Plano de Marketing Digital: Como Começar a Desenvolvê-lo?

Um bom plano de marketing depende de alguns cuidados essenciais durante sua elaboração, como objetivos, personas, constância, uso de boas ferramentas, escolha dos canais mais adequados e mensuração dos resultados.

 

As estratégias de marketing fazem parte do dia a dia das organizações, independentemente de seu porte ou segmento. Por essa razão, essas práticas atingem as pessoas por meio de diferentes canais.

 

Qualquer um que tenha conexão com a internet tem acesso a campanhas de diferentes marcas, o que pode aparecer nas redes sociais ou até mesmo como resultado de pesquisa.

 

Dessa forma, a marca consegue se fortalecer no mercado, educar o público, aumentar as vendas e expandir seu funcionamento.

 

Plano de Marketing Digital: Como Começar a Desenvolvê-lo?

 

No entanto, para ter acesso a todas as vantagens do marketing digital, é muito importante saber estruturar uma boa estratégia, afinal, só assim os resultados aparecem e atendem aos objetivos da companhia.

 

Você pode contar com a ajuda de uma agência de marketing digital, mas com um pouco de conhecimento, é possível estabelecer suas próprias estratégias e atingir suas metas.

 

Por isso, neste artigo, vamos explicar a importância de desenvolver uma estratégia sólida e bem construída de marketing digital de que maneira você pode desenvolver o seu plano de marketing. Acompanhe!

 

Importância de uma estratégia bem construída

Uma boa estratégia de marketing digital é importante para qualquer tipo de negócio, mas para que você compreenda um pouco mais sobre isso, saiba que um planejamento bem estruturado traz vantagens, como:

  • Aumenta a motivação da equipe;
  • Melhora a tomada de decisões;
  • Redução de gastos supérfluos;
  • Diminui o estresse das equipes;
  • Facilita o cumprimento de prazos.

 

Seria muito difícil conduzir uma boa estratégia de marketing digital se não houvesse um planejamento. Consequentemente, as tomadas de decisões não teriam embasamento concreto, assim como as ferramentas seriam mal utilizadas.

 

Por outro lado, com um bom planejamento uma empresa de avaliação de ativos, por exemplo, evita conflitos internos, comenta seus resultados e melhora o ânimo da equipe.

 

Isso significa que, se você trabalhar o marketing sem se planejar e seguir um rumo, pode enfrentar um estresse desnecessário, mas é possível evitá-lo se você estabelecer um padrão que tenha começo, meio e fim.

 

Todo empreendedor também sabe que as decisões ruins custam caro, pois toda vez que isso acontece, a empresa precisa de tempo para consertar seu erro ele desperdiça a energia dos colaboradores em retrabalho.

 

Ao mesmo tempo, não podemos nos esquecer dos investimentos mal elaborados que trazem prejuízos financeiros ainda mais expressivos.

 

Nesse sentido, é fundamental traçar uma boa estratégia, afinal, por meio dela o empreendedor evita decisões ruins e reduz os gastos.

 

Por meio de um software de gestão comercial, seu negócio consegue reunir informações de qualidade para tomar uma boa decisão. Isso acontece porque ele consegue acertar os pontos mais importantes e manter a empresa saudável.

 

Entretanto, o planejamento envolve muito mais do que estar bem-informado, o que explica sua importância para tomar boas decisões ao longo do tempo.

 

Tendo em vista a quantidade de caminhos que é possível seguir, se você souber para onde direcionar seus esforços, terá mais facilidade para atingir seus objetivos.

 

Por fim, mas não menos importante, uma equipe que não consegue se manter alinhada, não tem metas claras e não sabe resolver problemas, pode ser um grande prejuízo.

 

Por outro lado, se você tem uma equipe com objetivos bem definidos, que colaboram mutuamente para alcançá-los e que se mantém atualizada, sua empresa é muito mais competitiva.

 

Quando uma estratégia de marketing digital é bem planejada é capaz de fazer isso, algo fundamental para resultados positivos dentro da organização.

 

Mas, para alcançar todos esses benefícios, é fundamental saber estruturar o seu plano de marketing. Vamos ver um pouco mais sobre isso no próximo tópico.

 

Dicas para o seu planejamento de marketing

Não existe uma fórmula única para cada empresa, pois é necessário levar em conta o seu público, seus objetivos, os recursos que tem disponível, dentre outras características.

 

No entanto, uma empresa de comunicação visual pode levar em conta alguns elementos fundamentais para fazer uma boa estratégia. São eles:

 

1 – Escolher os canais adequados

A organização pode explorar diferentes canais, e a boa notícia é que não precisa escolher apenas um deles. Lembre-se também de não manter em funcionamento aqueles canais que sua empresa não enxerga com seriedade.

