5 Estratégias para adotar no Instagram e gerar mais vendas

A popularização de veículos de comunicação como o Instagram são a maneira de ter contato direto com o cliente final.

 

A evolução tecnológica foi o apelo que o mercado carecia para que o meio corporativo pudesse incluir as redes sociais em suas estratégias.

 

Para obter bons negócios, a criação de conexões com o público se faz necessária, assim como entender:

  • Quem é este público;
  • Seu comportamento;
  • Saber a sua linguagem;
  • Conhecer os canais de comunicação que usa;
  • Seu processo de compra.

 

Tendo em vista que os negócios envolvem empresas e consumidores, assim como os clientes buscam entender sobre a empresa, produto ou serviço no momento de decisão de compra, cabe à empresa conhecer seu público no ciclo de vendas.

 

5 Estratégias para adotar no Instagram e gerar mais vendas

 

O ciclo de vendas envolve todas as etapas necessárias estabelecidas por equipes comerciais para melhor controle de processos, para uma loja de roupas, o ciclo de vendas envolve a primeira apresentação da empresa ao público, ou seja, o primeiro contato.

 

Para que o primeiro contato venha a ser exitoso, de modo que chame atenção do cliente, empresas varejistas no segmento de moda e vestuário vêem a renovação de fachada de loja feminina como investimento essencial.

 

É verdade que no modelo virtual e físico existem estratégias diferentes, afinal, os mecanismos utilizados para atrair a atenção do público são distintos. Logo, não é possível englobar os âmbitos em um só contexto.

 

Nos negócios que se dão pelo meio virtual devido a falta de contato, as equipes comerciais precisam estar alinhadas com as equipes de marketing.

 

Embora as abordagens ativas continuem sendo positivas ao mercado, na era digital pode não gerar resultados.

 

O mercado online exige a implementação de estratégias com a finalidade de engajar clientes de carteira e potenciais clientes.

 

Sabendo que a internet é um ambiente de vastas oportunidades, a concorrência nesta acaba se tornando alta.

 

Logo, para fazer frente à concorrência na internet, estratégias de engajamento e interação devem estar no escopo de empresas de diversos nichos, podendo alavancar as vendas de produtos como chaveiro imobiliário personalizado e de alimentos, para melhor ilustrar.

 

Atrelado a esse cenário, as redes sociais caracterizam-se como veículo de interação entre empresas e clientes, principalmente, o Instagram que tem cerca de 2 bilhões de usuários ao redor do mundo.

 

Por tal motivo, essa rede social é a ferramenta para negócios em pleno crescimento.

 

O que é Instagram?

A rede social surgiu por volta do final de 2010, inicialmente sua funcionalidade era baseada no conceito de álbum de fotografia público, voltado especificamente para o público geral.

 

Com o avanço tecnológico concomitantemente ao surgimento de novas estratégias de marketing, tal como outras redes sociais, o Instagram se tornou foco também de empresas para o contato com clientes.

 

Em decorrência da competição pela liderança de mercado entre os proprietários de redes sociais, o Instagram foi comprado pelo empresário Mark Zuckerberg, o qual inclusive está listado como uma das principais influências no mundo dos negócios.

 

Com a venda do Instagram para o milionário Zuckerberg, uma empresa de arquitetura e reforma pôde contar com mais mecanismos para alavancar suas vendas e atuação em projetos.

 

Isso pois, a plataforma dispõe de ferramentas voltadas para perfis profissionais adequarem suas estratégias, a interação se dá por intermédio de postagens na linha do tempo e os chamados stories que são postagens temporárias e duram apenas 24 horas.

 

Novas tecnologias são desafiadoras para as empresas, mas é verdade que o mercado demanda que estas sigam em conformidade com as tendências disponíveis para assegurar a sua existência.

 

Com o intuito de facilitar o uso do Instagram para aumentar a geração de negócio, especialistas recomendam medidas como:

  • Usar conta profissional/business;
  • Utilizar as hashtags;
  • Constância na produção de conteúdo;
  • Engajar com os seguidores e público em geral;
  • Planejar os conteúdos.

 

Essas medidas foram tomadas por um autônomo que migrou para o marketing digital para ter mais oportunidades de prestar seus serviços.

 

De forma orgânica, planejou as estratégias baseando-se nas medidas recomendadas por especialistas.

 

Com a devida constância e planejamento, o autônomo conseguiu alavancar os pedidos de projeto de escritório planejado em L, produto que conquistou notoriedade do público, pois foram feitas postagens detalhadas sobre o processo, interagindo com o público.

 

1.   Perfil profissional no Instagram

Consumidores de qualquer nicho valorizam marcas que possuem credibilidade no mercado, isso é comum tanto para o mercado presencial quanto para os negócios através das mídias digitais.

 

Para a compra de banner personalizado para festa um cliente decidiu encontrar prestadores de sua região para contratar os serviços. A pesquisa por fornecedor foi feita através do Instagram.

