Catálogo no Whatsapp: Por onde começar a desenvolver?

As redes sociais conquistaram papel importante no mundo dos negócios, devido à velocidade na troca de informações que proporcionam. Por isso, plataformas como o WhatsApp tem se adaptado para lidar com o público empresarial.

 

Aliás, a tecnologia como um todo tem se ajustado à demanda das empresas, se antes os desenvolvedores focavam somente no cliente final, as soluções criadas nos dias atuais também são voltadas para facilitar o dia a dia das empresas e equipes.

 

Os negócios entre empresas têm movimentado a economia a nível mundial, isso desde transações de multinacionais até a formação de contratos pequenos, como feito por uma gráfica que distribui sacola ecológica em algodão cru.

 

Embora as negociações entre empresas tenham características distintas em relação aos negócios com clientes finais, deve-se considerar um ponto em comum: o atendimento ao cliente.

 

O atendimento é etapa essencial para garantir o sucesso comercial e ainda trazer a satisfação do público, capacitando os times a contarem com a fidelização do público e benefícios adicionais, como o marketing de referência.

 

Sendo assim, além de desenvolver métodos para humanizar o atendimento, as empresas devem ainda implementar ferramentas que facilitem o contato com clientes. Gerando então o rápido aumento das taxas de conversão daquilo que está sendo ofertado ao público.

 

Sabendo disso, uma organização focada no fornecimento de cursos de treinamento de cachorros policiais, incluiu o WhatsApp no hall de ferramentas para aprimorar o relacionamento com clientes, incluindo catálogos e automação de atendimento.

 

Logo, deve-se considerar o WhatsApp um mecanismo que pode ser usado tanto para aproximar dois ou mais indivíduos, quanto para otimizar o andamento de processos empresariais.

 

Automação de processos

A tecnologia possui papel fundamental no ramo empresarial, pode-se notar sua importância desde a revolução industrial, com o desenvolvimento de máquinas e equipamentos para melhorar o fluxo de trabalho.

 

Não obstante, a tecnologia aplicada nos processos de empresas possui a mesma relevância. Indo ao encontro do apelo feito por organizações líderes de mercado e também de profissionais, a tecnologia viabiliza a aceleração digital.

 

Corresponde ao conceito de aceleração digital as iniciativas que abrangem o uso da tecnologia para otimizar processos, sejam eles operacionais ou ainda todas as etapas cruciais para a conclusão de uma venda de lixeira ecológica de madeira plástica.

 

Por ser uma pauta em plena discussão, a automação e aceleração digital divide opiniões, principalmente de funcionários devido ao receio da substituição de mão de obra. No entanto, a automação se aproxima do conceito de melhoria e não de substituição.

 

Ou seja, se o fluxo de trabalho das equipes é composto por múltiplas tarefas as quais são divididas entre procedimentos manuais e não manuais, este será aprimorado com o apoio de ferramentas de automação.

 

Na prática, o cotidiano dos colaboradores é enriquecido por intermédio da tecnologia, afetando diretamente o gerenciamento do tempo, já que as tarefas manuais serão realizadas de maneira mais assídua.

 

Cabe enfatizar que ramos específicos, como a área da saúde, requerem o seguimento das diretrizes e normas estipulados pelos órgãos reguladores. Isto é, um oftalmologista para cachorro precisa contar com a adaptação de ferramentas.

 

Não necessariamente todas as empresas devem no primeiro momento implementar uma ferramenta altamente personalizada e que reflita sistematicamente todos os procedimentos internos.

 

Pode-se dispor das ferramentas já disponíveis no mercado, incluindo as gratuitas, para aprimorar os processos. O WhatsApp é um recurso altamente recomendado para isso, considerando que possui as chamadas soluções business, voltadas para empresas.

 

WhatsApp e Negócios

O WhatsApp é uma plataforma de comunicação disponível para aplicativos de computadores e dispositivos móveis, sua principal funcionalidade é a troca de mensagens e documentos, chamadas de vídeo e ligações por chamada.

 

O recurso se popularizou no Brasil no ano de 2013, mas no início não possuía adaptações para as empresas, tendo em mente que seu nicho de usuários era majoritariamente pessoas físicas e para fins pessoais.

 

Mas ao observar a notoriedade do recurso, contemplando também o alto número de usuários (e possivelmente clientes), as empresas de diferentes ramos e portes de atuação realizaram a adaptação, criando uma conta no WhatsApp.

 

Tais fatores se deram tanto em grandes empresas para melhoria da comunicação com clientes e também para negócios locais, como uma fornecedora de salgados fritos delivery.

