Influencers Digitais; Vale a pena investir para divulgar uma loja?

Muitas empresas estão descobrindo que trabalhar com influencers digitais pode trazer uma série de benefícios para elas. Com os avanços na área da tecnologia, o mundo mudou de forma drástica.

 

Hoje, um influenciador digital muitas vezes tem mais impacto em uma ação que métodos tradicionais de marketing, como propagandas em mídias tradicionais e outros detalhes.

 

A maioria das pessoas consome pelo menos o material de um influenciador em seu dia a dia.

 

Influencers Digitais; Vale a pena investir para divulgar uma loja?
Tecnologia foto criado por user18526052 – br.freepik.com

 

Um influencer que ofereça a seu público um creme hidratante para o rosto, por exemplo, terá um grande impacto nas vendas do produto, uma vez que as pessoas costumam seguir suas dicas.

 

Antigamente, o monopólio midiático ficava na mão de grandes corporações. Entretanto, o acesso a internet possibilitou que pessoas comuns começassem a produzir conteúdo, o que acabou gerando uma nova forma de comunicação.

 

Hoje em dia, muitos artistas foram descobertos dessa maneira. As redes sociais e a internet em si abriram diversas portas para esse tipo de produção, despontando novos talentos e aumentando a influência de diversas pessoas.

 

Assim, surgiram os primeiros creators. Tratam-se de pessoas que são capazes de influenciar grandes massas com seu conteúdo produzido nas redes.

 

Esse tipo de interação é muito mais próxima e real, e os influenciadores costumam levar muito a sério seu trabalho.

 

Isso porque até pouco tempo atrás, muitas pessoas não levavam a sério a profissão de influenciador digital.

 

Achavam que seria apenas uma fase e que não teria futuro. Entretanto, essas pessoas constantemente provam a potência desse tipo de ação.

 

Os influenciadores são profissionais no que fazem, e para isso contam com a qualidade de sua produção e de seu conteúdo. Existem influenciadores de diversos nichos, e também de vários perfis diferentes.

 

Quando um produtor de conteúdo faz um material sobre hidratação para cabelos cacheados, ele terá uma qualidade profissional no trabalho, não ficando para trás de mídias tradicionais.

 

Além dos influenciadores “celebridade”, que possuem milhões de seguidores e um alcance muitas vezes internacional, um meio que tem chamado cada vez mais atenção são os micro influencers. Tratam-se de pessoas com um perfil mais regional.

 

O micro influencer pode não ter tantos seguidores quanto um grande produtor de conteúdo, mas seu público normalmente é muito mais regionalizado e fiel.

 

Para empresas que desejam um contato mais próximo, principalmente aquelas que não oferecem vendas por entrega, são a opção mais assertiva.

 

Vantagens de contratar um influenciador digital

O impacto que os creators têm no mercado, principalmente com grupos mais jovens, é impressionante. Por isso, é importante pensar em formas de utilizar essa influência a favor de sua marca.

 

O primeiro ponto é que um influenciador consegue ampliar sua visibilidade. Ele levará seu conteúdo para toda sua base de seguidores, que irá começar a interagir com sua empresa, através de questionamentos, dúvidas e ações positivas com a marca.

 

Com o tempo, você acabará conseguindo muitos leads diretamente por conta da influência do produtor de conteúdo, o que pode se converter enfim em vendas de fato.

 

Por isso, o impacto de uma ação de marketing com um influencer digital pode ter resultados a longo prazo.

 

Assim, um creator que ofereça convites personalizados em sua rede social eventualmente fará com que muitos clientes procurem sua empresa quando precisarem do serviço.

 

Além disso, por serem figuras mais próximas de seu público, é comum que seu impacto seja muito mais humanizado. As pessoas de fato gostam dos influenciadores que seguem, e os consideram uma pessoa próxima.

 

Mesmo os maiores influenciadores, com status quase de celebridade, costumam ser muito acessíveis para o público com quem ele dialoga, criando um conceito mais real para estas pessoas.

 

Quando um influenciador fala sobre sua marca para este público, ele de fato será ouvido e as pessoas pensarão diretamente em consumir o produto que ele está apresentando. É preciso ter muita qualidade no seu material, entretanto.

 

Isso porque nenhum influenciador digital fará uma resenha positiva de um produto do qual eles não acreditam no benefício.

 

Por isso, você deve apresentar sempre uma boa qualidade para receber o feedback positivo do influenciador.

 

Um influenciador só fará a divulgação de um flyer de festa se souber a qualidade do evento.

 

Quanto mais ele conseguir converter de seu público para você, melhor será o impacto direto em seus negócios. O Influencer também tem um poder muito forte em mudar a opinião pública.

 

Por isso, quando um influenciador diz a opinião dele sobre sua marca ou algum produto ou serviço que você esteja oferecendo, o impacto pode ser muito positivo.

 

Como contratar um influenciador?

