Conversão de leads: Como ter mais sucesso?

A conversão de leads é um termo novo dentro do setor comercial que se tornou decisivo para o sucesso de qualquer empreendimento físico e digital.

A conversão de leads é uma grande parte do marketing na Internet. Para tê-lo, é importante estabelecer um processo de marketing digital para atrair os usuários da internet para a página da empresa.

Assim, ao produzir conteúdo, uma empresa que vende pasta para congresso promocional personalizada pode encontrar usuários na internet que fazem parte do público-alvo da campanha comercial. 

Para isso, é necessário pensar onde eles estão, quais são os interesses e quais serão os benefícios que eles podem encontrar na empresa. Assim, para converter leads em clientes é necessário fornecer a melhor experiência possível para o público.

O que são os leads

Os leads são os clientes potenciais para uma determinada empresa, que quando convertidos em clientes reais, podem gerar receita.

Eles são pessoas que estão interessadas no produto ou serviço que é oferecido e mostram potencial para adquiri-lo. Há muitas maneiras de gerar leads e de se conectar com eles.

Uma empresa que vende rótulo champagne personalizado, pode conseguir leads ao anunciar um download gratuito sobre a conservação de champagne, por exemplo.

Os leads são as pessoas ou empresas para as quais é possível elaborar uma proposta de negócio. Eles são o objetivo final, mas nem sempre são fáceis de identificar.

Para ter assertividade no contato, é importante segmentar o máximo possível a busca de leads e buscar por informações básicas para a negociação, por exemplo, nomes, números de telefone, endereços de e-mail ou outras informações de contato.

A pessoa responsável em lidar com os contatos dos leads é responsável por acompanhá-los, qualificá-los e fechar a venda. Em alguns casos, também é aplicada a estratégia de fidelizar o cliente.

Dessa forma, a conversão de leads é algo progressivo e uma empresa que vende revestimento em ACM, por exemplo, deve fazer isso em etapas.

Os contatos chegam de diversas maneiras. Eles podem ser gerados através de campanhas de e-mail e marketing nas mídias sociais. Outras formas de gerar leads incluem publicidade, chamada fria, marketing de referência e marketing direto.

Além disso, os leads podem ter diferentes interesses de acordo com cada campanha, por isso é muito importante segmentar ao máximo o público-alvo para ter a certeza de criar a estratégia de comunicação adequada.

Um potencial cliente pode entrar em contato com a empresa por telefone, e-mail ou website, eles são chamados de leads. A conversa pode levar o cliente a se tornar um cliente, o que geraria muito lucro.

Através da conversão de leads progressiva, uma empresa que trabalha com gerador silenciado 15kva pode elaborar uma jornada para o público-alvo para que ele conheça a empresa e se torne um cliente fiel ao negócio.

Os gerentes de vendas estão encarregados de gerar leads e eles usarão os conhecimentos do setor para fazê-lo, seja através de networking, marketing digital ou marketing tradicional.

Uma vez que a empresa tenha adquirido os leads, ela começa a ter oportunidades de apresentar uma oferta com altas chances de conversão para uma base de contatos qualificada.

Por que os leads são importantes para o negócio

Os leads são parte de uma base de contatos do público-alvo que pode comprar o produto de um empreendimento. É por isso que é importante manter uma alta taxa de aquisição de leads para um negócio.

Com uma boa base de leads, a empresa pode elaborar estratégias de conversão dos leads para negociações qualificadas.

Assim, uma empresa que vende cobertura para festas ao ar livre, pode ter mais certeza no momento de criar uma oferta personalizada e eficaz para os clientes.

Existem algumas maneiras de melhorar a taxa de conversão de leads. A primeira maneira é ter uma campanha de marketing eficaz para alcançar o maior número de pessoas possível.

A segunda maneira é ter uma página de aterrissagem com ótima aparência para que o site possa captar informações de contato dos usuários.

A terceira maneira é ter um serviço de atendimento ao cliente útil para responder a perguntas e resolver problemas.

Para dirigir um negócio, é necessário ter processos que garantam os melhores resultados possíveis para os recursos da empresa. A única maneira de fazer isso é coletando o máximo de pistas possível para preparar uma proposta de negócio.  

