Como ter sucesso na captação de leads para o Natal?

A captação de leads é o ato de obter o contato de um cliente seja por meio do preenchimento de um formulário ou de outra técnica. Este é o resultado de várias campanhas de marketing.

 

Se nutrida adequadamente, essa conexão pode ser convertida posteriormente em uma venda. Por isso, saber capturar leads é muito importante para um negócio.

 

Nenhuma empresa pode prosperar sem vendas, principalmente se essa empresa trabalha com estrutura metálica para telhado colonial para conseguir vendas, portanto, é preciso atrair pessoas interessadas na oferta.

 

É por conta disso que utilizar a tecnologia a favor do negócio é extremamente crucial. Através das estratégias de captação de leads e juntamente com as ferramentas de marketing, será possível contornar esse problema.

 

Essas estratégias têm de ser ainda mais potencializadas e bem definidas durante o período de final de ano, para se preparar para as oportunidades de vendas que são criadas com a chegada do Natal.

 

Portanto, é preciso entender alguns pontos principais que irão ajudar a maximizar as vendas ainda este ano.

 

O que é a captação de leads?

Primeiro, a definição de leads significa clientes em potencial que estejam interessados em, por exemplo, nos serviços de transporte executivo de passageiros que uma empresa desse segmento oferece.

 

Esses potenciais clientes estão sempre buscando as melhores ofertas para fechar negócio, dessa forma, é preciso que as empresas invistam em maneiras de serem vistas por esses públicos interessados.

 

É justamente aí que a captação de leads entra. Isso significa que a empresa poderá encontrar e ser encontrada por mais pessoas que estejam mais propensas a comprar o produto ou serviço que é oferecido.

 

Esse processo pode ser feito de diversas formas, desde o preenchimento de formulários online, landing pages ou seja páginas de vendas, redes sociais, e-mails e outros meios disponíveis.

 

Cada método e estratégia para captar essas pessoas é diferente e é essencial ver qual método funciona para a empresa em questão, afinal, nem tudo que funcionou para uma empresa de transportes irá funcionar para uma empresa de manutenção de jardim.

 

Portanto, é preciso estudar bem as possibilidades para extrair o máximo proveito de todas as estratégias disponíveis que existem. Após isso, a captura de leads deve ser conduzida de forma à direcionar os potenciais clientes por todas as etapas do funil de vendas.

 

Por que capturar leads é importante?

A captura de leads é extremamente essencial para qualquer tipo de negócio, independente de seu tamanho ou segmento de atuação, pois isso mantém o fluxo de vendas saudável.

 

Essa captação constante de leads, principalmente para as campanhas de final de ano como o Natal, permite que a equipe de vendas possa executar um processo de nutrição de leads com muito mais estratégia e que aborde as várias objeções no momento certo.

 

Além disso, este processo permite avaliar qual a eficácia das ações de marketing que estão sendo trabalhadas, a qualidade das ofertas e o que precisa ser melhorado em tempo hábil.

 

Trabalhar ofertas exclusivas durante essa sazonalidade, como foi feito em uma loja que trabalha com película refletiva espelhada, permite que as empresas usufruam desse período mais “quente” de vendas para elevar seus resultados.

 

Assim, investir em métodos que irão ajudar na busca dessas pessoas mais qualificadas e com um trabalho de nutrição desses leads a taxa de conversão será muito maior, possibilitando gerar mais valor para o negócio.

 

6 formas de captar mais leads qualificados

Como citado anteriormente, existem diversas formas para capturar novos leads para um negócio e saber usar cada estratégia para aumentar a taxa de sucesso é essencial.

 

Para começar a capturar mais leads, é possível implementar algumas estratégias muito úteis que irão garantir mais qualidade dos possíveis clientes que irão chegar até a empresa. Algumas delas são:

 

Investir em produção de conteúdo

Para incrementar a atração de leads qualificados, é importante fornecer um conteúdo relevante para o público-alvo.

 

Ao desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo, uma marca de persiana romana linho pode se destacar da concorrência e ser descoberta por mais pessoas e dessa forma aumentar consideravelmente suas oportunidades de vender.

 

Seja respondendo perguntas relacionadas ao nicho ou demonstrando os benefícios do que se está vendendo, é necessário atrair o interesse do público e gerar mais leads.

 

Ao fornecer conteúdo de qualidade aos consumidores, é possível aumentar as chances de essas pessoas continuarem seguindo a marca.

 

O conteúdo que a empresa produz é decisivo para o inbound marketing, ou seja, fazer com que mais pessoas alcancem o negócio de forma orgânica.