 

Contando com o uso da barra de pesquisa, o cliente em primeiro momento pesquisou pelo termo “gráfica”, mas nos resultados foram encontradas empresas com baixa credibilidade.

 

Além de não possuir perfis profissionais, as empresas não continham informações básicas como endereço, contato e tampouco postagens com descrição de qualidade acerca dos serviços prestados.

 

Com a baixa credibilidade apresentada, o cliente então opta por usar a pesquisa via hashtags para encontrar o fornecedor ideal.

 

Essas são filtros utilizados em postagens para ajudar a promover o conteúdo, combinando o símbolo “#” e palavras-chave.

 

A partir de uma pesquisa mais apurada, o cliente enfim conseguiu encontrar perfis profissionais que demonstravam credibilidade.

 

Analisando o caso acima, pode-se compreender que ter o perfil profissional no Instagram e expor as informações básicas de contato e sobre o negócio fará com que os clientes sintam segurança ao negociar.

 

2.   Utilizar as hashtags

A disputa por espaço na internet é comum devido a quantidade de pessoas que a utilizam para a captação de clientes, não seria diferente no Instagram, inclusive se considerada a sua popularidade.

 

As hashtags são o mecanismo para potencializar a promoção de conteúdos na plataforma, se uma empresa quer alavancar suas postagens acerca de fachada ACM iluminado, com certeza deve incluir as palavras-chave e utilizar o símbolo “#”, ou seja, hashtags.

 

Diferente do uso de palavras-chave em estratégias em ferramentas de pesquisa, no Instagram o levantamento deve ser menos detalhado.

 

Porém, aprofundando na linguagem usada pelo público, desse modo o conteúdo e empresa ficam mais visíveis, atraindo mais clientes.

 

3.   Constância na produção de conteúdo

O Instagram funciona com a entrega e visualização de conteúdo no formato de postagens na linha do tempo e stories que são publicações temporárias, que desaparecem automaticamente após completarem 24 horas.

 

Para assegurar que a empresa continue no foco de clientes de carteira e seja apresentada para potenciais clientes é preciso ter constância na entrega de conteúdos.

 

Produzir conteúdos é uma tarefa complexa, porém auxiliou determinada gráfica a alavancar suas vendas de pasta catálogo personalizada, produto que estava em grande estoque e não contava com boa aceitação de seus clientes de carteira.

 

A constante produção de conteúdo chamou atenção de novos consumidores, em adição, foi feito o planejamento para gerar mais vendas do produto em estoque, por isso, o objetivo pôde ser alcançado.

 

4.   Engajar com seguidores e com o público em geral

O maior incômodo de clientes, certamente é a falta de retorno ao questionar ou abordar uma empresa.

 

Nas redes sociais essa atitude ocasiona na perda de visibilidade e dificulta que as estratégias deem resultado.

 

A interação no Instagram é feita a partir de comentários, curtidas, respostas em conversa privada e visualizações de publicações.

 

Deixar de interagir com o público é o mesmo que deixar de prospectar, sem a ação os resultados dificilmente irão acontecer.

 

A interação na rede social nada mais é do que o primeiro contato direto entre o cliente e a empresa, ao responder o questionamento de um seguidor uma gráfica conseguiu um pedido de volume considerável de brindes acrílico, por exemplo.

 

5.   Planejamento de conteúdos

O gerenciamento de redes sociais é uma tarefa desafiadora para equipes com grande volume de trabalho, é verdade que dividir as tarefas operacionais com a criação de conteúdo e interação nas redes sociais exige muito.

 

Como mecanismo para simplificar essa tarefa, o planejamento é primordial. Com um bom planejamento e estratégias aplicadas corretamente, o gerenciamento do Instagram pode ser construído a quatro ou mais mãos.

 

Em outras palavras, para que as estratégias aplicadas no Instagram atinjam os resultados esperados e geram mais vendas, é preciso que as equipes comerciais, operacionais e de marketing estejam alinhadas.

 

Investindo em gerenciamento para melhores resultados

Dado o fato que é complexo para empresas conciliarem suas atividades comerciais, operacionais e aplicar estratégias de marketing no Instagram, o mercado reagiu a essa necessidade apresentando novas soluções.

 

Por isso, atualmente estão disponíveis profissionais especialistas em gerenciamento de redes sociais com foco majoritariamente em negócios no Instagram, atuando como assessorias e ainda microempresários individuais.

 

Sendo a alternativa para empresas que não têm conhecimento ou tempo suficientes para adotar estratégias comerciais no Instagram, mas ainda assim querem assegurar sua presença nas inovações do mercado.

 

Considerações finais

Por fim, pode-se observar que o Instagram desde seu surgimento demonstrou ser uma ferramenta inovadora, tendo vastas oportunidades que poderiam agregar valor para os negócios.

 

Com as mudanças na plataforma, a rede social se tornou então um dos veículos para que empresas pudessem aplicar estratégias de prospecção no marketing digital. Contudo, é válido investir em métodos para gerar mais vendas no Instagram.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

nove + 2 =