Dicas para que suas redes sociais ganhem recomendações

O ato de dar recomendações de serviços ou produtos é bastante antigo, porém, ainda é muito utilizado.

 

Sendo quase uma prática de marketing conhecida popularmente como “boca a boca”, que gera um impacto entre consumidores e comércio.

 

Podendo algumas vezes dividir opiniões, recomendar um produto ou um serviço é algo que as empresas podem esperar na fase do pós compra.

 

Visto que o feedback em redes sociais ou entre familiares e amigos gera uma maior confiança sobre o empreendimento.

 

Dicas para que suas redes sociais ganhem recomendações

 

Pois, as boas experiências de alguém que teve uma vivência de compra exclusiva com uma embalagem personalizada para roupas certamente acaba influenciando, de algum modo, as pessoas que buscam pelos serviços iguais ou semelhantes que é oferecido.

 

Ter um relacionamento com os clientes está se tornando uma prática cada vez mais comum das empresas tentarem estreitar laços de uma forma quase natural, com meios que o consumidor se sinta acolhido e bem-vindo, sem grandes pressões.

 

A importância do relacionamento entre empresa e cliente

Cada dia com maiores exigência da maneira que são tratados, muitas empresas passaram a investir em meios de ter bons relacionamento com os clientes, não somente o setor de marketing mas sim, toda a corporação dos departamentos.

 

Desde quem é o responsável pela criação do design do trófeu acrílico personalizado, até os que são responsáveis por embalar e colocar para entregar ao cliente.

 

Isso porque além dos produtos que são oferecidos, a maneira como o consumidor é atendido acaba contando muito para que se estabeleça uma boa relação, e é neste ponto que as empresas passaram a concentrar suas estratégias.

 

Um atendimento com excelência pode fazer um empreendimento se destacar dentre os seus concorrentes e aumentar o engajamento da empresa no mercado, porque os consumidores tornam-se fiéis.

 

Tornando-se uma oportunidade de corrigir falhas para não atingir novos clientes, e sempre buscar uma melhora do empreendimento com as novas oportunidades que surgem no mercado, pois os clientes sempre esperam que haja atualizações.

 

Como construir um bom relacionamento com o cliente?

Valorizar a relação com o público vem se tornando cada dia mais comum nos empreendimentos, e a busca por melhorias neste relacionamento são cada vez mais constantes nas empresas que já atuam no mercado.

 

Porém, uma empresa de bloco de notas personalizado lembrancinha que está começando, por exemplo, pode ser essencial pesquisar dicas e ver meios para iniciar a construção de um bom relacionamento, tais como:

  • Relação de confiança;
  • Resolver problemas rapidamente;
  • Investir em meios de fidelizar;
  • Criar benefícios.

 

A confiança é a base de todo o relacionamento, sendo pessoais ou comerciais, por isso, deve-se conhecer o público-alvo para saber qual estratégia é melhor para que haja uma confiança, e como o consumidor gosta de ser abordado.

 

Pois para ceder as suas informações, muitas vezes pessoais, é necessário que o cliente possa se sentir mais do que um número em um processo de compra, dando uma atenção maior no que ele fala e valorizá-lo.

 

Resolver os problemas do consumidor também garante uma boa relação, principalmente, se for feito com uma agilidade, o que pode acabar aumentando a reputação do empreendimento em relação aos demais que possuem longas esperas.

 

Sendo assim, é importante que tenha um setor para lidar com os empecilhos e que sejam resolvidos da melhor maneira possível, tanto para o consumidor como para a empresa, porque são as soluções e a experiência com o empreendimento que gera a fidelização.

 

Que, por sua vez, pode recompensar o cliente com muitos benefícios como programas de fidelidade, recompensa em descontos e até mesmo, uma assinatura de clube de vantagens, podendo manter uma ligação com o cliente mais longa.

 

A estratégia de utilizar benefícios para manter o cliente pode ser uma via de mão dupla, porque com os clientes satisfeitos com esses métodos, acabam recomendando a empresa de uma maneira mais natural.

 

Um clube de vantagens de uma gráfica pode dar ao cliente a fabricação de pasta L personalizada é que, a partir de um número de unidades, sai pela metade do preço.

 

Práticas simples podem ser começadas a serem testadas com um pequeno grupo de clientes para se ter um conhecimento do que pode ou não funcionar, e com isso, expandir ainda mais a construção de relacionamentos.

 

Dicas para conseguir recomendações pelas redes sociais

Com a tendência de crescer e se tornarem cada vez mais populares, as redes sociais se tornaram uma vitrine para oferecer um produto ou um serviço como também, para descobrir a opinião que as pessoas têm sobre ele.

