Como uma boa descrição pode auxiliar na realização de vendas e na estratégia de SEO?

Investir em estratégia SEO é essencial para que suas páginas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa do Google e outros buscadores.

 

Search Engine Optimization é um conjunto de estratégias que otimizam as páginas de um site, para que elas estejam bem posicionadas quando o usuário pesquisa alguma coisa.

 

Se o SEO é importante para uma empresa física, imagina o que ele representa para as lojas online? Para esses negócios, estar bem posicionado é ainda mais importante.

 

Visto que assim, eles receberão mais visitantes e terão mais oportunidades de venda.

 

Como uma boa descrição pode auxiliar na realização de vendas e na estratégia de SEO?
Negócio foto criado por dashu83 – br.freepik.com

 

Portanto, uma das maiores oportunidades de usar essa estratégia é na descrição dos produtos e serviços que você vende em seu e-commerce.

 

Veja, é nesses textos que você inclui as palavras-chave que melhor descrevem a solução e que são usadas pelo público-alvo, além de serem uma espécie de argumento de vendas.

 

Apesar de ser um texto aparentemente fácil de escrever, é necessário ter atenção ao fazer isso, tendo em vista sua relevância para as vendas e para o SEO da plataforma.

 

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância de uma boa descrição, como ela ajuda a otimização e as vendas e dá algumas dicas.

 

Importância de uma boa descrição

A descrição de produtos e serviços em uma loja online são textos que falam um pouco mais sobre as principais características e funcionalidades das soluções vendidas.

 

Ela facilita o processo de vendas quando bem trabalhada, já que o visitante não consegue confrontar o produto pessoalmente.

 

Um texto completo e que esclareça todas as dúvidas, sobre, por exemplo, impressao digital, diminui as objeções e incentiva a compra. 

 

Além disso, transmite credibilidade e aumenta a confiança do consumidor.

 

Outra vantagem de escrever bem a descrição é que ela evita que o setor de atendimento ao cliente, por qualquer canal, fique sobrecarregado de usuários querendo esclarecer dúvidas.

 

Vamos supor que um casal esteja mobiliando sua casa, então, visitam uma loja de móveis pela internet e se interessam por um modelo de sofá. 

 

Entretanto, eles querem que o tecido do móvel seja o mesmo de uma poltrona que foi comprada anteriormente.

 

Se a descrição do sofá estiver incompleta e não mencionar o tecido, provavelmente, essas pessoas vão tentar entrar em contato para esclarecer essa dúvida ou procurar o mesmo modelo com seus concorrentes.

 

Infelizmente, é mais provável que o consumidor procure o produto em outro lugar do que espere você esclarecer a dúvida dele.

 

Por isso, que uma boa descrição, além de aumentar as vendas, evita que sua central de atendimento fique sobrecarregada com perguntas que deveriam estar claras no site.

 

Por fim, a descrição colabora para que seu site seja posicionado de maneira orgânica. 

 

O Google, assim como outros buscadores, tem como objetivo entregar resultados relevantes para os usuários.

 

Portanto, quando alguém pesquisa sobre flyer de divulgacao, ele vai mostrar os resultados relevantes para esse termo.

 

Os algoritmos fazem uma varredura na internet e vão aparecer entre os primeiros resultados os conteúdos mais completos, daí a necessidade de oferecer uma descrição completa.

 

Para esclarecer melhor esse tema, no próximo tópico, vamos mostrar por que a descrição das mercadorias em uma loja virtual é tão importante para as vendas e para o SEO. 

 

Importância da descrição para SEO e vendas

No que diz respeito ao SEO, uma boa descrição é importante porque ela utiliza várias estratégias de otimização, como no caso das palavras-chave.

 

Trata-se de termos que os usuários utilizam para fazer uma pesquisa e levá-los até a informação que estão procurando. 

 

Sendo assim, é necessário escolher as palavras-chave com cuidado, considerando o volume de busca e a concorrência.

 

Outro fator que explica essa importância é que, ao descrever um cartao de visita de manicure, uma gráfica procura usar títulos criativos.

 

Isso faz com que ela produza um conteúdo exclusivo e relevante, mostrando o item em primeiro lugar quando o usuário fizer uma pesquisa.

 

Ela vai se focar naquilo que seu produto tem de melhor, como vantagens, condições de pagamento e outras características que destacam sua solução perante as demais.

 

Outro ponto que enriquece as estratégias de SEO é o uso de imagens que reforçam as palavras-chave usadas, o que acaba por ajudar nas vendas também.

