Captação de clientes: Por onde começar? 

A captação de clientes é um processo do qual uma empresa utiliza para que se conquiste os consumidores que estão alinhados com o público ideal dos produtos e serviços que são oferecidos dentro do mercado, para que estes, por sua vez, concluam a compra.

Esta técnica também pode ser conhecida como atração de cliente ou conquista de consumidores, estando sempre em uma função mais ativa para que seja encontrado os indivíduos que possuem um perfil próximo aos produtos ou serviços oferecidos. 

Com a competição e o crescimento cada vez maior do mercado de aluguel de cadeiras para festa, por exemplo, as formas de captação podem ser distintas entre as empresas devido aos seus objetivos internos e até mesmo ao orçamento disponível.

Mas essa ação permite que, independentemente do porte ou orçamento do negócio, os resultados que são apresentados se tornam positivos e deste modo, conquistam os consumidores ao ponto de, no final do processo, ocorrer a fidelização. 

Por isso, quanto mais abrangente forem as formas de captação dos clientes, melhores se tornarão os seus resultados e com isso, o aumento da lista que a empresa desenvolveu previamente.

Permitindo que outras estratégias ganhem ainda mais chances de serem concluídas ou ter o resultado esperado de acordo com seus planejamentos feitos anteriormente, e com isso, proporcionando um maior crescimento para a empresa. 

Para que uma empresa de moldura de teto de isopor conquiste e capte uma boa quantidade de consumidores dentro do perfil de público-alvo, é fundamental que as vantagens e a importância desta ação estejam bem compreendidas ao empreendimento. 

Fazendo com, deste modo, as técnicas ou dicas ofereçam um bom resultado, ganhando a confiança dos consumidores e com isso, uma maior visibilidade dentro do mercado do qual estão atuando.

Vantagens e importância de captar clientes

Para que a captação de clientes de uma empresa de GNV terceira geração, por exemplo, ocorra de uma forma cujo os resultados são mais prolongados em comparação à falta da prática, é importante conhecer como atrair estes clientes. 

Uma das formas que pode auxiliar o empreendimento é o uso de ferramentas ou de softwares, entre eles, o CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente em português. 

Com essa ferramenta, as formas de organização para saber como acompanhar o funil de vendas e compreender os pontos que leva a captação torna-se mais fácil, dando um aspecto mais explícito sobre como a empresa atua na prática. 

Fazendo com que ações ou outros pontos que podem proporcionar um relacionamento mais longínquo seja realizado, e com isso, os processos de venda de tela para viveiro de aves seja sempre melhorado. 

Portanto, a importância para que a captação de clientes esteja ligada a empresa é que pode oferecer um melhor controle e acompanhamento de como se captar os clientes no momento certo, fazendo com que algumas vantagens sejam pontuadas como:

  • Identificar quem não é qualificado;
  • Qualificar clientes;
  • Nutrir leads;
  • Transformar em oportunidade de negócio.

Quando se possui uma identificação dos perfis de clientes que não estão adequados ao negócio, a empresa ganha maiores vantagens sendo uma delas, o lado financeiro.

Com a identificação de quem não se enquadra dentro dos perfis, a empresa sabe que as estratégias que foram elaboradas para captação não serão entregues a esses indivíduos, direcionando assim para os que estão mais alinhados. 

E com isso, fazendo com que haja uma qualificação ainda maior e com isso, chance de estabelecer melhores estratégias para que ocorra uma nutrição mais qualificada e tenha resultados mais prolongados. 

De modo que, se o cliente foi captado e comprou uma camisa larga academia, com uma boa prática, é possível fazer com que novas compras sejam efetuadas, ou então, divulgações para amigos e familiares que apresentarem a mesma necessidade. 

Fazendo com que exista uma transformação de uma oportunidade momentânea em um negócio que possa durar por mais tempo, e com isso, faça com que a empresa conquiste o desejado em relação ao mercado em menos tempo.

Dicas para captar novos clientes

Para que uma fabricante de deck para varanda tenha bons resultados das captações de clientes, com algumas dicas, as formas desta estratégia ser ainda mais assertiva aumenta em bons percentuais. As principais dicas são:

Ter o perfil do cliente definido

A definição já esclarecida do perfil de consumidor ideal para as operações do empreendimento contribuem para que os planos feitos sejam mais assertivos, e até mesmo já se tenha uma economia financeira. 

