Veja como utilizar os algoritmos das redes sociais ao seu favor

Já faz alguns anos que as redes sociais começaram a ter uma grande relevância no mercado, e com ela, diversas formas de marketing, comércio e divulgação foram criadas para atrair mais público e aumentar o alcance da marca.

 

Nos dias atuais, qualquer empresa, tipo de negócio ou organização que tenha o objetivo de expandir a sua marca e se tornar cada vez mais atrativo no mundo digital, precisa de fortes estratégias de marketing dentro das redes sociais para chegar ao sucesso.

 

A grande maioria das pessoas do mundo está conectada a internet de alguma forma e as redes são o epicentro onde tudo acontece ou tudo é comentado, seja sobre coisas complexas, como política ou coisas mais comuns, como bolo de aniversário decorado.

 

Não apenas isso, mas as redes sociais são uma ferramenta importante para mensuração de dados de engajamento dos clientes, análise comportamento dos leads e possíveis outros interesses dos seguidores, servindo como guia para tomada de decisões do negócio.

 

Também podemos mencionar que elas abriram muitas portas para comércios online grandes e pequenos, além de possibilitar o crescimento e expansão de pessoas que desejam empreender ou criar uma imagem no meio digital com o seu conteúdo.

 

Pensando nisso, vamos entender um pouco mais sobre a importância das redes sociais e como elas impactam o dia a dia da sua empresa, te orientando se é necessário ou não uma acao de marketing promocional ou outra estratégia.

 

O impacto das redes sociais nos negócios

As redes sociais são bastante responsáveis em diversos aspectos de qualquer tipo de negócio, afinal, sem os clientes comprando seus produtos e serviços, não tem receita, e sem dinheiro nenhuma empresa consegue se manter de pé.

 

Quando pensamos nas maneiras de utilizar as redes para benefício da própria empresa, algumas estratégias mais comuns vêm à nossa mente, como o marketing de conteúdo e marketing de influência, porém, de nada adianta se os algoritmos não forem bem utilizados.

 

Pode ser na venda de um anel com pedra de diamante ou de camisetas personalizadas, os algoritmos precisam ser um conhecimento que a sua empresa tem para que todas as suas ações dentro das redes façam sentido tanto para o negócio quanto para o marketing.

 

Os algoritmos das redes sociais

A primeira coisa que você e sua empresa devem ter em mente é que cada rede social possui o seu próprio sistema de algoritmo e cada um deles não necessariamente é igual ao anterior.

 

Em poucas palavras, o seu negócio deve se adaptar ao algoritmo da rede social escolhida.

 

Porém, a ideia é a mesma: ranquear e escolher o melhor conteúdo que deve ser apresentado às pessoas, seja ele uma camisa com logo bordado ou o mais novo vídeo que uma celebridade lançou em sua página.

 

Cada algoritmo pode priorizar algum aspecto diferente da rede social, ou seja, alguns podem priorizar as postagens de uma página, tema ou artista que você mais procurou antigamente, outras o relacionamento que você tem com a marca, outras o conteúdo.

 

Portanto, esses foram apenas alguns exemplos, mas a grande maioria das redes sociais, trabalham com os seguintes elementos para montar a relevância e prioridade do algoritmo:

  • Engajamento;
  • Relacionamento;
  • Novidades;
  • Frequência.

 

Pensando no ramo empresarial, descobrir qual destes aspectos o algoritmo prioriza é parte do seu trabalho e envolve diretamente as decisões da sua organização, seja ela voltada para entrega de encomendas com motoboy ou vendedora de cosméticos.

 

Sem uma boa estratégia de marketing e entendimento do funcionamento dos algoritmos, a sua empresa pode estar desperdiçando energia, dinheiro e tempo no critério errado, podendo prejudicar toda uma campanha.

 

Abordaremos como esses critérios funcionam nas redes sociais e como cada uma delas trabalha com o algoritmo, facilitando o seu trabalho e te direcionando para a decisão que pode fazer mais sentido com o seu tipo de negócio.

 

Como os algoritmos são categorizados

Pensando nas categorias e como cada um se manifesta dentro das redes sociais e com o conteúdo nela postado, desde formas de entrega de encomenda até mesmo novidades sobre tecnologia, fazendo com que alguns deles ganhem destaque.

 

Engajamento

O primeiro a ser mencionado é o engajamento do público. Com isso pode-se englobar as famosas curtidas, comentários e compartilhamento de postagens, mostrando o quanto o seu público e seus seguidores se importam e estão envolvidos com a marca.