Para coletar as pistas certas, é necessário ter um canal de comunicação digital para registrar as informações dos leads para que eles possam se tornar clientes no futuro.

Dessa forma, uma empresa que vende transformador máquina de solda, por exemplo, pode preparar campanhas que conscientizem os clientes sobre as soluções da empresa para conseguir melhores negociações.

As pistas são importantes nos negócios porque, atualmente, é possível gerenciar e cruzar informações essenciais para gerar insights valiosos sobre o mercado. Os leads são importantes nos negócios porque são uma representação de vendas potenciais. 

Quer a situação esteja relacionada a um pequeno empresário ou alguém que esteja procurando um emprego, estudar os leads é uma ótima maneira de melhorar resultados.

Como os leads geram sucesso para empreendimentos

Para ter sucesso em qualquer negócio, é importante ter uma boa fonte de contatos. Não basta ter um bom produto se não existe ninguém para quem oferecê-lo.

Os leads são cruciais porque oferecem a oportunidade de se envolver com clientes potenciais e fazer uma venda. Mas, para isso, é importante construir uma estrutura digital que possa aproximar-se com o dia a dia do cliente na internet.

Primeiro, é preciso construir um website e desenvolver os conteúdos com base em um funil de conversão, um processo que leva os visitantes a um resultado específico.

Em seguida, se pode acompanhar com uma chamada ou com uma mensagem personalizada por e-mail para dar ao lead as informações necessárias para que ele tome uma decisão.

E, por fim, é obrigatório fazer o acompanhamento com mensagens personalizadas adicionais em tantos canais que as empresas tiverem acesso para enviar mensagens e que o lead esteja presente.

Assim, ao estar presente no dia a dia de consumo de informação do usuário na internet, uma empresa que vende pisante de madeira para jardim pode encontrar as pessoas interessadas em fazer negócio.

Os leads de vendas podem ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de qualquer empresa. Sem um fluxo constante de leads para o funil de vendas, não há novos clientes para manter a empresa ativa e competitiva no mercado.

Para que qualquer negócio tenha sucesso, ele precisa atrair constantemente novos leads, já que os benefícios dessa aquisição podem ser decisivos para o sucesso de um empreendimento, como por exemplo:

  • Maior Market Share;
  • Aumento exponencial dos lucros;
  • Maior retorno sobre o investimento (ROI);
  • Segurança e estabilidade comercial.  

Os leads são gerados através de vários métodos, tais como campanhas de marketing on-line ou off-line e são geralmente clientes em potencial qualificados. Eles são qualificados porque expressaram alguma forma de interesse no que é oferecido.

Uma vez que um lead tenha sido qualificado, o próximo passo é convertê-los em um cliente. Isto pode ser feito através de vários meios, tais como cross-selling, up selling e marketing de referência.

Considerações finais

Um lead é um cliente em potencial que mostra interesse nas soluções oferecidas por uma empresa. Esses contatos são considerados prospectos até que satisfaçam os critérios de qualificação.

Uma vez qualificados, estes contatos são então designados como contatos quentes, pois estão dispostos a entrarem em uma negociação com a empresa.

Esses contatos têm a propensão de se tornarem clientes se forem contatados, enquanto os contatos frios não são considerados como sendo muito prováveis de se tornarem clientes.

Os contatos quentes foram qualificados em algum momento e esta designação pode ser feita analisando-se a demografia, a psicografia ou o comportamento.

Dessa forma, a segmentação é muito importante para que empresas que vendem pula pula para festa infantil possam encontrar o público-alvo em grande escala na internet.

Uma lista de contatos quentes pode ser obtida classificando os contatos frios ou inativos e procurando por aqueles que expressaram interesse em adquirir um produto ou serviço.

O primeiro passo para a empresa converter os contatos é certificar-se de ter os conteúdos certos para eles.

O próximo passo é certificar-se de que o website oferece algo que é único e diferente do que é encontrado em outros lugares. Pode ser uma característica única ou um preço profundamente descontado.

O último passo é ser claro sobre qual é a taxa de conversão e quais são os objetivos para poder monitorar os resultados de uma campanha comercial.

Uma das coisas mais importantes para qualquer empresa é ter um fluxo constante de leads para inseri-los em um funil de conversão até se tornarem clientes fiéis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 2 =