Live marketing: por que o seu negócio deve adotar essa estratégia?

O live marketing é uma estratégia muito usada ultimamente porque envolve o público e aproxima as pessoas da marca.

 

Ele destaca a experiência do consumidor, proporciona momentos inesquecíveis e beneficia a empresa e o público.

 

As organizações estão sempre em busca de maneiras de se comunicar com os consumidores e para isso utilizam diferentes estratégias. Devido ao avanço das plataformas digitais, hoje em dia, ele se tornou uma tendência muito forte.

 

As empresas já perceberam a necessidade de lançar campanhas e anúncios focados na empatia. Não basta apenas falar sobre os produtos e serviços, é necessário proporcionar um momento único para os consumidores.

 

Live marketing: por que o seu negócio deve adotar essa estratégia?

 

Por meio do live marketing, a organização consegue envolver as pessoas em uma experiência completa, o que acaba por aumentar o nível de engajamento.

 

Existem milhares de empresas que oferecem o mesmo produto ou serviço, por essa razão, os consumidores buscam marcas que oferecem algum diferencial e querem se relacionar com elas.

 

Para atraí-los, é necessário envolvê-los com as estratégias certas, por isso, vamos explicar o conceito de live marketing, por que as empresas devem investir nele e os resultados obtidos com essa ação.

 

Entenda o conceito de live marketing

Hoje em dia, boa parte das estratégias de marketing são focadas em atrair as pessoas, gerar valor para elas, engajar elas, fidelizá-las e fazer conversões.

 

Isso já foi feito de muitas maneiras, mas conforme as ferramentas mudam, as estratégias mudam junto com elas. A internet e a transformação digital trouxeram outras possibilidades e o consumidor passou a ser o foco do planejamento.

 

Seu comportamento mudou muito, e na hora de comprar qualquer produto ou serviço, como cortina wave com forro, ele está mais exigente e difícil de ser conquistado.

 

Para acompanhar essas mudanças, as empresas se mostram cada vez mais dispostas a trabalharem com abordagens diferentes para se aproximar mais das pessoas e gerar sentimento de pertencimento.

 

Entretanto, tudo deve ser feito baseando-se em parâmetros concretos, e o live marketing surge como uma maneira de ampliar as ações promocionais.

 

Sua proposta é envolver as pessoas para que elas participem das experiências, algo feito por meio de campanhas inovadoras e que colocam o cliente como o centro das relações entre ele e as marcas.

 

Por que investir em live marketing?

As empresas buscam maneiras diferentes de envolver o consumidor, e uma das formas de fazer isso é por meio das experiências sensoriais, principalmente, quando se trata da promoção de um produto.

 

Dentro do live marketing, esse tipo de ação possibilita um alto nível de interação entre a companhia e o público, resultando em envolvimento.

 

Se um fabricante de impressora laser vai além da publicidade, se torna mais relevante e marcante para as pessoas.

 

Já se sabe que a internet trouxe muitas mudanças e possibilidades para divulgar um produto ou serviço, e o melhor é que negócios dos mais variados portes e segmentos podem investir nas estratégias online.

 

Investir no live marketing vale a pena porque o consumidor conhece mais opções e as empresas se tornam mais competitivas.

 

Essa estratégia também é mais relevante porque destaca a companhia como nenhuma outra, além de trazer resultados que nenhuma outra estratégia digital é capaz de trazer.

 

Por meio dele, a organização consegue expor melhor suas ideias, proporcionar uma experiência positiva e marcante e se destacar dentro do seu segmento. Isso é possível porque essa estratégia estimula o consumidor de maneiras diferentes.

 

O que esperar do live marketing?

Em termos de resultados, o live marketing traz muitos benefícios por conta de sua abordagem diferenciada e por envolver o consumidor em outro nível de contato.

 

Suas vantagens ajudam as empresas a se destacarem no segmento em que atuam, melhora o desenvolvimento econômico e faz com que se transformem em referências. Outros benefícios de destaque são:

 

Aumenta o engajamento

Todo tipo de empresa, como um fabricante de capa para violão folk, precisa engajar o público, se mantendo sempre próximo ao consumidor e fazer com que ele sinta empatia pelos produtos e serviços.

 

Sem dúvidas, o live marketing é a estratégia mais potente quando se trata de gerar engajamento, e isso se deve às experiências completas que oferece aos consumidores.

 

As ações provenientes dele associam o nome da corporação a momentos agradáveis e únicos, que dificilmente serão vivenciados novamente.

 

Isso gera valor para a imagem da marca e o consumidor absorve essa experiência rapidamente e de maneira muito positiva.

