Como melhorar o marketing do seu coworking?

As novas oportunidades de negócios em diferentes segmentos permitem aos empreendedores trabalharem em espaços diferentes. O marketing para coworking pode ser uma excelente tática para atrair as pessoas para locais específicos que permitem trabalhar com conforto e segurança, trazendo sucesso para esse modelo e, para empresas, reduzindo os custos.

 

Contudo, antes de se aprofundar no marketing para o coworking é necessário entender o conceito e a sua importância no mundo dos negócios.

 

Como melhorar o marketing do seu coworking?

 

O que é coworking e qual o seu papel no universo empresarial

Coworking consiste em um espaço que torna possível empresas e profissionais autônomos compartilharem o local, favorecendo o network e reduzindo a necessidade de locação de espaços próprios para o desenvolvimento do trabalho.

 

Com isso, os profissionais reduzem seus custos, já que não precisam pagar por salas corporativas de forma integral e podem contar com uma infraestrutura completa para a realização das atividades.

 

Assim, eles conseguem trabalhar tranquilamente, sem interrupções, além de terem a oportunidade de expandir o networking.

 

Uma vantagem desses espaços é que é possível alugar conforme as demandas e necessidades do trabalho, seguindo um calendário, por exemplo, e conforme a região de fácil acesso ao empreendedor.

 

Deste modo, é possível pesquisar coworking João Pessoa para encontrar um local que ofereça boa conexão de internet, recepção, auditório, estacionamento, sala de reunião, entre outras facilidades que sejam necessárias para o desenvolvimento da atividade.

 

A escolha do espaço de coworking depende muito das necessidades de cada pessoa, por isso a pesquisa é importante, de modo a identificar o melhor custo-benefício. Isso porque,  quanto mais recursos, maiores tendem a ser os valores do aluguel.

 

Atualmente há a disposição de diversos planos e opções para o aluguel, que pode ser feito por hora, semana, mês e até pacotes anuais para aqueles que precisam do local por mais tempo para trabalhar.

 

Um ponto interessante do coworking é que a divisão de espaço permite que as pessoas dividam os gastos, visto que também compartilho a área de trabalho. Ou seja, todos poderão frequentar o ambiente e as despesas são distribuídas conforme o plano acertado.

 

Para que a ideia de coworking funcione, é essencial que todos se respeitem e estejam atentos às regras de boa convivência, visto que alguns podem desejar interagir mais ou menos nesses espaços.

 

Áreas de atuação e coworking

Uma dúvida que pode surgir nesse momento é em relação a quais profissionais podem frequentar esses espaços. Afinal, o coworking é indicado para quais profissões?

 

Por ser um espaço compartilhado, diversos profissionais de diferentes áreas podem experimentar este local de trabalho, como:

  • Advogados;
  • Arquitetos;
  • Coaches;
  • Consultores;
  • Designers;
  • Jornalistas;
  • Engenheiros;
  • Profissionais de comunicação;
  • Desenvolvedores de programação.

 

Ou seja, todos aqueles que desejam utilizar tais espaços – e não dependem de estar alocados em um espaço específico, como empresas ou os profissionais de uma Fábrica de embalagens isopor, por exemplo- podem recorrer ao cowork.

 

Estes são apenas alguns exemplos dentre as inúmeras áreas e profissionais que podem experimentar o coworking e assim integrá-lo na sua rotina de trabalho, algo que permite variar o ambiente de trabalho e obter excelentes resultados.

 

Contudo, para que as empresas, startups e freelancers cheguem ao coworking, os donos/administradores desses espaços precisam investir em estratégias de marketing para divulgar a locação e chamar a atenção dos potenciais clientes.

 

Estratégias que auxiliam na divulgação do coworking

Os empreendedores podem e devem apostar no marketing para destacar o serviço e algumas reformas que visam ampliar o ambiente e deixá-lo sempre em boas condições para o cliente.

 

Confira algumas opções para destacar o negócio e fazer bom uso do marketing para cowork a seguir:

 

1.   Traga melhorias para a infraestrutura e marketing

Investir na compra e instalação de equipamento para ventilação em ambientes confinados, por exemplo, é uma maneira das pessoas se sentirem confortáveis com o ar e climatização do coworking, melhorando a aderência e fidelizando esse público.

