Como trabalhar as redes sociais de uma oficina mecânica?

O marketing digital consiste em uma série de ações feitas para atrair e reter a atenção de um nicho específico de pessoas. Por ser uma modalidade flexível, pode ser adaptado tanto para o escopo de multinacionais, quanto para uma oficina mecânica.

 

Ao longo dos anos, a tecnologia como um todo assumiu posição de destaque nas empresas, considerando que entre as suas principais vantagens pode ser vista a otimização de processos com a substituição de tarefas manuais.

 

Um cenário que exemplifica esse fato, é a presença de máquinas e equipamentos para realizar a inspeção de peças automotivas, uma tarefa que pode ser feita com mão de obra humana.

 

Ao dispor da mão de obra humana inteiramente nos processos, deve-se levar em consideração que a produtividade é relativamente diminuída, já que as pessoas, em suma, precisam gerenciar o tempo de melhor maneira devido à alta demanda.

 

Contextualizando com os processos de venda e atendimento ao cliente, é desejável dispor de métodos que permitam o uso da tecnologia, como o marketing digital.

 

Sabendo da relevância que a Internet tem no comportamento dos consumidores, o intuito é que as empresas se adaptem para lidar com a tendência e demanda, principalmente no que tange à aceleração digital.

 

O proprietário de um negócio que oferece oficina mecânica completa compreende que estar presente nas redes sociais confere maior aproximação com o público, o que é vantajoso aos negócios.

 

Com isso, pode-se considerar as redes sociais como um recurso essencial, que permite conformidade com a demanda de aceleração digital, contribuindo para a aproximação com o público de maneira rápida.

 

Conheça a tendência das redes sociais nos negócios

Para compreender a relevância das redes sociais no mundo corporativo e dos negócios, é essencial ter o entendimento de onde surgiu a tendência e qual o motivo que resultou na utilização destes meios para o cenário empresarial.

 

A Internet é uma ferramenta desenvolvida com a finalidade de aprimorar os meios de comunicação, dando mais velocidade nos contatos feitos entre os indivíduos, independente de sua localização geográfica.

 

No entanto, a ferramenta apenas permite que a conexão seja feita com um mediador, que, neste caso, são as plataformas trabalhadas para receber mensagens, vídeos e áudios. Entre essas, podem ser destacadas:

  • E-mail;
  • Instagram;
  • Facebook;
  • Whatsapp.

 

Esses são algumas das principais plataformas disponíveis na Internet e que também são considerados os meios de comunicação mais usados.

 

Se no início era voltado apenas para pessoas físicas, ou seja, dois ou mais indivíduos, com a velocidade na troca das informações possibilitada através dos meios de comunicação on-line, tornou-se uma utilidade pública, isto é, para pessoas e empresas.

 

Isso significa que uma empresa de blindagem de automóveis pode contar com as redes sociais para intensificar o relacionamento com clientes, bem como fortalecer seu posicionamento diante do mercado.

 

Portanto, para que o uso da Internet e das redes sociais seja assertivo, é fundamental focar na segmentação, etapa indispensável para o sucesso no plano de ação estratégico.

 

Marketing digital para oficina mecânica

Por ser um ramo relativamente novo no Brasil, as pessoas sentem grandes dúvidas e receios em relação ao marketing digital e aplicação de suas técnicas. O pensamento é que a competência é válida somente para nichos específicos.

 

Deve-se avaliar o significado do conceito de marketing, mesmo em sua modalidade tradicional, que consiste em um conjunto de ações tomadas para atrair a atenção de clientes e reter o engajamento de consumidores já fidelizados em carteira.

 

Com isso, o marketing digital é caracterizado pelas ações de marketing, mas em um ambiente diferente, ou seja, as ações de publicidade se dão por intermédio dos meios de comunicação oferecidos na Internet.

 

A exigência feita pelo mercado, e pelos consumidores, é que as empresas sigam as tendências da aceleração digital, aliás, um cenário semelhante pôde ser visto após a revolução industrial.

 

A tecnologia, quando implementada adequadamente, consegue otimizar a capacidade produtiva das empresas, sejam elas fabricantes de produtos como a barra de polimento alto brilho ou prestadoras de serviços distintos.

 

As oficinas mecânicas estão contempladas nesse cenário, sendo assim, é primordial que os sócios e gestores do nicho estejam atentos para as exigências.

 

Para trabalhar no marketing digital e redes sociais de uma oficina mecânica é necessário ter o levantamento de informações básicas do segmento, o que torna as técnicas mais certeiras.

 

Após a segmentação necessária, é momento de elaborar as estratégias conforme as recomendações feitas por especialistas, seguindo as modalidades indicadas para o nicho.

 

1. Produza conteúdo informativo

O marketing de conteúdo é uma modalidade presente nas ações de marketing digital que concentra as ações de publicidade através da informação.