 

Ultrapassar as expectativas

Sendo algo benéfico para um empreendimento, já que, ao se lançar um produto como brindes corporativos sofisticados, muitas pessoas buscam o feedback por conta da expectativa que é criada em cima dos lançamentos.

 

Portanto, o empreendimento deve superar quaisquer expectativas que se tenha em cima de um produto para se obter um feedback positivo nas redes sociais.

 

Parcerias com influencers digitais

Muitas marcas agilizam esse processo de bons depoimentos com o fechamento de parcerias com influencers digitais, usuários das mídias sociais que por conta da grande quantidade de seguidores, acabam sendo procurados para dar destaque aos produtos.

 

Sendo de uma forma direta ou indireta, como um vídeo onde um digital influencer aparece em um cenário com uma placa de sinalização personalizada em destaque, podendo atrair os usuários para a página do negócio a fim de contratar seus serviços.

 

Espaço para feedbacks

Mesmo as redes sociais já sendo um meio para que o público dê o retorno sobre um produto ou o seu processo de compras na empresa, uma boa dica é possibilitar ainda mais que os consumidores possam dar suas opiniões.

 

Seja nas páginas oficiais ou por formulários após uma compra, o empreendimento acaba estreitando a relação com o cliente ao fazê-lo perceber que há uma importância após o processo de compra e venda.

 

Abrir espaço para avaliações em sites pode se tornar uma maneira da empresa ter uma maior controle e monitoramento sobre a opinião do público, além de demonstrar uma atitude para saber qual é a concepção dos clientes.

 

Formulários rápidos de serem preenchidos e entendidos são os mais propensos para que os clientes tenham prazer em responder, podendo serem feitos com questões de múltipla escolha, escala de notas ou até, o famoso “sim” ou “não”.

 

Atenção no pós-compra

Após a conclusão de uma compra de um produto ou serviço, a empresa ainda deve se certificar que o cliente está usufruindo bem e que suas expectativas estão sendo atendidas.

 

Podendo até mesmo incentivar o cliente a recomendar o empreendimento caso alguém precise de uma pasta personalizada para empresa, citando como exemplo.

 

O período após a conclusão das compras se torna a época onde a reputação da marca deve ser construída, porque demonstra que a preocupação não termina após a entrega do produto ou a finalização do serviço.

 

A importância do marketing de recomendação

Uma pessoa que compartilha suas experiências acabam se tornando promotores indiretos do empreendimento do qual consumiu o seu produto, e são valorizadas pelo fato de que, muitas vezes, as pessoas tendem a acreditar em outras pessoas.

 

Até mais do que o que as próprias empresas dizem de seus serviços, pois podem cair no conceito de que uma empresa falando sobre o que oferece, está sendo uma propaganda enganosa ou não é tudo aquilo que se diz.

 

Consumidores tendem a levar em conta a opinião de outros consumidores, principalmente, os que relatam experiências reais com a empresa para dar um retorno mais completo sobre como acontece durante o período de vendas.

 

O que faz com que a empresa sempre se atente por atender bem os seus clientes, desde o primeiro contato que tanto o negócio, quanto o próprio consumidor, teve.

 

Algumas iniciativas como recompensas por indicações, tanto em dinheiro quanto em descontos, vêm sendo aplicados tanto para os consumidores que já compram na intenção de mantê-los, quanto para os novos, que recebem em seu primeiro cadastro.

 

Considerações finais

Sendo assim, as redes sociais acabaram se popularizando ao longo dos anos, o que permitiu que ao expressar suas opiniões e dividir conteúdos fossem incluídos alguns produtos ou serviços, sendo então, considerado um meio de saber o feedback.

 

Mesmo de itens simples como um chaveiro imobiliário personalizado vendido por uma pequena fábrica em uma cidade, até itens mais luxuosos vendido por grandes marcas de renome, as redes sociais inevitavelmente se tornaram palco para dividir opiniões.

 

Buscando cada vez mais conquistar o público nas mídias, alguns empreendimentos passaram a incentivar que o feedback ocorresse por meio das plataformas, como uma forma de divulgação gratuita de quem consumisse o que é oferecido pelo negócio.

 

Proporcionar ao cliente uma experiência que vai acima da média pode ser o diferencial que atrai outros clientes, pois experiências positivas para os consumidores podem ser a grande diferença entre a prosperidade de um empreendimento da sua ruína.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 comentário em “Dicas para que suas redes sociais ganhem recomendações”

  1. Pingback: [Leadlovers Ensina] | Como escolher Hashtags para o Instagram - Leadlovers Máquina de Leads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezoito + quinze =