Brindes: por que aderir essa técnica na sua estratégia de marketing?

O mundo dos negócios é regido pelas relações interpessoais, por isso, ao invés de dedicar as negociações com exclusividade a oferecer produtos e serviços, oferecer brindes pode ser um diferencial.

 

O encantamento do cliente é uma pauta em crescente relevância, pode-se justificar esse cenário com o entendimento do quão importante é focar na jornada do cliente para viabilizar o rápido fechamento de negócios.

 

Em adição, essa competência quando usada estrategicamente, confere a equiparação das vantagens competitivas e comparativas entre empresas de gerenciamento de projetos e obras e outros nichos onde há o livre-comércio.

 

Quando abordado o escopo do marketing, é comum que as pessoas e empresas direcionam os olhares diretamente para anúncios e promoções, que também são métodos relevantes.

 

Brindes: por que aderir essa técnica na sua estratégia de marketing?

 

Todavia, para ser uma empresa de relevância e que faça parte do processo de qualificação dos consumidores, é imprescindível demonstrar o diferencial e dispor de mecanismos que assertivamente corroboram para o aumento das taxas de conversão.

 

Partindo dessa linha de raciocínio, um negócio local focado na prestação do serviço de hidratação sofá de couro conseguiu potencializar os resultados na prospecção e aumentar a carteira de clientes.

 

Novas estratégias de marketing

A concorrência sempre foi pauta preocupante e de relevância nas discussões estratégicas de grandes marcas varejistas.

 

Aliás, é com as soluções propostas para tal discussão que as grandes marcas conquistaram o posicionamento no mercado

 

Entretanto, a modernização das ferramentas e métodos permitiu a democratização do acesso a diferentes negócios a investirem com soluções assertivas em prol do próprio sucesso.

 

Atualmente o mercado disponibiliza inúmeras oportunidades de investimento para as empresas, mas sem haver necessariamente a obrigação de consolidar um alto orçamento.

 

Logo, o marketing tradicionalmente conhecido e usado na entrega de filipetas, por exemplo, pode ser maximizado com novas estratégias e novos recursos, desde que o foco seja majoritariamente a jornada do cliente.

 

Sob tais preceitos, surge o processo de encantamento de clientes como estratégia adicional para empreendedores e pequenos negócios.

 

Dedicado principalmente para agregar positivamente nas vantagens competitivas e comparativas, essa competência deve ser posicionada estrategicamente para estreitar os laços entre clientes e empresas.

 

Humanizar os processos diferenciando o atendimento indica o cuidado de uma marca para com o consumidor.

 

Esse conjunto de ações é chamado de marketing promocional, que deve ser usado como braço direito das empresas.

 

A importância de trabalhar uma marca

Uma marca pode ser entendida como um nome, sinal, desenho ou paleta de cores que remetem diretamente a uma pessoa ou empresa. É a marca que irá ficar gravada na mente dos consumidores.

 

As grandes empresas conquistaram o privilégio de serem reconhecidas somente com logo e cores pelo seu público, o que só foi possível somente com a identificação de sinergia com os consumidores.

 

O varejo é a modalidade que mais tem espaço para o desenvolvimento de marca, embora não seja o único local que possa receber este trabalho.

 

As empresas prestadoras de serviços como limpeza de carpete empresarial, também podem desenvolver sua marca.

 

O marketing promocional é o conjunto de ações que trabalha no posicionamento de marcas perante o mercado e o consumidor. As ações são voltadas para viabilizar a integração entre o público-alvo e os produtos ou serviços oferecidos.

 

Esse é o mecanismo a ser operado para que os negócios ocorram de forma descomplicada, aliás, é por intermédio do marketing promocional que uma organização consegue fortalecer relacionamentos e reforçar o posicionamento.

 

Dentro do escopo do marketing promocional, estão os brindes. Que nada mais são do que produtos agregados entregues a clientes, com a finalidade de encantá-los e estreitar laços entre a marca e o consumidor.

 

Um fotógrafo que trabalha majoritariamente em ensaio de aniversário feminino entende que os brindes são essenciais para humanizar o relacionamento com o cliente e são uma forma de construir a imagem da marca.

 

Em conformidade com o argumento de especialistas na área, é indispensável que os brindes estejam diretamente relacionados com o produto ou serviço, sendo válido investir na personalização de mensagens e embalagens.

 

Desenvolvendo brindes

Conforme citado, os brindes são o recurso de marketing promocional para fortalecer o relacionamento entre marcas e consumidores, permitindo que as empresas consigam se posicionar perante o mercado.

 

Tendo em vista que os brindes devem fazer uma marca ou empresa ser lembrada pelo público, é fundamental que alguns aspectos sejam trabalhados, como:

  • Otimização do relacionamento;
  • Utilidade;
  • Lembrança do cliente;
  • Encantamento.

