CRO para Empresas B2B

Dentre as muitas siglas do vocabulário do marketing digital, CRO para empresas se destaca como uma técnica muito importante para ações de marketing, principalmente no cenário B2B. 

 

Isso porque as conversões são uma parte essencial do marketing digital.

 

Mesmo que você use vários canais online, não é simples converter leads em clientes se as estratégias certas, considerando o comportamento desses usuários e as campanhas desenvolvidas, não forem traçadas.

 

Com isso em mente, é muito importante criar uma estratégia que foque em otimizar as conversões do site ao longo do tempo, para alcançar bons resultados de forma consistente, identificando os pontos-chave e os principais canais a serem usados.

 

Neste post, você aprenderá o conceito de CRO, as variáveis que compõem essa estratégia e como ela é importante para negócios B2B.

 

 

Entenda o que significa CRO

CRO significa Conversion Rate Optimization, ou Otimização da Taxa de Conversão em português. 

 

Com isso, consiste em uma métrica para avaliar a qualidade das campanhas de conversão.

 

De modo prático, seu uso consiste em identificar os aspectos efetivos e aqueles que precisam de melhoria.

 

Com isso, é possível aplicar ajustes de forma constante nos elementos do website, conteúdos e publicidades da administração de condomínios em São Paulo, por exemplo, para atrair e converter mais usuários. 

 

Por exemplo, ao utilizar o marketing digital, você tem a possibilidade de transformar seu site em um canal de vendas e geração de leads no qual os potenciais clientes podem solicitar orçamentos ou até mesmo contratar serviços. 

 

Mas do total de visitantes, quantos realmente atingem esse objetivo e se tornam seus clientes? O número que mostra isso é chamado de taxa de conversão.  

 

A ideia por trás do CRO é exatamente a otimização da taxa de conversão, ou seja, tornar o processo de vendas de equipamentos contra incêndio mais eficiente e ganhar mais dinheiro com isso.

 

Ou seja, tornar o ciclo de vendas e contato mais efetivo, fazendo com que mais leads se tornem clientes efetivos.

 

Isso é feito principalmente por meio de testes com o objetivo de entender o que é mais eficaz para persuadir os visitantes do site a tomarem decisões positivas.

 

Como aplicar uma estratégia CRO?  

Você já sabe o que é CRO e para que serve. Agora vamos ver como é possível colocá-lo em prática. 

 

1.   Reúna informações

O primeiro passo é coletar informações de comportamento nos sites e conteúdos (orgânicos e pagos – ou qualquer estratégia que deseja aperfeiçoar) para iniciar os testes.

 

Para isso, você pode utilizar ferramentas de análise de métricas para colher informações das pesquisas junto aos usuários que navegam na página que você pretende otimizar ou testes de usabilidade feitos.

 

Isso fará com que você entenda como é a experiência do usuário da manutenção de notebook BH ao interagir com as páginas/conteúdos.

 

Em seguida, analise os dados que você coletou, sempre focando na persona do negócio, e comece identificar as melhorias/otimizações que podem ser aplicadas.

 

2.   Invista em conteúdo de qualidade 

Com conteúdo de qualidade, você capta a atenção de seus visitantes, pode educá-los e estabelecer uma relação de confiança, influenciando decisões de compra.

 

Além disso, a criação de conteúdo oferece uma série de benefícios para as marcas, como melhorar a posição das avaliações ambientais nos mecanismos de busca.  

 

Mas é importante entender o que é um ótimo conteúdo em termos de conversões.

 

Nesse sentido, é preciso desenvolver materiais que contenham informações honestas, texto bem escrito na linguagem do seu público e tópicos que tocam na dor do cliente.

 

3.   Invista em chatbots 

Os chatbots são bem-sucedidos há algum tempo e, se você ainda não os usou, desculpe informar, mas está ficando para trás. 

 

É muito mais confortável podermos usar o serviço em qualquer página que navegamos. E é ainda melhor se ele for rápido e causar uma ótima impressão.

 

Afinal, dúvidas podem ser sanadas rapidamente, possibilitando que os potenciais clientes convertam mais facilmente.

 

Por estarem sempre disponíveis, os usuários não vão perder ou esperar uma resposta de empresas de home care SP por e-mail. 

 

Se surgir dúvida, ele poderá dissipá-la rapidamente. E isso faz uma grande diferença quando se trata de conversões!

 

5. Crie testes para determinar as melhores soluções

Quando você coleta dados e pensa em oportunidades reais de melhoria, fica mais fácil executar os testes que são cruciais para tornar a otimização uma realidade.

 

O teste A/B é simples o suficiente para mostrar o que funciona melhor. A pesquisa feita com antecedência ajudará a aumentar as chances de que esses testes sejam realmente úteis no seu caso.

 

6. Otimize a estratégia e acompanhe os resultados

Você encontrou variações que provaram ser as mais eficazes para atrair clientes? Não demore para colocá-las em prática, mas continue monitorando os resultados de perto.

 

É hora de encerrar os testes, escolher a versão vencedora e, se necessário, ligar para seu desenvolvedor web para formalizar a modificação e implementá-la permanentemente no site de aluguel de material hospitalar.