 

Além disso, não se apegue às plataformas que não são relevantes para o seu negócio. Entre os canais mais importantes para as organizações está o blog, usado para a veiculação de conteúdos de qualidade, que melhoram a credibilidade da marca.

 

Há ainda o site institucional, que funciona como o cartão de visitas da empresa, e é a base para todas as estratégias de marketing.

 

Uma assessoria empresarial também precisa estar presente nas redes sociais, uma vez que elas ajudam a manter a organização mais próxima de seu público.

 

Além das redes sociais, o YouTube é um canal fundamental, usado para a divulgação de vídeos com conteúdos relevantes, além da criação de propagandas.

 

O e-mail marketing, por sua vez, colabora com as estratégias de contato mais próximo com os consumidores e em todas as etapas do funil de vendas.

 

Quanto ao SEO (Search Engine Optimization), ele reúne ações que ajudam a otimizar as páginas do seu site e blog, para atrair mais visitantes de maneira orgânica.

 

2 – Compreender o ambiente digital

Sua empresa só terá um comportamento adequado na web se compreender como ele funciona. Caso contrário, corre o risco de investir em ações desapropriadas e prejudicar a própria imagem.

 

Essa compreensão é fundamental para entender as regras de conduta na internet, evitar problemas com suas estratégias de marketing e impedir que os resultados sejam prejudicados.

 

3 – Construir uma persona sólida

Toda empresa, como uma imobiliária que trabalha com sala comercial para alugar, precisa ter sua própria persona, que é um personagem semi fictício que representa as características do cliente ideal do negócio.

 

Todas as estratégias de marketing serão direcionadas à persona, por essa razão, pense bem no tipo de pergunta que vai fazer aos clientes para montar esse personagem.

 

É possível ter mais de uma persona, entretanto, não se preocupe em criar uma grande quantidade, pois, geralmente, as organizações possuem duas.

 

4 – Usar ferramentas de qualidade

Todo profissional precisa de boas ferramentas para executar bem o seu trabalho, e com as estratégias de marketing digital isso não é diferente. Por essa razão, é possível contar com uma grande quantidade de ferramentas no dia a dia.

 

Em seu notebook novo, acesse bancos de imagens gratuitas ou até mesmo ferramentas que ajudam a analisar as métricas.

 

Além da grande quantidade de tipos de software que as organizações podem usar, existem opções pagas gratuitas e todas são essenciais para um dia a dia de trabalho produtivo em marketing.

 

Para se ter uma ideia das possibilidades, você pode contar com ferramentas que ajudam a aumentar as vendas e sistemas apropriados para monitoramento de perfis nas redes sociais.

 

Também é impossível usar ferramentas que fazem a manutenção do blog e até aquelas que cuidam do SEO do site da corporação. Esses são apenas alguns exemplos, visto que existem muitas outras opções no mercado.

 

5 – Usar bons KPIs

Os KPIs, ou Key Performance Indicators, são muito importantes para analisar os resultados, no entanto, você precisa saber escolher quais são os indicadores mais apropriados aos objetivos que você pretende alcançar.

 

Um escritório compartilhado coworking pode usar KPI para venda, marketing, estratégias de SEO, para melhorar o atendimento ao cliente, entre outras tarefas vitais para as suas metas. Tudo o que você precisa fazer é escolher o KPI e acompanhá-lo.

 

6 – Definir os objetivos ideais

É possível atingir diferentes objetivos, por essa razão, existem várias maneiras de alcançá-los. Assim sendo, o primeiro passo que você precisa dar é escolher o que pretende alcançar com suas estratégias de marketing digital.

 

Essa escolha vai nortear seu planejamento, e depois que você definir seu objetivo, consegue se concentrar melhor nas ações que vão fazer sua empresa chegar lá.

 

Independentemente de quais sejam os canais usados e até mesmo se você quer complementar sua estratégia de marketing digital com folders empresariais, também é capaz de descobrir quanto tempo vai demorar para chegar lá.

 

Em linhas gerais, podemos dizer que um planejamento de marketing digital só será bem estruturado quando você tiver objetivos definidos e compartilhá-los com todos os membros da equipe.

 

Conclusão

As estratégias de marketing digital são essenciais para qualquer negócio que queira alcançar seu público e seus objetivos no mercado em que atua.

 

Existem várias ações que podemos colocar em prática e o empreendedor pode usá-las de modo alinhado com sua empresa. É dessa forma que ele alcança os resultados que pretende e tem mais sucesso.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + 18 =