Planejamento de marketing: Veja por onde começar?

Atualmente, todo empresário ou mesmo gestor deve aprender sobre a definição de um planejamento de marketing, ou então poderá ter um impacto significativo no negócio. Além disso, esse plano deve ser preparado com vários meses de antecedência.

Na verdade, se faz um planejamento meses antes do final do ano, quando a empresa amadureceu em termos de branding, comunicação com o público e compromisso com um crescimento sólido e sustentável.

Assim, se uma empresa de plotagem de engenharia que se encaixa nessa descrição implementar essas estratégias e recursos até Novembro ou Dezembro, todo o ano seguinte terá que implementar, medir e ajustar esses esforços.

Em outros casos, dependendo do segmento e das respectivas circunstâncias, o planejamento também pode ser feito no início do ano, visando uma execução mais rápida para recuperar o tempo perdido.

Ou com foco no crescimento para o segundo trimestre do ano, ou mesmo no segundo semestre. O mais importante é que haja uma percepção consciente das semelhanças entre o planejamento de marketing e um roteiro para o sucesso.

Primeiro, deve ser um documento escrito de maneira muito clara, não apenas uma reunião ou algumas ordens verbais. Assim, por exemplo, empresas da área de caixa de papelão podem lidar com algo mais poderoso.

Mesmo assim, vários departamentos da empresa terão que participar dessa empreitada. É importante lembrar que cada setor tem seus colaboradores, instrutores e líderes específicos, para que haja pessoas suficientes para executar os planos pré-estabelecidos.

Ou seja, o papel de cada um fica claro apenas por meio desse documento, que funciona como um mapa ou manual do que precisa ser feito. No fundo, essa é a grande diferença entre uma marca de sucesso e uma empresa amadora, que ainda não aplicou essa prática.

Isso é tanto que um dos benefícios desse recurso estratégico é que hoje ele está tão avançado que já pode atender empresas de qualquer setor, sejam elas prestadoras de serviços como instalação de carpete de rolo ou vendas de produtos.

Assim, é importante que o presente artigo apresente o significado de plano de marketing, como essa prática funciona dentro de uma empresa e como aplicá-la em negócios de diferentes segmentos, bem como apresentar alguns benefícios que ela proporciona.

Plano de marketing: do que se trata?

Muitas pessoas confundem o planejamento com a própria execução, e é por isso que nenhuma dessas coisas funciona. Ou seja, nem a ideia da fase de concepção nem o norte ou objetivo da parte prática estão presentes.

Basicamente, tudo no espaço corporativo precisa de um bom plano de negócios ou plano de execução para dar certo, a começar pela própria empresa, que exige uma espécie de cartilha fundamental.

É aqui que uma marca de chave codificada automóvel é mais claramente definida, desde traços fundamentais como identidade verbal e visual, até pontos mais diretos como a filosofia da marca e os famosos pilares de missão, visão e valores.

No que diz respeito ao planeamento de marketing e vendas, este percurso ou as partes mais significativas são as seguintes:

  • Como a marca se posiciona;
  • O entendimento do público-alvo;
  • Realização de estudo de mercado completo;
  • Equipes e colaboradores bem definidos;
  • Orçamentos estipulados;
  • Aplicação de estratégias;
  • Definição de metas;
  • Análise de resultados.

Enfim, são vários os princípios que devem ser reafirmados tanto durante a execução do plano de marketing quanto na cabeça dos líderes e parceiros que traçaram metas.

Mas de modo geral, tudo isso já está associado ao planejamento de marketing, que também é conhecido como branding, são os alicerces do que será posteriormente marketing, publicidade e vendas.

5W2H: O que é?

O 5W2H é uma ferramenta de gestão que se assemelha a um checklist que pode ser utilizado para planejar e organizar as atividades de uma empresa.

Portanto, é ideal usar o 5W2H para tornar esse plano claro e eficiente. Vale ressaltar também que a idealização do método ocorreu durante a realização de pesquisas de qualidade na indústria automobilística japonesa.

W2H é um acrônimo para as sete perguntas que precisam de respostas ao usar o software: O quê (What), Quem (Who), Quando (When), Onde (Where), Por quê?(Why?), Como (How) e Quanto (How Much).

Porém, existem variações como 5W1H e 5W3H, a primeira não possui How Much e a segunda inclui How Many (Quantos). No entanto, 5W2H é o padrão mais comum de ser utilizado.

