Qual estratégia adotar para quem quer vender pelo facebook?

Vender pelo facebook, tanto de maneira direta quanto indireta, é uma forma de melhorar as estratégias de marketing digital.

 

Qualquer marca que esteja presente nesta plataforma está fazendo o básico para construir sua presença digital, pois há tempos ter um perfil no Facebook deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade.

 

Existe um número cada vez maior de pessoas e empresas produzindo conteúdos e elas competem entre si. Por conta disso, é fundamental saber como se destacar e criar materiais que vão atrair o público dentro dessa plataforma.

 

Qualquer organização que queira vender pelas redes sociais não pode deixar o Facebook de fora de seu planejamento. Isso porque o Brasil é o terceiro país com o maior número de usuários no aplicativo, mais precisamente 130 milhões.

 

Portanto, faz todo o sentido investir tempo e dinheiro para vender nesta rede social. No entanto, é necessário saber como fazer isso do jeito certo e valorizar os investimentos voltados para essa ação.

 

Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar a importância de ter uma presença sólida no Facebook e mostrar algumas dicas para te ajudar a vender nesta plataforma. Confira.

 

Importância de estar presente no Facebook

O Facebook continua sendo uma rede social muito popular e construir sua presença nele é fundamental para melhorar o número de vendas. Dentre os principais motivos para fazer isso estão:

  • Maior rede social;
  • Melhora a audiência;
  • Melhora a publicidade;
  • Gera oportunidades de negócios.

 

Desde sua criação, o Facebook tem crescido de maneira acelerada e hoje está no topo dos sites na internet, possuindo a maior quantidade de usuários do mundo.

 

Assim como podemos encontrar pessoas de todas as idades e lugares, também é possível encontrar empresas dos mais variados tipos, como uma revenda de gás de cozinha grande.

 

São usuários que acessam a plataforma para interagir, ter acesso a conteúdos, compartilhar informações, conversar com outras pessoas e assim por diante.

 

Por possibilitar diferentes tipos de ações, o Facebook se tornou a maior rede social do mundo, reunindo uma grande quantidade de pessoas e a possibilidade de compartilhar diferentes formatos de conteúdos.

 

Também é uma forma de melhorar a audiência da marca, justamente pelo fato de que existe uma grande quantidade de pessoas conectadas que buscam informações e interagem umas com as outras.

 

Qualquer empreendimento que crie um perfil com finalidades comerciais terá acesso a esse público e com isso criar ótimas oportunidades de vendas.

 

Existe todo tipo de pessoa conectada nessa plataforma, por isso, é possível encontrar o público ideal de qualquer negócio que vai se interessar pelas publicações e pelas soluções oferecidas.

 

Só que um fabricante de espetinho de festa junina também deve publicar conteúdos relacionados ao seu mercado de atuação. Ou seja, é necessário ir além dos anúncios, mesmo que a intenção seja vender na plataforma.

 

Na internet, o consumidor é empoderado, por isso, é fundamental primeiro conquistar a confiança dele, mostrar que seu negócio entende do assunto, estabelecer um diálogo e a partir disso gerar oportunidades de vendas.

 

A publicidade da empresa se beneficia muito, visto que as organizações podem criar suas próprias páginas e divulgar seus conteúdos e soluções, estando sempre conectadas com seu público.

 

Isso fará com que os usuários da rede social tenham mais facilidade para encontrar o que procuram, comprar uma solução e tudo isso sem precisar sair do site.

 

A marca pode criar anúncios que serão veiculados na plataforma, expandindo ainda mais o alcance de suas postagens. Tanto é que, hoje em dia, anunciar no Facebook é fundamental para as estratégias em geral, de modo a garantir alcance orgânico.

 

Por fim, gera oportunidades de negócios e isso acontece porque a rede social tem como foco aumentar sua base de usuários. Consequentemente, encontrar e atrair o público certo se torna uma atividade mais simples e prática.

 

Só que para aproveitar todos os benefícios do Facebook, uma empresa de espelhamento em carro preto deve saber trabalhar boas estratégias de vendas.

 

Dicas para vender pelo Facebook

Se o seu objetivo é vender pelo Facebook, precisa investir nas estratégias certas, e dentre as mais eficazes estão:

 

Criar uma fanpage

Existe uma grande diferença entre perfil e fanpage, mesmo assim, ainda existem muitos empreendedores que confundem ou simplesmente não se importam com as diferenças entre os dois conceitos.

