Comunicação assertiva: O segredo para o aumento do engajamento

A comunicação assertiva é fundamental para as campanhas digitais, afinal, é dessa forma que a marca conquista engajamento nas principais plataformas, como no caso das redes sociais.

 

Não é raro encontrar empresas que possuem um engajamento muito menor do que as visualizações de suas campanhas. Quando isso acontece, acaba desmotivando o profissional que criou o anúncio ou até mesmo o próprio empreendedor.

 

Contudo, a primeira coisa que você precisa entender é que, para conquistar engajamento, é necessário impactar o público certo. Em outras palavras, as ações precisam ser direcionadas à persona do negócio.

 

Os usuários das redes sociais comentam, curtem e compartilham aquilo que faz sentido para eles, ou seja, aos materiais que estão relacionados à sua vida, ao modo como se comportam, à maneira como pensam e assim por diante.

 

Comunicação assertiva: O segredo para o aumento do engajamento

 

Mas para conquistar o engajamento do público, principalmente de maneira positiva, é fundamental saber se comunicar com as pessoas, por meio de uma comunicação assertiva.

 

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância do engajamento nas redes sociais, o que é a comunicação assertiva e a relevância dela para engajar o público nas redes sociais. Confira!

 

A importância do engajamento nas redes sociais

Quando uma pessoa deseja adquirir um produto ou serviço, costuma fazer pesquisas por conta própria até encontrar uma empresa que possa satisfazer essa necessidade.

 

Durante esse processo o consumidor está engajado, ou seja, se envolveu com essa ação até resolver seu problema. Quando falamos em engajamento nas redes sociais, nos referimos a algo muito parecido.

 

Se um fabricante de envelopes pequenos possui um público engajado nas redes sociais, então existem pessoas que se relacionam com sua marca de maneira natural, aumentando sua relevância no mercado.

 

Pode-se perceber o engajamento do público nas redes sociais, por meio de algumas ações comuns, como:

  • Recomendações de conteúdos;
  • Comentários em publicações;
  • Compartilhamentos de postagens;
  • Acompanhamento de uma publicação.

 

Em linhas gerais, quando o seguidor visualiza a publicação de uma empresa que ele segue, se estiver engajado, pode deixar um comentário, compartilhar a postagem em seu perfil, e assim por diante.

 

O engajamento mostra o quanto a empresa está próxima de seu público e o que ela faz que desperta o interesse das pessoas.

 

Sabendo o que é engajamento, fica mais fácil compreender a importância dele nas redes sociais. As marcas precisam procurar mantê-lo em bons níveis, uma vez que isso traz muitos benefícios.

 

Um deles é ter uma dimensão melhor da eficácia dos conteúdos, pontos que precisam ser melhorados, assuntos que devem ser abordados, dentre outros aspectos importantes.

 

Um fabricante de pasta L personalizada pode usar o nível de engajamento para saber se os clientes estão satisfeitos com seus produtos, e com isso melhorar a autoridade da empresa no segmento em que atua.

 

Ao trabalhar nesse sentido, a companhia garante que sua credibilidade esteja sempre em alta em meio à audiência.

 

Compreender a importância do engajamento nas redes sociais é fundamental para que a companhia consiga crescer constantemente, além de ser uma forma de obter vantagens perante os concorrentes e ter mais facilidade para fidelizar os clientes.

 

O que é comunicação assertiva?

Se você procurar o significado de “assertivo” no dicionário, vai perceber que se trata de uma pessoa que demonstra segurança ao agir, que exibe um comportamento firme e decisivo nas palavras que utiliza.

 

Nesse contexto, podemos dizer que essa pessoa sabe se comunicar, mas para ter uma comunicação assertiva, principalmente nas estratégias de marketing, é crucial se expressar de maneira honesta, concisa e clara.

 

Mas tudo isso deve ser feito sem impactar de maneira negativa os direitos individuais de cada pessoa que compõe o público-alvo da marca.

 

Uma estratégia que não possui comunicação assertiva acaba gerando alguns gargalos, aumentando as dificuldades nas relações, execução de processos e alinhamento de demandas.

 

Consequentemente, a estratégia terá seus resultados limitados, o que ocasiona uma grande perda de recursos investidos.

 

Assim, um fabricante de letra caixa com led interno precisa saber estabelecer uma comunicação verbal nos diversos canais digitais para criar uma boa relação com os seguidores.

 

Campanhas de comunicação assertiva procuram sempre entender o outro, observando a maneira como se comunicam, demonstrando respeito e facilitando a troca de informações.

 

As redes sociais, além de falar, a companhia tem a oportunidade de ouvir, e isso é algo muito importante dentro do contexto de comunicação.