 

O principal objetivo destes, é fornecer novos mecanismos para atrair a atenção de clientes em potencial e desenvolver métodos para reter os clientes de carteira.

 

Otimização do relacionamento

O relacionamento com o cliente é uma pauta a ser trabalhada por negócios dos mais variados tamanhos e linhas de atuação, considerando que as vendas propriamente ditas são viabilizadas por intermédio das interações interpessoais.

 

Investir no relacionamento com o cliente indica o cuidado e preocupação que uma marca possui com o público, fator que é levado em consideração no momento de qualificação de potenciais fornecedores e também durante a decisão de compra.

 

Os brindes são trabalhados inicialmente para sinalizar a intenção de estreitar laços, por isso, o cliente identifica o tratamento especial ao receber algum produto adicional ao efetuar o fechamento de contrato ou finalizar uma compra.

 

Cabe destacar que essa técnica deve ser trabalhada por negócios de diferentes segmentos, inclusive por empresas que comercializam saco personalizado para correio.

 

Invista na utilidade

Tão importante quanto investir em métodos para aproximar os consumidores, é trabalhar com brindes que verdadeiramente sejam úteis no cotidiano. Pode ser que o nicho de atuação de um negócio dificulte essa etapa.

 

Entretanto, um mapeamento do perfil e comportamento é essencial porque confere mais segurança às equipes de marketing para a confecção dos brindes.

 

Além disso, se um cliente fecha um contrato acerca da prestação de um serviço, o brinde entregue pode não estar diretamente relacionado com o negócio em si, mas sim algo que fará com que a empresa seja recordada com frequência, como caixa reciclada de papelão.

 

Desenvolver esse ponto é fundamental, pois quando há a lembrança no cotidiano ao ter o contato com o brinde bem como a sua utilidade, o desejo de compra é fomentado indiretamente no cliente.

 

Encantamento de clientes

Nos últimos anos, como consequência das oscilações do mercado, as empresas foram requisitadas a trabalhar em estratégias para agregar em vantagens competitivas e comparativas, saindo na frente da concorrência.

 

A disputa por preço não é um método assertivo de agregar valor a um negócio, considerando que esse aspecto é de interesse somente das empresas envolvidas.

 

Logo, é indispensável que a jornada do cliente seja trabalhada no livre-comércio.

 

O encantamento de clientes é o método encontrado nas estratégias de marketing que permite que seja agregado valor a um produto ou serviço, inclusive para uma gráfica que oferece crachá cordinha aos consumidores.

 

Encantar clientes engloba o atendimento humanizado e personalizado, que pode contar com o mecanismo de brindes, fortalecendo as relações interpessoais.

 

O recurso adicional dos pequenos negócios

As PMEs ou pequenas e médias empresas conseguiram consolidar seu espaço com notoriedade nos últimos anos, considerando que o mercado atendeu o apelo feito corroborando com soluções assertivas para as mesmas.

 

Além disso, as ações governamentais realizadas deram maior autonomia para que essas empresas pudessem alavancar os negócios, com o acesso a ferramentas que antes eram mais trabalhadas para grandes organizações atingirem seus objetivos.

 

Com a democratização no acesso às soluções inteligentes, empreendedores e negócios locais conseguem melhorar o faturamento e consequentemente atingirem o crescimento empresarial.

 

Sabendo que o mercado a nível mundial está tomado pelas grandes empresas e que a disputa de preços não é uma alternativa porque envolve aportes e capacidade produtiva, as PMEs devem investir no marketing promocional para conquistar clientes.

 

Por isso, pode-se afirmar que os brindes, quando trabalhados corretamente, são o recurso adicional para pequenas e médias empresas conseguirem alavancar as taxas de conversão, responsáveis pelo próprio crescimento do negócio.

 

Considerações finais

Sendo assim, o marketing no sentido geral significa um conjunto de ações que podem ser tomadas pelas empresas para atrair a atenção do cliente, fomentando a intenção de compra e auxiliando no posicionamento de mercado e ganho de autoridade.

 

Aliás, pessoas e empresas podem consolidar uma marca, que nada mais é do que o modo como o público geral enxerga uma empresa ou pessoa. A marca deve gerar sinergia entre os indivíduos e atrair a atenção de consumidores.

 

Além de ser utilizada para atrair a atenção, a marca deve vir acompanhada da finalidade de agregar valor a um negócio, como recurso para fazer frente à concorrência, agregando nas vantagens competitivas e comparativas.

 

Contudo, os brindes estão dentro do escopo do marketing promocional e devem ser trabalhados em conformidade com o perfil de comportamento do cliente ideal, conferindo utilidade, encantamento e relacionamento.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezoito − quatro =