 

Utilizar anúncios nas redes sociais

Criar conteúdo é importante para capturar leads, mas é preciso direcioná-lo ao público correto, por isso, a publicidade paga é usada para expandir o alcance de uma empresa e trazê-la para um público específico para promover um produto.

 

Por exemplo, o Facebook oferece um formato de anúncio específico para geração de leads. Basta indicar o tipo de público que se deseja alcançar e criar um anúncio que leve os usuários a um formulário de inscrição.

 

O Facebook Ads pode ser integrado a ferramentas de CRM e automação de marketing, permitindo que sejam criadas novas ações para manter novos leads engajados. O Ads também é integrado com o Instagram, permitindo anúncios em ambas as redes.

 

Assim, uma fabricante de película refletiva espelhada pode alcançar pessoas interessadas neste tipo de produto e que ao clicar no anúncio sejam redirecionadas ao site para efetuar sua compra.

 

Landing pages de captação de leads

O uso de landing pages é muito comum para levar os potenciais clientes a páginas com quebras de objeção e detalhes sobre os produtos ou serviços que estão sendo comercializados.

 

Por se tratar de uma forma muito prática e flexível de captar leads, as landing pages podem ser usadas até por empresas que ainda não possuem um site, como foi o caso de uma distribuidora de retifica de virabrequim.

 

Usar essa estratégia é muito útil quando somada à produção de conteúdo, pois ao final de cada publicação ou texto pode-se incluir um call-to-action para levar os leads a executarem ações valiosas, como preencher um formulário ou compartilhar com outras pessoas.

 

Variar a comunicação nas ações de marketing

A comunicação utilizada nas campanhas de captação de leads devem fazer sentido para o público-alvo e, para isso, é necessário definir bem alguns pontos como:

  • Perfil ideal de clientes;
  • Idade e gênero;
  • Localização;
  • Poder aquisitivo.

 

Saber essas informações irá facilitar para que uma fornecedora de rebolo de furadeira possa adaptar os materiais e comunicação de acordo com o que dá mais certo para engajar com o público.

 

Essa comunicação bem alinhada com os interesses da empresa e necessidade dos leads será crucial, principalmente nas campanhas de final de ano onde as pessoas tendem a querer dar presentes.

 

Com isso, as empresas podem criar campanhas específicas para essas datas e incentivar a compra dos produtos usando gatilhos que despertem o desejo.

 

Fornecer orçamentos ou testes grátis

Isso é uma das estratégias mais utilizadas, com uma taxa de sucesso altíssima para captar leads interessados em adquirir principalmente serviços como os de decoração, reparo ou algo semelhante.

 

Ao divulgar que os testes e orçamentos são gratuitos as empresas podem fazer com que os potenciais leads sintam segurança em adquirir aquilo e entrem em contato para ver se vale a pena.

 

Após o lead entrar em contato ou deixar suas informações, já é possível criar ofertas personalizadas, quando possível, que sejam baseadas justamente no que ele estava interessado, com um preço atrativo e condições mais flexíveis.

 

Campanhas em espaços físicos

Com o avanço do marketing digital, muitas empresas não dão mais valor às ações em espaço físico, porém ,esse tipo de campanha ainda tem uma alta taxa de sucesso em gerar  mais leads para um negócio.

 

Seja para pequenas lojas ou grandes empresas, ao criar campanhas em espaços físicos é possível engajar-se com o público, abrir margem para inovação e ainda mostrar ao vivo os benefícios de um produto ou serviço.

 

Basta utilizar, por exemplo, o QR Code para redirecionar o público a promoções ou descontos exclusivos para quem acessar através daquele código.

 

Além disso, o uso de totens também é muito prático para captar telefones e e-mails de pessoas que chegaram até a loja física mas não compraram nada e com isso, será muito benéfico informá-las sobre novidades ou benefícios especiais.

 

Esse tipo de ação é ainda mais interessante nos períodos como o Natal, por conta de se destacarem das outras ações comuns de marketing como banners, panfletos e outros. Toda essa diferenciação é muito positiva para os negócios de diferentes segmentos.

 

Considerações finais

Ao investir em captação de leads, as empresas geram oportunidades de serem reconhecidas por muito mais pessoas e atingir públicos interessados no que fazem ou vendem.

 

Com isso, não só o faturamento pode aumentar, mas também o reconhecimento da marca, o que permite utilizar novos meios para se manter competitiva no mercado e sair na frente da concorrência.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − seis =