Agendamento de publicação: Por que é importante para o seu blog?

Todos sabem que o meio digital é uma boa maneira de divulgar um produto ou serviço, e para isso ele conta com o agendamento de publicação.

 

Virou tão usual o recebimento de mensagens por redes sociais, emails e propagandas em sites de busca, diariamente disparados e entre um dos principais meios, temos os populares blogs.

 

Dito isso, conheça mais sobre o assunto e como é possível agendar publicações como ferramenta eficaz de divulgação.

 

Agendamento de publicação: Por que é importante para o seu blog? 

 

O surgimento dos blogs

Mais velhos os blogs surgiram nos meados dos anos de 1990 e tiveram seu crescimento a partir dos anos 2000.

 

Menos estruturados para empresas e mais pessoais, caíram no gosto dos usuários uma vez que exigiam pouco ou nenhum conhecimento técnico de programação.

 

Eles davam liberdade para criação de conteúdo e chance de interagir com outras pessoas interessadas nos mesmos assuntos. 

 

Apesar do início simples, logo se tornaram mais acessíveis com ajuda de ferramentas para edição, e aliados à simplicidade dos buscadores, que com o simples digitar bloco de notas colorido cobriam o usuário de opções, os blogs foram elevados ao status de “populares”.

 

O crescimento do blog como ferramenta de marketing

Pense em um jovem que resolveu buscar por um curso profissionalizante e não conhece sobre o assunto  decidiu que um blog seria a melhor maneira de manter um registro de seus esforços.

 

Inicialmente o que seria um diário pessoal pode ter muitas visitas e interação com seus leitores, e o jovem passa não somente a descrever o que foi efetivo e a trocar experiências, mas também comentar marcas que gostaram ou não, em sua busca de resultados. 

 

Considere que este blog é muito popular e ao pesquisar técnico por competência EAD, ele esta seja uma das primeiras opções disponíveis.

 

Sem mais delongas, há o nascimento de uma divulgação efetiva e com amplo alcance que aconteceu de maneira natural.

 

Apesar de na história acima os resultados serem “naturais”, o mercado de marketing viu logo o potencial do uso, ficando claro que com planejamento, é possível utilizar essa ferramenta de maneira rápida e com muito sucesso.

 

Uma blogueira pode utilizar seus posts diários para fazer publicidade, associando os assuntos do dia com uma marca ou produto.

 

Pode oferecer descontos e sorteios de produtos de acordo com a interação dos usuários, solicitando a marcação ou incentivo que o cliente faça menção do post para mais algumas pessoas a fim de concorrer a alguma promoção.

 

Marketing moderno: atualização constante é a chave

Portanto, assim com a maior parte das técnicas em várias áreas de atuação, alguns resultados não são imediatos, é necessário manter a constância, e para isso os pontos seguintes são mantarios.

 

Escolha de um tema

Dentre as principais dicas, para estabelecer um blog, a primeira é escolher temas e isso é extremamente importante.

 

Se o tema escolhido for sobre moda, o público irá esperar que todos os posts sejam sobre o mesmo assunto.

 

Se for sobre comida, a mesma coisa, por isso, uma escolha errada pode limitar o alcance que terá junto ao público.

 

Defina um design

No mundo atual há necessidade não somente de conteúdo, mas também da forma.

 

Uma empresa provavelmente terá mais chances de uma avaliação positiva se tiver uma fachada comercial moderna. Sendo assim, evite um post:

  • Mal redigido;
  • Com erros de portugues;
  • Em letras diferentes;
  • Com cores que dificultam a visualização.

 

Todo o cuidado é pouco ao pensar no design não somente do blog, mas também dos posts.

 

Um design antigo pode afastar vários usuários, assim como os posts com imagens não relacionadas, agressivas e ofensivas.

 

O  excesso de lixo visual também é um problema, muitos usuários encaram esse exagero como irritante e infantil e ninguém sua marca associada a essas sensações.

 

Um usuário não quer procurar sobre quadro de gestão e encontrar flores e ursinhos, seja constante nas atualizações

 

Seja constante 

Não exija a paciência de um usuário, ele não precisa ficar esperando e adivinhando quando a próxima publicação irá acontecer.

 

Com a rapidez que chegam as informações sobre todo o mundo, as pessoas se acostumaram a ter tudo o que querem com um clique e isso não é diferente com um blog.

 

Apesar de às vezes ser bom criar suspense e antecipação, isso somente é recomendado quando trata-se de um blogueiro bem estabelecido que criou uma relação com seus seguidores e comunidade. 

