O que uma loja de automóveis precisa apresentar no digital para se destacar dos concorrentes?

Não existe uma receita mágica capaz de atrair mais clientes para uma loja de automóveis, mas algumas ações no meio digital ajudam e podem ser a solução para esse problema.

 

Conquistar muitos clientes para o negócio é o sonho de toda empresa, mas isso exige muito foco no mercado e investimentos em profissionais capacitados.

 

Muitas das iniciativas envolvem eventos promocionais e estratégias específicas com produtos como uma nova vela ignição ford ka 3 cilindros, por exemplo.

 

Algumas outras são realizadas em ambientes digitais, é o marketing digital para as concessionárias que envolve além das mídias sociais, os anúncios pagos.

 

Por isso, quanto maior a área de atuação da empresa melhor para ela, mas o meio digital ajuda a atingir mais compradores, a reforçar as táticas de venda e a destacar o negócio da concorrência.

 

Pensando nisso, o artigo a seguir ajudará os leitores a entenderem o que uma loja de automóveis precisa apresentar no digital para se destacar dos seus concorrentes.

 

Como ter bons resultados no digital?

O surgimento do marketing digital abriu uma gama de possibilidades para as lojas de veículos, para as concessionárias e até para as lojas de chaveiro para chave de carros masculino.

 

Mesmo que a concorrência seja grande, existem tantas ferramentas hoje em dia que ajudam o negócio a se destacar no mercado sem gastar rios de dinheiro.

 

Existem algumas maneiras de customizar as estratégias criadas para vender mais automóveis, a seguir algumas das mais importantes.

 

Use call-to-actions simples e efetivos no site

O call to action (chamado para a ação) é o elemento que convida o usuário de um site a realizar uma ação necessária para a empresa.

 

Os sites de concessionárias são o paraíso para aqueles apaixonados por carros que sonham com as opções de seus carros ideais.

 

Mas, com a implementação de call to actions eficientes, é possível fazer com que essas visitas se tornem futuros clientes do negócio.

 

E isso serve tanto para as estratégias de uma concessionária quanto para as estratégias de uma clínica especializada em endoscopia tubo digestivo alto.

 

Use essa técnica em páginas como a home, as fan pages das redes sociais, as landing pages e os demais materiais de marketing digital usados na estratégia da loja.

 

Não use call to actions óbvios como “compre já seu carro novo” é possível usar estratégias alternativas oferecendo informações para obter leads pedindo para realizarem um simples cadastro.

 

Utilize as redes sociais

A maior parte dos brasileiros hoje em dia estão nas redes sociais, incluindo os apaixonados carros, por isso muitas lojas de veículos estão presentes nelas também.

 

Existem várias delas onde uma concessionária pode estar, são exemplos:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Youtube;
  • Twitter.

 

Essas redes sociais são perfeitas para mostrar informações sobre a empresa, desde as novidades até as opções de estoque que engajem o público a se tornarem novos clientes.

 

Além disso, o Google leva em consideração alguns fatores sociais para saber se o site é relevante para o posicionamento orgânico ou não.

 

Por isso, quanto mais a audiência curtir, comentar e compartilhar publicações da empresa, melhor será o ranking do site nos buscadores.

 

Personalize o marketing

Hoje em dia existem várias ferramentas para customizar uma estratégia de marketing baseando-se no interesse e necessidades do público, seja para a venda de uma nova bateria de moto 7 amperes ou um carro da concessionária.

 

É possível, por exemplo, mandar e-mails informativos mensalmente sobre SUVs no estoque e alguns clientes clicarem para saber mais.

 

No futuro será possível criar campanhas baseadas na procura desses clientes exatos que se interessaram no catálogo de SUVs da loja.

 

Mas, essa é uma das diversas opções que existem para a customização da comunicação levando em conta o que o público se interessa.

 

Crie conteúdos que funcionem em dispositivos móveis

Mais da metade dos consumidores no Brasil usam os seus celulares na jornada de compra, seja para adquirir um novo veículo ou para achar um conserto TV LED.

 

O que quer dizer que se o site não funciona bem em dispositivos móveis, os clientes em potencial vão atrás de uma concessionária que tenha esse cuidado.

 

Posicione a marca como autoridade

O fator mais importante para conquistar um cliente é a confiança, pois para muitas pessoas a compra de um item tão grande como um carro é um negócio muito importante.

 

Se a empresa se posicionar como autoridade nesse assunto, os clientes vão atrás dela para ter uma ajuda no processo de escolha do veículo e não dos concorrentes.

