Autoridade de página: O que é e como impacta no seu site?

Não importa se o seu negócio já é tradicional, com mais de anos e anos de vida, ou se você acabou de ter uma ótima ideia para empreender. Para ter sucesso, é preciso se estabelecer de forma digital, por meio de um site institucional com boa autoridade de página.

 

Mas o que isso quer dizer? Significa que o seu site precisa atender às expectativas dos usuários, ter todos os elementos para achar tudo o que é preciso, além de ser extremamente necessário preparar e otimizar o site de acordo com as métricas do Google.

 

Mas, afinal, o que é autoridade de página?

Autoridade de página (ou Page Authority) é uma métrica que pode prever e analisar a relevância de qualquer página na web para a classificação nos principais motores de busca da internet.

 

A pontuação desse índice varia de 0 a 100 e, dependendo do valor, ela determina o quão sua página sobre rede de proteção para piscina, por exemplo, tem potencial para estar nas primeiras posições do que é conhecido como SERP (Search Engine Results Page).

 

O SERP nada mais é do que a página de resultados de busca, ou seja, a interface de busca do Google quando você vai procurar algo.

 

Basicamente, a pontuação de uma autoridade de página é calculada por meio de um algoritmo que identifica os detalhes daquela página em específico, relacionando toda a sua estrutura e experiência do usuário.

 

Bem como estes elementos estão otimizados de acordo com as métricas do SEO, fundamentais para obter boas posições na SERP.

 

Diferenças entre autoridade de página e autoridade de domínio

Autoridade de página e autoridade de domínio parecem ser sinônimos, mas existem algumas diferenças entre esses termos.

 

Por um lado, a autoridade de página se refere à classificação de uma página única de um site, por exemplo, de empresa de demolição de casas, enquanto a autoridade de domínio mede a força de todo o domínio ou de seus subdomínios, isto é, do site como um todo.

 

As métricas de autoridade de página estão envolvidas em muitas práticas de SEO e também do marketing digital, como o link building, que pode influenciar e muito a autoridade de uma página.

Além disso, existem ferramentas prontas e com versões gratuitas para uso na internet que podem ajudar a identificar autoridade de página, como o Link Explorer e Ahrefs.

 

Como é calculada a autoridade de página?

A autoridade de página é calculada usando técnicas de algoritmos de inteligência artificial por machine learning. Portanto, o valor da autoridade de página pode flutuar, uma vez que os dados que são alimentados nos algoritmos de aprendizado podem mudar num instante.

 

Assim, o usuário deve tomar a autoridade da página como uma métrica relativa, quando a compara com outras páginas e os valores absolutos não devem ser considerados para verificá-la.

 

Ou seja, é apenas um parâmetro, mas para olhar a fundo, é preciso estar atento a outros quesitos em conjunto.

 

Mas, qual é considerado um bom nível de autoridade da página? A única resposta certa para esta pergunta é um nível bastante otimizado para conseguir extrair o máximo disso e você ter sucesso em seu mercado.

 

Para algumas consultas de pesquisa de baixa concorrência, você pode conseguir classificar rapidamente, semanas após a publicação de algumas novas páginas com pouca autoridade de página.

 

Isso é bom, mas talvez você esteja em um mercado competitivo no qual é preciso muito mais para ser capaz de se classificar nas primeiras posições do Google. Portanto, quanto maior a autoridade da página, seja ela de reforma predial ou qualquer outro nicho, melhor.

 

Como conferir mais autoridade para sua página

Já discutimos o suficiente sobre a autoridade da página, sua introdução e os fatores que devem ser levados em consideração para medir a autoridade de uma página.

 

Agora, vamos ao cerne da questão deste conteúdo: como aumentar a autoridade da página do seu site?

 

Existem algumas maneiras populares e usuais de aumentar o page authority e iremos discuti-las a seguir:

 

1 – Tenha recorrência de conteúdo e novidades

Uma boa pontuação de autoridade da página pode ser garantida pela recorrência de conteúdos significativos.

 

Por isso, crie conteúdo relevante e de alta qualidade, que sejam importantes para a sua marca, produto ou serviço e que também seja de grande valor para os usuários.

