Brindes ecológicos: por que sua empresa deve aderir a esta técnica?

Chamar a atenção do mercado para o empreendimento é um dos principais objetivos de um negócio, mesmo com técnicas de marketing, a consolidação pode vir de outros meios, incluindo por brindes ecológicos.

 

Sendo uma estratégia para se obter atenção e tornar uma fórmula de deixar a sua marca em um mercado onde a competição pelo lugar de destaque é grande, os brindes corporativos servem como uma fidelização de clientes, fornecedores e de funcionários.

 

A lembrança criada pelo item pode despertar uma boa posição mental quando o cliente lembrar da necessidade de um produto, se o empreendimento de montagem e alinhamento de pneus está no seu início ou planejando se consolidar no mercado. 

 

Sendo entregues em feiras, convenções e eventos, os brindes corporativos com o passar do tempo, passaram a não somente ser uma lembrança do empreendimento mas como também, uma demonstração da empresa com o meio ambiente.

 

Brindes ecológicos: por que sua empresa deve aderir a esta técnica?

 

Originando deste modo, os brindes ecológicos passaram a ser uma tendência no mercado não somente por serem também um investimento bom de baixo custo, como também, por demonstrar as intenções da empresa em relação à natureza.

 

O conceito dos brindes ecológicos

Ao longo dos anos, o mercado sofre modificações que podem acabar impactando o cotidiano humano, dentre elas, a forma como as empresas lida com a natureza ao ponto de gerar desastres que ao longo prazo se tornam irreversíveis.

 

Algumas empresas, vendo que esses impactos poderiam não somente prejudicar a natureza como a própria imagem, começaram a construir ações ecológicas dentro do mercado para reduzir os impactos que fossem sendo causados.

 

Como uma telha termoacústica pintada fosse feita de materiais reutilizados junto a tecnologia necessária para que suas finalidades fossem cumpridas, por exemplo.

 

Com isso, os brindes ecológicos acabaram surgindo como uma forma que demonstra além da preocupação da empresa com o meio ambiente, a conscientização para os seus consumidores também adotem medidas ecológicas em seu dia a dia.

 

Um consumidor de uma empresa com iniciativas ecológicas, ao ter a conscientização diária, pode optar por uma squeeze personalizado infantil de plástico reciclado quando houver a necessidade de distribuir lembrancinha em festa.

 

Portanto, a finalidade dos brindes ecológicos pode ser vista para além de uma campanha promocional da empresa, como também, uma forma de criar laços com seus consumidores lembrando-os da importância da natureza.

 

Tipos de brindes ecológicos

Os brindes ecológicos podem ser adotados por empresas de todos os portes, desde uma pequena que fabrica letra caixa de ACM até uma multinacional, sendo alguns desses brindes:

  • Copos reutilizáveis;
  • Ecobags;
  • Cadernos de papel reciclado;
  • Pasta;
  • Mochila;
  • Blocos de papel;
  • Estojos;
  • Canetas sem plástico.

 

Podendo ser feito de maneiras diferentes e de forma personalizada que combine com a empresa, a opção de brindes ecológicos cresce a cada dia no mercado, especialmente aqueles que podem substituir funções do dia a dia.

 

Os brindes com finalidades para consolidar o cliente deve ser pensado de uma forma que o mesmo veja utilidade em seu cotidiano, bem como aqueles que estão sendo feitos para dar uma boa impressão para a empresa.

 

Brindes com o foco de gerar um reconhecimento a marca, e que forem distribuídos em eventos, devem contar com cores que façam o indivíduo se remeter ao negócio sempre que ver uma cor similar da marca, por exemplo, deixando uma forte impressão.

 

De modo que, ao ser vista, possa despertar a memória do brinde e da empresa da qual o distribuiu.

 

Os benefícios dos brindes ecológicos

Quando uma empresa de tubo defofo 250mm está começando a ganhar destaque no segmento mercadológico que atua, é importante que uma boa imagem esteja atrelada a esse empreendimento seja positiva.

 

Não somente como uma propaganda que acaba enganando o cliente, como algo real que possa ser aplicado na prática, os brindes ecológicos servem para reforçar a imagem de que o empreendimento se preocupa com a natureza e seus impactos sob ela.

 

A conexão que pode ser estabelecida entre consumidor e empresas por meio dos brindes, acaba sendo uma imagem para a marca em relação às demais do mercado, que evolui constantemente.