 

Para um blog novo, a constância nos posts é a melhor regra, use isso como um totem personalizado tamanho real.

 

Se o público ainda não está cativado, não há garantias de que não vão se cansar de esperar pela próxima postagem, ainda mais quando não se faz a mínima ideia de quando será.

 

Isso também ajuda a identificar o número de usuários sem o desvio que pode acontecer da inconstância, ou seja, o número de acessos e comentários foi baixo porque o assunto não foi relevante ou porque as pessoas não acessaram.

 

Assuntos atuais

Por último, mas não menos relevante, deve-se sempre escolher temas atuais e significativos.

 

Escolher bem o assunto a ser tratado é essencial, é possível aproveitar-se dos assuntos mais falados do momento e surfar na onda da popularidade.

 

Se o assunto do momento é pasta com orelha personalizada, falar sobre isso com certeza gerará interações.

 

É importante não repetir os assuntos diversas vezes, a não ser que estejam em voga, sob o risco de entediar e afastar a comunidade.

 

As pessoas podem associar a preferência com desconhecimento e não querem interagir com um blogueiro desatualizado.

 

É necessário um investimento financeiro?

Se há interesse em uma maneira simples e barata de divulgar empresa ou produto, o blog é a opção mais indicada de longe.

 

Não é necessário tirar um centavo do bolso e devido a popularidade, existem plataformas onde não somente se pode hospedar o blog gratuitamente.

 

Entretanto, pode-se escolher entre diversas opções de layout para personalizar como quiser, assim como uma placa de identificação de salas personalizada. Muitas ainda oferecem guias e modelos básicos para você iniciar sua jornada.

 

Além disso, devido a popularidade, existe uma extensa literatura disponível online, pronto para ser desbravada, além de dicas de outros usuários e blogs especializados no tema.

 

Agendamento de publicação: abrace essa idéia

Se o tema é blog, não é possível falar sobre sem incluir o agendamento de publicações.

 

Essa ferramenta é a número um quando falamos em praticidade e organização e é considerado um dos melhores investimentos que essa mídia social pode ter.

 

Organização

A organização do tempo vem naturalmente quando falamos da utilização desse meio, afinal, não é necessário acordar de madrugada para garantir que uma postagem seja lançada no horário desejado, é simplesmente programar.

 

Qualidade

Com isso, a qualidade dos conteúdos postados aumenta, não haverá diferença devido à impaciência, cansaço ou pressa que podem ocorrer na falta de planejamento.

 

Regularidade

O blogueiro prepara os conteúdos quando desejar e ao invés de se preocupar em acessar o blog, pode contar que a ferramenta fará o trabalho, dando tempo de se concentrar em outras situações.

 

Estratégia

Essa situação é chamada de estratégia, dando mais profissionalidade ao processo. O responsável pode estar onde quer que esteja e o conteúdo será disponibilizado.

 

Não há receio de problemas como falta de energia ou problemas na internet, que sempre parecem acontecer quando precisamos que não aconteçam

 

Monitoramento

Essa organização permite testar os melhores horários e dias para disponibilizar o conteúdo.

 

O post foi de uma pasta personalizada para empresa e se notou que o acesso a visualização foi maior durante o final do dia.

 

É possível monitorar se esta ocorrência se deu devido ao tamanho do texto, ao horário ou a fatores externos.

 

3 dicas para usar o agendamento de publicações

Esse controle é essencial para uma continuidade do blog e monitoramento de acessos, sendo assim, as dicas abaixo podem ser muito úteis.

 

Dica 1- Faça um plano

Trace uma estratégia e siga-a à risca, esse procedimento impede o atraso devido a confusões. Também é recomendado ter textos extras em caso de necessidade de cobrir buracos por falta de conteúdo.

 

Dica 2- Separe e organize os conteúdos

Uma pasta para cada conteúdo ou assunto, separada por data é o ideal para manejar as postagens, dessa maneira não há o risco de postar algo que era planejado para outra data.

 

Dica 3- Escolha a ferramenta com antecedência e cadastre o conteúdo

Considerando a diversidade de ferramentas no mercado, não deixe para escolher em cima da hora. Teste várias e verifique o que funciona para você com antecedência.

 

Dito isso, programe dias e horários específicos para cadastrar o conteúdo, de preferência com alguns dias de antecedência para evitar atrasos decorrentes do mau uso das ferramentas ou problemas eletrônicos. 

 

Considerações finais

Em resumo, uma vez que você conheceu os detalhes dessa ferramenta, com certeza você irá abraçar essa opção e todas as vantagens de seu uso.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

sete + três =