Entenda o comportamento dos consumidores nas redes sociais

O comportamento dos consumidores está em constante transformação. Essas mudanças estão relacionadas às transformações que ocorrem na própria sociedade e que se refletem no mercado de uma forma geral.

 

Podemos citar, por exemplo, a ampliação no uso das redes sociais e de sites com desconto, duas ferramentas que têm ganhado a atenção de quem faz compras de produtos e serviços no meio digital.

 

Entenda o comportamento dos consumidores nas redes sociais

 

Redes sociais e transformações no mercado

As redes sociais surgiram como uma ferramenta de comunicação e entretenimento. Conectando pessoas ao redor do mundo, elas foram crescendo e ganhando novas faces com o passar do tempo.

 

Hoje, a sua participação na nossa vida é tão grande, que fica difícil acreditar que há 20 anos elas simplesmente não existiam. Somado a isso, a popularização dos smartphones e o acesso facilitado à internet, veio para tornar esse sucesso ainda maior.

 

O mais interessante de todo esse movimento é que o público que acessa as redes sociais é muito diverso, hoje, pessoas de todas as idades estão presentes em mídias sociais, desde jovens de 15 anos até pessoas acima de 60 anos.

 

Naturalmente, os percentuais de utilização da ferramenta variam, especialmente quando pensamos no uso de mídias sociais como mecanismo de pesquisa. Por exemplo, os jovens com idades entre 18 e 24 anos usam mídias sociais com mais frequência que os sites de busca ao realizar pesquisas sobre marcas.

 

Redes sociais como ferramentas de propaganda

Conhecer esses dados é importante, pois reflete como as empresas precisam se adaptar às demandas e preferências dos consumidores.

 

Hoje, as redes sociais são vistas muito além de um simples mecanismo de comunicação e socialização. Os especialistas já as consideram ferramentas essenciais para posicionamento e comunicação das marcas.

 

Assim, empresas de diferentes portes e segmentos de atuação podem — e devem — usar as redes sociais como ferramentas de marketing e posicionamento de seus negócios.

 

Essa demanda gera um impacto significativo dentro das organizações, pois as empresas precisam criar departamentos e contratar profissionais que atuam especificamente como foco na gestão das redes sociais do negócio.

 

Comportamento dos consumidores nas redes sociais

Criar campanhas em redes sociais demanda conhecimento técnico especializado e a coleta de informações relevantes sobre os interesses do público-alvo que será objeto daquela campanha.

 

Como destacamos no início deste artigo, uma parte dos consumidores já faz uso das redes sociais como mecanismo de busca de informações sobre uma determinada marca.

 

Somado a isso, é bastante comum encontrar pessoas que acessam os perfis dessas empresas a fim de avaliar o tipo de conteúdo compartilhado e até os comentários e interações das pessoas.

 

Essas informações trazem segurança quanto à seriedade da empresa, sua comunicação e até a qualidade dos seus produtos e serviços.

 

As empresas precisam estar atentas a esse movimento, pois as mídias sociais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. E além de fazer parte da sua rotina como mecanismo de interação social e busca por conteúdos, elas influenciam diretamente as suas escolhas de consumo.

 

Uma boa maneira de entender como essa interação acontece dentro da realidade do seu negócio é realizando uma pesquisa de mercado que aborde os interesses, demandas e anseios do seu público consumidor.

 

Uma pesquisa de mercado permite avaliar particularidades dentro do seu segmento de atuação, inclusive com relação ao uso das redes sociais, contribuindo para a coleta de dados que podem auxiliar no entendimento sobre o comportamento dos seus consumidores nas redes sociais.

 

Assim, o seu negócio terá elementos e dados reais que permitirão definir as melhores estratégias aplicáveis ao contexto da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − sete =