O que um bom posicionamento no Google pode gerar na sua empresa?

O referenciamento natural de um site no Google é hoje uma alavanca fundamental, duradoura e relativamente econômica de aquisição de tráfego. Além disso, um site eficaz deve ser projetado para ter uma classificação alta em determinadas consultas direcionadas.

 

Dessa forma, o posicionamento no Google é um dos fatores mais importantes dentro de uma estratégia de marketing digital que busque ter resultados positivos na captação de leads, potenciais clientes, de forma orgânica.

 

Para atingir esses resultados, uma lavanderia de epis pode implementar as estratégias de marketing no seu site, baseando-se na experiência do usuário, dessa forma, fornecendo conteúdos relevantes sobre o assunto a fim de atrair clientes interessados.

 

Qual a importância do posicionamento no Google?

O posicionamento de um site é um conceito específico do SEO (Search Engine Optimization), este ramo do marketing digital visa colocar um site no topo dos resultados do Google para uma determinada combinação de palavras-chave.

 

Se um site aparece em primeiro lugar no Google quando uma pessoa procura por adesivo para envelopamento personalizado, diz-se que está na posição 1 de ranqueamento.

 

Classificar em primeiro lugar no Google para uma determinada consulta é importante porque atrai tráfego para o site e, entre esses visitantes, alguns certamente estarão inclinados a comprar os produtos ou serviços oferecidos.

 

Alguns testes estimam que o primeiro resultado exibido pelo Google capture 60% dos cliques, o segundo capture 20% e o terceiro 10%.

 

Os resultados são, portanto, concedidos a cerca de 10% do tráfego de pesquisa e conteúdos além da primeira página de resultados do Google, caem no anonimato quase por completo.

 

Quando se diz que um site está bem posicionado, isso significa que ele aparece na SERP ou seja a página de resultados do mecanismo de pesquisa do Google de modo que esteja pelo menos na posição 100 para uma palavra-chave.

 

O site deve estar posicionado nas palavras-chave mais importantes com relação ao negócio. Assim é possível citar imediatamente suas marcas ou sinais que constituem sua identidade na Internet.

 

Depois vêm as palavras-chave correspondentes ao core business, aquelas que definem o que se vende, faz,  e quais as vantagens de adquirir e usufruir de determinado produto ou serviço que a empresa oferece.

 

Diferença entre posicionamento pago e orgânico

Muitas pessoas ficam surpresas ao descobrir que os primeiros 3 ou 4 resultados de uma pesquisa no Google são geralmente links patrocinados e, portanto, publicidade.

 

Isso significa que uma empresa de instalação de aquecedor solar em nível, por exemplo, teve que pagar para aparecer lá de acordo com um sistema de leilão.

 

Um clique num destes resultados custa ao anunciante, e o valor tende a variar de acordo com alguns fatores que envolvem as estratégias de tráfego pago. Portanto, algumas empresas preferem investir em gerar tráfego orgânico ao invés de pagar por ele.

 

O posicionamento natural corresponde aos resultados que aparecem abaixo desses links patrocinados. É considerado grátis porque um clique nesses resultados não custa nada se o site estiver lá.

 

Mas embora o clique não custe nada, conseguir este primeiro lugar no Google requer um esforço constante e bem estruturado para chegar lá e manter a posição, pois de nada adianta subir para a primeira posição e não ficar lá tempo suficiente para colher os frutos.

 

Portanto, investir em estratégias de SEO é extremamente importante, pois isso fará com que o posicionamento de uma palavra como terceirização de copa cresça continuamente e quando chegar lá, os esforços estarão voltados a se manter na primeira posição.

 

As estratégias de SEO ajudam no posicionamento?

SEO é a referência natural de um projeto web nos motores de busca. Trata-se, portanto, de criar conteúdos online de qualidade para despertar o interesse e satisfazer as necessidades dos usuários.

 

O objetivo é aumentar o entendimento, mas principalmente a visibilidade de um site. Quanto maior a qualidade do site, mais o posicionamento na página de resultados do mecanismo de busca SERP aumentará.

 

Isso significa que uma empresa que realiza envelopamento de carros com propaganda deve estruturar bem o site e conteúdos divulgados.

 

Além disso, para ter uma boa visibilidade, é preciso orientar o conteúdo online de acordo com o caminho que os usuários seguem no site. Mas não é só isso, também deve levar em conta suas buscas na rede com a ajuda da indexação nos buscadores da internet.

 

Portanto, as estratégias de SEO são cruciais para um bom posicionamento no Google, a fim de trazer não só tráfego para um site, mas fazer com que o público que chegue seja qualificado para adquirir os produtos e serviços.

