Utilize o Marketing Digital para sua loja de carros e obtenha melhores resultados!

Investir em marketing digital é importante para qualquer negócio que queira se manter competitivo no mercado, atrair clientes e se destacar.

 

Quando se fala em comunicação digital, nos referimos a um conceito amplo voltado para quem deseja se conectar, promover seus produtos e serviços, fidelizar clientes e alavancar as vendas.

 

Em um mundo cada vez mais globalizado, o mercado também se torna mais competitivo e o consumidor está cada vez mais exigente. Para atender às suas necessidades, é fundamental saber se diferenciar e se manter ativo.

 

As estratégias de marketing digital são compatíveis com as exigências e necessidades do consumidor moderno e atendem perfeitamente às necessidades dos negócios, independentemente de seu porte ou segmento.

 

Isso inclui as concessionárias que vendem bens de consumo de valor agregado e que por isso precisam saber negociar e dialogar com o consumidor para convencê-lo. Existem milhares de lojas de veículos e perder vendas pode trazer prejuízos.

 

Estar presente na internet é fundamental para atrair os consumidores e fechar bons negócios. Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância da comunicação na internet e mostrar algumas estratégias digitais para divulgar a loja.

 

A importância da comunicação digital

Ter uma boa comunicação na internet é fundamental para gerar vendas e aumentar o engajamento com a empresa. As pessoas passam horas conectadas e as empresas precisam garantir sua presença digital e se comunicar com os usuários.

 

Construir uma presença na web consiste em utilizar diferentes canais para se comunicar com as pessoas, dentre eles:

  • Redes sociais;
  • Site;
  • Blog;
  • E-mail.

 

No Brasil, um veterinário de aves pode se comunicar com cerca de 150 milhões de internautas e dentre eles, 140 milhões de usuários nas redes sociais. Em outras palavras, estamos falando de 2/3 da população do país.

 

Cada indivíduo passa, em média, 9 horas conectado por dia e cerca de 3 horas e meia são dedicadas às redes sociais. Essas plataformas são fontes de informação, principalmente o Google e o Facebook.

 

Diante dessa realidade, é fundamental que as empresas estejam preparadas para atuar no ambiente digital. Só que muitas organizações, incluindo as concessionárias, têm algumas dificuldades para se comunicar e se destacar.

 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto FSB com cerca de mil empresários de diferentes segmentos mostrou que 2 a cada 3 participantes da pesquisa afirmaram que estão investindo mais em comunicação na internet.

 

Esse crescimento vai muito além da necessidade de construir uma presença online, visto que também envolve a redução de custos, pois investir em ações digitais reduz os gastos em relação a materiais impressos.

 

Um canil especializado em shitzu marrom e branco também investe nessa comunicação porque ela proporciona maior alcance, ao passo que o marketing tradicional é mais limitado, principalmente por questões geográficas.

 

Uma concessionária, por sua vez, deve investir em comunicação digital por conta da facilidade de mensuração, uma vez que existem várias ferramentas que ajudam a analisar os resultados e avaliar as estratégias que funcionam ou não.

 

Por fim, é muito importante construir a presença online para ter acesso a um público qualificado e que realmente esteja interessado nos produtos e serviços oferecidos.

 

Consequentemente, a loja de veículos consegue se destacar, se aproximar de sua audiência e aumentar o engajamento.

 

Mas para ter acesso a todos os benefícios oferecidos pelo marketing digital e a comunicação online, é fundamental saber trabalhar essas estratégias.

 

Dicas de marketing digital para concessionárias

Existem várias estratégias de marketing digital que as lojas de veículos podem trabalhar para melhorar seus resultados e vendas. Algumas delas são:

 

Conhecer os potenciais clientes

A primeira coisa que a empresa precisa fazer é conhecer um pouco mais sobre seu público-alvo, ou seja, pessoas que realmente têm potencial para se tornar cliente.

 

Assim como um fabricante de pergolado de madeira para jardim de inverno precisa saber com quem vai se comunicar, sua loja de veículos também precisa.

 

É uma forma de evitar diversas situações, como divulgar um modelo de veículo para um público que está interessado em outra opção.

 

Quando o cliente estiver na loja, procure obter o e-mail, o nome e o tipo de veículo que ele estava interessado, pois a tendência de seguir pesquisando por ele é grande e o estabelecimento pode fazer ofertas semelhantes para perfis como o dele.

