Quanto custa anunciar no Google?

A palavra-chave para alcançar o sucesso na internet e melhorar o posicionamento do seu negócio é anunciar no Google. O maior buscador do mundo possui uma ferramenta que ajuda as empresas a destacarem seus produtos e serviços.

 

O consumidor moderno está cada vez mais conectado e a prova disso é que 90% das empresas são encontradas por meio desse buscador, e 95% da renda do Google é proveniente dos anúncios feitos na rede de display.

 

Usar esse recurso traz muitas vantagens para os negócios, afinal, você vai trabalhar com o maior site de busca que existe atualmente, podendo alcançar pessoas que se interessam por seus produtos e serviços no mundo todo.

 

Construir uma presença forte e consolidada na internet envolve muitas práticas, como criar conteúdos de qualidade, estar presente nas redes sociais, conversar com as pessoas por e-mail e assim por diante.

 

Porém, todas essas ações levam um tempo para começar a trazer resultado, ao passo que anunciar no Google traz retornos imediatos. Só que muitos empreendedores não investem porque acreditam que é preciso gastar muito dinheiro.

 

Visto isso, neste artigo, você vai compreender a importância de anunciar nessa plataforma, quanto custa fazer isso e aprender algumas dicas para criar anúncios.

 

Importância de anunciar no Google

Por meio dos anúncios no Google Ads, as empresas podem divulgar sua marca, produtos e serviços, além de serem encontradas pelas pessoas quando elas fizerem buscas relacionadas ao que estão anunciando.

 

Trabalhar com essa opção é muito rápido e simples, ao contrário do que acontece com as mídias tradicionais, que além de serem mais caras, não vão agir de maneira segmentada.

 

Ao criar suas campanhas nessa plataforma, a empresa terá condições de fazer outros investimentos, como uma reforma em fachada de loja feminina.

 

Isso acontece porque o site não exige um valor mínimo a ser pago durante as campanhas, o que permite ao anunciante investir de acordo com a realidade financeira do negócio e seus objetivos de marketing.

 

No entanto, é fundamental saber planejar os anúncios, pois é assim que o orçamento será aproveitado da melhor maneira possível.

 

Essa ferramenta é muito vantajosa porque ajuda a aumentar o tráfego do site e melhora as vendas, algo ainda mais importante para as plataformas de e-commerce.

 

Tudo isso acontece por meio de campanhas estruturadas, segmentadas e que podem ser acompanhadas por meio de mensurações precisas, que ajudam a manter o controle em relação aos custos e resultados, o que melhora o retorno.

 

Custos para anunciar

Alguns empreendedores perdem boas oportunidades de negócios na internet porque acreditam que anunciar por meio de mídias pagas custa muito dinheiro, o que não é verdade.

 

As campanhas no Google não possuem um valor fixo estipulado, ou seja, a empresa pode pagar o quanto puder. Para estabelecer um valor, uma marca que vende peças para jukebox caseiro deve considerar os objetivos da campanha.

 

Ou seja, é fundamental analisar qual é o propósito do anúncio para, assim, definir uma estratégia de investimento. Dentre os objetivos mais comuns, estão:

  • Aumentar as taxas de conversão;
  • Melhorar o branding;
  • Aumentar o tráfego;
  • Captar leads.

 

Existem várias metas que a empresa pode alcançar ao anunciar nesta plataforma, e é necessário conhecê-las para estimar os valores que vai gastar.

 

Por exemplo, se o objetivo é investir com base nas taxas de conversão, primeiro a organização precisa definir quantos clientes quer gerar com sua campanha e, após isso, conhecer suas taxas de conversão.

 

Uma campanha que tem como propósito fazer a conversão direta possui uma única taxa relacionada ao número de visitantes que chegaram ao site pelo número de vendas concluídas.

 

Se o objetivo é fazer conversão indireta, ou seja, gerar leads, o caminho é um pouco mais longo, uma vez que eles representam clientes em potencial.

 

Para isso, primeiro um fabricante de porta versatik 3 folhas precisa saber qual é a taxa de conversão de sua landing page, e tendo como base o percentual de pessoas convertidas, precisa descobrir a conversão de leads em oportunidades.

 

As oportunidades são contatos que possuem as características ideais para adquirir as soluções oferecidas que estão próximas de comprar.

 

Depois, é necessário conhecer as conversões de oportunidades em clientes, que, geralmente, são quando os leads se tornam possibilidades de vendas para a equipe de vendedores.

