Marketing tradicional: o investimento ainda é válido?

Com a evolução da internet e dos diversos canais de mídia online, o marketing tradicional não tem sido o único método usado para alavancar as vendas e o posicionamento de um negócio.

 

O método tradicional passou por diversas fases, começando na era 1.0, que focava especificamente na produção de produtos básicos e eficientes para satisfazer as necessidades da massa populacional.

 

Em seguida, sua evolução caminhou para o surgimento de uma nova etapa, a 2.0, responsável pelo aprimoramento da criação de mercadorias e da segmentação de um público-alvo, com o intuito de compreender suas dores e atendê-lo plenamente.

 

Com o passar dos anos, o marketing 3.0 trouxe um novo conceito, o de trazer soluções para os problemas apresentados por parte da sociedade, agregando valor a uma marca e elevando a experiência dos clientes.

 

Marketing tradicional: o investimento ainda é válido?

 

Para que todas essas estratégias fossem aplicadas, era necessário contar com o auxílio das mídias tradicionais, como o rádio, a televisão, as revistas e jornais, anúncios impressos e até envelopamento de carros propaganda.

 

Hoje, com a evolução da internet e o constante desenvolvimento das mídias sociais e plataformas de busca, a era 4.0 traz uma junção de todos os conceitos já apresentados, mas com foco em canais digitais que trazem os seguintes benefícios:

  • Maior destaque de uma marca ou produto;
  • Segmentação precisa do público-alvo;
  • Fortalecimento da relação entre cliente e empresa;
  • Alcance ilimitado.

 

De forma mais abrangente, rápida, prática e econômica, o marketing digital tem ocupado cada vez mais o espaço do marketing tradicional, que exigia o investimento de grandes verbas publicitárias.

 

Além desses benefícios, essa novidade também tem aberto portas para novos negócios. Com um e-commerce, por exemplo, é possível dar vida a um comércio comandado por mulheres, cuja fachada de loja feminina se tornou digital.

 

A possibilidade de vendas online dispensa a necessidade de um ambiente físico e, consequentemente, do dinheiro voltado a identidade visual presente em qualquer tipo de loja ou comércio.

 

Entretanto, mesmo com toda a evolução tecnológica, o marketing somente mudou os seus canais de propagação, mas a base para todas as estratégias continua vindo da mesma fonte primária tradicional.

 

É recomendável apostar no marketing tradicional?

Segundo um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), já são mais de 300 milhões de dispositivos portáteis, entre smartphones, notebooks e tablets no Brasil. Diante desse cenário, migrar para canais digitais é primordial para obter um crescimento.

 

A velocidade das informações tem exigido mudanças na realidade onde a impressão de adesivo transparente, de panfletos e de flyers era prioridade. Atualmente, as pessoas esperam encontrar anúncios em formato desktop ou mobile.

 

Esses dois formatos digitais são essenciais ao método de captação de novos leads e melhor experiência dos clientes. Para que esse novo passo seja dado, é essencial compreender alguns pontos do marketing tradicional, com os tópicos a seguir.

 

Pouca interatividade

Ao anunciar um produto na rádio, na televisão, no jornal ou revista impressos, é quase impossível conhecer a opinião do público a respeito da propaganda realizada e até mesmo uma avaliação da experiência com a mercadoria anunciada.

 

Além disso, as formas de contato são muito mais complicadas em veículos de comunicação tradicionais. Uma imobiliária que anuncia a venda de um escritório planejado apartamento por um desses meios terá um retorno um pouco mais lento.

 

Em propagandas tradicionais, a única ferramenta de interação é o telefone que, provavelmente, não será utilizado no momento exato em que a pessoa interessada as visualizar, mas uma boa gestão de marketing é essencial nesse sentido.

 

Maior tempo de investimento

Não é garantia que a verba aplicada em um anúncio de uma revista seja efetiva. Pensando no caso de uma imobiliária, considere que além do comunicado de venda, ainda exista a necessidade de informar um aluguel sala privativa.

 

Nessa situação, terão que ocorrer dois investimentos, um para cada situação. Além disso, se qualquer um dos detalhes anunciados sofrerem alteração, uma nova taxa publicitária deverá ser paga e um novo prazo para publicação será estabelecido.

 

Alto custo

Impressões, verba publicitária para mídias pagas, personalização e impressão de determinados materiais são alguns dos fatores que elevam o custo das estratégias do marketing tradicional.

 

Todo o investimento nas formas tradicionais de propaganda não terá uma data exata para um retorno financeiro. É impossível controlar os resultados da mídia impressa, sem saber quantas pessoas leram um jornal, revista ou panfleto.

 

Além dos negócios, os eventos de uma empresa também podem ter um alto custo. No caso da confecção de envelopes de convites para uma confraternização, por exemplo, haverá mais um investimento a ser feito, que poderia ser destinado a outros detalhes.

