O que é mobile friendly? Isso afeta o SEO?

O celular é o principal dispositivo para acessar a internet no Brasil. Em 2018, o percentual de pessoas com 10 anos ou mais que acessaram a internet por um smartphone chegou a 98,1%. Com isso, o conceito de mobile friendly cresceu no mercado, sendo voltado ao aumento de tráfego para quem acessa via mobile.

 

Se o seu site não está preparado para receber as visitas oriundas de dispositivos móveis, provavelmente você perderá muitas oportunidades de negócios. Por isso, ter uma página que seja mobile friendly, ou seja, agradável para visualização em smartphones, é fundamental para a sua empresa.

 

O que é mobile friendly? Isso afeta o SEO?

 

O que é mobile friendly?

Mobile friendly significa compatível com dispositivos móveis. Computadores, notebooks, tablets e smartphones são dispositivos com diferentes aspectos, sendo o tamanho da tela o mais gritante. A tela do monitor é horizontal, enquanto a tela de um smartphone é vertical, por exemplo.

 

Mas as diferenças entre os dispositivos não param por aí. O teclado do computador é bem maior que o do smartphone, que é na tela. Além disso, o celular não conta com mouse. O tipo de conexão também difere de dispositivo para dispositivo.

 

Quem acessa pelo celular usa bastante a conexão 3G ou 4G, enquanto quem acessa pelo computador utiliza, geralmente, uma internet banda larga. E com os acessos via dispositivos móveis crescendo, é preciso pensar um modelo do site para as pessoas que acessam com esses aparelhos. Por isso, o conceito de mobile friendly visa otimizar o seu site para a visualizações em diferentes dispositivos móveis.

 

Site Responsivo x mobile friendly

Não, ter um site responsivo não significa seguir o conceito de mobile friendly. Um layout responsivo é um site que se adapta a diferentes tamanhos de tela, dessa forma um site consegue se adaptar à visualização em diferentes dispositivos. A preocupação do modelo responsivo é voltada basicamente ao tamanho de tela.

 

Um site mobile friendly é uma página que apresenta uma versão exclusiva para dispositivos móveis. Em outras palavras, o site possui uma versão mobile, totalmente adaptada às diferentes características da navegação por dispositivos móveis. Então, mesmo que as páginas tenham o mesmo conteúdo, ele é apresentado de uma forma diferente, sendo otimizada para a visualização em smartphones e tablets.

 

Quais os principais benefícios do mobile friendly?

Com o crescimento dos acessos à internet por dispositivos móveis, o conceito de mobile friendly se popularizou rapidamente no mercado. Confira abaixo os principais benefícios de ter um site mobile friendly:

 

Otimização do ranqueamento

O Google lançou uma atualização de seu algoritmo em 2015 para dar mais relevância aos sites que eram mobile friendly nas buscas feitas por dispositivos móveis. As mudanças no algoritmo do Google se deram porque, já na época, mais da metade das pesquisas no site eram feitas pelo celular. Dessa maneira, a sua página ganha mais destaque nos resultados de busca para palavras-chave com bom volume de busca em dispositivos móveis.

 

Melhora a experiência do usuário

A experiência do usuário é o principal fator que define a geração de uma oportunidade de negócio. E ter um site criado para dispositivos móveis é muito importante para garantir que boa parte dos acessos à página não sejam perdidos porque o site é muito pesado ou não tem uma boa navegabilidade.

 

Mais conversão e menos rejeição

Segundo a pesquisa Tendência do Mobile no Brasil, realizada pelo Opinion Box, 84% dos brasileiros compram online pelo smartphone. Então, se você quer converter mais leads em clientes, ter um site mobile friendly é essencial para aumentar a taxa de conversão.

 

Vale lembrar que um site adaptado a dispositivos móveis também tende a ter uma diminuição da taxa de rejeição. Com um site voltado para o mobile com excelente usabilidade e navegação, provavelmente o número de pessoas que deixaram o seu site após alguns segundos diminuirá bastante.

 

O mobile friendly é um conceito de referência para o marketing digital atualmente. Então, se você não possui um site preparado para receber os acessos pelos dispositivos móveis, busque se preocupar com esse detalhe para ver o seu negócio crescer no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 4 =