5 Dicas para uma Black Friday de sucesso

A Black Friday é uma data muito importante para o comércio, ficando atrás apenas do Natal. No ano de 2021 as vendas foram muito altas em apenas 2 dias, mais precisamente, 6% maior do que no ano anterior.

 

Essa data é uma oportunidade para os consumidores porque muitos se planejam o ano inteiro para comprar o que desejam com preços mais acessíveis. Para os lojistas, é uma forma de conquistar clientes e aumentar os lucros.

 

As plataformas de e-commerce batem recorde a cada nova edição, o que mostra um aumento da confiança dos consumidores nesse tipo de comércio.

 

De acordo com levantamentos realizados todos os anos, a quantidade de pessoas que não acreditam na veracidade dos descontos diminuiu ao longo dos anos.

 

Outro estudo realizado pelo Google mostrou que os brasileiros enxergam a Black Friday de maneira positiva, visto que 55% dos participantes usaram termos positivos na internet para se referir ao período.

 

Para as empresas, aproveitar a Black Friday não é questão de escolha, mas uma necessidade até mesmo para melhorar a imagem da marca.

 

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos falar um pouco sobre as dificuldades que os lojistas enfrentam durante o período e de que maneira preparar promoções de sucesso.

 

Dificuldades enfrentadas pelos lojistas

Os lojistas enfrentam algumas dificuldades durante o período da Black Friday. Isso não acontece com todas as empresas, no entanto, a falta de organização e a concorrência são dois quesitos que costumam afetar boa parte deles.

 

A organização deve começar com meses de antecedência, envolvendo um estudo de mercado para entender quais são os produtos e serviços que o público do negócio almeja comprar durante o período.

 

Enquanto alguns querem comprar necessaire de plástico transparente personalizada, outros têm objetivos diferentes e é com base nessas preferências que o negócio consegue fazer uma boa campanha.

 

Outro ponto fundamental é estudar a concorrência, afinal, durante esse período, todas as empresas fazem suas promoções, a fim de atrair os consumidores e vender.

 

As pessoas podem comprar os mesmos produtos e serviços com diferentes marcas, mas para escolher uma empresa, elas consideram alguns aspectos, como a qualidade do atendimento e a experiência que tiveram com a organização.

 

Durante a Black Friday, o consumidor vai avaliar esses pontos, a qualidade dos produtos e serviços e o preço. De fato, o preço vai acabar tendo um peso maior, visto que se trata de um período de grandes descontos.

 

Procure analisar o que os concorrentes estão fazendo, tanto em relação às suas campanhas quanto à precificação. Mas existe outro fator que pode dificultar um pouco as vendas: o poder econômico do brasileiro médio.

 

Pessoas de todas as classes sociais aproveitam a Black Friday, afinal, mesmo quem tem muito dinheiro, gosta de comprar com desconto e aproveitar promoções.

 

Mas quando se trata do brasileiro médio, seja para contratar uma empresa de limpeza de colchão a vapor ou comprar um celular novo, é necessário considerar seu poder econômico.

 

São pessoas que não possuem um grande poder aquisitivo, por isso, desejam aproveitar as melhores promoções para comprar o que precisam ou desejam.

 

Não é novidade para ninguém que o país passa por constantes crises financeiras, portanto, ninguém quer perder dinheiro na hora de fazer suas compras.

 

Ao mesmo tempo, o negócio não pode perder sua margem de lucro ao baixar os preços de seus produtos e serviços. Procure analisar essas questões para assim oferecer um desconto que seja favorável para o cliente e para o seu negócio.

 

Produtos mais procurados na Black Friday

O site oficial da Black Friday Brasil listou os produtos mais procurados durante o período, e dentre os que mais se destacam estão:

  • Celulares;
  • Eletrodomésticos;
  • Televisores;
  • Informática.

 

Logo após, os mais procurados são móveis e decoração, vestuários, eletroportáteis, viagens, beleza, livros e papelaria. Para uma loja de persiana vertical motorizada, a Black Friday é uma grande oportunidade de atrair clientes e vender.

 

Mas de acordo com os dados informados pela Promobit, que estuda os cupons de descontos, existe uma discordância entre as promoções divulgadas durante o período, tendo em vista que a maioria é voltada para perfumaria, games e vestuário.

 

Em outras palavras, os lojistas não costumam oferecer descontos agressivos para as categorias de interesse dos consumidores, e isso pode criar um diferencial no e-commerce.

 

As lojas devem tentar negociar com seus fornecedores para conseguir boas oportunidades de compras para os itens mais procurados pelas pessoas. Além disso, existem muitas outras dicas para uma Black Friday de sucesso.

