Catálogo de vendas: 5 dicas para montar um para WhatsApp

Ter um bom catálogo de vendas no WhatsApp se tornou essencial para as empresas do Brasil todo, pois todos os dias milhões de brasileiros se conectam a essa ferramenta para trocar mensagens.

 

Com o surgimento do WhatsApp para empresas, os usuários do WhatsApp puderam fazer muito mais do que apenas conversar com amigos e trocar figurinhas.

 

Os catálogos de uma empresa que vende uniforme cozinheiro personalizado, os meios de pagamento e outras maneiras de fechar negócio começaram a ser parte essencial da ferramenta.

 

Os diversos recursos disponibilizados ajudam a aumentar as vendas de um negócio com a ajuda do WhatsApp Pay, WhatsApp Business e também do WhatsApp Catálogo.

 

O WhatsApp Catálogo cria uma lista de produtos que descrevem preço e informações do item, além de ser possível inserir o link para quem deseja realizar a compra.

 

Para ajudar os leitores a entenderem um pouco mais sobre o assunto em questão, o artigo a seguir dará algumas dicas sobre o que um catálogo do WhatsApp precisa ter.

 

Além disso, explicará como uma empresa, seja qual for seu segmento ou tamanho, pode montar um bom catálogo de vendas em seu WhatsApp comercial.

 

O que um catálogo no WhatsApp precisa ter?

Antes de saber como montar um catálogo do WhatsApp que ajude a empresa fabricante de material de PDV personalizada a vender mais, é preciso saber o que ele precisa ter.

 

1. Uma boa descrição de produtos ou serviços

Um catálogo de produtos ou serviços só está completo quando ele consegue fornecer informações completas e relevantes para o seu público. Alguns dados são essenciais e devem estar sempre na descrição do catálogo, assim como:

  1. Nome do produto;
  2. Cores disponíveis;
  3. Tamanhos e dimensões;
  4. Preços.

 

Essas e demais informações são cruciais para que o cliente decida se vai fechar a compra ou não.

 

Antes de iniciar a montagem do catálogo, é possível criar uma lista com todos os dados dos produtos para que todas as informações sobre ele sejam apresentadas ao cliente.

 

2. Fotos e imagens de boa qualidade

As fotos que os clientes veem dos produtos são essenciais para destacar todas as suas qualidades, ainda mais no meio digital.

 

Para tanto, é indicado evitar usar imagens muito repetidas que recebe dos fornecedores quando for montar o catálogo, tente achar um profissional para fazer imagens de melhor qualidade.

 

As fotos devem ser tiradas em locais com uma boa iluminação que destaque os produtos, a câmera não precisa ser profissional, mas deve ser de qualidade, e evite tirar de um celular com qualidade baixa só use se for realmente preciso.

 

Além disso, o indicado é usar um fundo mais neutro, se possível com uma cor única, pois assim o produto como o balcão térmico refrigerado terá o destaque que deve.

 

Ao tomar todos esses cuidados, a edição das imagens que serão incluídas no catálogo se torna muito mais fácil.

 

3. Seções com mais destaque

Alguns produtos devem ter mais destaque do que outros, e isso por uma série de razões. Dentre essas razões é possível citar a possibilidade desse produto em destaque dar mais lucro ou até mesmo dele ser algo exclusivo criado somente pela marca em questão.

 

Para tanto, é importante criar seções de destaque no catálogo de produtos no WhatsApp para que esses produtos realmente tenham um destaque dos demais.

 

Esses destaques vão chamar muito mais atenção para os itens que neles estiverem, que serão melhor promovidos e mais vistos pelo público.

 

4. Apresentar informações bem colocadas

Adicionar informações mal colocadas em um catálogo pode ser muito prejudicial para a empresa que vende toldo retrátil para janela.

 

Por isso, o indicado é contar com um designer profissional que possa ajudar a empresa a fazer a distribuição das informações de uma maneira mais natural e que seja mais fácil de entender.

 

Alguns cuidados podem fazer com que o catálogo seja mais agradável visualmente, como usar margens para organizar as informações.

 

Além disso, é possível deixar propositadamente alguns espaços em branco entre os blocos de texto que ajudam a dar um conforto visual maior.

 

É indicado até mesmo usar cores que acentuam as informações que sejam mais importantes e destaque preços, tamanho e demais dados dos produtos.

 

5. Cuidar da qualidade na impressão

Quando o catálogo é feito para ser distribuído digitalmente, ele precisa ser da melhor qualidade possível.

 

Além de tirar boas fotos dos produtos vendidos para empresa de limpeza predial, é essencial salvar os arquivos criados em alta resolução.

