Black Friday: Qual é a vantagem de contratar uma agência de marketing?

Inúmeras pessoas aguardam a Black Friday para realizar compras de objetos e eletrodomésticos para seus lares, em especial produtos maiores e que exigem planejamento para aquisição.

Essa data, que geralmente ocorre no fim de novembro, é considerada um dos pontos altos do varejo no Brasil e foi importada dos Estados Unidos. A ideia por trás da ocasião é impulsionar o consumo através de promoções e facilitação para pagamento.

Mesmo após uma forte pandemia, o espírito festivo e o entusiasmo das compras continuam a todo vapor para este evento que promete “parar a internet”.

As vendas da Black Friday são um daqueles momentos mais esperados pelos consumidores e também pelos vendedores para aumentar suas vendas através das plataformas online.

E nada supera os esforços das campanhas e postagens de marketing digital para proporcionar uma experiência única de compra.

É por isso que é muito recomendado considerar, cuidadosamente, a contratação de uma agência de marketing digital para o negócio de cortina de vidro, por exemplo, conseguir escalar como nunca escalou em nenhuma outra época.

Essa é a grande oportunidade aqui, gerando uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

Por que a Black Friday é tão importante?

A Black Friday marca o início de uma época de uma reta só no consumo, passando o bastão depois para o Natal.

Em meses tão distintos como os últimos do ano, os clientes e os que adoram fazer compras definem a Black Friday como o momento para fazer aquela compra tão esperada, que geralmente ficará mais barata na época.

De acordo com uma pesquisa realizada sobre as tendências de consumo para Black Friday 2022, boa parte dos consumidores ouvidos espera que as finanças melhorem neste segundo semestre.

Com isso, 34% dos consumidores disseram que suas preferências são por roupas e calçados, outros 32% têm a intenção de gastar com alimentação e bebidas e 26% dos entrevistados afirmaram que vão comprar cursos e investir em educação.

Uma coisa que torna a Black Friday de 2022 ainda mais aguardada e importante é o fato de ocorrer no meio de uma Copa do Mundo, que também começa em novembro e termina somente em dezembro.

Cerca de 56% dos respondentes da pesquisa disseram que vão considerar a compra de algum produto relacionado à Copa, como uma televisão para assistir aos jogos, roupas e acessórios esportivos, compras de supermercado, entre outras.

E, de forma geral, um dado que mostra a importância da Black Friday é que 50% do público que participou do levantamento afirmou que vai comprar pelo menos um produto.

Esse número demonstrou crescimento, em relação a 2021, principalmente sobre os mais ricos, entre os quais 65% dizem que vão aproveitar para comprar.

Portanto, é uma data com vendas certas. No entanto, é preciso caprichar na abordagem nas peças de marketing para capturar esses leads e torná-los clientes de forma natural por meio de uma agência que sabe exatamente as estratégias certas para isso.

Mídia paga e SEO na Black Friday

Os donos de negócios variados, como de fonoaudiologia em domicílio, podem praticamente esperar resultados positivos quando o assunto é contratação de agência para fazer estratégia de mídia paga, otimizando os anúncios nas plataformas digitais.

Quem não faz isso está perdendo clientela, afinal, em uma competição acirrada, os competidores dentro do mercado certamente estarão atacando na frente de mídia paga, que funciona como uma atração mais direta do tráfego da internet para a conversão em clientes.

As campanhas sazonais para eventos como a Black Friday podem ser bem-sucedidas no objetivo de proporcionar um aumento considerável nas vendas e clientes. O conceito de Pay Per Click, ou seja, pagar pelo clique do cliente, é um dos mais usados.

Esse tipo de campanha de anúncios pagos é altamente recomendado para aumentar a presença da marca e o esforço de marketing, em relação ao que a empresa tem de orçamento para investir em um ensaio fotográfico infantil 4 anos, por exemplo.

Esse tipo de anúncio aparecerá com bastante destaque nos resultados de busca e nas páginas que ele mais acessa. É nessa hora que a agência de marketing contratada entra em ação para lançar textos atraentes e que chamem atenção.

É mais vantajoso criar anúncios separados para campanhas promocionais exclusivamente para vendas da Black Friday.

E mais: se for possível, é preferível pausar os outros anúncios em execução para que a empresa gaste somente com o que as pessoas realmente estão interessadas.

