SEM: saiba por que é tão importante unir SEO e tráfego pago

Páginas de busca online são acessadas em todo o mundo diariamente, o que eleva a pressão sobre uma combinação eficiente entre SEO e tráfego pago para garantir que campanhas de marketing digital atrai o maior número de visitantes para um site.

 

Há uma importância, e certa urgência, aparecer na primeira página dos resultados de pesquisa dos motores de busca, em particular o Google, que gera muito mais tráfego que todas as outras ferramentas de pesquisa combinadas.

 

Essa é a principal razão pela qual muitas empresas insistem em levar a marca para melhor posicionamento nas SERPs (Search Engine Result Page), isto é, as páginas de resultado do motor de busca.

 

E para alcançar esse feito, a combinação entre SEO e tráfego pago é fundamental.

 

SEM: saiba por que é tão importante unir SEO e tráfego pago

 

Google valoriza combinação de SEO e tráfego pago

Sob o cenário de digitalização que o mundo dos negócios enfrenta, o Google se mostra um dos ambientes mais comercializáveis em todo o mundo, com uma média de 3,5 bilhões de pesquisas ao dia, segundo pesquisas.

 

Sendo assim, é provado que os mecanismos de pesquisa são um ponto em que toda empresa  de artefatos de cimento deve aproveitar quando se trata de marketing digital.

 

Mesmo mecanismos de pesquisa com números mais modestos, ainda assim, Bing e Youtube, por exemplo, devem ser analisados e incluídos em um planejamento estratégico em que o SEO e tráfego pago trabalham em conjunto.

 

Ainda assim, mesmo que a internet tenha diminuído os limites de comunicação em escala global, o ambiente online ainda não é pequeno o suficiente para que uma empresa espere que os clientes encontrem a empresa por acidente.

 

São bilhões de sites em todo o mundo e, com tantas opções, quem trabalha com marketing digital deve atrair os leads, os clientes em potencial, e gerar visitantes a partir do SEO e tráfego pago.

 

O que é SEO e tráfego pago no marketing digital?

Em se tratando da jornada de compra de um cliente online que busca produtos e serviços, como spray drying para o setor industrial, os mecanismos de pesquisa são o início de tudo, sendo o Google o mais famoso e o site mais visitado em todo o mundo.

 

SEO e tráfego pago são as duas principais maneiras para as equipes de marketing garantirem que as marcas sejam visíveis nas SERPS.

 

O SEO é uma maneira orgânica, sem custo, que se utiliza de técnicas que envolvem diversos elementos, como:

  • Estrutura do site;
  • KPIs;
  • Mobile first;
  • Palavras-chave.

 

A combinação com o SEM (Search Engine Marketing), ou tráfego pago, permite a otimização de uma estratégia com soluções de software de SEO que podem executar anúncios pagos de maneira orgânica, junto a pesquisas e redes sociais.

 

O SEO se divide em 3 categorias

O SEO (Search Engine Optimization) é uma coleção de práticas e técnicas que visam elevar o posicionamento dos sites para as primeiras páginas das SERPs de maneira orgânica.

 

Trata-se da otimização de sites de forma que as pessoas encontrem de maneira rápida nos resultados de busca serviços de vigilante de escolta armada ou produtos que vão desde a matéria-prima até aqueles direcionados ao cliente final.

 

Quanto mais bem-sucedida uma campanha de SEO de uma marca, melhor a colocação nos resultados de pesquisa orgânica.

 

Sendo assim, muitas empresas empregam o serviço de plataformas de SEO para alcançar esse objetivo.

 

Os mecanismos de pesquisa, principalmente o Google, consideram diversos fatores para determinar a classificação de um site, levando em consideração, inclusive, a experiência do usuário.

 

Isso significa que há outras estratégias que equipes de marketing digital empregam para, enfim, alcançar uma classificação mais alta, que podem ser agrupadas em 3 categorias distintas: SEO  on-page, off-page e técnico.

 

1.   SEO on-page

O SEO on-page é a otimização para que os mecanismos de pesquisa possam encontrar uma empresa de portaria autônoma e, assim, recomendem para os usuários.

 

O foco principal está nos conteúdos apresentados, o que inclui a segmentação por palavras-chave, criação de conteúdo compartilhável e uso de tag de título, meta descrições e tags de cabeçalho.

 

2.   SEO off-page

O SEO off-page conecta outros sites com DA (Domain Authority), ou seja, autoridade de domínio alta, e de qualidade, com objetivo de promover uma página de URL em especial.

 

Para isso, é preciso criar links, ou obter backlinks de maneira natural, de outros sites de alta reputação, o que pode incluir, ainda, o serviço de influenciadores digitais, guest blogs e compartilhamentos nas redes sociais.

