QR Code: Por que aderir?

O Quick Response Code ou como é popularmente chamado QR Code, que traduzido em português seria Resposta Rápida, é um código bidimensional que tem como função compartilhar informações digitais como, arquivos, links, entre outros.

 

QR Codes são de grande utilidade e podem ser usados em inúmeras operações logísticas, tanto divulgando seus produtos, quanto se comunicando com os clientes e funcionários. 

 

Após a visualidade que essa ferramenta ganhou, esses códigos de resposta rápida são muito utilizados no meio do marketing digital. Com eles, é possível atrair a atenção dos usuários para a sua marca e aumentar muito as visitas e compras no seu site.

 

Dito isso, eles podem ser usados ​​no modo digital, como em sites, blogs e outros canais, ou por impressão, como pastas, catálogos, panfletos e livros. 

 

Por exemplo, se o produto vier da indústria de alimentos a tabela nutricional dele pode ser divulgada por meio de códigos QR (Quick Response Code).

 

Para isso, um código é gerado e é necessário escaneá-lo com a câmera de um smartphone para ter acesso ao seu conteúdo.

 

QR Code: Por que aderir?

 

Onde utilizar o Quick Response Code (QR Code)?

Um código QR pode ser usado em embalagens para dar informações sobre o uso, montagem ou instalação do produto, por exemplo, a instalação de uma cortina wave linho.

 

Hoje em dia, é possível encontrar um QR Code no lugar do menu de um restaurante, fazendo uso dele para acessar seu cardápio virtual.

 

Do mesmo modo, é possível fazer uso em campanhas publicitárias, direcionando o público para o site online desejado.

 

Outra opção que vem se popularizando cada dia mais são as de códigos QR em cartões de visitas, eles contém informações sobre uma pessoa ou o produto que a mesma vende.

 

Cidades turísticas também estão apostando nessa nova forma de comunicação em seus cartões postais, é possível utilizá-los para ter informações sobre os melhores pontos turísticos da cidade.

 

Dessa forma, é possível até mesmo para conhecer hospitais próximos caso ocorra algum acidente e seja necessário ir até uma clínica ortopedia de última hora, por exemplo.

 

Além disso, os Códigos QR também podem ser colocados em vitrines de lojas físicas para divulgação de produtos, promoções e novidades da loja.

 

São úteis até para o uso de transportes públicos, que podem informá-lo sobre as trajetórias e horários dos ônibus.

 

Uma outra forma de utilizá-los é para tranquilizar as pessoas sobre a qualidade da empresa que está prestando o serviço.

 

Um corpo de bombeiros, por exemplo, utiliza o Quick Response Code com informações sobre seu auto de vistoria do corpo de bombeiro.

 

Benefícios em usá-los na empresa 

Assim como toda tecnologia, essa nova ferramenta de armazenamento e demonstração de informações, possui alguns benefícios, dentre eles:

  • Expande os contatos rapidamente;
  • Fortalece a lealdade do consumidor;
  • Interação com o cliente;
  • Pagamentos rápidos sem dinheiro;
  • Expande os contatos muito rápido.

 

Esses são apenas alguns dos muitos outros que podem ser incorporados a essa técnica, quando aplicada da forma correta.

 

Por que aderir a essa ferramenta na sua empresa ?

Sendo assim, essa é uma ferramenta que tem muita vantagem sobre o tradicional código de barras, como a capacidade de armazenar muito mais dados.

 

Sua leitura também é muito mais fácil, pode ser lido de qualquer direção de 360 graus. O que diminui a possibilidade de erros na hora do escaneamento.

 

Outro motivo é o de fácil uso da ferramenta, qualquer pessoa é capaz de pegar seu smartphone e apontar para um QR Code gratuitamente. 

 

O que quer dizer que todo usuário que tenha acesso a um smartphone pode ver os conteúdos da sua loja virtual a qualquer momento através do código QR.

 

Essa é uma das principais vantagens, pois um fácil acesso a loja tanto física quanto online atrai muito os clientes.

 

Por exemplo, se um cliente está precisando urgente de calibração de vidrarias volumétricas, é muito mais prático ele ler suas melhores opções do que esperar um atendente.

 

Sendo assim, ele pode fazer isso entrando no site da loja que contém todos os informativos sobre esse serviço por meio de um QR Code.

 

Sem precisar procurar pelo site da loja por intermédio de motores de busca, o que pode levar o usuário também a empreendimentos concorrentes, e esperar até encontrá-lo.