 

Em linhas gerais, para saber o quanto o seu negócio vai gastar, primeiro é necessário considerar esses e outros fatores, dependendo do objetivo dele. Caso contrário, mesmo que você invista muito, os resultados não serão satisfatórios.

 

Em outras palavras, o que importa na hora de anunciar no Google não é o valor, mas o objetivo da marca e a maneira como ela vai elaborar a estratégia.

 

Dicas para anunciar no Google

Para ter sucesso com suas estratégias no Google, um fabricante de embalagem ovo de galinha precisa colocar em prática algumas ações para melhorar a performance. São elas:

 

1. Usar a palavra-chave no título

A palavra-chave é o elemento mais importante para as estratégias de marketing de conteúdo e criação de campanhas pagas.

 

É por meio dela que o usuário vai encontrar o site da empresa, tanto de maneira orgânica quanto de maneira patrocinada, o que inclui toda a rede de display do Google.

 

Se você quiser que as campanhas apareçam na primeira página do buscador, é necessário relacioná-las com os termos usados pelas pessoas que possam se interessar por seus produtos e serviços.

 

Essas palavras são fundamentais para direcionar os anúncios, e no caso da rede de pesquisas, a campanha é exclusivamente feita por texto. Elas aparecem como links nas primeiras posições dos resultados de pesquisa.

 

Por exemplo, se você vai anunciar ralo linear cozinha industrial, deve usar esse termo logo no título para mostrar imediatamente qual é a informação contida no anúncio.

 

É uma forma de torná-lo mais atraente e potencializar a taxa de cliques, e o próprio Google possui uma ferramenta que ajuda a descobrir palavras-chave adequadas para sua campanha, conhecida como Google Keyword Planner.

 

2. Saber direcionar o público

Não basta apenas criar um bom título, visto que também é fundamental saber para onde vai direcionar os usuários.

 

É muito desagradável para o usuário que espera encontrar uma lista de produtos, acabar encontrando uma oferta de e-book ou vice-versa.

 

Isso pode trazer muitos prejuízos para o negócio, colocando em risco as métricas e até mesmo os objetivos das organização.

 

Assim sendo, tenha cuidado e atenção na hora de linkar a campanha a uma página de destino. Procure escolher a melhor opção para direcionar adequadamente as pessoas.

 

Se um fabricante de aço D6 está oferecendo uma promoção, deve encaminhar os usuários para uma página que fala exclusivamente sobre ela.

 

3. Criar uma boa copy

Assim como o título, a descrição do anúncio é indispensável e merece muita atenção. Essa estratégia é feita por meio de textos que consideram o cliente e o convidam a realizar uma ação.

 

Geralmente, o espaço de anúncios normais inclui títulos 1, 2 e 3, sendo 30 caracteres por título e, para as descrições 1 e 2, até 90 caracteres. Nos anúncios responsivos, por sua vez, são 15 caracteres por título e 4 para as descrições.

 

O anunciante terá esse espaço para convencer o usuário a clicar em uma campanha e com isso oferecer, por exemplo, lâmina de madeira freijó.

 

Uma boa copy deve ser curta e objetiva e mostrar claramente por que a pessoa deve clicar no anúncio e de que maneira a marca pode atender suas necessidades.

 

Para facilitar a escolha, considere a jornada de compra dos consumidores e descubra a necessidade deles, assim, sua campanha sempre será mais convincente.

 

4. Monitorar os resultados

É fundamental monitorar o retorno sobre os investimentos (ROI) para se certificar de que a estratégia está trazendo os resultados esperados.

 

Uma das maiores vantagens de anunciar no Google Ads é poder acompanhar dados facilmente, e para identificar o ROI, uma empresa de automação industrial refrigeração deve analisar o número de conversões e custo por clique.

 

O valor das conversões precisa ser maior do que a média gasta para conquistá-las, caso contrário, o negócio terá prejuízos.

 

Lembrando que o monitoramento deve ser feito a cada nova campanha, independentemente de qual seja o objetivo da empresa, seu porte ou segmento.

 

Considerações finais

O Google Ads é uma excelente plataforma para criar campanhas bem-sucedidas, divulgando a marca, seus produtos e serviços para o mercado.

 

Ele faz com que seu negócio apareça entre os primeiros resultados de pesquisa, além de ajudá-lo a construir uma presença forte e consolidada na web.

 

Os custos dependem dos objetivos das organizações, mas, com as dicas passadas neste artigo, a marca consegue otimizá-los e colher ótimos frutos com suas campanhas.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte − 19 =