 

Ter um site

O site é a base de todas as estratégias de marketing digital e qualquer empresa que não tenha esse canal, precisa providenciar o quanto antes, pois é como se fosse o endereço oficial da marca na web.

 

Não ter um site pode até mesmo gerar desconfiança nos consumidores, só que mais do que construir essa plataforma, é necessário incluir informações sobre o estabelecimento e todos os veículos disponíveis, mantendo as páginas atualizadas.

 

Investir em e-mail marketing

Um fabricante de treliche madeira pura investe em e-mail marketing para se comunicar com seus clientes de maneira mais íntima e pessoal.

 

Só que para estabelecer uma comunicação realmente proveitosa, é necessário segmentar os contatos e enviar e-mails específicos, compatíveis com a etapa da jornada de compra em que cada um se encontra.

 

Também é muito importante personalizar o conteúdo do e-mail, e existem várias ferramentas de automação que ajudam a fazer essa segmentação, identificar quem é o potencial cliente e as novidades que ele deseja receber.

 

Estar presente nas redes sociais

As redes sociais são plataformas muito importantes no planejamento de marketing de qualquer negócio. Sua loja não precisa criar um perfil em cada rede, mas apenas naquelas onde seu público está.

 

Geralmente, o público de uma empresa de locação de banheiro de luxo utiliza o Facebook, Instagram, LinkedIn e outros canais populares.

 

Só que não basta apenas criar um perfil, é necessário mantê-lo sempre ativo e atualizado, por meio de publicações valiosas e da interação com os seguidores.

 

Compartilhe links de conteúdos relacionados à indústria automobilística, fale sobre os cuidados com o veículo, aborde temas sobre manutenção, compartilhe notícias e atualizações e publique fotos de veículos disponíveis para a venda.

 

Tenha sempre em mente que as pessoas não acessam as redes sociais para comprar, por isso, não transforme o seu perfil no Facebook ou em qualquer outra plataforma em um site de vendas. O primordial é utilizá-lo para se comunicar.

 

Acompanhar os resultados

Um dos maiores diferenciais do marketing digital é que é possível acompanhar os resultados das estratégias, por meio de ferramentas como o Google Analytics.

 

Essa plataforma ajuda a filtrar todas as informações e as interações dos usuários, além de compreender de onde vêm os principais leads e assim direcionar melhor os investimentos.

 

Com isso, uma empresa de cobertura de vidro para corredor consegue trabalhar as melhores estratégias e gerar boas oportunidades de negócios.

 

Criar um blog

O site institucional é o canal oficial da marca dentro da internet, mas ele não substitui o blog, uma plataforma usada exclusivamente para compartilhar conteúdos ricos e valiosos, relacionados ao mercado de atuação da concessionária.

 

É nele que a empresa vai compartilhar tudo o que acontece em seu mercado, as novidades, lançamentos e outras informações pertinentes aos clientes.

 

Mas é fundamental que este canal esteja sempre atualizado para cativar o público, garantir um bom posicionamento entre os resultados de pesquisa e conquistar a confiança da audiência.

 

Criar conteúdos relevantes

Já que falamos sobre o blog, é indispensável falar sobre a importância de criar conteúdos relevantes. Quando uma pessoa pesquisa alguma informação na internet, como prótese silicone 300ml, quer saber tudo sobre o assunto.

 

Da mesma forma, quando o usuário pesquisa informações sobre o veículo, não quer saber apenas o preço do automóvel, mas também tudo o que diz respeito a ele.

 

Além disso, outros usuários podem ter dúvidas sobre manutenção veicular, documentos necessários para poder viajar com o carro, dentre muitos outros assuntos que sua concessionária pode abordar nestes conteúdos.

 

Ela será capaz de resolver os problemas e necessidades das pessoas, sem necessariamente precisar vender, o que transforma a loja em autoridade no assunto e cativa a atenção e a consideração da audiência.

 

Na internet, é possível encontrar conteúdos sobre os mais variados assuntos, como patch apliques termocolantes. Mas quando se trata de veículos, a quantidade é ainda maior, por isso, garanta a qualidade dos materiais para se destacar.

 

Considerações finais

Estas e outras estratégias de marketing digital podem ser trabalhadas pela concessionária para destacar o negócio na web e estabelecer uma comunicação digital que trará excelentes retornos para o negócio.

 

Lembre-se de que se trata de um trabalho contínuo, portanto, é necessário iniciá-lo o quanto antes e continuar os investimentos, garantindo a qualidade das estratégias que sua empresa vai utilizar.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco + 9 =