 

Também é necessário cuidar para que o download seja o mais leve e mais rápido possível para que a vida dos usuários seja facilitada.

 

O catálogo é como a vitrine dos produtos que a empresa oferece ao público, por isso eles devem ter a melhor forma e assentar toda a beleza da marca.

 

Por isso, a versão digital de um catálogo para o WhatsApp deve ter uma alta qualidade, seja no conteúdo ou em qualquer outro aspecto.

 

Esses cuidados todos permitem que a organização conquiste mais clientes de uma maneira mais fácil e também mais rápida.

 

Como montar um bom catálogo de vendas no WhatsApp?

O primeiro passo para criar um catálogo no WhatsApp para uma empresa que faz caixa para doces com visor personalizada é instalar a versão do WhatsApp Business.

 

Essa versão é 100% gratuita para os usuários e oferece muitos serviços interessantes como respostas mais rápidas para as dúvidas frequentes do público.

 

Assim como apresenta estatísticas do fluxo de mensagens, métricas das vendas e até mesmo de interações. O passo a passo abaixo mostra como criar um catálogo no aplicativo:

  1. Baixe o aplicativo e crie um login para a empresa;
  2. Toque no ícone de três pontos no canto superior;
  3. Vá em “configurações da empresa” e clique na opção “catálogo”;
  4. Procure a opção “adicionar produtos ou serviços” e clique nela;
  5. Adicione as fotos que selecionar da galeria;
  6. Adicione todas as informações necessárias sobre o produto;
  7. Depois clique na opção “salvar”;
  8. Repita o processo para cada item que desejar adicionar.

 

É importante que o empreendedor saiba que o catálogo aceita no máximo 500 produtos, e além disso as fotos adicionadas passarão por uma análise para serem aprovadas.

 

Como controlar o que é exibido para os clientes?

Esse recurso é muito procurado pelas pessoas, mas ele pode não estar disponível para todas as versões de aparelhos por ser uma atualização relativamente “nova”.

 

Entenda a seguir como controlar o que é exibido para o público, sendo possível ocultar itens do catálogo que estão em falta no estoque, com os seguintes passos:

 

  1. Abra o WhatsApp Business e clique em “mais opções”;
  2. Vá em configurações e clique em “ferramentas comerciais”;
  3. Na sessão catálogos pressione o produto que deseja ocultar;
  4. Clique na opção “ocultar” e em seguida “sim”.

 

É possível também ocultar vários itens de uma só vez, ao clicar no primeiro item escolha também os outros itens que deseja ocultar e clique neles.

 

Os itens ocultos aparecerão para o administrador da ferramenta, mas não para o público, eles terão um aviso indicando que aquele produto está oculto.

 

Quando a situação for contrária, é for preciso mostrar o item que está oculto no catálogo os passos para isso são bem parecidos:

  1. Abra o WhatsApp Business e clique em “mais opções”;
  2. Vá em configurações e clique em “ferramentas comerciais”;
  3. Na sessão catálogos pressione o produto oculto que deseja mostrar;
  4. Clique na opção “mostrar” e em seguida “sim”.

 

E, assim como na opção de ocultar os itens, o mesmo processo é indicado para voltar a mostrar vários produtos de uma só vez.

 

Como apagar um produto ou serviço?

Com o tempo, os produtos ou serviços de uma empresa que faz restauração de fachadas antigas podem ficar obsoletos e saírem de linha.

 

Apagar esse produto ou serviço do catálogo de vendas do WhatsApp é muito fácil, basta seguir alguns passos que serão mostrados a seguir:

  • Abra o WhatsApp Business e clique em “mais opções”;
  • Vá em configurações e clique em “ferramentas comerciais”;
  • Na sessão catálogos pressione o produto que deseja apagar;
  • Clique na opção “apagar” e em seguida “sim”.

 

Depois disso, o serviço ou produto será apagado definitivamente e não aparecerá mais para os clientes de uma empresa que disponibiliza serviços como um lar para idosos acamados.

 

Considerações finais

O WhatsApp, há alguns anos, se tornou a ferramenta de comunicação mais usada no Brasil, por isso as empresas viram o aplicativo como um meio de vender mais.

 

Com o lançamento do WhatsApp Business, a opção de adicionar um catálogo de vendas começou a ser o interesse de várias empresas.

 

Mas para conseguirem estar presentes nesta ferramenta elas devem ter a capacidade de montar um bom catálogo de vendas e gerenciá-lo da maneira correta.

 

Seguindo as dicas apresentadas neste artigo, tudo isso pode ser alcançado de uma maneira mais fácil, levando o negócio a um maior número de vendas.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × três =