 

E para criar essa confiança do público e se mostrar como uma real autoridade no assunto é essencial manter o site atualizado.

 

Ele deve ter conteúdos de qualidade é que interessem os clientes em potencial por suas informações úteis e relevantes para que eles façam a melhor escolha de veículo.

 

Como melhorar as estratégias da loja de automóveis?

Como visto, para uma loja de automóveis se destacar da concorrência no meio digital é preciso estar sempre melhorando as suas estratégias.

 

Isso vale tanto para a loja de automóveis quanto para uma loja especializada em serviços de funilaria parachoque que queira se destacar no mundo digital.

 

Por isso, conheça algumas dicas que podem ajudar a melhorar as estratégias tanto do site quanto do e-commerce de uma loja de automóveis.

 

1.   Invista em anúncios pagos

Os anúncios pagos são a maneira mais eficaz de atingir o público desejado, até porque quem não é visto jamais será lembrado.

 

Quando se está atrás de móveis para a casa ou peças novas para o guarda-roupa, o normal é que a pessoa faça pesquisas no Google ou no facebook sobre esses produtos que deseja.

 

No meio automotivo, essa realidade não muda nada, muitos usuários buscam veículos online e se impactam nas mídias sociais com os anúncios como os do Instagram.

 

Com isso, a empresa de automóveis que investir em publicidade digital poderá ganhar mais relevância e se destacará mais da concorrência que não usa a estratégia de anúncios.

 

2.   Aposte no WhatsApp

No Brasil, o WhatsApp é o app de mensagem mais usado e isso é indiscutível, ele mantém amigos e famílias conectadas e também ajuda muito as empresas.

 

Quando um usuário se interesse por um produto como uma válvula reguladora de pressão para agua no Facebook em ou em outro portal, elas só precisam mandar mensagem para a empresa pelo WhatsApp para iniciar a compra.

 

A ferramenta conta com a versão business, que é uma geração feita para empresas, ela conta com várias funcionalidades que facilitam muito a comunicação com os clientes.

 

3.   Crie parcerias com mecânicas

Parcerias ajudam a atrair mais clientes para o negócio, se elas forem feitas com oficinas, por exemplo, as pessoas que levam seus veículos lá podem decidir comprar um novo carro.

 

Com isso o mecânico poderá indicar a sua concessionária, seja por meio de panfletos, pelo famoso boca a boca ou por códigos promocionais que podem ser criados.

 

Em troca dessa divulgação a concessionária pode combinar de fazer as revisões de todos os seus automóveis nessa oficina em específico.

 

4.   Reative a base de dados

Existe a possibilidade de muitos dos clientes que tenham feito negócio com a loja estejam precisando trocar de carro ou até comprar um novo para um filho ou parente.

 

Por isso, é essencial que a loja tenha o contato de todos os clientes que já passaram por ela, assim ela saberá sempre sobre suas necessidades.

 

Portanto, reative o cadastro dos clientes e volte a ter uma relação com eles para poder oferecer novos e mais modernos veículos automotivos.

 

É possível contar com um software que ajude na gestão dos dados como o big data, ele pode facilitar o dia a dia e ajudar na automação de diversos processos.

 

5.   Use o atendimento para atrair clientes para a loja

Um atendimento personalizado ajuda a aumentar as vendas de uma empresa, seja uma de automóveis ou uma especializada em regularização de recurso de multa por falta de capacete.

 

Acompanhe o cliente após após sua compra também, contate ele alguns dias após a compra e pergunte sobre os pontos positivos da experiência e no que o cliente acha que a loja pode melhorar no futuro.

 

Todo esse cuidado conta para criar uma boa imagem do negócio em relação à opinião do público, desde o contato inicial, até o contato pós compra para saber sobre a experiência do cliente.

 

Considerações finais

Portanto, criar estratégias de marketing digital pode ser um dos maiores diferenciais que uma loja pode ter sobre os seus concorrentes.

 

Ele ajuda a aumentar as vendas, transforma a empresa em autoridade no segmento de veículos automotivos e traz mais uma série de vantagens para quem o utiliza.

 

Além disso, é uma maneira de se manter competitivo nessa era digital que valoriza cada dia mais o marketing digital e o marketing de conteúdos.

 

Todos os clientes estão conectados e pesquisando sobre seus carros ideias, por isso, a concessionária deve buscar se destacar investindo em bons conteúdos em seus sites e lojas virtuais.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois × dois =