 

Mas lembre-se: a atividade de otimização não é finalizada aqui.

 

7. Repita o ciclo 

Mesmo que todo o processo seja feito corretamente, o mercado se move muito rápido e a solução que você testou pode ficar ultrapassada em algum tempo.

 

Só porque você encontrou a variação certa de um item hoje não significa que você deve mantê-lo fixo para sempre. O monitoramento deve ser contínuo para nunca deixar de produzir bons resultados junto ao público.

 

Com isso em mente, uma estratégia de CRO não é uma ação pontual. É, antes, um esforço coletivo e duradouro.

 

Quais são as vantagens do CRO para negócios B2B?

Uma empresa que investe em práticas de otimização da taxa de conversão tende a obter resultados mais ágeis e precisos, pois as estratégias serão mais bem definidas e alinhadas.

 

Prossiga a leitura e compreenda de que formas essa estratégia de marketing digital vem para aprimorar o serviço de ambulância para eventos.

 

Aumenta o ticket médio 

Ótimo indicador da eficácia de uma estratégia de vendas de e-commerce, o ticket médio também é outra métrica afetada pelo CRO. 

 

Como os clientes provavelmente já estão acostumados a visitar seu site, eles estarão mais dispostos a gastar nele após uma experiência positiva.  

 

Para aproveitar essa oportunidade, ofereça outros produtos que possam ser do seu interesse. Esta é uma estratégia que tende a produzir bons resultados. 

 

Melhora a reputação da marca 

Alcançar o auge do reconhecimento no mercado de telefones VOIP preços, ou qualquer que seja o segmento de atuação, é o objetivo de todo líder empresarial, mas não é um processo rápido ou fácil. 

 

No entanto, é possível se tornar um representante da marca com o CRO.

 

Ao desenvolver hipóteses sobre como melhorar a experiência do usuário, colocá-las em prática e analisar os resultados – etapas de otimização da taxa de conversão – você pode mostrar ao seu público que domina o tema e, portanto, ser reconhecido como referência.

 

Reduz o número de oportunidades perdidas 

Se o seu comércio eletrônico tem uma alta porcentagem de oportunidades perdidas (ou seja, visitantes que colocam produtos no carrinho e o abandonam), entender o que significa CRO pode ajudar. 

 

De fato, ao redesenhar seu site, você pode melhorar a experiência do usuário e também aplicar uma estratégia para entender o que são as conversões e porque elas são importantes.

 

Do mesmo modo, consegue-se identificar o porquê os leads não estão concluindo a compra, melhorando esses gargalos e ampliando as vendas/resultados.

 

Entenda os resultados reais de seus esforços

Quando falamos de testes, estamos falando de dados precisos e confiáveis. Deixe seus pensamentos ou opiniões pessoais de lado. Não há nada melhor do que isso para atingir o objetivo final nos negócios.

 

Além disso, quando uma ação não obtém os resultados esperados, significa que algo novo é aprendido, tanto na plataforma quanto na audiência, o que certamente servirá de parâmetro para a próxima experiência. 

 

Isso aumenta as chances de uma nova tentativa bem-sucedida.

 

Reduz riscos

Esta é uma grande vantagem do teste: realizá-lo antes de implementar uma mudança específica, novo produto, lançamento ou ação permite que ele obtenha melhores resultados quando forem oficialmente realizados.

 

Os resultados deste julgamento fornecem a base para uma decisão mais assertiva, reduzindo qualquer impacto negativo que a ação poderia ter. 

 

Tudo isso torna as estratégias muito mais realistas e direcionadas para os melhores resultados esperados.

 

Não há nada melhor do que antes de investir muito em um produto, garantir que ele será bem recebido pelo público em geral e ainda ter os dados para comprovar seu potencial. 

 

Uma decisão tomada de forma segura e inteligente certamente trará melhores resultados.

 

Desvenda o perfil do cliente

Cada resultado de uma experiência significa, também, aprender sobre os clientes que seu site tem. 

 

Você pode analisar: 

  • Ações;
  • Padrões de comportamento;
  • Pesquisas;
  • Preferências.

 

Conhecer os consumidores é uma das formas mais seguras de alcançar ótimos resultados e continuar crescendo.

 

Ter informações vastas sobre eles fornece insights valiosos para as empresas identificarem novas estratégias, metas e oportunidades.

 

Você deve sempre focar em seus clientes que já compraram e pretendem comprar de você. Nunca esqueça isso!

 

Conclusão

Agora você tem uma noção completa e aprofundada do CRO e pode começar a utilizá-la no plano de comunicação e marketing do seu empreendimento.

 

Um último detalhe importante: sempre conte com um time de colaboradores capacitados ou parceiros especializados em ações de marketing e vendas.

 

Assim, todos poderão trabalhar em conjunto para dar forma aos melhores resultados de acordo com as metas da empresa.

 

Todo negócio deve ter como foco principal o cliente final. A estratégia de CRO é mais uma ferramenta para atender as pessoas com a mais alta qualidade e possibilitar o crescimento sustentável do negócio.

 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + dez =