 

Nesse contexto, se o objetivo do negócio é conquistar as pessoas por meio da inovação e de uma presença adequada, precisa investir em live marketing, pois ele vai aumentar o nível de engajamento.

 

Aumenta as vendas

Quando uma empresa de cortina de vidro área gourmet investe em marketing, trabalha com estratégias que possuem diferentes finalidades, mas a proposta final é sempre obter lucro.

 

Para alcançar esse objetivo, é necessário vender regularmente e alcançar um volume interessante, pois é isso que vai transformar a companhia em uma empresa sólida e lucrativa.

 

Se o seu negócio consegue impactar as pessoas de maneira positiva, naturalmente ele vai vender mais. Trata-se de ação e reação ou uma consequência natural, e é possível conquistá-la por meio do live marketing.

 

As campanhas construídas dentro dele despertam a curiosidade do público e envolvem o consumidor, por conta disso, o cliente estará mais propenso a comprar e a organização atinge seu propósito final.

 

Vantagens do live marketing para os clientes

Não são apenas as empresas que aproveitam os benefícios dessa estratégia, mas também os próprios clientes.

 

Um fabricante de forno pizza gás cria estratégias desse tipo para impactar o público, e essas pessoas, como receptoras, são impactadas de maneira direta e positiva, tendo acesso a benefícios como:

 

Excelentes promoções

Algo que o live marketing valoriza muito são as promoções de destaque, capazes de marcar o consumidor e trazer a oportunidade de consumir um bom produto ou serviço por um preço mais acessível.

 

Outra possibilidade é receber um item gratuitamente, tendo em vista que existem muitas ações desse tipo, como no caso da mala direta. De qualquer forma, pagar mais barato ou não ter custos é sempre muito benéfico para o consumidor.

 

Experiências únicas e marcantes

A principal vantagem do live marketing para as pessoas é que elas estão envolvidas em experiências inesquecíveis, únicas e marcantes.

 

Esses momentos sempre se tornam boas histórias, oportunidades e descobertas, que talvez não seriam vividas antes.

 

Entretanto, alcançar esse resultado só é possível por meio de inovação, tecnologia e busca constante pelo engajamento.

 

Excelentes ofertas

Na hora de comprar qualquer produto ou serviço, como toldo policarbonato, o consumidor moderno gosta de pesquisar preços, encontrar opções diferentes para as soluções e pechinchar.

 

Esses comportamentos aquecem o mercado e aumentam sua competitividade, algo vantajoso para os negócios porque eles sempre vão buscar maneiras de se superarem uns aos outros.

 

Quando isso acontece, o público tem acesso a experiências cada vez melhores, preços mais competitivos e muitas novidades no mercado.

 

Exemplos de live marketing

Para finalizar este conteúdo, vamos mostrar alguns exemplos de live marketing que você pode executar no seu negócio.

 

Uma empresa de manutenção de bateria de empilhadeiras tipo elétrica, por exemplo, pode investir nas ações promocionais. Os consumidores gostam muito disso e esse tipo de campanha tem uma alta adesão.

 

Hoje em dia, é muito comum divulgá-las nas redes sociais e isso aumenta o alcance, por meio dos compartilhamentos e interações.

 

Outra possibilidade é a ambientação do ponto de venda, pois mesmo com o crescimento do e-commerce, é possível incentivar a interação do consumidor com os produtos e serviços, por meio de totens e terminais de autoatendimento.

 

Por fim, outra grande possibilidade de trabalhar o live marketing é por meio dos eventos, pois eles realizam a ativação da marca.

 

Uma empresa de limpeza e impermeabilização de estofados pode participar de eventos de vários tipos, como:

  • Esportivos;
  • Festivais;
  • Feiras;
  • Festas

 

Entretanto, é necessário que o acontecimento esteja relacionado com o público da marca. De qualquer forma, é a oportunidade perfeita de proporcionar experiências sensoriais, como no caso da distribuição de brindes.

 

Entretanto, lembre-se de que é muito melhor realizar ações com pessoas preparadas e que saibam transmitir o conceito e a proposta da organização.

 

Considerações finais

Sendo assim, o live marketing já faz parte da sociedade atual e é feito para engajar e trazer benefícios para as empresas e seu público.

 

São estratégias que conseguem envolver as pessoas, despertar o interesse sobre os produtos e serviços, fazer conversões e transformar as marcas em referência naquilo que fazem.

 

Portanto, se quer que o seu negócio se destaque e conquiste o mercado em que atua, investir em live marketing é uma excelente opção.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

12 + dezessete =