Isso ocorre devido ao fato de que, por não ter uma definição, acaba fazendo com que a empresa crie mais estratégias e tenha mais gastos, o que a longo prazo gera impactos grandes dentro da receita do empreendimento. 

Com o cliente definido, torna-se mais fácil criar abordagens e saber como propagar os valores que são desejados dentro do mercado, conquistando desta forma mais consumidores.

Usar internet como aliada

As transformações tecnológicas ao longo da sociedade proporcionaram mudanças no convívio social como no mercado, e uma dessas mudanças é a internet, que cada vez mais expande possibilidades dentro do domínio online. 

A internet é uma das formas mais usadas na captação de clientes dentro do mercado atual, especialmente porque diferentes perfis de públicos navegam em suas páginas ou domínios disponíveis e que, com as ferramentas certas, é possível realizar uma segmentação. 

Já que softwares ou outras métricas de coleta de dados contribuem para que o negócio saiba quem abordar ou quem nutrir por mais tempo, fazendo com que assim, tudo o que for planejado tenha ainda mais acertos em relação às metas e planos estabelecidos.

Marketing de conteúdo e redes sociais

O marketing de conteúdo é uma forma de também captar e educar os consumidores de brindes corporativos diferenciados, algo que gera ainda mais valorização para o empreendimento.

Podendo ser ainda mais intensificada com a presença das redes sociais, um ambiente do qual cresceu tanto na sociedade como uma forma informal de comunicação como no mercado, sendo um canal de relacionamento com o cliente. 

Este formato de marketing pode ser da forma que a empresa deseja ser reconhecida, indo desde materiais mais didáticos por meio de e-books ou vídeos, como também por meios mais ilustrativos e explicativos, como textos e imagens. 

Planejar bons conteúdos permite que a empresa tenha uma maior chance de captar consumidores e desta forma, estabelecer-se ainda mais dentro do segmento atuante.

Observar o mercado

Ter um bom conhecimento de mercado é fundamental para o negócio, especialmente por saber quais são as falhas das quais proporciona um bom crescimento dentro do empreendimento. 

Observar o mercado ajuda a saber quais são os pontos principais dos quais é mais propício a mudanças, ou então, saber se o cliente está buscando determinado produto ou serviço dentro deste ambiente. 

Com essa percepção, os outros negócios que estão englobados dentro desta área também podem ser observados e com isso, fazer com que a empresa note como está sendo a sua atuação e o que melhorar para captar o cliente na primeira abordagem.

Mídias pagas

Mídias pagas são um formato de estratégia para captar ainda mais consumidores em um curto espaço, contudo, é fundamental que se tenha um capital financeiro dedicado a esta ação sem gerar grandes impactos no negócio.

Com este formato, é possível escolher quais são os veículos que a propaganda irá circular e até mesmo o período, proporcionando uma maior estruturação ao empreendimento do quanto deve investir e por quanto tempo. 

Fazendo uma boa configuração, é possível que este modelo de mídia traga a captação de leads ainda mais rápido alinhada com outras estratégias para que com isso o crescimento da empresa ocorra em todos os setores.

Considerações finais 

A captação de clientes é algo importante dentro do mercado especialmente porque oferece boas vantagens ao empreendimento, que ao observar e fazer uso de tecnologias, proporciona um maior conhecimento de como é o comportamento do consumidor. 

As formas de captação podem variar de empresa para empresa, dando a personalização necessária que gere distinção dentre as demais atuantes do ramo de porta de correr vidro temperado 3 folhas, por exemplo, e assim saiba como atrair o consumidor. 

Com a prática da captação de leads, é possível que a qualificação de clientes seja ainda mais aprimorada, apresentando melhor as formas de oportunidade de negócios e com isso, estabelecendo ainda mais a presença dentro do mercado. 

Conhecer o perfil do cliente possibilita ações como marketing de conteúdo, inbound ou outbound marketing, assim como observar o mercado proporciona a captação mais fácil e longa. 

Ter uma compreensão do mercado que atua, especialmente pela alta competição, oferece que o empreendimento tenha maiores chances de se destacar entre as concorrentes e com isso, conquistar as metas e outros planejamentos em um curto espaço de tempo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 4 =