Conheça 5 passos para aumentar o tráfego orgânico do seu site.

Conquistar o tráfego orgânico é o desejo da maioria dos proprietários de e-commerces, sites e blogs, e de basicamente qualquer pessoa que produz conteúdos na internet. Entretanto, conquistar esse tipo de público requer tempo, dedicação e muito trabalho.

 

Nos últimos anos, não estar presente na internet tornou-se algo impensável. A maioria esmagadora das empresas já está adaptada para o mundo digital, principalmente porque ele tem se tornado a principal fonte de vendas em qualquer mercado.

 

Mesmo entre pessoas que só compram em lojas físicas de construcao comercial, a indicação da internet tem um impacto direto e poderoso. Por conta disso, é fundamental que, enquanto empresário, saiba como utilizar melhor esses recursos que tem em mãos.

 

Você pode ter o melhor conteúdo disponível, ofertas imperdíveis e muita qualidade em seus produtos. No entanto, nada disso tem algum efeito se as pessoas não chegarem até seu conteúdo.

 

Por conta disso, muitas marcas acabam se perdendo no processo, não conseguindo prosperar neste mercado cada vez mais mutável e diferenciado. Para isso, é preciso um bom tráfego.

 

O termo é tomado emprestado do conceito de circulação de veículos em estradas e rodovias. Isso acontece pela similaridade de fatos. Na web, este tráfego nada mais é do que o fluxo de movimentação dos usuários pela internet.

 

Esta métrica é fundamental uma vez que indica o quanto as pessoas estão tendo contato com seu conteúdo. Isso não significa que todos irão consumir o que você tem a oferecer, mas é importante ter esse contato inicial para que mais pessoas descubram seus canais.

 

Ao todo, existem seis fontes de tráfego digital, sendo uma das mais buscadas a fonte orgânica.

 

O tráfego orgânico é requisitado por conta de seus gastos quase nulos. Inclusive, muitas pessoas o consideram uma fonte gratuita de tráfego, mas isso não é exatamente verdade.

 

Embora não exista nenhum custo direto para a aquisição do tráfego orgânico, uma empresa de assoalho de madeira ou de qualquer outro ramo precisa investir tempo e capital para criar o material adequado para chamar a atenção na internet.

 

O tráfego orgânico vem, em grande parte, do ranqueamento de sites de pesquisa. Hoje, quando um consumidor tem um problema, ele dificilmente vai até uma loja direto, sem consultas. Isso mostra uma mudança direta no perfil do comprador.

 

Então, ao procurar sua necessidade através de palavras-chave, o algoritmo dos sites de busca vai atrás de informações relevantes e começa a procurar resultados adequados para trazer o melhor resultado para a pergunta.

 

Isso cria uma lista de resultados, dos quais o consumidor pode pesquisar até encontrar exatamente o que precisava. Normalmente, este resultado está entre os primeiros links apresentados.

 

Por isso, existe toda uma movimentação para conseguir aumentar o tráfego orgânico de uma empresa de jardinagem e paisagismo e conseguir resultados adequados para seu site ou loja.

 

Dessa maneira, o estabelecimento também acaba ganhando autoridade e credibilidade para conseguir produzir conteúdos melhores.

 

Aumentando o seu tráfego orgânico

Conquistar esse resultado de tráfego orgânico pode não ser fácil, mas, certamente, os benefícios tornam a ideia bastante recompensadora, afinal, uma empresa de construção de condomínios precisa de um bom tráfego para se manter ativa no mercado.

 

Por isso, é essencial pensar em formas de explorar todo o seu potencial sem prejudicar seu crescimento, aproveitando o momento midiático para conseguir se promover da melhor maneira.

 

1. Identificando sua persona

Antes de começar a trabalhar para colocar sua página em primeiro lugar no ranqueamento dos sites de pesquisa, é preciso compreender para quem você está produzindo. Que tipo de cliente está ativamente buscando o que você tem a oferecer.

 

Determinar seu público-alvo é o passo inicial para qualquer estratégia de crescimento, mas este conceito ainda é muito amplo e pode ter uma grande margem de erro.

 

Por isso, o ideal é utilizar uma persona para conseguir elaborar melhor suas ações.

 

A persona é a idealização de um cliente. É formada por uma série de pesquisas e ações anteriores, com o objetivo de ser o mais real possível.

 

Além de nome, profissão e endereço, uma persona precisa ter sua psique completamente avaliada, identificando, entre outras características:

  • Medos;
  • Desejos;
  • Padrões de consumo;
  • Dúvidas.

 

Todas essas informações são fundamentais para obter uma persona quase palpável. Assim, quando for iniciar suas ações relacionadas à empresa e a melhorar seu ranqueamento, você poderá testar as atividades na persona.

