Conteúdos: Veja como se planejar para o final do ano?

Planejar os conteúdos da empresa é fundamental para uma estratégia de marketing bem estruturada, ajudando o negócio a ter sucesso no mercado digital. Os resultados só serão escaláveis e capazes de atrair leads por meio de conteúdos bem planejados.

Esse planejamento é responsável por validar os objetivos da ação, criando um plano que vai alavancar o posicionamento dos materiais e dos principais conteúdos que geram engajamento.

Uma das principais estratégias de marketing digital é o marketing de conteúdo, tendo em vista que ele está totalmente de acordo com as necessidades do consumidor moderno, uma pessoa bem informada e ávida por informação.

Para convencer alguém em relação à qualidade dos produtos e serviços e integridade da companhia, é necessário disponibilizar materiais que falem sobre assuntos do interesse do público e relacionados ao segmento do negócio.

A partir disso, a organização consegue atrair, converter e fidelizar os consumidores, e em algumas épocas, como o fim do ano, é ainda mais importante produzir bons materiais.

Pensando nisso, este artigo apresentará a importância do planejamento de conteúdos para o fim de ano e qual é a necessidade de fazer um cronograma de postagens.

Importância do planejamento de conteúdos

O planejamento de conteúdo é uma estratégia que determina quais materiais serão usados para impulsionar os resultados nas redes. Sua criação envolve diferentes etapas, como:

  • Informações sobre o público;
  • Criação de funil de vendas;
  • Ideias para criação de materiais;
  • Pesquisa de palavras-chave.

O planejamento para as redes sociais deve ser bem minucioso para que as otimizações ajudem a trazer resultados positivos.

Por conta disso, o planejamento de publicações de um fabricante de moldura gesso sala é um recurso estratégico que vai ajudar a atrair leads e a alavancar as vendas, considerando a qualificação da audiência.

Em linhas gerais, o propósito dessa ação é atrair o máximo de potenciais clientes, algo que outras ações de marketing digital também fazem para potencializar as campanhas.

A importância desse planejamento se explica por meio dos benefícios que ele traz, e dentre os que mais se destacam estão:

Aumento de tráfego orgânico

A vantagem mais perceptível é o aumento do tráfego nas redes sociais, blog e site institucional, e isso acontece porque todo o material acessado vai direcionar o fluxo de audiência para as páginas da marca.

Trata-se de um efeito contínuo e de longo prazo, e a tendência é que os acessos aumentem ao longo do tempo. Mas tudo isso acontece por conta dos recursos de SEO (Search Engine Optimization) que ajudam a melhorar as características da página.

Atrair leads qualificados

A atração de leads qualificados está relacionada com educar o público e preparar as pessoas para comprar uma persiana para escurecer ambiente de maneira mais consciente.

A marca consegue mostrar de que forma seu produto funciona e como pode resolver as dores e necessidades das pessoas. No fim do ano, os consumidores estão comprando muito mais e é necessário trabalhar essa jornada de compra.

Quando a aquisição é feita dessa forma, dissemina-se o nome da marca e melhora a relação com os consumidores, como resultado, também diminui a possibilidade de insatisfação e aumenta o percentual de fidelização.

Redução do custo de aquisição de clientes

Conquistar um cliente novo é um investimento, mas também existe um custo por trás e só é possível alcançar um bom resultado por meio de um planejamento de conteúdo que reduz o custo de aquisição de clientes (CAC).

Para atrair consumidores no fim de ano, é necessário produzir materiais educativos e afunilar a decisão de compra de maneira consciente, algo ainda mais importante para hotéis e pousadas que costumam ser muito procurados nessa época.

Também é importante lembrar que consumidores bem qualificados podem se tornar divulgadores da marca e voltar a comprar mais vezes.

Gerar autoridade digital

Outro grande benefício que explica a importância do planejamento de conteúdo é que ele ajuda a tornar a marca uma referência em seu segmento.

Qualquer tipo de negócio, como uma empresa de manutenção de impressora Samsung, deve entregar materiais de qualidade e que falam sobre temas de interesse do público, pois isso conquista a confiança das pessoas e autoridade digital.

O aumento da confiabilidade é imprescindível e traz vantagens de médio e longo prazo, como um sentimento positivo dos leads em relação à marca, algo que impulsiona o engajamento em diferentes plataformas.

