8 dicas para usar o Whatsapp como ferramenta de marketing

O mundo dos negócios B2B (Business To Business), ou seja, entre empresas, tem muito a ganhar quando passa a usar o Whatsapp como um meio de comunicação, por toda a eficiência e facilidade que esse aplicativo oferece aos usuários, de ponta a ponta.

 

Quem pensa em usar o Whatsapp como uma ferramenta de marketing está no caminho certo, pois é um canal de comunicação comercial que tem alcance global, sendo um aplicativo que pode ser instalado em um smartphone ou usado como chatbot pelas empresas.

 

Diferente do SMS e e-mail, o Whatsapp tem uma alta incidência de entrega, e menor restrição de formato, permitindo o envio de:

  • Arquivos de áudio;
  • Fotos e imagens;
  • Mensagens de texto;
  • Vídeos.

 

Conforme as tendências de marketing digital ficam, cada vez mais, sob o controle dos usuários, e também personalizadas, usar o Whatsapp no marketing B2B se presta à nutrição e promoção de leads em clientes fidelizados.

 

8 dicas para usar o Whatsapp como ferramenta de marketing

 

O que é  e como usar o Whatsapp?

Com 2 bilhões de usuários ativos que sabem usar o Whatsapp, segundo o artigo do Messenger People, esse é um dos aplicativos mais populares em todo o mundo.

 

Dessa forma, empresas de todos os tamanhos e formatos recorrem ao aplicativo para se comunicar com clientes potenciais e atuais, sendo que é possível usar o Whatsapp Business, com funcionalidades próprias para o marketing B2B.

 

O Whatsapp Business é tratado como um aplicativo projetado para atender empresas de forma simples, confiável e com todo o potencial para manterem contato com os clientes e poderem comercializar turfa absorvente ou outros materiais do segmento industrial sem problemas.

 

A seguir serão apresentadas 8 dicas para usar o Whatsapp como uma ferramenta de marketing digital, por meio de diferentes recursos disponíveis.

 

1.  Manter listas de transmissão

As listas de transmissão estão entre um dos recursos mais interessantes para quem pretende usar o Whatsapp Business como ferramenta de marketing.

 

Isso porque é possível enviar mensagens para grupos de clientes, tudo com base em interesses ou tópicos específicos, como a oferta de cabeamento estruturado de redes para fábricas e construtoras, por exemplo.

 

As listas de transmissão podem promover lançamentos, vendas, entre outros eventos, com potencial para obter engajamento de clientes valiosos, se mostrando uma forma eficiente de atingir um grupo específico.

 

2.  Criar grupo de WhatsApp para negócios

Um formato híbrido entre bate-papo e rede social, usar o Whatsapp em grupos permite restringir os negócios B2B a um grupo de pessoas dentro de cada empresa atendida, com as mensagens aparecendo no formato de bate-papo.

 

Além disso, é possível incluir links para ingressar no grupo do Whatsapp a partir de:

  • Assinatura de e-mail;
  • Blog;
  • Perfis de redes sociais;
  • Site corporativo.

 

As pessoas interessadas em um projeto cozinha industrial pequena podem ingressar no grupo apenas com o link disponibilizado, aumentando o grupos de forma orgânica, com o auxílio de outros canais de marketing.

 

Dessa forma, é possível usar o Whatsapp Business para enviar mensagens a grupos exclusivos, com assuntos de interesse próprio e que podem reforçar o compromisso como parceiros de negócios.

 

3.  Usar o WhatsApp como SAC

O SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) ganha um reforço a partir do momento que uma empresa usar o Whatsapp como um canal de comunicação.

 

Com a tecnologia disponível, é possível usar chatbots e outras ferramentas de automação de marketing para resolver problemas específicos relacionados ao serviço de atendimento ao cliente.

 

Da mesma forma, é possível disponibilizar uma série de respostas para perguntas sobre instalação de pabx sendo algo amplamente discutido, e que um cliente pode precisar, e assim conectar com um representante de atendimento..

 

Em determinados casos, ajuda a reduzir a carga de call centers, quando existem, e melhora a satisfação do cliente, oferecendo uma maneira alternativa e responsiva de obter qualquer auxílio necessário.

 

4.  Compartilhar notícias e atualizações de negócios

Os grupos e as listas de transmissão são eficientes ao usar o Whatsapp, pois são construídos a partir de interesses dos clientes.

 

Ainda assim, dentro de um planejamento de marketing abrangente, também é preciso limitar-se a compartilhar anúncios de lançamentos de novos produtos, atualizações de desenvolvimento da marca, postagens de blog, ou seja, o que pode ser interessante, mas sem o caráter promocional.

 

Uma empresa de pisos laminados rj que trabalha no ramo B2B e deseja obter promoção com atualizações e notícias, eventos e lembretes, o status do Whatsapp pode ser a ferramenta ideal de marketing imediato e, ao mesmo tempo, momentâneo.