 

Dicas para a Black Friday do seu negócio

Embora a Black Friday seja muito positiva para aumentar as vendas do negócio, existe muita concorrência e a necessidade de atender as expectativas dos consumidores.

 

A boa notícia é que algumas estratégias podem ajudar a elaborar uma campanha de sucesso durante esse período. São elas:

 

Fazer uma pré-campanha

Um restaurante especializado em kit lanche gourmet pode fazer uma pré-campanha para antecipar ofertas e aumentar seu reconhecimento no mercado.

 

É uma ação que aumenta os lucros e a visibilidade do e-commerce, sendo uma excelente alternativa para potencializar as compras no dia da Black Friday.

 

Os consumidores podem aproveitar ofertas e promoções que aumentam o reconhecimento do negócio e as chances de conquistar cada vez mais clientes.

 

É essencial que a pré-campanha seja bem realizada e planejada, pois os erros podem gerar impactos negativos que mudam a maneira como as pessoas enxergam a loja.

 

Procure fazer ações próximas à data, pois assim os consumidores vão associar esses eventos e alcançar o resultado esperado.

 

Reforçar o estoque

Nenhuma loja pode fazer promoções que vão aumentar as vendas, se não tiver estoque suficiente. Mesmo que o atendimento seja excelente, o estoque deve ser abastecido, uma vez que a procura será maior.

 

As promoções e condições vão aumentar a demanda pelos mais variados tipos de produtos e serviços, como termovisor minipa. Nesse cenário, é indispensável ter um planejamento diferenciado e mapear as saídas de mercadorias da loja.

 

O levantamento é importante porque ajuda a determinar quais produtos são mais requisitados durante o período. A melhor opção é sempre apostar na profundidade e deixar a variedade de lado.

 

Isso significa que o negócio não deve oferecer descontos em todos os produtos, mas apenas para aqueles com maior demanda.

 

Investir em marketing digital

As ações de marketing levam tempo para trazer resultados, mesmo pela internet onde tudo costuma ser mais rápido. Comece a investir em marketing com pelo menos 30 dias de antecedência.

 

Faça campanhas voltadas para pessoas que já compraram na loja, tendo em vista que vender para quem já é cliente é muito mais fácil, principalmente durante uma época com tantas promoções.

 

Antes de definir os canais onde vai veicular suas campanhas e estratégias, um fabricante de motor para automatizar persianas deve considerar as características de seu público.

 

As pessoas têm preferências em relação aos canais que utilizam para se comunicar com as empresas, e elas precisam estar onde seu público está para que todos se conscientizem sobre as promoções e condições.

 

Criar anúncios específicos

Para investir em marketing digital e aumentar as vendas, os anúncios são um verdadeiro aliado. A estratégia pode aumentar as vendas, a visibilidade e os lucros.

 

Mas para fazer um bom anúncio, ele precisa se diferenciar de muitos outros que vão circular nas principais plataformas da internet.

 

Um fabricante de tubulação para glp residencial deve ser criativo e inovador, procurando transmitir seu conceito de marca para atrair os consumidores.

 

O ideal é trabalhar com chamadas sucintas e capazes de despertar a atenção do usuário, além de garantir uma boa experiência visual, por meio de imagens de alta resolução e conectados com a plataforma de vendas.

 

Esteja atento ao frete

O consumidor moderno simplesmente deixa de comprar com a empresa quando sua experiência não é satisfatória. Nesse sentido, a Black Friday deve ser vista com seriedade para que as pessoas tenham um suporte em relação às informações.

 

Assim como uma clínica de cistoscopia masculina consegue esclarecer todas as dúvidas de seus clientes, os lojistas precisam fazer a mesma coisa, inclusive em relação ao frete.

 

Também é importante evitar problemas como atrasos, portanto, converse com os fornecedores e transportadores para estabelecer um prazo de entrega bem definido para os clientes.

 

Muitas pessoas compram seus presentes de Natal nesse dia, portanto, é fundamental que ele não demore tanto tempo para ser entregue.

 

Considerações finais

A Black Friday é uma das épocas mais aguardadas do ano, tanto para os consumidores quanto para os lojistas. Ambos conseguem aproveitar muito melhor o período quando tudo é bem organizado.

 

Neste artigo, foram apresentadas algumas dicas que vão ajudar o estabelecimento a se preparar para o aumento das vendas, estando totalmente capaz de superar as expectativas dos clientes e lucrar muito.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − 3 =