Importância de um cronograma de postagem

O cronograma de postagem é uma estratégia fundamental para fortalecer o marketing de conteúdo e, por meio dele, a empresa consegue organizar e planejar melhor o que vai publicar em seus canais.

O cronograma também permite acompanhar os status dos materiais e verificar quais estão em dia ou se tem alguma coisa atrasada.

Para uma marca de lã rocha isolamento acústico, isso é muito importante para cumprir prazos, evitar atrasos e cuidar melhor de todas as etapas da estratégia.

Também é esse recurso que vai ajudar na manutenção da frequência de publicação, evitar surpresas de última hora e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado.

Outra vantagem é que as tarefas de cada membro da equipe são mais organizadas, permitindo que os profissionais tenham acesso a um planejamento claro e bem dividido entre todos do time.

Mais do que uma ferramenta que ajuda a programar materiais futuros, o cronograma é um documento de tudo aquilo que já foi publicado pelo negócio. Com base em materiais antigos, fica mais fácil acompanhar a quantidade de produção para a persona.

A avaliação também é feita de acordo com as etapas do funil de vendas e se existe a necessidade de equilibrar a proporção. Dessa forma, um fabricante de molduras de gesso 3D vai alcançar mais pessoas e melhorar suas estratégias de SEO.

O cronograma também pode fornecer temas e palavras que já foram usadas nos conteúdos, por isso, antes de se pensar em novas pautas, é interessante verificar se já existe alguma publicação sobre o assunto para evitar repetições.

Para profissionais inexperientes ou que produzem poucos conteúdos por mês, essa vantagem pode não ter muita serventia, mas conforme o blog cresce e o volume de postagens também, não é fácil manter o controle sobre os temas abordados.

Isso vale para todos os formatos de conteúdo, por isso, é sempre importante analisar o cronograma editorial e avaliar quais são os mais usados pela organização que está procurando diversificar.

Assim como outras estratégias de marketing, é muito importante mensurar os resultados obtidos para que se possa fazer melhorias, e as informações do cronograma ajudam a avaliar vários aspectos.

Por exemplo, uma empresa de recarga de extintor veicular consegue saber em quais dias e horários os resultados são melhores no blog, quais são os melhores nas redes sociais e quais são os temas mais procurados pelo público.

Também fica mais fácil entender quais são os melhores tamanhos de postagens, tendo como base os resultados, CTAs (chamada para ação) que apresentam melhor performance e qual é a frequência ideal de publicação.

São informações que ajudam a desenvolver uma estratégia melhor e com base naquilo que a audiência realmente procura.

Muitas empresas produzem uma grande quantidade de conteúdos e estão sem ideias sobre os temas que podem abordar, e o cronograma ajuda a resolver essa questão.

Uma empresa de GNV carro turbo deve usar o cronograma para soltar a criatividade e gerar ideias para a estratégia de marketing de conteúdo no fim do ano.

Aquela publicação que fez muito sucesso no blog pode ser produzida em outro formato porque isso ajuda a diversificar os materiais. É possível transformar um conteúdo completo em pequenos vídeos ou juntar conteúdos menores e formar um ebook.

Por fim, o cronograma de publicação traz uma visão geral e que ajuda a compreender a estratégia de marketing de conteúdo da empresa.

Isso acontece porque ele centraliza informações, melhora a comunicação, eleva o nível de conhecimento da equipe sobre datas e prazos e possibilita que todos os profissionais acompanhem o andamento do processo.

Por essa razão, uma empresa de plano funerário para idosos acima de 80 anos deve fazer com que todos os responsáveis pela produção tenham acesso ao cronograma.

Se todos acompanharem o andamento do trabalho, os canais digitais da companhia estarão sempre atualizados com conteúdos especiais para o fim de ano e que vão melhorar os resultados da corporação.

Considerações finais

Hoje em dia, muito se fala sobre a importância de investir em marketing de conteúdo, tendo em vista todos os benefícios que essa estratégia é capaz de trazer para uma empresa.

Mas para que realmente funcione, é fundamental planejar os materiais que serão produzidos e montar um cronograma de postagens. Assim, a estratégia do negócio fica mais organizada, produtiva e traz excelentes retornos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − oito =