Como gerar mais leads ao longo deste ano? 

Partindo da ideia de que é essencial converter o maior número possível de leads ao longo de 2023, é essencial utilizar técnicas para que eles aumentem dentro da empresa, pois é através deles que a instituição pode se manter ativa por muito mais tempo.

Vários aspectos precisam ser considerados e, como o foco sempre se direciona para o alavancamento de novas oportunidades de vendas, elas podem se aproximar cada vez mais quando existe um bom gerenciamento e qualificação destes leads. 

O investimento no marketing digital, muitas vezes, é feito de forma incorreta e esse processo acaba não atraindo mais visitantes para um site de caldeiras flamotubulares horizontais, produtos bem importantes no mercado e que possuem diversos fornecedores. 

A negociação nos preços é um dos fatores determinantes e que pode atrair mais leads ou afastá-los, fazendo com que uma possível venda não ocorra, ocasionado uma significativa perda financeira, visto que estes produtos pertencem a um segmento bem específico. 

Desde os produtos mais simples, como uma camiseta estampada personalizada, até os mais complexos, a preocupação em atrair e gerar mais leads é uma constante e não seria diferente neste ano.

O mercado está se aquecendo novamente, aos poucos, depois de um período de restrições econômicas e, ainda que o trabalho junto aos leads seja bem conhecido pela maioria das empresas, ainda é necessário investir adequadamente nesse sentido.

Leads: entendendo o conceito 

Na visão do marketing digital, os leads são as pessoas que demonstram interesse em um produto ou serviço, sendo classificados como usuários que cedem os contatos, através de um formulário, para obter mais informações sobre um determinado produto ou serviço.   

Esse interesse, muitas vezes, é feito através de um e-mail ou em um contato no site de um consultório de terapia, por exemplo, onde o interessado solicita valores de consultas, métodos aplicados ou o tempo de experiência do profissional.  

A partir desse contato, é aberto um canal de comunicação entre os leads e a empresa, permitindo que haja uma troca: fornecendo os dados pessoais (nome, telefone, e-mail, faixa etária e profissão), a instituição fornece conteúdos, promoções ou newsletters.  

Como retribuição a este interesse pessoal, algumas empresas oferecem cursos de home care enfermagem, na tentativa de cativar esses consumidores e trazê-los para a base de dados para, mais a frente, estabelecerem um contato.  

Resumidamente, os leads são pessoas ou empresas que mostram claramente o potencial para se tornarem clientes, e, a partir de então, passam a compor a lista de vendas e, nesse sentido, a escolha do canal digital para alcançá-los se faz necessária.  

A importância de gerar leads de vendas

Gerar leads é importante porque cria-se oportunidades para fazer com que um visitante se torne interessado em uma marca, produto ou serviço, contribuindo para o sucesso do negócio.

Tornando o negócio atraente, isso faz com que seja conquistado um maior número de contatos para forro drywall com sanca, fazendo grande diferença no aspecto econômico da empresa, perfazendo mais lucros.  

Para gerar e aumentar o número de leads, algumas estratégias são fundamentais nesse processo: 

  • Não forçar uma venda;
  • Criar ofertas atrativas, depois de estabelecido o contato;
  • Incluir um botão CTA que chame a atenção;
  • Criar uma landing page para a conversão;
  • Conhecer com profundidade o funil de vendas;
  • Identificar os interessados pelos canais digitais.

Na maioria das vezes, os leads não estão preparados para uma compra, antes de se tornarem clientes. Portanto, em um primeiro contato, não é adequado forçar uma venda, mesmo porque eles ainda não obtiveram as informações mais importantes.  

Ao enviar uma oferta atrativa de banner 2×2 personalizado por e-mail, deve-se usar CTA (Call-to-Action) que chama a atenção, para direcionar o lead e realizar uma ação, ao menos no sentido de informá-lo que a empresa é capaz de solucionar problemas ou dúvidas. 

Elaborando uma landing page com um bom título, com descrição curta, com ao menos uma imagem ilustrativa de uma oferta e um formulário para colher informações pessoais, ela é perfeita para gerar mais leads e convertê-los em clientes de pin resinado personalizado.

O intuito da companhia não é apenas aumentar o número de visitantes, mas fazer com que eles se tornem leads e depois clientes para que, mais a frente, possam ser verdadeiros defensores de uma marca, por exemplo.

E, nesse contexto, há maior veiculação de informações sobre a qualidade de produtos e serviços e até da própria empresa, fator determinante para atrair mais pessoas que se interessem pelo que é oferecido pela organização.  