 

A marca também precisa prestar atenção em sua fala e verificar se o modo como se expressa é adequado. É necessário avaliar se a comunicação está sendo assertiva ou ofensiva, o que envolve o tom de voz, palavras usadas e o tipo de mensagem.

 

Assim como existe todo um cuidado na hora de instalar uma fachada de loja moderna, é indispensável cuidar da elaboração de frases, pontuação e palavras escolhidas.

 

A corporação precisa ser clara e objetiva para manter o foco no conteúdo que quer transmitir, de modo que ele seja conciso e cordial.

 

Outro ponto fundamental é escolher o momento certo para veicular uma campanha ou publicação nas redes sociais. Mesmo que a marca tenha algo importante para falar, é necessário perceber a hora certa de fazer isso.

 

Falar sobre algum assunto com as pessoas no momento errado pode colocar a perder uma excelente estratégia de comunicação, para gerar engajamento nas redes sociais.

 

Para conquistar a confiança dos clientes, a empresa precisa ter conhecimento técnico daquilo que faz, e quando cria um conteúdo, precisa estruturá-lo em cima de uma boa argumentação, de modo a tornar a comunicação mais assertiva.

 

Se receber algum comentário em suas postagens, é fundamental respondê-lo com cordialidade e humildade.

 

No entanto, para que suas estratégias de comunicação sejam realmente assertivas e eficazes, um fabricante de placa de vidro personalizada deve evoluir continuamente, pois é trabalhando para melhorar a comunicação que os bons resultados aparecem.

 

A comunicação assertiva nas redes sociais

A comunicação assertiva é importante nas redes sociais porque é capaz de gerar engajamento nessas plataformas. Mas isso acontece porque a empresa só consegue se comunicar bem com o seu público depois de conhecê-lo.

 

Na verdade, até mesmo para escolher a rede social onde a marca vai estar presente é necessário conhecer o público.

 

Se a organização não sabe com quem vai falar, como pode ter uma comunicação assertiva e até mesmo para determinar os conteúdos certos com essas pessoas?

 

É fundamental saber o gênero predominante nesse público, faixa etária, classe social, região geográfica, dentre outras informações do tipo.

 

Uma boa estratégia de comunicação se baseia nessas informações para definir as publicações, como responder comentários, dentre os demais pontos que geram engajamento.

 

Se uma empresa de locação de sala comercial por hora fizer isso, vai gerar engajamento por saber direcionar a comunicação de maneira mais precisa.

 

Ela também é importante para a produção e compartilhamento de conteúdos relevantes. As pessoas estão em contato com uma enorme quantidade de materiais todos os dias, portanto, para se destacar, o negócio deve priorizar pela qualidade do que posta.

 

Ao investir em comunicação assertiva, a organização conquista mais engajamento por trabalhar em conteúdos autorais, que fortalecem sua imagem e promovem o negócio nas redes sociais.

 

Contudo, é fundamental revisá-los antes de publicar e compreender de que maneira eles se comunicam com o conceito do negócio.

 

A comunicação assertiva de uma empresa de aluguel de espaço comercial se conecta com o perfil da persona para gerar engajamento e fazer com que a marca se destaque nesses canais.

 

Ela também é importante para gerar interação, algo fundamental hoje em dia para quem realmente quer conquistar e fidelizar clientes.

 

Os usuários do Facebook podem fazer perguntas por meio dos comentários ou até mesmo pelo Messenger, ao passo que no Instagram, podem responder enquetes ou enviar mensagens no direct.

 

Esses são sinais claros de engajamento, e a comunicação assertiva faz isso porque pensa em maneiras de estimular a interação.

 

Além de preparar uma fachada comercial de esquina caprichada para impressionar os consumidores, a corporação também prioriza conteúdos amigáveis, interage nos comentários e procura estar sempre próxima de sua audiência.

 

Considerações finais

Conquistar o engajamento da audiência, principalmente nas redes sociais, é algo que toda empresa deseja. Mas, para chegar lá, é fundamental trabalhar em cima de uma boa estratégia de comunicação.

 

A comunicação assertiva permite que os dois pontos que participam dela se entendam e se compreendam mutuamente, despertando reações positivas e ações condizentes com a intenção da marca.

 

Pelo fato de existir inúmeras empresas que oferecem o mesmo produto ou serviço para o consumidor, é essencial saber se comunicar com as pessoas para se destacar em meio a tantos concorrentes.

 

As redes sociais são plataformas que ajudam nesse sentido, mas apenas por meio de uma comunicação assertiva nesses canais é que o seu negócio vai conquistar o engajamento do público e construir uma imagem de credibilidade.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dez + onze =