 

Quanto melhor for o seu conteúdo, mais provável que seja compartilhado por vários usuários e apreciado também por outros sites, que podem vincular seu conteúdo e trazer autoridade à sua página.

 

Algumas dicas para conquistar essa relevância são:

  • Criar conteúdos interessantes e instigantes;
  • Atualizar e publicar conteúdo novo todos os dias;
  • Certificar-se de que o conteúdo é relevante e útil;
  • Tornar a leitura de seu conteúdo prazerosa e fácil.

 

Um dos maiores erros que geralmente são cometidos pelas empresas é produzir conteúdos sem muita substância ou relevância.

 

Acredita-se muito que o conteúdo para SEO só deve ter as palavras-chaves certas. Mas, na verdade, você deve criar um conteúdo que possa atrair leitores e também ser compartilhado por eles.

 

2 – Obtenha links externos

Por vários motivos, é fundamental ter links externos que levem à página que você quer ter autoridade, seja sua empresa uma fabricante de roupas femininas ou de entregas rápidas.

 

Por exemplo, se você colocar um link externo para outro site e eles publicarem, a tendência é que haja mais audiência para sua página e, consequentemente, sua marca terá melhor exposição.

 

Como resultado, você obterá mais tráfego na página que foi referenciada. Para postar o conteúdo em outros sites de alta autoridade, você terá que criar, mais uma vez, e aqui se aplica mais ainda um conteúdo significativo e de qualidade.

 

3 – Use imagens que tenham relação com o conteúdo

As imagens são muito importantes para obter autoridade de página e podem afetar muito a qualidade e a classificação nos principais motores de busca. Imagens com conteúdo original podem oferecer muitos benefícios.

 

Por exemplo, se você tem uma empresa de motoboy, pode colocar imagens dos seus funcionários em ação no decorrer de um conteúdo.

 

Dessa forma, ele se torna mais legível e interessante. Além disso, as imagens podem ser compartilhadas e curtidas facilmente e dão aquele respiro necessário em textos maiores e mais densos.

 

No entanto, lembre-se de uma dica valiosa: o Google não pode identificar as imagens que são usadas em sua página sem usar a tag ALT descritiva.

 

Além disso, se você estiver usando a tag ALT, então é recomendado usar palavras-chave fortes nesta tag, como motoboy, delivery, entre outras para o SEO, o que influenciará nas buscas no Google e mais tráfego pode ser gerado para seu site.

 

4 – Considere seu mercado de atuação

Para construir páginas com boa autoridade, é preciso estar por dentro dessa estratégia e entender o que os mecanismos de busca classificam como boas práticas.

 

A seguir, veja um exemplo hipotético para ilustrar ações que denotam grandes esforços em conseguir mais autoridade.

 

Por exemplo, vamos considerar uma empresa de limpeza de fachada. É muito comum, nos dias de hoje, com o mercado imobiliário crescendo muito no Brasil, ter esse tipo de serviço à disposição e com muita procura.

 

É essencial ter em mente que a autoridade para a sua página depende muito de como você atrai tráfego para o seu site e passa a adotar as práticas de SEO. Portanto, é necessário pensar na experiência do usuário ao publicar algo em seu site.

 

Questionar-se a respeito desse assunto é fundamental para entender se há verdadeiro foco nisso. Só assim, é possível ter uma boa autoridade.

 

Voltando ao exemplo anterior, seria extremamente interessante construir uma página de autoridade a partir de um conteúdo relevante e que gere curiosidade nas pessoas ao explorar esse assunto, incluindo subtemas como pintura de fachada, entre outros.

 

Considerações finais

Seja qual for a finalidade de seu site ou produto vendido, é necessário tentar aumentar o tráfego da web para atingir seus objetivos de negócios e, assim, ter uma boa autoridade de página, característica que alimenta as suas páginas de forma constante.

 

Além disso, para saber se sua página da web sobre empresa de manutenção predial será bem classificada pelo Google ou não, você pode verificar a autoridade da página em ferramentas específicas.

 

Procure sempre acompanhar a pontuação da autoridade da sua página e faça o máximo que puder para melhorá-la.

 

Além disso, podem haver muitas outras maneiras de melhorar sua page authority, então identifique e aplique-as para aumentar o valor de suas páginas em relação a essa métrica tão importante.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 8 =