 

Entenda que o perfil é uma conta pessoal onde o usuário vai publicar imagens, textos e vídeos para compartilhar com amigos e conhecidos.

 

Por outro lado, a fanpage é uma página comercial utilizada pelas empresas e que oferece uma quantidade maior de recursos para as companhias.

 

Caso tenha criado um perfil para o negócio, uma empresa de corte a laser usinagem pode transformá-lo em fanpage sem maiores dificuldades.

 

Criar um calendário de publicações

Um calendário de publicações mostra como manter a produção de postagens sempre ativa na página. Para que ele seja completo, inclua as novidades do blog, promoções e outros materiais que vão interessar à audiência.

 

Existem ferramentas onde você pode criar calendário de publicação para o Facebook e outras redes sociais. Quando estiver criando as postagens, terá acesso a uma prévia que mostra como elas serão utilizadas, se é necessário fazer algum ajuste e assim por diante.

 

Ao fazer uma publicação nas redes sociais, é importante ter em mente que nem todos os usuários vão se interessar em acessar o site ou blog para saber sobre outros assuntos.

 

Por conta disso, os espaços das publicações precisam ser usados para informar às pessoas sobre assuntos mais relevantes. Depois que o primeiro contato acontece é que os usuários podem se interessar por outros conteúdos.

 

Usar imagem de capa e descrição

Quando uma empresa de soldagem de tubulação criou seu perfil no Facebook, inseriu uma boa foto de capa e criou uma descrição que apresentasse a empresa para os seguidores.

 

Seu negócio precisa fazer a mesma coisa e na hora de escolher a foto de perfil e capa, não pode se esquecer de incluir o logotipo da empresa.

 

Complete todas as informações sobre ela, como endereço, horário de funcionamento, telefone, produtos, ofertas, entre outros. Com isso, será bem ranqueada durante as pesquisas feitas pelos usuários na plataforma.

 

Impulsionar as publicações

Além da possibilidade de criar conteúdos inéditos é possível promover postagens que já foram realizadas na página. Ao investir nesse recurso, seu negócio vai conquistar mais engajamento e aumentar as vendas.

 

O impulsionamento é feito de maneira simples, sem a necessidade de utilizar o gerenciador de anúncios. Ao impulsionar suas postagens, um fabricante de massa asfáltica a frio vai promover seus produtos e serviços.

 

O impulsionamento pode ocorrer de acordo com a localização dos seguidores, interesses, idade, entre outras características.

 

Ademais, essa estratégia também funciona a partir do momento em que a companhia define o valor que deseja gastar e quanto tempo ela vai durar, o que dá uma ideia aproximada da quantidade de pessoas que será impactada.

 

Criar conteúdos de qualidade

Vale a pena impulsionar os materiais quando eles realmente são de qualidade, esclarecem as dúvidas da audiência e são compatíveis com as necessidades dos seguidores.

 

Portanto, um fabricante de aspersor irrigador agrícola deve criar de conteúdos ricos e valiosos que realmente vão despertar o interesse das pessoas e que estejam relacionados ao mercado em que a organização atua.

 

Saber segmentar o público

Não importa se você está interessado em criar um anúncio ou impulsionar sua publicação, todas as estratégias realizadas dentro do Facebook só trazem resultados quando são direcionadas para um público específico.

 

Nesse contexto, é muito importante segmentar seus seguidores e o público em geral, com base em informações da comunidade, estado civil, região, entre outras.

 

Para dar um direcionamento ainda maior às estratégias, é necessário utilizar palavras-chave que vão identificar o público ideal para as postagens e anúncios.

 

Divulgar conteúdos do blog

Por fim, mas não menos importante, um fabricante de abraçadeira tipo unha deve divulgar os conteúdos do seu blog no Facebook, tendo como objetivo manter o perfil sempre atualizado.

 

Ter um blog é fundamental para construir uma imagem positiva da empresa na internet, mas os materiais postados nele precisam chegar ao conhecimento do público, e nada melhor do que as redes sociais para ajudar nesse propósito.

 

Considerações finais

Como vimos, existem muitas estratégias de marketing digital que podem ser utilizadas pelas empresas que querem gerar oportunidades de vendas e vender pelo Facebook.

 

Por meio de ações simples, sua marca consegue chamar a atenção das pessoas, aumentar o número de seguidores, divulgar melhor suas soluções e, naturalmente, vender muito mais.

 

Neste artigo, você conheceu as principais ações e ao colocá-las em prática vai perceber um aumento considerável nas suas vendas nesta plataforma.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

9 − 3 =