Guest Post: Entenda o que é e como pode impactar no rankeamento do seu e-commerce

Guest post, ou artigo de convidado, é uma estratégia em que uma empresa convida a outra para escrever uma publicação. Em outras palavras, é a oportunidade de publicar no blog de outras marcas.

 

Os convidados, normalmente, são especialistas em determinados nichos e autoridades nos assuntos com os quais trabalham.

 

Quem acompanha blogs com frequência, já percebeu que existem publicações que são escritas por terceiros. Trata-se de uma prática interessante para quem publica, o que ajuda a manter uma frequência de boas postagens.

 

Ter sempre conteúdos inteligentes e interessantes em uma página é uma necessidade hoje em dia, em um universo onde o marketing digital se torna cada vez mais importante.

 

É por meio deles que um negócio conquista um número maior de visitantes, além de conseguir manter um bom tráfego em suas páginas.

 

As pessoas gostam de consumir materiais originais de uma marca, mas ficam ainda mais satisfeitas quando ela publica uma postagem vinda de outra empresa que também é de confiança.

 

O contrário também é positivo: quando você escreve uma publicação para uma marca conceituada, os visitantes dela começam a te enxergar com bons olhos.

 

Em vista disso, neste artigo, vamos explicar o que é guest post, como ele auxilia no rankeamento de um e-commerce e como essa prática pode ser feita. Acompanhe a leitura!

 

Afinal, o que é guest post?

Os guest posts são artigos escritos por pessoas convidadas, portanto, é quando alguém é convidado para escrever uma publicação em um site ou blog que não lhe pertence.

 

Em outras palavras, se uma empresa convida um especialista de seu segmento para escrever uma publicação, ela é considerada um guest post.

 

Existem três objetivos que uma empresa de entrega motoboy pode conquistar por meio dessa ação, sendo estabelecer autoridade; aumentar a visibilidade do blog e aumentar seu tráfego e, por fim, atrair links externos.

 

Quando uma empresa consegue publicar em um blog que já está estabelecido no mercado, consegue conquistar rapidamente esses três objetivos.

 

Como ele pode auxiliar um e-commerce?

Por meio dessa estratégia, é possível melhorar o tráfego do seu próprio blog, inclusive do seu e-commerce, por meio de buscas realizadas no Google e em outros sites.

 

Os links são parâmetros que ajudam a classificar a relevância de uma página e a posicioná-la nos resultados das buscas orgânicas.

 

Como seu objetivo é aumentar a quantidade de links externos, fazendo com que os algoritmos reconheçam a reputação do domínio, o rankeamento acaba melhorando e as páginas aparecem em um número maior de pesquisas.

 

No entanto, para que o tráfego de sua plataforma melhore, é essencial fazer parcerias com blogs que abordem assuntos do seu nicho de mercado.

 

Por exemplo, uma empresa de entrega de encomenda pode fazer parceria com uma loja de veículos. Para encontrar o parceiro ideal, uma dica é acompanhar especialistas nas redes sociais, como Facebook.

 

Você também pode fazer uma pesquisa no Google sobre sites e blogs relevantes para sua loja online, incluindo “guest post” como palavra-chave.

 

Outra possibilidade é entrar em contato com o responsável pelo blog e se apresentar, mostrando um pouco mais a respeito de seu e-commerce, o que ele oferece, possibilidades de conteúdos, entre outras informações relevantes.

 

Mostre ao futuro parceiro quais são as vantagens dessa estratégia, que os conteúdos postados serão únicos e autênticos, além de totalmente gratuitos.

 

Quando uma empresa de embalagens delivery personalizadas cria um conteúdo de excelente qualidade, aumenta as chances de receber mais visitas para o seu canal, visto que ele será linkado para seu e-commerce.

 

Ao longo do material, você pode mencionar, de maneira natural, sua loja virtual, por exemplo, inserindo uma palavra-chave que leve o visitante para seu site.

 

Contudo, não se esqueça de que para realmente conseguir aumentar o seu tráfego, é preciso fazer parcerias com sites de qualidade e destaque, de preferência com um número de visitas maior do que o seu.

 

É dessa forma que sua plataforma e-commerce vai ganhar mais relevância, podendo melhorar tanto o seu posicionamento nos resultados de busca quanto sua reputação.

 

Dicas para fazer guest post

Para trabalhar essa estratégia existem algumas práticas que não devem ser deixadas de lado. São elas:

 

1 – Encontrar blogs parceiros

O primeiro passo é encontrar blogs que aceitem fazer parceria com seu e-commerce. Trata-se de um processo fundamental, que deve ser feito com muito cuidado para alcançar os resultados almejados.