 

Portanto, quanto mais praticidade na hora de encontrar seu produtos ideias mais fidelidade eles terão ao empreendimento.

 

Eventos como shows musicais, feiras gastronômicas, palestra sipat, encontros de tecnologias, feiras de divulgação, entre muitos outros tipos de reuniões que contam com grande número de pessoas.

 

Ressaltando, que esses eventos também são uma ótima forma de utilizar QR Codes e aumentar a visibilidade da sua marca.

 

Benefícios para o próprio negócio

Dito isso, um QR Code ajuda a melhorar consideravelmente a divulgação e identidade da sua empresa, por exemplo.

 

Sendo assim, são inúmeros os benefícios e a utilidade dele para o mundo empresarial, algumas delas estão expostas a seguir.

 

Receber pagamentos

Receber pagamentos via código QR é uma maneira muito mais fácil e rápida, visto que esse recurso elimina o contato com a máquina de cartão e gera códigos gratuitamente.

 

Além disso, os clientes precisam apenas de seu celular para realizar a leitura, seu pagamento pode chegar em instantes, algo que não seria possível com métodos de transações antigas. Para receber a hora era apenas o dinheiro físico.

 

Entretanto, com o pagamento via Código QR empresas que  fazem serviços, por exemplo, de locação de caminhão munck com cesto aéreo, pelo país todo. Portanto, podem receber em instantes, sem a necessidade de contato direto com o cliente. 

 

Acompanhamento de resultados

Por exemplo, com algumas ferramentas de análise de dados, é possível saber a quantidade de pessoas que visitaram o link do seu código QR e quais páginas foram visitadas.

 

Dessa forma, o dono do empreendimento pode ver os resultados e saber se uma estratégia específica está funcionando.

 

Realização de pesquisas

Outra maneira divertida e valiosa de implementar códigos QR em um negócio, loja ou até mesmo prestadora de serviço é por meio de pesquisas.

 

Dessa maneira, a pessoa pode entender melhor o público a que se destina, isto por meio de formas interativas e inovadoras. Seja seu objetivo buscar por instalação GNV ou estação de trabalho de três lugares.

 

Aumentar sua presença online

Vale ressaltar que a melhor forma de aumentar a sua presença online é com a criação de conteúdos que ajudem no engajamento, com o objetivo de aumentar o tráfego da sua loja. 

 

Dessa maneira, é possível fazer isso colocando QR codes em locais de fácil acesso para os clientes, para que eles aproveitem tempos livres para acessá-los. 

 

Promoção de produtos e serviços gratuitamente

Como já vimos, esta ferramenta permite acessar muitas informações importantes a um custo quase zero.

 

Portanto, pode ser uma forma de sua empresa divulgar produtos, serviços e promoções, que acabaram alcançando um maior número de pessoas. Basta armazená-lo em um código QR e distribuir o código.

 

Por que aderir a essa ferramenta entre funcionários?

O principal uso do QR code para funcionários é no registro de ponto eletrônico. O Registro de ponto é um aliado das empresas a muito tempo.

 

E existem diversas formas de se realizar esse registro, mas o uso do QR code vem se tornando muito popular nos últimos tempos.

 

Desde de 2020 com a chegada da pandemia ele virou um aliado das empresas, por não permitir o toque direto em telas, para não aumentar os riscos de contaminação.

 

Ajudou organizações como a GRI gerenciamento de resíduos industriais, que não podiam fechar suas portas, a continuarem realizando o controle de ponto da empresa.

 

Melhores vantagens para os clientes 

Contudo, são inúmeras as vantagens que o cliente de uma loja, ou até mesmo de um prestador de serviços pode ter com um QR Code. Dito isso, vale a pena listar algumas, que são:

  • Segurança;
  • Economia;
  • Integração;
  • Rapidez;
  • Praticidade

 

A partir disso, pode-se entender que essa ferramenta traz benefícios não só para os empreendedores, mas também para os clientes.

 

Considerações finais

Sendo dessa forma, o uso dessa ferramenta é livre e cem por cento gratuita, sendo assim, qualquer empresa pode gerar seu código QR sem pagar nada por ele.

 

É uma ferramenta que só tende a crescer no mundo dos negócios, sua praticidade chama atenção de muitas corporações.

 

Sendo dessa forma, seja qual for a forma de uso, e também a finalidade que se espera dessa implementação, todos podem ter acesso a um QR Code, e também podem colocar ele em seus negócios de maneira personalizada.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

seis − quatro =