 

O segredo para o sucesso do coworking envolve três fatores importantes: a flexibilidade, o ambiente e o networking. É nesse momento que as melhorias se mostram fundamentais.

 

Esses fatores são os que mais motivam os profissionais e empresas a buscarem os espaços compartilhados, reduzindo custos diversos e possibilitando uma infraestrutura completa e adequada, como com uma revisao sistema de arrefecimento em dia.

 

Já os demais fatores dizem respeito ao relacionamento e facilidades na rotina, que se destacam.

 

Assim, investimentos em algumas ações podem ajudar muito no processo de fidelização dos clientes, aumentando a popularidade do coworking e, consequentemente, a lucratividade.

 

2.   Aposte na presença digital

Usar as redes sociais, sites e blogs para marcar presença em diferentes canais online são formas de se aproximar dos futuros clientes.

 

Essas ferramentas permitem informar a existência do coworking e criar relações positivas com quem já é cliente, agregando mais informações e compartilhando os valores da marca de forma efetiva, trazendo os diferenciais.

 

Para conseguir bons resultados é essencial manter os conteúdos das redes atualizados e dedicar tempo para a interação com os usuários, pois estes detalhes fazem toda diferença.

 

3.   Utilize o Google Meu Negócio

No marketing para coworking é muito importante o uso do Google para fortalecer a presença do negócio no online.

 

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e a plataforma Google Meu Negócio podem ser úteis para destacar o coworking na internet.

 

Assim como ocorre no caso de pesquisas por empresas de guilhotina de chapa aço valor, a ferramenta permite adicionar imagens e informações a respeito do espaço de coworking, como horários e serviços disponíveis, seja pela busca pelo nome do coworking ou desse modelo de serviço.

 

No segundo caso, ao utilizar as palavras-chave corretas, é possível que o negócio apareça no buscador de pesquisa na primeira página junto dos resultados, permitindo que os usuários cliquem para ver mais informações no maps ou na página de resultados, melhorando os resultados.

 

Aproveitar para investir em anúncios que aparecem no Google é outra possibilidade interessante e pode ajudar na divulgação do espaço e, consequentemente, na popularidade.

 

4.   Disponha de espaços de convívio

Espaços de convívios precisam fazer parte de um coworking.

 

Assim, além das estações de trabalho, local para refeições e ambientação destas áreas, os profissionais precisam de um espaço para relaxar e fazer pausas durante a jornada, algo que pode render excelentes ganhos para o networking e dinamizar ainda mais o local.

 

Apostar nesta estratégia é uma forma de aumentar as oportunidades de fidelizar os clientes e obter sucesso.

 

5.   Tenha um espaço agradável e convidativo

As pessoas que procuram um coworking para trabalhar procuram um local diferente dos escritórios, como mais dinâmicos, flexíveis e confortáveis.

 

Ambientes com luz natural, plantas naturais e mudas de árvores frutíferas na entrada do espaço, por exemplo, são elementos que criam a sensação de conforto no ambiente, além de ajudar a reduzir estresse, possibilitando diferentes tipos de atividades e saindo um pouco da decoração tradicional.

 

Ter equipamentos modernos e boa internet também é fundamental para oferecer sempre o melhor para o cliente, agregando ainda mais qualidade aos processos.

 

6.   Ofereça benefícios e vantagens

Ações promocionais e distribuição de brindes são recursos que podem aumentar a gama de clientes do coworking em campanhas específicas.

 

Isto posto, pensar em descontos nos aluguéis, oferta para planos mensais e oferecer dias livres para as pessoas conhecerem o local é uma excelente estratégia.

 

Profissionais que atuam na área de capacitação profissional cursos profissionalizantes, por exemplo, podem se interessar em alugar o espaço de coworking que tenha auditórios e salas grandes para ministrar os cursos após uma visita a esses espaços.

 

7.   Aproveite o espaço para eventos

Os espaços de coworking podem ser aproveitados para a realização de eventos, outra estratégia que chama a atenção de futuros clientes e pode trazer diferentes experiências para aqueles que já frequentam o coworking.