 

Como melhorar o posicionamento de um site

Para começar a melhorar o posicionamento de um site no Google é preciso, primeiramente, se certificar de que site da empresa tenha alguns pontos que ajudam no posicionamento das páginas e distribuição do conteúdo.

 

Quando se trata de posicionamento e tráfego orgânico, estamos falando de pessoas interessadas em um determinado produto ou serviço, que buscam soluções online e dessa forma, chegam ao site de uma empresa, portanto identificar o público é o primeiro passo.

 

Conheça os usuários

Para uma empresa identificar os usuários, o Google oferece o software Analytics que permite acessar uma grande quantidade de dados de clientes. Assim, com o Google Analytics, é possível entender como seus clientes-alvo estão se movendo.

 

A análise do fluxo de usuários permitirá conhecer as páginas que mais interessam e as que menos. Isso permitirá melhorar ou otimizar determinado conteúdo.

 

No entanto, o Google Analytics não é a única ferramenta que ajuda a melhorar o SEO. Existe também o Google Trends, o Google Keyword Tools e o Google Ads.

 

Todas essas ferramentas ajudarão a descobrir as necessidades dos usuários online e como satisfazê-las. As ferramentas permitem indicar quantas vezes em um determinado período, uma palavra foi pesquisada com base no mercado de seu segmento..

 

Isso possibilita que uma empresa de cordoalha de aterramento use essas palavras-chave em seu conteúdo online para melhorar o posicionamento e se aproximar de seus consumidores.

 

Se ao perceber que a tendência de pesquisa de uma de suas palavras-chave está baixa, não hesite em procurar soluções alternativas atualizando as pesquisas e mantendo seu conteúdo relevante.

 

Criar um blog

O blog permitirá que um gesseiro comunique seus conhecimentos aos usuários da Internet por meio de artigos interessantes. Assim, você pode criar uma malha interna e externa em seu site.

 

A malha oferece a possibilidade de inserir links em artigos semelhantes ou complementares. Além disso, destaque palavras-chave poderosas para chamar a atenção do usuário para um assunto importante. Geralmente usa-se o negrito para destacá-las.

 

A ergonomia do blog também é importante. Certifique-se de que tudo é compreensível, acessível e que permita uma navegação otimizada.

 

Artigos com conteúdo relevante

Os artigos dentro de um blog devem ter qualidade na hora de serem feitos, portanto é preciso escrevê-los com o maior cuidado possível, visando sempre passar valor para o usuário que irá acessá-lo.

 

Além disso, também é importante ilustrar o conteúdo com algumas imagens que ajudem na compreensão do assunto, por exemplo, ao falar sobre fios de sustentação na testa, é essencial conter imagens que demonstram do que se trata esse assunto.

 

Também é válido usar vídeos, já que hoje esse formato é o conteúdo mais consumido na Internet, portanto é interessante utilizá-los para complementar conteúdos. Os vídeos proporcionam alta visibilidade e aumentam a posição nos mecanismos de busca.

 

Os infográficos também podem ajudar os visitantes e leitores a entender ou ver rapidamente informações importantes, como comparações de dados e outros.

 

As imagens ajudarão a ilustrar os artigos, mas também nas páginas do site. O conteúdo muito textual corre o risco de desencorajar os internautas que procuram uma resposta rápida.

 

Portanto, é possível afirmar que um site com textos interessantes e detalhados, que trazem informações reais para o internauta, de que cada página é fácil de encontrar terá uma chance muito boa de estar melhor posicionado do que um site com conteúdo ruim.

 

Perguntas frequentes

O FAQ (Frequently Asked Questions) ou perguntas frequentes permitirá que seu site responda a certas perguntas que os usuários fazem com frequência.

 

Essas perguntas geralmente são genéricas e encontradas em quase todo tipo de pesquisa, independente do assunto, algumas delas são:

  • O que é;
  • Como fazer;
  • Quanto tempo leva para;
  • O que fazer se.

 

Essas perguntas devem ser desenvolvidas de acordo com o seu negócio e o ramo de atuação. Caso se trate de um comércio é interessante inserir as formas de pagamento, perguntas sobre devoluções e trocas, formas de envio, entre outras.

 

Dessa forma, como o conteúdo é centrado no usuário, um bom FAQ otimizará a referência natural do site e, assim, aumentará consideravelmente a visibilidade dele nos mecanismos de busca.

 

Considerações finais

Melhorar o posicionamento de um site requer tempo e estratégia. Mas com algumas ações básicas, é perfeitamente possível atingir uma boa posição no Google e expandir seus negócios.

 

Certifique-se também de medir o impacto de suas ações para melhorá-las em futuras atualizações, dessa forma, o site não correrá o risco de cair posições e prejudicar no crescimento constante do tráfego.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 2 =