Dessa forma, pode-se concentrar melhor apenas nas campanhas de marketing de vendas da Black Friday. Quando as vendas terminarem, as campanhas publicitárias anteriores podem ser retomadas normalmente.

Quanto à estratégia de Search Engine Optimization (SEO), trata-se de outra forma de abordagem para comercializar as vendas durante a Black Friday.

A otimização das páginas do site, incluindo textos relacionados à Black Friday, é totalmente necessária para as pessoas conseguirem encontrar uma empresa especializada em determinado produto ou serviço, como uma escola particular fundamental 1.

É evidente que os clientes vão procurar por produtos e serviços nesta Black Friday e a pesquisa de palavras-chave corretas pode levá-los às principais páginas para o que surgir de mais interessante.

Portanto, se uma empresa deseja obter uma melhor classificação nas páginas de busca do Google ou de qualquer outro buscador online, é hora de usar as ferramentas certas, com conteúdos e palavras-chave bem marcadas e que facilitem a experiência de leitura.

Dessa forma, os principais buscadores costumam “premiar” aqueles sites que aderem às boas práticas SEO, tornando mais fácil a vida do consumidor e, claro, colocando a página em questão nas primeiras posições, o que ajuda muito nos resultados.

Sendo assim, as pessoas podem pesquisar bateria de 150 amperes para caminhão e sua empresa, que eventualmente atua nesse nicho, deve ter palavras semelhantes exibidas da maneira correta em seu site e em outras páginas relacionadas.

A questão aqui é simples: como investir na pesquisa das palavras-chave certas, que estão em alta na cabeça dos consumidores, e que estão relacionadas às vendas da Black Friday?

  • Pense como um cliente procuraria sua empresa;
  • Separe as principais palavras que definem seu negócio;
  • Faça uma varredura nos textos para colocar essas palavras;
  • Implemente isso de forma recorrente.

A estratégia SEO costuma ser muito bem-vinda em um negócio porque ela é extremamente barata em comparação com a estratégia de mídia paga, por exemplo. 

O custo será o de contratação de uma agência especializada, basicamente. Afinal, toda a “mágica” acontecerá a partir disso, sem precisar de maiores investimentos adicionais.

Como impulsionar as vendas na Black Friday?

Com todas as informações e as vantagens das estratégias e campanhas de marketing digital, é hora de entender como o marketing digital pode atuar de forma única para o reconhecimento de marca e aumentar as vendas do negócio na Black Friday.

Portanto, serão dadas algumas dicas e outras estratégias que podem ser adotadas pela agência de marketing especializada.

Personalização é uma das palavras que ditam o rumo dos negócios, hoje em dia. Assim, é possível criar anúncios e conteúdos personalizados para atingir o público certo no local certo, seja ele virtual ou não.

Compreender o público, suas necessidades e o que os consumidores estão buscando é bastante relevante. Somente  assim que se tem ideias e estratégias focadas no mercado de atuação.

Se um negócio de chaveiro automotivo mais próximo souber que seus clientes costumam navegar na internet pela madrugada e procurar por este serviço nessa mesma faixa de horário, captar a atenção deles será mais fácil, por exemplo.

Por isso, gere urgência de uma maneira que faça com que os clientes saibam que o tempo está acabando ou a venda vai desaparecer em breve.

Além de gerar urgência, nada disso vale se a agência de marketing ou os funcionários responsáveis não forem criativos e não pensem fora da caixa para atrair mais consumidores.

Isso é primordial, pois é o que causa a diferenciação do negócio frente à concorrência e é o que faz uma espécie de demarcação de vaga daquele espaço.

Considerações finais

As estratégias de marketing digital podem parecer complexas, mas é certo que as empresas precisam se aproveitar dessas técnicas de vendas no mundo digital para sobreviverem e aumentar suas vendas.

Mas nem toda organização ou marca que se preze e que tenha alguma atuação no mercado online, seja vendendo soft starter weg 15cv ou qualquer outro produto, tem recursos para executar isso sozinha e conseguir surfar nas estratégias mais corretas.

Assim, para qualquer ajuda no aumento de suas vendas e campanhas de marketing digital, a melhor opção é terceirizar este trabalho para uma outra empresa que tenha profissionais especializados e que realmente sabem o que fazer nestes momentos-chave de mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 5 =