletrotécnica, por exemplo, são formas atrativas de conquistar novos alunos e expandir os negócios de forma rápida, ilimitada e com baixo investimento.

 

É primordial que, para conquistar resultados positivos, o redator responsável pelas produções saiba como criar textos persuasivos, interativos e que aproximem o leitor do negócio. Para isso, pode aderir às 5 dicas a seguir de como atualizá-lo de forma relevante.

 

1. Conhecer a fundo o público-alvo

Essa etapa é essencial para que um padrão de comunicação seja estabelecido em todas as publicações. Recomenda-se que, com o objetivo de um aprofundamento sobre o público-alvo, seja criado uma persona, ou seja, a personificação dos leitores.

 

O produtor de conteúdo deve conhecer a fundo com quem ele está se comunicando. A partir disso, será possível saber quais assuntos agradam mais o público, com qual frequência eles são mais consumidos e quais são os formatos preferidos.

 

2. Criar uma planilha de pautas

Ter uma ideia de pauta facilita o processo de escrita de um redator, portanto, é recomendável que o responsável pelo blog crie uma planilha com os assuntos separados por categorias.

 

Qualquer negócio pode possuir um blog e abordar assuntos relacionados a suas ofertas. Uma loja de produtos corporativos pode interligar seus temas aos itens vendidos em seu e-commerce, como a importância de uma pasta personalizada para empresa.

 

Os conteúdos não necessariamente precisam seguir um padrão publicitário. O estilo textual de um blog tem como base as informações. Portanto, ao criar uma planilha de pautas, é primordial imaginar que o leitor vai adquirir conhecimento a partir das publicações.

 

Lembre-se que, ao visitar uma loja de produtos corporativos, o cliente espera informações sobre o preço e alguns detalhes. Por outro lado, ao visitar um blog, ele espera ler conteúdos que tirem as suas dúvidas e resolva suas dores.

 

3. Construir um calendário de publicações

Após ter um controle dos conteúdos que serão produzidos para as publicações em um blog de placa de identificação de salas personalizada, é essencial que eles sigam um cronograma de publicação que estimulem uma frequência.

 

Tudo isso de forma a aumentar o engajamento dos leitores. Nem sempre um blog apresenta conteúdos em formato textual, alguns contam com recursos audiovisuais, além de infográficos e imagens.

 

Pensando nisso, é necessário considerar a separação entre cada uma dessas categorias. Portanto, para que a apresentação da plataforma se torne mais atrativa, é recomendável que haja uma divisão entre as publicações e seus formatos.

 

Por exemplo, considere a publicação de textos duas vezes por semana, três vezes por semana a publicação de vídeos, além de complementar o conteúdo com imagens.

 

O responsável pela página deve considerar a preferência do público-alvo e quais formatos informativos geram mais engajamento.

 

Para uma melhor compreensão, imagine a situação do blog de uma loja responsável pela venda de caderno executivo personalizado e outros itens destinados a executivos.

 

Esta não deve apresentar somente fotografias dos produtos, mas conteúdos como artigos e vídeos que tratem sobre a relevância e qualidade de cada um.

 

4. Estudar e aplicar técnicas de SEO

De nada adianta um blog ter um padrão de comunicação estabelecido, conteúdos interessantes, formatos atrativos e frequência nas postagens se, em meio a variedade de sites presentes nas plataformas de buscas, ele não puder ser encontrado.

 

Por isso, é essencial que o responsável pela plataforma estude e aplique técnicas de SEO em todos os posts. Dessa forma, será possível aumentar o tráfego do site de forma orgânica, além de conquistar destaque em meio às pesquisas feitas nos buscadores.

 

Com o uso correto de palavras-chave e links relacionados ao negócio, será muito mais fácil encontrá-lo em meio à concorrência.

 

Por exemplo, uma loja de roupas precisa aplicar em seu blog termos relacionados ao vestuário, para aumentar as chances de destaque digital, e assim por diante.

 

5. Considerar a experiência do usuário

Por último, mas não menos importante, a experiência do usuário deve ser um tópico a ser considerado. Ao visitar o blog, pondere se o leitor consegue fazer uma fácil leitura e transitar pelos conteúdos de forma prática e acessível.

 

Esses são pontos que devem ser levados em conta para medir a qualidade da experiência que o internauta terá ao acessar um conteúdo sobre letra caixa com led interno. O aumento do tráfego está diretamente ligado à qualidade e design atrativo do seu blog.

 

A primeira impressão é a que fica, por isso, para aumentar a captação e conversão de novos leads, o visitante deve ter a melhor experimentação possível durante o consumo dos conteúdos.

 

Considerações finais

Com o aumento da concorrência pelo primeiro lugar nos resultados de pesquisa, é essencial que todo dono de blog saiba como mantê-lo atualizado, de forma que sempre atraia novos leitores, e fidelize os já existentes.

 

Para isso, firmar o compromisso de entregar conteúdos breves, relevantes, informativos, interativos e de fácil compreensão é essencial. A ideia desse tipo de plataforma é promover a aproximação do público com uma determinada marca.

 

Portanto, é primordial que seja mantida uma linguagem informal, além de uma frequência de publicações e pautas que despertem o interesse, o engajamento e a interação do público, além de aumentar o tráfego de visitas.

 

Ao possuir um blog, deve-se considerar a ideia de que esta é uma ferramenta que pode se tornar um gancho para soluções atrativas e fonte de informações precisas e esclarecedoras.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × um =