 

Por falar nisso, construir uma boa descrição é saber argumentar com o cliente, mesmo não estando com ele, por que o seu produto é melhor, além de fazê-lo entender claramente do que se trata a mercadoria.

 

Uma descrição completa quebra objeções, visto que o consumidor se sente mais seguro em sua escolha e sabe de que forma o item vai ajudá-lo em seu dia a dia.

 

Pense na descrição como a argumentação, por isso, antes de fornecer detalhes mais técnicos sobre digitalizacao 3D, uma gráfica explica as vantagens desse serviço, quando ele deve ser usado, quais são seus diferenciais e assim por diante.

 

Para quem nunca descreveu um produto, pode ser difícil criar um bom conteúdo nesse sentido, e nós sabemos disso. 

 

Para te ajudar, no próximo tópico, vamos dar algumas dicas para escrever uma boa descrição.

 

Boa descrição: dicas para fazer uma

Criar a descrição ideal pode ser difícil se você não tiver um parâmetro para começar, nesse sentido, sendo assim veja os passos abaixo.

 

Usar a linguagem do público-alvo

Primeiro, você precisa saber quem é o seu público-alvo. Isso quer dizer que precisamos ter em mãos alguns dados importantes sobre essas pessoas, tais como:

  • Localização;
  • Gênero;
  • Escolaridade;
  • Preferências;
  • Hábitos de consumo.

É com base nessas informações que uma empresa entrega encomendas sabe quem são as pessoas que acessam seu site em busca de seus serviços. 

 

Portanto, é com base nelas que você vai criar a descrição do produto.

 

O tipo de linguagem vai determinar o sucesso da comunicação entre sua loja online e os visitantes, portanto, ela deve transmitir a mensagem de maneira exata.

 

Se o público-alvo do seu negócio é mais jovem, não faz sentido usar uma linguagem muito formal ou encher a descrição de termos técnicos.

 

Fornecer informações técnicas

Aqui nos referimos às características mais importantes do produto. 

 

Por exemplo, no caso de camisa com logo bordado, é necessário falar sobre o tipo de tecido, tamanhos, medidas, cores, dentre outras características.

 

É dessa forma que o seu cliente faz uma compra mais assertiva e você evita que ele se sinta insatisfeito quando a mercadoria chegar.

 

As informações técnicas que serão inseridas na descrição vão depender do tipo de produto. 

 

No caso de eletrodomésticos, por exemplo, é interessante pedir para o fabricante enviar a ficha técnica, para que esses dados fiquem mais completos.

 

Falar sobre o uso

É interessante mostrar para o público de que maneira o produto pode ser usado. 

 

Por exemplo, se o item é uma televisão, é importante dar dicas de conservação e quando procurar uma assistencia tecnica LG smart TV.

 

Relacione essas dicas de uso com os benefícios trazidos pela mercadoria. Por exemplo, no caso da TV, você pode mostrar que pelo fato de ser smart, o usuário pode acessar todo tipo de conteúdo na internet pelo controle remoto.

 

Falar sobre preço e prazo de entrega

Tanto o preço quanto o prazo de entrega são elementos que fazem parte da descrição do produto. 

 

Portanto, trabalhe com preços competitivos e tente oferecer o melhor prazo de entrega para os clientes.

 

Ademais, nunca prometa um prazo de três dias se você só consegue entregar em dez. 

 

Em outras palavras, todas as informações colocadas precisam ser palpáveis e verdadeiras, pois essa é uma situação que incomoda os clientes.

 

Escrever conteúdos originais

Não importa se a sua empresa vende roupas para bebês ou mobiliario urbano em Sao Paulo, as descrições devem ser sempre únicas e originais.

 

Às vezes, a descrição do seu concorrente parece tão perfeita que chega a ser tentar copiar e colar no seu site. 

 

Isso é errado sob dois aspectos: o primeiro porque gera plágio e o segundo porque seu negócio perde totalmente a originalidade.

 

Você pode se inspirar nas descrições de seus principais concorrentes, mas nunca deve copiar o que eles fazem ao pé da letra.

 

Mostre a originalidade e a credibilidade da sua loja online fazendo uma descrição criativa e que tenha a cara do seu público-alvo.

 

Conclusão

Vender pela internet depende da sua capacidade de argumentar de longe com as pessoas que acessam sua plataforma e-commerce. Esse argumento é a descrição dos produtos e serviços que você vende.

 

Portanto, você entendeu um pouco mais sobre a importância desse texto para suas vendas e SEO do seu site, e ainda aprendeu algumas dicas importantes para que ele seja infalível. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + quinze =