Agora que você consegue compreender algumas das vantagens deste tipo de interação, é hora de entender como você pode fazer para contratar um influenciador para uma ação de marketing.

 

Vale lembrar que você precisa planejar corretamente para que ele se encaixe em sua estratégia, rendendo assim bons resultados para a empresa. Quanto mais você tiver consciência do que será realizado, melhor.

 

Se você pretende vender doces para festa de aniversário infantil, precisa encontrar o influenciador certo para o trabalho.

 

Ainda assim, é importante que você dê liberdade para o influencer. Boa parte do público de um influenciador o segue por sua autenticidade, e você não quer perder isso ao podá-lo de agir como normalmente ele age.

 

Definindo objetivos

A primeira pergunta que você deve fazer antes de entrar em contato com um influenciador é “Por que eu devo contratar um influencer digital?”. Seus objetivos devem ser muito claros, para evitar qualquer tipo de falha de comunicação no meio do caminho.

 

Você deve fazer uma boa pesquisa antes de iniciar os contatos. É importante que o público-alvo de sua empresa consuma produtos similares, se não o próprio influencer.

 

Isso porque não adianta você fazer uma ação com uma pessoa que não tem ligação com seu nicho.

 

Um produtor de colher de chocolate pode encontrar grandes resultados escolhendo a pessoa certa para sua divulgação.

 

Você acabará perdendo boas oportunidades de venda, uma vez que a base de fãs de um influencer pode não se interessar pelo conteúdo que você está propondo.

 

Para conseguir identificar o impacto de influenciadores em seu público-alvo, você pode fazer uma avaliação das redes sociais dessas pessoas.

 

Além de trabalhar com personas, que são idealizações de clientes criados por você para compreender melhor seu negócio.

 

Dentre as ações que você pode combinar com um influenciador como objetivos de sua empresa, podemos citar:

  • Aumentar engajamento;
  • Mais alcance;
  • Aumentar vendas;
  • Promover um produto.

 

Você também deve identificar os principais meios que seu público consome conteúdo.

Não adianta contratar um influencer de vídeo se as pessoas que têm interesse em sua marca não consomem esse tipo de mídia.

 

Alinhamento a empresa

Outro ponto importante de um influenciador digital é que sua carreira parte do princípio de suas opiniões.

 

Por isso, é comum que muitos influenciadores tenham opiniões fortes em diversos assuntos, alguns considerados polêmicos inclusive, como política ou religião.

 

Sendo assim, é importante que você escolha influenciadores que estejam alinhados com o pensamento da empresa. Isso porque um influenciador contratado vai começar a criar uma identificação com a marca, e as pessoas farão associações.

 

Portanto, você deve verificar antes de iniciar uma negociação o tipo de influencer que a pessoa é, se costuma causar polêmicas, ações que foram realizadas com concorrentes e como o influenciador costuma interagir com marcas, entre outros.

 

É importante que você tenha em mente que o máximo possível de informações sobre o influenciador é um passo fundamental para conseguir negociar uma parceria comercial. Do contrário, você pode acabar não conseguindo atingir os resultados que deseja.

 

Faça uma boa negociação

A idéia da contratação de um influenciador é que todos saiam ganhando. Por isso, você deve ser justo na hora de formular uma proposta comercial.

 

Lembre-se que influência digital é um trabalho, que muitas vezes exige esforço e investimento.
Alguns influenciadores maiores possuem inclusive agências cuidando de seus contratos.

 

Neste caso, toda a negociação é feita com a agência, permitindo que você formalize o contrato de forma organizada e correta.

 

Assim, se você pretende divulgar uma aula de dança sertanejo, precisa negociar corretamente com o influenciador todo o processo de divulgação.

 

Para influenciadores digitais menores, muitas vezes é o próprio creator que fará a negociação.
Você deve ser justo, uma vez que ele dificilmente terá uma equipe de suporte para definir precificação e outros elementos importantes para a negociação.

 

Se você apresentar uma proposta honesta, de benefício mútuo para ambos, além de conseguir um colaborador de qualidade, poderá fidelizar o influenciador.

 

Na internet, o mercado é muito volátil, e aquele pequeno influenciador que você tratou com justiça pode viralizar e se tornar um gigante.

 

Provavelmente, ele se lembrará da forma como você agiu com ele no começo e será muito mais acessível para novas interações.

 

Uma pessoa que foi contratada para fazer propaganda de aula de inglês infantil enquanto ainda era um influenciador iniciante certamente conseguirá resultados melhores depois de alcançar um determinado sucesso.

 

Considerações finais

A influência digital é um importante meio de interação no mercado atual. Muitas empresas têm optado por ações com os creators para conseguir um engajamento muito maior que o de ações comuns de marketing.

 

Isso porque estas pessoas têm um grande potencial de influência direta, que impacta em milhares de pessoas que seguem e acompanham o trabalho destas pessoas.

 

Quanto mais influente for um criador de conteúdo, maiores as chances de engajamento para sua empresa.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + 5 =