 

Eventos são muito importantes na rotina de empresas, pois são uma excelente maneira de aumentar o networking, buscar novos parceiros e disponibilizar diferentes serviços.

 

Com muitos ganhos interessantes, investir capital para algumas estratégias, tanto de infraestrutura quanto de marketing para o coworking, são formas de ter excelentes resultados, aumentando a gama de clientes, lucros e se consolidando neste segmento.

 

Benefícios que o coworking proporcionam

Usar espaços compartilhados para trabalhar possui muitos ganhos interessantes para diferentes negócios e carreiras, e destacar isso nas campanhas e publicidades realizadas também é fundamental para o espaço, demonstrando as vantagens para o público e enriquecendo a experiência nesses ambientes.

 

Assim, além do aumento no alcance do público, o coworking pode investir em chamadas que ressaltam os benefícios para seus usuários, que vão além de pacotes promocionais, como diferenciais de:

  • Expansão da rede de networking;
  • Compartilhamento de experiências;
  • Redução de gastos;
  • Possibilidade de incluir serviços de endereços fiscais;
  • Baixo investimento para começar a usar o espaço;
  • Reduz burocracias necessárias para alugar um imóvel;
  • Ambiente leve e descontraído;
  • Ótimos e flexíveis preços.

 

Com vantagens interessantes, o coworking pode ser a solução para os profissionais que precisam de um espaço para realizar suas atividades, e tais características podem ser os diferenciais que farão esse público decidir por fechar um contrato com seu espaço.

 

Afinal, a principal vantagem do coworking é que ele pode ser utilizado por empreendedores de diversos segmentos, desde as que fazem o trabalho daquelas que preferem  terceirizar folha de pagamento, até grandes empresas que desejam diversificar os espaços de trabalho, expandindo as opções de campanhas a serem criadas para alcançar o público-ideal para esses espaços.

 

A relevância do coworking na rotina das empresas

Algumas companhias adotam o sistema de home office, permitindo que alguns dos seus funcionários trabalhem no conforto do lar e com demais facilidades da flexibilização.

 

Contudo, contar com um espaço mais apropriado que permita a integração com outros profissionais (e até o recebimento de clientes) pode ser determinante e preferível para alguns profissionais, sem perder as facilidades promovidas pela empresa para atuar longe do escritório e com a garantia de todos recursos e infraestrutura.

 

Nesses casos, o coworking se torna uma vantajosa opção, visto que pode ser mais próximo da residência e une o conforto e facilidade do home office com a qualidade estrutural de grandes empresas.

 

A necessidade de espaços adequados não acontece apenas para a execução do trabalho. Empresas que possuem um volume considerável de produção, muitas vezes precisam de um espaço específico para o armazenamento das mercadorias e equipamentos e, hoje, também é possível contar com espaços especializados e destinados para isso.

 

Os galpões de lona para armazenagem, por exemplo, são espaços específicos para as empresas utilizarem como estoque, depósito ou armazém, e tem funcionamento semelhante aos coworking, visto que podem ser alugados por períodos específicos e por pessoas/negócios distintos, oferecendo a infraestrutura adequada e um custo-benefício mais atrativo.

 

Considerações finais

A presença de materiais específicos, como internet adequada e salas próprias para a amplitude de som, é algo muito importante para que as pessoas possam desenvolver suas atividades.

 

Por isso, o coworking é uma excelente alternativa para profissionais autônomos, empreendedores, freelancers, pequenos negócios e até pessoas que estão atuando com trabalho remoto.

 

Desse modo, garantir uma boa infraestrutura e decoração para o coworking, por meio de manutenções, bem como um marketing bem planejado para esse modelo de negócio é crucial para o sucesso do negócio e atração de futuros clientes.

 

Desta maneira, os investimentos em melhorias na infraestrutura do coworking e apostar em estratégias de marketing para divulgar o espaço é o modo de captar novos clientes, ter sucesso e espaço no mercado, além da excelente lucratividade para o negócio.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 comentário em “Como melhorar o marketing do seu coworking?”

  1. Pingback: Como fazer Employer Branding na era digital? - Agência7 Soluções WEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 1 =