 

E quanto ao investimento em marketing digital?

Em uma realidade da qual os dispositivos móveis fazem parte da rotina das pessoas, é essencial que as empresas utilizem esse cenário ao seu favor. Outro fator estimulante é a velocidade com que as informações podem ser propagandas no ambiente virtual.

 

Considerando essas oportunidades proporcionadas pelo marketing 4.0, torna-se essencial um entendimento maior de todos os recursos e vantagens que o marketing digital pode trazer aos negócios. Para isso, considere os seguintes pontos:

 

Economia e eficiência

Ao contrário do marketing tradicional, que apresentava estratégias caras de propagação, os recursos digitais trazem formas muito mais econômicas e eficazes para uma empresa, negócio ou evento.

 

Anos atrás, uma celebração utilizava como meio de divulgação convites impressos e um banner personalizado para festa. Ainda que hoje essa opção seja utilizada, é possível que dezenas ou centenas de pessoas sejam convidadas com materiais online.

 

Basta criar convites ou propagandas digitais e divulgá-las por meio das diversas plataformas de mídias sociais. Em poucos minutos e sem gastar nada, um alto número de pessoas será alcançado.

 

Facilidade na obtenção de métricas

Por meio de recursos presentes nos sites e mídias sociais, há a possibilidade de medir a quantidade de acessos feitos pelo público. Com isso, o processo de acompanhamento dos resultados de um anúncio torna-se muito mais simples e acessível.

 

Hoje, lojas que vendem qualquer tipo de produto, desde vestuário até objetos de decoração, como um porta caneta de acrílico, podem se manter informadas sobre o número de clientes interessados em seus produtos.

 

Além disso, as plataformas de publicação disponibilizam informações a respeito de quais são as propagandas e anúncios que têm sido mais acessados, gerando mais lucratividade aos negócios.

 

Maior abrangência territorial

A internet abre as portas para o mundo, portanto, cabe à empresa saber aproveitar essa oportunidade. Os anúncios digitais podem atingir territórios internacionais, cruzando fronteiras de forma rápida e econômica.

 

A publicidade que antes era feita de forma impressa e com limitações de alcance ao público-alvo deu espaço aos posts, propagandas patrocinadas, sites e blogs que utilizam técnicas de SEO para conquistar uma boa posição nas plataformas de buscas.

 

Redução da equipe

No marketing tradicional, é necessário que um grande número de profissionais esteja envolvido em todos os processos. Para criação de uma campanha, é necessário contar com publicitários, redatores, designers, além de gráficas

 

Ao passo que o digital demanda apenas uma pessoa. O criador responsável pelo marketing de conteúdo pode estar envolvido em todas as etapas de uma propaganda, desde a sua idealização, até a criação e o acompanhamento de resultados.

 

Marketing tradicional e digital: a união de sucesso

Embora nos últimos tempos a internet tenha dado espaço a novos cenários dentro do marketing tradicional, é necessário considerar que, para obter um sucesso profissional, o ideal é que haja a junção das duas metodologias.

 

É essencial que o fortalecimento de uma marca seja estabelecido por meio de ações que vão direto ao encontro dos clientes, como a visualização de um outdoor nas ruas, um panfleto, banner ou ação nas lojas físicas.

 

Entretanto, esses métodos avulsos não são capazes de promover o engajamento e popularidade da marca em um ambiente digital. Para isso, é necessário investir em estratégias que sejam adequadas aos dispositivos móveis dos clientes.

 

A junção das duas metodologias busca alcançar o mesmo resultado: compreender as dores, trazer soluções inovadoras e gerar satisfação ao público-alvo. Quanto mais estratégias, maiores as chances de superação de expectativas.

 

 Considerações finais

O segredo do sucesso de um negócio não está concentrado somente nos formatos de divulgação, mas na real compreensão do perfil de um determinado público. A partir disso será possível elaborar as melhores estratégias de persuasão.

 

Para que isso ocorra, ainda são usadas as mesmas teorias presentes no marketing tradicional, porém, com metodologias combinadas ao ambiente físico e digital de uma empresa.

 

Os dois tipos de marketing continuam sendo essenciais para a criação de campanhas efetivas e que gerem lucratividade. Cabe à organização compreender qual formato atende melhor às suas necessidades e as de seus clientes.

 

Se o público-alvo pertencer a uma faixa etária mais elevada, o ideal é manter o foco no tradicional, por outro lado, se a maior parte dos clientes é jovem, propagandas voltadas ao digital são primordiais para o alcance de bons resultados.

 

Para que seja possível atingir uma alta performance, um crescimento frequente e bons resultados financeiros, é primordial se concentrar em uma única função, que é compreender as dores de um determinado grupo e encontrar meios de saná-las.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte − 1 =