 

3.   SEO técnico

Como o nome indica, o SEO técnico trata da otimização sob o aspecto técnico de um site, com o objetivo de melhorar tanto o mecanismo de busca quanto a experiência do usuário, a partir do aprimoramento da estrutura das páginas online.

 

O SEO técnico inclui a capacidade de resposta em dispositivos móveis, a navegação do site que vende detector de chama, a otimização das imagens e de URL, assim como velocidade de resposta conforme o Core Web Vitals proposto pelo Google.

 

SEM utiliza e estimula o tráfego pago

O SEM recorre a anúncios pagos, com objetivo de elevar a visibilidade de um site nas SERPs, a partir da compra de propagandas que possibilitam que os sites sejam mostrados no topo dos resultados de pesquisa.

 

Esse tipo de marketing também pode ser identificado como PPC (Pay Per Click), em que as empresas pagam por cliques, assim como anúncios de pesquisa pagos.

 

O SEM pode ser apresentado em vários formatos, incluindo anúncios baseados em listagem de produtos, ou mesmo em textos, o que exige estratégias de marketing de conteúdo.

 

Os anúncios que possuem o texto como base mostram todas as informações, como contatos, conteúdos, links, apenas com palavras.

 

No caso de anúncios de listagem de produtos, ou de compras, o visual é mais explorado, pois é possível incluir imagens em conjunto com informações e dados relevantes, por exemplo a descrição de como financiar um carro sem entrada e tabela de preços.

 

O SEM abrange toda a campanha do marketing digital, desde definição de orçamento, pesquisa de fatores relevantes, incluindo demografia e palavras-chave, assim como lances.

 

Outro aspecto importante é o monitoramento de sucesso de uma campanha de marketing digital, a fim de ajustar caso seja proposto uma estratégia de SEO e tráfego pago.

 

Como combinar SEO e tráfego pago de forma correta

As empresas devem lembrar que é possível empregar SEO e tráfego pago dentro de uma estratégia de marketing digital, desde que o objetivo seja elevar a qualidade dos leads, os clientes em potencial.

 

Para que isso seja possível, é preciso que equipes de marketing digital trabalhem SEO e SEM com estratégias de criação de conteúdo e palavras-chave que possam influenciar a ação dos leads.

 

O princípio está na pesquisa de palavras-chave, e assim obter benefícios de SEM e tráfego pago, e quais deseja classificar e dar início à criação de conteúdos valiosos e exclusivos, a fim de melhorar o desempenho.

 

Soma-se a isso a obtenção de dados que o SEM promove sobre as palavras-chave empregadas para SEO, e assim gerar mais tráfego para o site, e então criar conteúdo em torno desses dados.

 

Além disso, as empresas aumentam as chances de conversão de anúncios com landing pages otimizadas de maneira adequada.

 

Sendo assim, a equipe de SEO precisa otimizar as landing pages onde os visitantes chegam para detectar informações sobre cirurgia de catarata preço que possam estimular o próximo passo na jornada de compra.

 

A combinação de insights de dados entre SEO e tráfego pago apresenta resultados notáveis na elaboração de estratégias significativas, a ponto de atrair o máximo de leads e, assim, aumentar as vendas.

 

Como escolher entre SEO e tráfego pago

Pode surgir a dúvida entre ter que escolher SEO e tráfego pago. Na verdade, tudo vai depender do que a empresa quer fazer, e se há orçamento disponível para investir em anúncios pagos.

 

O SEO é uma maneira orgânica de atrair visitantes para um site, acessível e, principalmente, gratuito.

 

O tráfego pago tem custos, mas é uma maneira mais rápida de alcançar os leads, e que pode refletir prontamente na receita e nos lucros de uma empresa que disponibiliza cursos de gestão empresarial para executivos, empresários e empreendedores..

 

Ou seja, para quem pretende ter visibilidade imediata, a combinação de SEO e tráfego pago pode estabelecer uma credibilidade de pesquisa, mas o mais importante é avaliar as necessidades específicas de cada negócio.

 

Conclusão

Apesar de SEO e tráfego pago serem duas estratégias diferentes, ambas devem ser consideradas dentro de uma campanha de marketing digital, assim como podem trabalhar em conjunto para levar uma empresa às primeiras páginas das SERPs.

 

A apresentação de um site eficiente e amigável, em conjunto com tráfego mais alto e taxas de conversão positivas, aumenta o reconhecimento da marca, levando a resultados valiosos que podem ser obtidos a partir da sinergia criada pelo SEO e tráfego pago.

 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − dois =