 

Com o alto volume de informações compartilhadas e recebidas diariamente, os usuários e clientes podem se sentir confusos em relação ao tipo de conteúdo consumido, ou até mesmo evitando abordagens inteiramente comerciais.

 

Os conteúdos informativos compartilhados através da Internet são uma opção para influenciar de forma indireta o desejo e interesse dos consumidores, uma vez que a abordagem feita se afasta dos preceitos comerciais normalmente usados.

 

A recomendação é oferecer informações sobre o funcionamento de algum serviço em específico, detalhando suas vantagens e variáveis de custos praticadas pelo mercado.

 

Com isso, pode-se tornar as redes sociais mais atrativas ao público, aumentando as oportunidades de fechamentos de pedidos de vistoria cautelar para motos.

 

2. Trabalhe na interação humanizada

Tão importante quanto criar uma rede social para a oficina mecânica, é também buscar manter o engajamento com os clientes.

 

A interação é o que tornará o perfil da empresa diferenciado e consequentemente irá despertar a atenção do público, no entanto, isso deve acontecer de maneira espontânea.

 

Por isso, deve-se trabalhar em interações baseadas em curtidas, mas também em comentários e respostas aos questionamentos feitos. A finalidade é que o cliente se sinta ouvido e atendido.

 

Como sugestão de conteúdo, é indicada ainda a publicação de postagens interessantes sobre algum produto ou serviço, como o kit de embreagem remanufaturada. A marca pode destacar algumas das especificações técnicas do produto ao público.

 

Redes sociais, como o Instagram e Facebook, já estão preparadas para lidar com criadores de conteúdo e, por esse motivo, oferecem ferramentas voltadas para facilitar a produção de conteúdo de interação, como caixas de perguntas e jogos de alternativas.

 

Sendo assim, é ideal entender o perfil dos seguidores e, então, interagir de maneira espontânea com estes.

 

3. Desenvolva parcerias

As parcerias são fundamentais para o bom desenvolvimento dos negócios, sejam eles protagonizados inteiramente de forma presencial ou através da Internet.

 

Em específico, na Internet, as parcerias são essenciais para agregar maior confiabilidade para as empresas. É importante considerar que na área digital estão presentes os chamados hackers.

 

Os hackers são usuários mal intencionados que fazem o uso indevido de dados pessoais e sensíveis, atuando com golpes financeiros no meio digital. Devido a sua forte presença, inclusive nas redes sociais, muitas pessoas sentem receio de fechar negócio virtualmente.

 

Como uma forma de proteção tanto para empresas, quanto para clientes, o ideal é não formalizar pedidos pelas redes sociais, tendo sempre o respaldo jurídico no caso de imprevistos.

 

O e-mail é a única ferramenta que pode ser reconhecida como documento, logo, as transações comerciais devem acontecer nestes veículos de comunicação.

 

Mas para a produção rotineira de conteúdo, qualquer tipo de interação é válida desde que siga os parâmetros morais do relacionamento com clientes. Vislumbrando otimizar os fechamentos, diferentes tipos de parceria podem ser trabalhadas.

 

Um dos modos mais efetivos de desenvolver parcerias é buscar por empresas complementares em termos de soluções ofertadas, como autoescolas para habilitação tipo B. Essa ação facilita ainda a diversificar o público.

 

Além disso, um trabalho em conjunto com influenciadores de mídias digitais também pode ser executado, conferindo maior segurança aos seguidores e clientes em potencial acerca da veracidade da companhia.

 

4. Diversifique os canais de comunicação

Não necessariamente todo o alcance de uma rede social será o suficiente para abranger o público-alvo por completo, pois um negócio pode ter diferentes perfis de clientes ideais, os quais variam de acordo com o produto ou solução oferecidos.

 

Em outras palavras, isso quer dizer que o indivíduo com efetivo interesse em realizar primeiro emplacamento PCD pode ser, em uma rede social, diferente do cliente ideal para peças automotivas.

 

A recomendação neste sentido, é que as oficinas mecânicas trabalhem na identificação dos canais de comunicação usados e relacionem isso para com o nicho de pessoas atendidas.

 

É válido, ainda, estar presente nas diferentes redes sociais, apresentando, inclusive, diferentes métodos de abordagem e técnicas para cada uma delas em prol da assertividade.

 

Considerações finais

As redes sociais possuem um papel fundamental nas estratégias empresariais, aliás, seu escopo de atuação vai além do que aproximar os indivíduos, podendo ser usada também para fins comerciais.

 

Portanto, para que oficinas mecânicas possam adaptar o uso de redes sociais em suas estratégias, é crucial trabalhar no levantamento de indicadores de marketing digital, visando melhor segmentação e resultados.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

20 − dois =