 

Com isso, os responsáveis pelo desenvolvimento da aplicação trabalharam em ferramentas para facilitar o dia a dia das empresas, fomentando a adesão do WhatsApp nos mais variados tipos de negócios. Entre as soluções, podem ser destacadas:

  • Definição de um perfil empresarial;
  • Inserção de outros métodos de contato;
  • Postagem de fotos e imagens a todos os contatos;
  • Criação de catálogo virtual.

 

Essas são as principais funcionalidades do chamado WhatsApp Business, divisão da plataforma que é especificamente para atender empresas.

 

Analisando o relato de empresas, pode-se frisar que a funcionalidade mais relevante aos negócios é a possibilidade de criação de catálogos virtuais e gratuitos.

 

Criando um catálogo virtual no WhatsApp

O catálogo no WhatsApp é um recurso que permite velocidade nos processos, possibilitando que os clientes identifiquem rapidamente a presença da solução ou produto desejado, como uma mesa 4 cadeiras lanchonete.

 

Essa etapa permite que as equipes responsáveis pela interação e atendimento ao público dediquem tempo para tarefas de maior complexidade, como por exemplo, as negociações e formação de preços.

 

Por ser um mecanismo que conta inteiramente com a tecnologia, é comum que as pessoas sintam dificuldade para implementar, devido a ausência de conhecimento no tema ou ainda o receio em manipular as funcionalidades oferecidas pela plataforma.

 

Por esse motivo a recomendação é que sigam um passo a passo e façam a inclusão dos bens e serviços oferecidos ao público na plataforma em questão.

 

1.   Adicionando itens ao catálogo

Para adicionar com sucesso itens ao catálogo é preciso separar o procedimento conforme algumas etapas do processo.

 

O primeiro passo é a abertura do aplicativo, após isso ir no caminho “Mais opções”. A depender da versão da plataforma utilizada, a opção também estará como 3 pontos destacados no canto superior direito da tela.

 

Depois de localizar o caminho, o próximo passo é selecionar a opção “Configurações”, depois clicar nas “Ferramentas comerciais” e após isso localizar a alternativa que possibilita a criação do catálogo.

 

A montagem do catálogo é sobremodo simples, o único ponto de atenção nesse sentido é para a descrição do produto e a imagem.

 

Cada item deve ser adicionado de maneira individual, sucedendo a inserção do nome, descrição, preço, link ou código. A dica é enriquecer com o máximo de informações possíveis para facilitar a busca de produtos, como avental cozinheiro personalizado.

 

As imagens inseridas também precisam ser de qualidade, por isso a recomendação é fazer as fotografias e depois partir para a criação do catálogo, melhorando a experiência do cliente com imagens em alta definição.

 

Com isso, a primeira etapa de desenvolvimento e criação do catálogo pode ser concluída, sendo necessário somente a manutenção ao longo do tempo.

 

2.   Gerenciando itens exibidos aos clientes

O gerenciamento é etapa crucial em qualquer mecanismo adotado nas empresas, podendo ser visto não só nas ferramentas usadas, como também nas estratégias elaboradas. Afinal, o gerenciamento é essencial para a garantia de funcionamento.

 

Considerando que o catálogo é o documento de apresentação de uma empresa ao público, compreende-se a importância em mantê-lo bem atualizado, detalhando os produtos disponíveis em estoque e atualizações de preços.

 

Visando corroborar para o dinamismo no fluxo de trabalho, os desenvolvedores da plataforma trabalharam para que a etapa de gerenciamento de catálogo fosse o mais dinâmica possível.

Estão disponíveis recursos que permitem ocultar, editar e apagar itens, refletindo no estoque e variação de preços em tempo real.

 

A funcionalidade está localizada na aba de “Configurações”, sendo necessário acessar a opção “Catálogo” e após isso selecionar os itens a serem ocultados, editados ou apagados.

 

É importante destacar que todas as ações feitas podem ser desfeitas a qualquer momento, exceto quando um item é deletado, exigindo que este seja incluído novamente no caso de ser necessária a apresentação.

 

3.   Usando o catálogo para alavancar as vendas

A principal funcionalidade da plataforma é permitir que as vendas aconteçam em maior velocidade, devido a inclusão de processos de automação. Os catálogos possuem função semelhante à de sinalização supermercado.

 

Por isso, o catálogo pode ser compartilhado com os clientes em outros canais de comunicação ou ainda em conversas privadas com os consumidores no WhatsApp, basta ir na opção “Compartilhar” e obter o link.

 

Considerações finais

A tecnologia possui papel fundamental no mundo corporativo, destacando acontecimentos como a revolução industrial e ainda a mais recente aceleração digital, que abarca também a automação de procedimentos internos.

 

Contudo, deve-se levar em consideração a popularidade das redes sociais e canais de comunicação na internet, como o WhatsApp, estabelecendo o relacionamento com clientes através destes.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 × 5 =