Soluções digitais que vão gerar impacto a curto prazo

Investir em soluções digitais é a melhor forma de promover produtos e serviços em diferentes plataformas, tais como as redes sociais e e-mail marketing. Mas, além de divulgar, a organização consegue mensurar os resultados e personalizar as ações.

 

A internet tornou-se o principal meio de comunicação, superando até mesmo a televisão, por isso, trabalhar apenas com o marketing tradicional já não traz mais os resultados esperados.

 

Ela mudou completamente a maneira como as pessoas consomem informação e interferiu no comportamento do consumidor. Comprar pela internet passou a ser um hábito e as organizações precisam se adaptar a essa realidade.

 

As soluções digitais pertencem ao ambiente online em são capazes de ofuscar outros tipos de mídia, tendo em vista que seu alcance cresce todos os dias.

 

Empresas de diferentes tamanhos já entenderam a necessidade de construir uma presença digital, visto que entendem que para serem encontradas pelas pessoas certas, é dessa forma que devem trabalhar.

 

Neste artigo, será abordada a importância de investir no digital para se destacar dos concorrentes e fazer a empresa crescer, e as principais estratégias que trazem retornos positivos em menos tempo.

 

Importância de investir no digital

Investir em soluções digitais é importante porque os consumidores estão conectados o tempo todo, mas também existem muitas outras razões para fazer isso. São elas:

  • Mais visibilidade;
  • Tornar-se referência;
  • Segmentar o público;
  • Analisar os resultados;
  • Respeitar o orçamento.

 

A decisão de compra está nas mãos do consumidor, e antes de comprar, as pessoas procuram informações sobre os produtos e serviços, além da opinião de outros clientes.

 

Por exemplo, alguém que queira tirar CNH carro B vai procurar informações sobre as autoescolas no Google, nas redes sociais e em outros canais digitais, mas só serão encontradas as empresas que estão presentes nessas plataformas.

 

No entanto, os consumidores não procuram informações apenas sobre as soluções de maneira específica. Muitas vezes, os usuários não sabem do que precisam e seu principal objetivo é resolver um problema.

 

É justamente por isso que as marcas não devem falar apenas sobre elas, mas gerar valor para os usuários e responder suas dúvidas, antes de oferecer uma solução.

 

A principal estratégia para isso é o marketing de conteúdo, que ajuda a educar e entreter o público. Sua principal vantagem é a capacidade de transformar a empresa em referência no mercado, visto que é capaz de levar informação.

 

O investimento em estratégias digitais deve ser feito de maneira direcionada, o que envolve a segmentação do público para se comunicar com as pessoas certas.

 

A segmentação é possível porque é fácil monitorar o comportamento do usuário na internet em relação a vários aspectos, como hábitos de consumo, preferências, gostos pessoais, trajetória profissional e outros desafios.

 

Ao segmentar a audiência de forma específica, uma empresa de serviço de guincho intermunicipal vai falar com pessoas que realmente se interessam por sua solução. Mais do que isso, a segmentação estabelece uma comunicação personalizada.

 

Outra razão que explica a importância das soluções digitais é a possibilidade de analisar os resultados em tempo real. É possível, por exemplo, saber como as ações da marca são recebidas pelas pessoas.

 

Pouco depois de lançar uma campanha, o negócio descobre como está seu desempenho e pode fazer as mudanças necessárias.

 

Ou seja, além de conhecer muito bem a audiência, fica mais fácil monitorar com precisão os resultados das ações. Ao identificar aquilo que está trazendo retorno, simplifica o processo de pagar o investimento inicial.

 

Existem ferramentas que ajudam a fazer o monitoramento e que oferecem relatórios de campanhas para que a companhia tome decisões estruturadas dentro de seu planejamento de marketing.

 

Por fim, trabalhar as estratégias digitais é importante porque a empresa consegue respeitar seu próprio orçamento. O marketing tradicional ficou conhecido por ser extremamente caro e inacessível para a maioria dos negócios.

 

Um profissional de aulas de volante para quem tem medo de dirigir pode anunciar nas redes sociais, sem precisar gastar rios de dinheiro, como acontece na televisão, no rádio, jornais e revistas.

 

As estratégias digitais são muito mais baratas do que as estratégias offline, e é justamente por isso que hoje ocupam a maior parte do orçamento voltado para a divulgação de produtos e serviços das empresas.

 

Tudo o que o gestor precisa fazer é encontrar o Retorno Sobre os Investimentos (ROI) de cada campanha para otimizá-los e identificar aqueles que trazem mais retorno.