A importância de um planejamento de conteúdo

Diante dos frequentes problemas econômicos que o Brasil tem passado nos últimos anos, os empresários devem utilizar seus recursos de forma estratégica e fazer o possível para tornar os investimentos mais eficazes.

Com isso, as áreas que tratam de planejamento e estratégia tornaram-se mais importantes para as empresas, o que explica a importância do planejamento de marketing.

O marketing digital e offline são verdadeiros parceiros das marcas em tempos difíceis, o que é evidente pelo fato de ambos os setores ainda estarem estáveis, apesar da incerteza econômica.

O marketing digital é o mais destacado porque permite um acompanhamento mensurável e traz resultados concretos.

Assim, as empresas de cavalete para oficina são como shopping centers, só investindo continuamente em marketing é que conseguem manter a vitalidade e a competitividade.

Mas para colher todos os benefícios do planejamento, é fundamental entender como estruturá-lo da maneira certa.

Por que estabelecer um planejamento de marketing?

Independente do tipo ou tamanho da empresa, seja ela uma grande indústria do setor automotivo ou apenas um coworking pequeno, criar formas e estratégias para atrair clientes é uma das prioridades do negócio.

Primeiro, as empresas precisam fornecer produtos e serviços de qualidade. E tem que fazer isso com um serviço excepcional. Para uma organização sobreviver e ter sucesso, ela também precisa de um plano de marketing.

Tem que ser bem articulado e definido para ganhar vantagem competitiva no mercado. A utilização de planos de marketing torna as empresas como as que fornecem resina tinta piso menos vulneráveis ​​a crises, pois estas podem ser previstas com antecedência.

5 benefícios de um plano de marketing bem feito

Como foi apresentado anteriormente, existem diversas vantagens e motivos do porque um planejamento de marketing bem feito ajuda empresas de diversos segmentos a se destacar no mercado e ainda manter uma estrutura sólida em caso de imprevistos.

Contudo, ainda existem alguns benefícios muito interessantes para aproveitar ao desenvolver um bom planejamento de marketing. Alguns deles são:

Se conectar com os clientes

Um dos princípios fundamentais de um plano de marketing é uma pesquisa detalhada dos cenários apresentados e do perfil do público-alvo.

Assim, as chances de uma empresa que monta estrutura de metal para telhado se conectar com os clientes certos aumentam muito.

Previsibilidade da situação

É possível que um fornecedor não entregue um comercial no prazo ou que um bug no programa acione uma newsletter.

Ainda dentro de um intervalo previsível, um plano de marketing permite uma ação detalhada dentro do prazo exigido, levando em consideração o orçamento disponível.

Maior economia de tempo e dinheiro

Ainda dentro dos limites da previsibilidade, um plano de marketing permite detalhar ações que tenham levado em consideração o orçamento disponível e dentro do prazo desejado.

Além disso, ajuda na priorização e otimização de recursos, o que é um ótimo complemento para os dois critérios acima.

Criar uma gestão mais sustentável

Ao ter uma previsão dos resultados de curto, médio e longo prazo, o planejamento de marketing permite que os gerentes gerenciam o crescimento de uma empresa de maneira mais sustentável.

Afinal, com objetivos mais claros, o fluxo pode ser controlado sem mudanças bruscas e assim possibilitar que as empresas tenham uma gestão mais tranquila.

Colocar todos os envolvidos na mesma página

O público interno é outro beneficiário das iniciativas de marketing, pois os profissionais costumam ficar confusos sobre o próximo passo de uma organização, principalmente em uma empresa com um grande número de funcionários.

Com esse documento, os gestores conseguem deixar claro para onde o negócio pretende ir em um determinado período de tempo e assim ajudar as equipes com orientações e planos de ação para atingir as metas e objetivos propostos pelo negócio.

Considerações finais

Um plano ou plano de marketing é uma das coisas mais importantes que uma empresa pode fazer, principalmente se feito com meses de antecedência.

Com esse planejamento, as empresas terão mais facilidade para atingir seus objetivos, levar seus produtos e serviços ao conhecimento dos consumidores e se tornar uma marca mais conhecida e respeitada.

Desse modo, é possível constatar que a aplicação do planejamento de marketing é uma estratégia importante e altamente benéfica para empreendimentos dos mais diversos tamanhos e segmentos. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + 12 =