 

Esse trabalho precisa ser organizado, então, crie uma planilha com colunas básicas, e inclua algumas informações importantes, como:

  • Nome;
  • Endereço do domínio;
  • Autoridade;
  • Área de atuação;
  • Nome do responsável;
  • Status de resposta.

 

Conforme for prospectando seus possíveis parceiros, preencha as informações. Assim, fica mais fácil manter o processo organizado, além de deixá-lo mais rápido.

 

Da mesma maneira, é importante que os possíveis parceiros abordem temas semelhantes ao do seu negócio. Se você tem uma distribuidora, pode fazer parceria com um delivery de medicamentos.

 

2 – Estabelecer os temas

Depois de selecionar os blogs que você deseja fazer guest post, defina os temas que serão propostos para cada um dos contatos.

 

Dessa forma, ao enviar um e-mail, você já envia uma proposta sólida, muito mais promissora do que apenas perguntar se a empresa deseja ser sua parceira nessa estratégia.

 

Para escolher bons temas, faça uma boa busca de palavras-chave e encontre termos relacionados tanto ao seu e-commerce, quanto ao blog parceiro.

 

Procure abordar temas que carecem de informações mais aprofundadas, considerando assuntos que você domina melhor, para que o conteúdo entregue seja completo.

 

Os temas devem permitir que você inclua links para publicações estratégicas, sempre de forma natural, sem afetar a relevância do material.

 

3 – Escrever um conteúdo de qualidade

Assim que uma loja virtual de camisa gola polo personalizada recebe um sinal positivo de um dos blogs que contato, deve começar a escrever o conteúdo do guest post.

 

É fundamental que você se organize para cumprir o prazo de entrega, incluir esses materiais em seu calendário editorial, cumprir o mínimo de palavras que foi estabelecido e adequar a linguagem e formato ao adotado pelo parceiro.

 

Pense em pautas que realmente agreguem valor aos visitantes e nunca faça propaganda da sua loja virtual, a menos que tenha sido autorizado ou solicitado.

 

Por fim, entregue o texto formatado conforme combinado, inclusive com sugestão de imagens de boa qualidade.

 

4 – Usar uma linguagem adequada

É normal que existam muitas diferenças no estilo de linguagem e abordagem entre o seu e-commerce e o blog parceiro. Estamos falando de marcas diferentes que possuem públicos diferentes.

 

Sendo assim, ao escrever uma publicação, respeite todas essas características e faça com que seu material tenha a mesma linha editorial do blog.

 

Uma loja virtual de camisa de uniforme social vai conversar com uma audiência nova, o que influencia em gostos, comportamentos e interesses inerentes a ela.

 

Sendo assim, observe o tema, sabendo como são as publicações mais antigas e quais delas fizeram mais sucesso.

 

Quanto ao conteúdo, conheça bem como é o perfil dos leitores, o quanto eles dominam o assunto em questão, que tipo de linguagem costumam usar e se ela é mais formal ou informal.

 

O formato também deve ser avaliado no que tange ao tamanho dos textos, quais imagens e vídeos vão ilustrá-los, tamanhos dos parágrafos, dentre outras particularidades essenciais.

 

5 – Prestar atenção no uso de links

Não importa se você vai falar sobre caixa de madeira para transporte ou qualquer outro assunto, o guest post ajuda no SEO da sua loja online, visto que é possível incluir links ao longo do conteúdo.

 

Ainda assim, é bom evitar o excesso de links, já que fora de uma medida adequada, ele acaba por prejudicar o SEO do domínio e prejudicar a parceria.

 

Isso porque você pode acabar dando a impressão de que a parceria tem como intuito apenas beneficiar a sua plataforma de vendas.

 

Para evitar esse problema, conheça bem a política de uso do blog parceiro, visto que algumas empresas só permitem a inserção de links na assinatura do texto.

 

6 – Não fazer propaganda

O objetivo do guest post não é vender, apenas aumentar o alcance do negócio, e com isso, atrair um tráfego maior para uma loja online, independentemente do que ela vende, desde etiqueta adesiva até roupas para pet.

 

É desagradável e antiético receber um material que, ao invés de gerar valor para o público, quer apenas vender a todo custo.

 

Quando o material tem boa qualidade, ele chama a atenção de um número maior de pessoas. Consequentemente, elas vão querer saber mais sobre a sua marca e o que ela oferece.

 

Conclusão

As plataformas e-commerce precisam de um bom tráfego para gerar mais oportunidades de venda. Uma estratégia que ajuda nesse sentido, como pudemos ver, é o guest post.

 

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre ele e de que forma ele pode ser trabalhado para beneficiar você e o blog do seu parceiro. Agora, basta analisar suas opções e colocar a mão na massa.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + 8 =