 

Embora não seja tão mencionado, os primeiros momentos após a postagem em uma página são os mais importantes e comentados.

 

Afinal, causam o impacto necessário e impulsionam o compartilhamento, fazendo com que mais pessoas conheçam a página e comentem sobre o assunto.

 

Em outras palavras, quanto mais as pessoas se interessarem pelo conteúdo postado, mais ele será curtido, compartilhado e conhecido, e este é um dos elementos mais importantes que o algoritmo leva em consideração.

 

Temporalidade

Independentemente se a postagem é sobre uma grafica cartao de visita ou sobre o mais novo meme da internet, a temporalidade é um dos aspectos mais importantes quando pensamos em como o algoritmo trabalha e classifica as postagens que chegam até você.

 

Em poucas palavras, a temporalidade emprega que o conteúdo mais novo irá ser priorizado ao conteúdo antigo.

 

Sendo assim, uma notícia que saiu a pouco tempo irá ter prioridade sobre a que saiu ontem, mantendo o usuário sempre atualizado das novidades da rede social.

 

Essa categoria se mescla também com as demais, ou seja, pode ser que mostre as postagens mais recentes das pessoas ou páginas que você tem mais engajamento ou um melhor relacionamento, entregando dessa forma o que você quer ver no seu feed.

 

Relacionamento

Já essa categoria é dedicada às pessoas ou páginas que você mais se relaciona dentro do seu perfil, ou seja, as que você mais curte as publicações, mais compartilha informações e tem mais buscas na lupa onde se procuram perfis.

 

Está totalmente relacionado com o engajamento e um serve de complemento para o outro, dessa forma, o algoritmo traz buscas mais eficazes para você, independentemente se a página compartilha memes ou faz propagandas de serviços de flyer de divulgação.

 

As redes sociais e sua priorização de algoritmo

Agora que você entendeu como os algoritmos são categorizados, vamos a um breve resumo de como cada uma das redes trabalha com o algoritmo e qual é a prioridade deles.

Dessa forma, sua empresa pode saber onde investir dependendo da rede social que ela trabalha.

 

01. Facebook

Todas as empresas ou pessoas que querem expandir sua marca e aumentar a sua relevância no mercado estão no Facebook e a sua empresa não deve ser diferente, principalmente pela quantidade de pessoas que utilizam a rede social diariamente.

 

Por ser a rede social com maior número de usuários no mundo atualmente, muitas publicações são feitas e se torna bastante difícil para o algoritmo categorizar o que irá priorizar dentro dos critérios que já foram estabelecidos no momento.

 

Porém, a plataforma segue uma ordem de relacionamento, engajamento e temporalidade, ou seja, primeiramente ele irá te mostrar as pessoas e páginas que você mais se relaciona, depois mescla com o seu engajamento nelas e por fim prioriza o conteúdo.

 

02. Instagram

O Instagram tem sido o queridinho da galera e a todo momento tem seus stories e fotos fazendo sucesso e sendo compartilhado pelas redes ao redor do mundo.

 

Hoje em dia, é muito utilizado principalmente por quem quer se promover com notícias rápidas.

 

Nessa rede social, o algoritmo prioriza a temporalidade, engajamento e relacionamento. Em poucas palavras, sempre o que é novidade virá em primeira mão, seguido do seu engajamento com a página ou pessoa, e logo depois, seu relacionamento com ela.

 

03. Twitter

Bastante utilizado em discussões para pensamentos e opiniões próprias daqueles que possuem um perfil, o Twitter é o lugar ideal para aqueles que querem expressar a sua opinião por meio de poucos caracteres.

 

O seu algoritmo trabalha priorizando o ranqueamento dos tweets, ou seja, o conteúdo dele, depois a temporalidade e por fim o seu relacionamento com a pessoa ou página, se diferenciando assim um pouco dos demais concorrentes.

 

Considerações finais

Hoje, entendemos um pouco melhor como os algoritmos das redes sociais funcionam e como eles ranqueiam as publicações que chegam até você ou no mínimo, a ordem em que você as recebe no seu feed de notícias.

 

Entender como eles funcionam é entender como você irá trabalhar com as suas publicações para que chegue aos seus seguidores exatamente o que precisa ou o mais próximo possível disso, se tornando mais relevante para o mercado.

 

Logicamente que para isso acontecer, é necessário um forte trabalho com marketing de conteúdo, mas agora que você e sua empresa já sabem como tudo funciona, basta dar o pontapé inicial e conquistar o seu público, se tornando ainda mais relevante no meio digital.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × um =