Todas as etapas do funil de vendas (topo, meio e fundo) devem ser conhecidas com profundidade. Dessa forma, a empresa acaba ganhando mais um cliente, gerando um efeito dominó de sucesso no negócio de aluguel light sheer

Independentemente do canal digital utilizado, como fóruns de discussão, redes sociais, vídeos pelo YouTube ou as mídias pagas, todos eles passam a colaborar na identificação e geração de leads.

Essas estratégias não apenas atraem clientes em potencial, mas conseguem reter clientes antigos e frios, mesmo porque a competitividade é grande e perder algum cliente, sem ter a oportunidade de reavê-lo é jogá-lo na mão da concorrência.

Os resultados vão aparecer, não imediatamente, pois gerar leads é um processo trabalhoso, mas eles irão surgir a médio e longo prazo durante este ano de 2023, desde que estas estratégias sejam aplicadas com sabedoria.

Diferença de lead qualificado e lead 

Alguns especialistas afirmam que lead qualificado é igual a lead, mas, na verdade, não ambos são iguais. A diferença é pode ser percebida durante a análise das métricas de um site. Para qualificar um lead é necessário:

  • Entender o mercado no qual a empresa está inserida;
  • Identificar se o produto atende às expectativas do lead;
  • Ouvir o que o lead tem a dizer;
  • Criar conexões emocionais;
  • Capacitar a equipe de vendas para a qualificação dos leads;
  • Conhecer as percepções do lead quanto aos produtos e serviços;
  • Falar com a pessoa que toma a decisão, sem intermediários.

Como abordado anteriormente, atrair mais leads, aumentá-los e qualificá-los é um trabalho demorado. Quando um lead não é bem qualificado é sinal de perda financeira. Por isso, os passos acima são necessários.

No entanto, pode ocorrer o processo de esfriamento de um lead, cujo perfil se encaixa naquele que um dia já se interessou por algo da empresa, fornecendo dados de contato, mas se afastaram e não parecem mais interessados em realizar alguma compra.

Contudo, existem estratégias de como aquecer leads frios e despertá-los, alavancando as vendas internas. Elas são apontadas abaixo:

  • Manter uma equipe especialista em vendas;
  • Segmentar o público para manter contato;
  • Elaborar um bom funil de vendas e de relacionamento;
  • Responder às interações dos leads;
  • Saber despedir-se do lead, quando ele não quer ficar;
  • Renovar a lista de leads com frequência.

Os representantes de vendas ou os próprios vendedores devem ser especialistas na área de vendas, para que estejam preparados ao contatar um lead, no sentido de entenderem o que estão procurando e enfrentarem as objeções também.

Essa interação facilita identificar quem está ou não propenso a fechar um negócio. Portanto, para aquecer este lead frio, fazer adaptações de produtos, por exemplo, acabam conquistando-o novamente.

Somente mapeando e segmentando o público, a empresa se torna capaz de entregar o produto certo para a pessoa certa.

Um bom funil de vendas, assim como um bom relacionamento, abre portas para a chegada de potenciais clientes e, nesse sentido, quando o lead se torna frio, ao detectar esse bom funil de vendas e o contato assertivo, ele tende a retornar.

Se um lead frio decidir voltar, nunca se esqueça de respondê-lo. É uma grande oportunidade de reavê-lo, fazendo com que ele volte a se interessar por aquilo que a empresa está oferecendo.

No entanto, se essas estratégias não funcionarem, solte o lead, porque não valerá a pena concentrar esforços em quem não mais se interessa e vá em busca de mais contatos, para alavancar as oportunidades de negociações, vendas e lucros.

Considerações finais  

Gerar mais leads é o que toda a empresa quer e, as técnicas de ano para ano acabam não se modificando. Por isso, as mesmas também resultam em resultados positivos ao longo deste ano de 2023.

Afinal, é através dos leads que a empresa consegue se sustentar por mais tempo no mercado, ainda que enfrente uma concorrência acirrada.

Deve-se aproveitar toda oportunidade de aquecer e reaver os leads frios, mas tendo a consciência de que quando ele não quer mais permanecer na lista de contatos da empresa, o melhor é abdicar e sair em busca de novos contatos.

Assim como existe uma diversidade imensa de empresas na oferta de produtos e serviços, da mesma forma existem pessoas que realmente podem se tornar realmente interessadas no que a organização tem a oferecer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 − dois =