 

Como obter resultado em menos tempo

O fato é que todo negócio tem pressa para divulgar seus produtos e serviços e começar a vender, e as estratégias digitais ajudam nesse sentido. Dentre aquelas de curto prazo, que ajudam a expor a marca e a aumentar as vendas, estão:

 

Anunciar no Google

Um montador de armário de cozinha pode anunciar no Google Ads, pois essa plataforma de anúncios do buscador faz a empresa aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa rapidamente.

 

É uma ferramenta voltada para links patrocinados, e tem a mesma essência de anúncios em jornal impresso, mas a diferença é que as pessoas que visualizam o conteúdo são aquelas que estão procurando pela solução.

 

No entanto, para que a campanha seja visualizada pelos usuários, é fundamental que o anúncio tenha qualidade e um bom valor investido.

 

O Google Ads funciona como um tipo de leilão, assim, dependendo da quantidade de empresas que anunciaram, ele pode aparecer na segunda ou terceira página.

 

É possível anunciar de outras formas, como na rede de display. Nesse caso, o anúncio aparece em aplicativos e plataformas de mídias sociais. Outra opção é criar banners que aparecem em sites parceiros.

 

Nesse caso, uma loja de tinta para sala de TV pode investir em remarketing, uma estratégia é voltada para pessoas que visitaram o site, mas não finalizaram uma compra.

 

Quando isso acontece, elas visualizam anúncios do produto, como um lembrete para que possam finalizar a aquisição.

 

Oferecer cupons e fazer promoções

As plataformas e-commerce podem criar cupons e promoções porque essas estratégias costumam atrair uma grande quantidade de pessoas.

 

Pagar menos é algo que todo mundo quer e o recurso pode ser combinado com anúncios pagos, tanto no Google quanto no Facebook.

 

A divulgação dessas estratégias ajuda o tráfego da loja virtual crescer, o que aumenta ainda mais as oportunidades de vendas.

 

Parcerias com influenciadores

Os influenciadores digitais estão em alta e são pessoas comuns que produzem conteúdos interessantes para os usuários. Os influenciadores digitais falam sobre diversos assuntos e seus seguidores confiam no que eles dizem.

 

Um fabricante de reforço estrutural em vigas de concreto pode fazer parcerias com influenciadores para divulgar seus produtos. Entretanto, para que a estratégia seja bem-sucedida, é fundamental saber escolher a parceria.

 

Em primeiro lugar, é fundamental que o digital influencer tenha um público semelhante ao da marca, pois não faz sentido para uma oficina mecânica fazer uma parceria com um canal sobre moda e beleza.

 

Mas quando a estratégia é certeira, traz excelentes resultados, visto que o influenciador pode falar sobre os produtos e serviços de diferentes maneiras, como por meio de vídeos, postagens e stories no Instagram.

 

A característica mais interessante da parceria com os influenciadores é que se trata de um formato que lembra muito uma resenha. Para o público, é a oportunidade de conhecer a solução na prática e a opinião de terceiros.

 

Facebook Ads

Uma papelaria que oferece serviços para digitalizar documentos frente e verso pode fazer anúncios no Facebook. As campanhas aparecem na timeline dos usuários, por meio de postagens.

 

Contudo, os anúncios criados no Facebook são diferentes dos posts promovidos, tendo em vista que as configurações são mais detalhadas e a estratégia procura atingir um público específico.

 

É possível classificar as pessoas de acordo com gênero, idade, interesses e assuntos, além de determinar dia, hora e tipo de aplicativo usado.

 

Depois que a campanha vai ao ar, é possível analisá-la para compreender os erros e acertos e melhorá-la para valorizar o investimento.

 

Publieditorial

Nessa estratégia, uma empresa especializada em endereço comercial pessoa física paga por um espaço dentro de um portal de notícias.

 

Ele vai emitir um texto sobre os produtos e serviços de maneira acessível, como se fosse uma postagem em um blog. O objetivo da estratégia é atingir um grande número de pessoas que visitam o portal e aumentar a popularidade da marca.

 

Considerações finais

As soluções digitais são capazes de aumentar a exposição da empresa e seu número de vendas, mais do que isso, conseguem destacar o negócio em meio aos concorrentes e gerar crescimento para a marca.

 

Existem várias estratégias que podem ser trabalhadas e todas elas são importantes para quem deseja aproveitar todo o potencial da internet.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − dois =