 

5.  Investir em conteúdo visual

Com a total capacidade de usar o Whatsapp também como uma rede social, é preciso explorar o potencial das fotos e vídeos de produtos e serviços.

 

O próprio status é um lugar adequado para iniciar uma campanha, pois é um espaço informal, e a produção é fácil e acessível.

 

No entanto, é preciso ter coerência e bom senso, mesmo que dispense um roteiro elaborado ou uma produção de alta qualidade.

 

A gravação de um vídeo de bastidores sobre prevenção e combate a incêndio, de forma rápida e informal, com o próprio smartphone, mostrando como um serviço pode ser feito, ou recapitular um evento recente, são formas simples e rápidas de criar conteúdo ao usar o Whatsapp.

 

Outra maneira interessante de utilizar o status é apresentar vídeos de instruções, responder a perguntas frequentes ou atender a dúvidas recorrentes dos clientes.

 

Mesmo que o vídeo seja atraente, o uso de imagens também é uma maneira de atrair os clientes para as novidades ou processos de trabalho no mercado B2B.

 

6.  Usar o Whatsapp para feedback e pesquisas

Os clientes estão atentos e prontos para usar o Whatsapp e, por isso, é uma maneira apropriada para solicitar um feedback, ou então disponibilizar uma pesquisa de mercado.

 

Dentro de uma campanha de marketing digital, uma empresa pode enviar perguntas para as listas de transmissão e grupos que costumam usar o Whatsapp.

 

Importante, nesse ponto, responder também ao feedback passado pelos clientes, assim como justificar as pesquisas e mostrar a melhora nos serviços prestados.

 

A personalidade da marca deve se apresentar, de alguma maneira, para tornar os pedidos de feedback casuais e envolventes.

 

Nenhuma pessoa se presta a responder um questionário profissional, que se mostra totalmente rígido. A dica aqui é manter tudo mais pessoal e amigável.

 

Uma estratégia que pode ser interessante, mesmo sendo nos negócios B2B, é oferecer recompensas, como cupons e ofertas que podem incentivar os clientes a dar o feedback e, ao mesmo tempo, fortalecer a fidelidade junto à marca.

 

7.  Aproveitar chamadas do WhatsApp

Com a facilidade do texto e nos aspectos visuais que se fazem presentes ao usar o Whatsapp, é preciso também lembrar que é possível fazer chamadas de áudio e vídeo.

 

Isso pode ser útil para todas as formas de atendimento, refletindo até mesmo junto ao engajamento dos clientes B2B.

 

Um exemplo é um cliente solicitar uma chamada a partir de uma mensagem de texto, e o representante de atendimento fazer uma ligação de áudio utilizando o aplicativo.

 

Caso seja possível, a chamada de vídeo também pode ser útil, e isso pode ser uma maneira de se inserir ao marketing digital da empresa de filtro osmose reversa, como uma oferta de serviço de atendimento humanizada e pontual.

 

Apesar de parecer algo sem muita importância, já que grande parte dos usuários que sabem usar o Whatsapp podem fazer chamadas telefônicas pelo celular, a mensagem pelo aplicativo passa a ser muito mais conveniente.

 

Isso porque fazer a transição das mensagens do WhatsApp para as chamadas é fácil, além de manter uma trilha de auditoria das interações do cliente quando tudo ocorre dentro do aplicativo.

 

Com isso, tem-se uma ferramenta para analisar e melhorar os fluxos de trabalho de atendimento ao cliente, assim como treinar os atendentes e gerenciar o contato entre empresas B2B.

 

8.  Banco de dados de clientes

Entre tantas razões pelas quais usar o Whatsapp funciona de forma eficiente junto a outros canais de marketing está na facilidade de coleta de dados dos clientes, como número de telefone e e-mail.

 

Assim, uma empresa de ar condicionado pode expandir o mailing e se comunicar com mais clientes por mensagens de texto, pois o e-mail marketing ainda é eficaz e deve se envolver dentro de uma campanha de publicidade online.

 

Outra justificativa para usar o Whatsapp é que, a partir do momento que um cliente se comunica com uma empresa, ele se mostra mais receptivo a receber mensagens, mesmo que seja por canais diferentes do mensageiro eletrônico.

 

Quando um cliente interage com mensagens no Whatsapp, a probabilidade de abrir os e-mails ou aceitar as mensagens de texto aumenta.

 

Sendo assim, usar o WhatsApp para criar um banco de dados de clientes é um aspecto necessário do marketing voltado para esse aplicativo.

 

Conclusão

Uma empresa focada no ramo B2B, e que sabe usar o Whatsapp, potencializa a conexão e interação com clientes.

 

Como esse é um aplicativo de fácil acesso, com vantagens de enviar mensagens de texto, áudios, vídeos e imagens, usar o Whatsapp é ter uma ferramenta de marketing poderosa e necessária.

 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 20 =