 

Os valores da empresa são destacados com um brinde ecológico, agregando também um valor importante ao negócio com a demonstração de que a qualidade do brinde é um reflexo da qualidade do produto ou do serviço, especialmente aqueles com viés ecológico.

 

Gerando impactos positivos dos quais farão uma bateria estacionária de gel ser lembrada nos momentos necessários ou em indicações, um fator importante do qual os brindes ecológicos possuem efeitos.

 

Mesmo que o brinde não seja entregue ao público-alvo do negócio, ele pode se tornar um formato de marketing de indicação para aqueles que o receberam, até mesmo por meio de postagens das redes sociais aumentando as chances de chamar a atenção para a empresa.

 

Gerando um impacto positivo na sociedade ao demonstrar que há empresas que se preocupam com a sustentabilidade do planeta nas menores partes, desde a sua missão, visão e valores até os brindes.

 

O que é o marketing verde?

Também denominado como ecomarketing, esse modelo de marketing tem como estratégia mostrar que a empresa assume uma boa postura em relação ao meio ambiente tanto no resultado final dos produtos, quanto até mesmo durante a produção.

 

Surgindo em uma pequena escala por volta dos anos 60 nos Estados Unidos e na Europa, o marketing verde ganhou um impacto somente anos mais tarde por volta dos anos 90.

 

Contudo, com os impactos ambientais cada vez maiores e os recursos sendo enfraquecidos de forma mais rápida, os consumidores passaram a cobrar comportamentos ecológicos das empresas e do governo para que haja preservação.

 

Vendendo a imagem verdadeira de quem a empresa de içamento de vidro tem consciência ecológica, o marketing verde deve ser feito de uma maneira verdadeira para que o empreendimento não se transforme em um greenwashing.

 

Este que por sua vez, vende a imagem de uma empresa ecológica, porém, não há nenhuma iniciativa real em torno da preservação do meio ambiente.

 

O marketing verde tem ligações com a responsabilidade ambiental, social, cultural e econômica, transpassando a imagem de conscientização que todos os departamentos da empresa possuem.

 

E a urgência para que as empresas comecem a ter atitudes com o pensamento na natureza se tornam ainda mais importantes, portanto, os brindes ecológicos podem ser os primeiros passos para se tomar ao invés de investir em brindes que causem impacto.

 

Tanto na produção quanto no seu descarte, como em casos de canetas onde a tinta acabar ou copos que possam perder sua utilidade.

 

O marketing verde pode ser uma forma de se destacar entre os concorrentes do mercado, porque com a necessidade de preservação da natureza para evitar maiores impactos, uma empresa que pensa no futuro acaba ganhando uma atenção maior dos consumidores.

 

Especialmente entre aqueles que possuem preocupações com o futuro, uma empresa usar o marketing verde para propagar suas intenções se torna algo bem-visto para a sociedade e consequentemente, para o mercado, atraindo inclusive investidores. 

 

A diferença entre brindes e presentes corporativos

Podendo ser confundidos em alguns casos, as divergências entre os brindes corporativos e os presentes, está relacionado a sua intenção ao ser oferecido.

 

O brinde serve como uma campanha de marketing para fixar o nome da empresa em seu segmento mercadológico, podendo ser tanto empresas iniciantes quanto as que desejam expandir o seu negócio.

 

Já os presentes corporativos, possuem uma qualidade e um valor maior do que os brindes. Com o custo médio mais alto, as opções vão além dos tradicionais brindes e buscando passar uma imagem mais sofisticada do empreendimento.

 

Além de desejarem causar um maior impacto, os presentes não são utilizados com tanta frequência em comparação aos brindes, que podem ser encomendados em altas quantidades para alcançar o maior número possível de clientes.

 

Considerações finais

Sendo assim os brindes ecológicos tornam-se uma tendência cada vez maior dentro dos mais diversos segmentos mercadológicos pela imagem que proporciona para as empresas.

 

Tendo as mais diversas opções, esses brindes podem dar ao empreendimento um cartão de visita sobre as funções de marketing verde da empresa, bem como, as formas que há uma preocupação realista com o meio ambiente, não se tratando apenas de um marketing.

 

Desde uma empresa de roda de lixa para esmerilhadeira até uma multinacional, a importância dos brindes ecológicos não abrangem somente o mercado, como também o âmbito social influenciando os consumidores a pensarem mais na natureza.

 

Com isso, pode-se dizer que os brindes ecológicos possuem a função de conduzir cada vez mais os empreendimentos a pensarem de maneiras sustentáveis, e transparecendo as ideias de preservação para o seu público-alvo.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × 4 =