 

É a persona que identificará a qualidade de seu flyer de divulgacao, por exemplo.

 

Ela será um guia para seus próximos passos e, eventualmente, se tornará uma ação natural questionar sua persona antes de lançar uma ação específica para conquistar um público melhor.

 

2. Invista em SEO

A sigla SEO significa Search Engine Optimization, ou otimização de ferramentas de busca. Trata-se de um conjunto de ações que tem como objetivo explorar melhor suas capacidades para auxiliar no melhor ranqueamento nos motores de busca.

 

É importante ressaltar que o SEO é um apoio para a sua produção de conteúdo, não um substituto para a mesma. Por isso, é fundamental que os conteúdos publicados em seu site ou loja online tenham qualidade e sejam atrativos para o público.

 

A relevância deve permanecer como sua marca registrada, e você deve buscar sempre a excelência quando lida com material para as pessoas consumirem.

 

Para alcançar um público maior, é preciso organizar seu material sobre molde de silicone em 3d de uma maneira que seja mais fácil para as ferramentas web o encontrarem.

 

Então, basta utilizar as técnicas de SEO, com foco no bom uso das palavras-chave e SEO off page para conseguir aproveitar este conteúdo da melhor maneira.

 

3. Entenda as palavras-chave

Identificar a importância das palavras-chave é fundamental para conseguir melhores resultados de tráfego orgânico. São estas palavras que levarão pessoas interessadas até seu conteúdo, aumentando assim os níveis esperados.

 

Existem diversas ferramentas que auxiliam o processo de compreensão e entendimento da utilização correta de palavras-chave. Por isso, é imprescindível que sua empresa entrega encomendas seja capaz de compreender a melhor forma de utilizá-las.

 

Até pouco tempo atrás, algumas pessoas utilizavam palavras-chave que não tem relação com o conteúdo para conseguir aumentar a visibilidade, mas este não é um bom recurso. Isso porque os algoritmos tem se tornado cada vez mais inteligentes.

 

Para conseguir apresentar o melhor resultado possível para o usuário, os bots dos motores de busca filtram e ignoram páginas que possuam palavras-chave erradas, além de outras atividades que possam parecer maneiras de angariar um público de maneira orgânica.

 

4. Trabalhe as redes sociais

Um dos principais pontos com relação a criação de conteúdo atualmente é o impacto que as redes sociais possuem nesse tipo de trabalho.

 

De todo o tempo que um usuário comum passa na internet, a maior parte dele é interagindo nestas plataformas.

 

Existem diversas redes sociais com propostas e atividades diferentes entre si. Por isso, é fundamental pensar em como você pode usar estes recursos a seu favor, estipulando metas e engajando-se com seu público através das redes.

 

É importante, entretanto, pensar em como seu público consome estas redes. É preciso saber onde e como encontrá-los para conseguir uma taxa de conversão maior. Por esse motivo, estudar e conhecer bem as redes sociais é um fator de peso.

 

O ideal é estar no máximo possível de redes que se adequam a seu tipo de negócio, mas é importante pensar que uma rede social não é um ambiente para criar uma conta e deixar esquecida.

 

O público gosta de engajamento direto e constante nas redes sociais, e é necessário se adequar a esse modelo para conseguir captar um tráfego orgânico maior para seu site.

 

Assim, uma empresa de entrega de encomendas com motoboy consegue estar ainda mais próximo de seu público.

 

Responder perguntas, fazer enquetes e promoções, além de apresentar conteúdo constantemente são excelentes ferramentas para que você consiga abranger todo o potencial das redes sociais em seu trabalho.

 

5. Variedade de conteúdos

Para atingir quantidades maiores de tráfego orgânico, é preciso pensar em variedade e atrair um público maior para conhecer o que o site tem a oferecer.

 

Para isso, você pode pensar em diversos tipos diferentes de conteúdo, começando a utilizar um canal de vídeos para a produção de conteúdo audiovisual, enquanto também trabalha a vertente de rádio web e podcasts, tudo isso sem perder a produção de conteúdo textual.

 

Quanto mais você conseguir diversificar seu conteúdo, mais pessoas vão começar a procurá-lo e querer saber mais sobre o que você tem a oferecer.

 

Nestes casos, basta continuar realizando um trabalho atrativo, para garantir mais público.

 

Considerações finais

O tráfego orgânico é um dos mais vantajosos de todos os tipos disponíveis de tráfego, mas é preciso atenção e cuidado para conseguir criar material de qualidade e garantir esse tipo de engajamento.

 

Além disso, é necessário pensar no tráfego orgânico como uma ferramenta de médio a longo prazo, não se preocupando com isso quando começar a trabalhar organicamente. Os resultados serão expressivos, mas é preciso trabalhar muito antes de visualizá-los.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + 16 =