Funil de Vendas: Como Desenvolver um Funil a Partir de Uma Página do Instagram?

O Instagram é uma potente ferramenta de engajamento, e muitas empresas estão aproveitando a rede social para conseguir estabelecer seu funil de vendas e engajar-se de forma muito mais funcional.

 

Diversos negócios demoraram um tempo para conseguir compreender o potencial que as redes sociais possuem no mercado, especialmente o Instagram.

 

A rede de compartilhamento de fotos e vídeos é uma das que apresenta maior potencial de engajamento e crescimento em relação a usuários, conforme aponta uma pesquisa realizada pela Socialbakers em 2019.

 

Todos os dias, milhares de pessoas acessam o Instagram, o que gera uma quantidade enorme de oportunidades para qualquer empresa que investe seu tempo e recursos de marketing.

 

Funil de Vendas: Como Desenvolver um Funil a Partir de Uma Página do Instagram?

 

A rede social, inclusive, possui ferramentas específicas para contas comerciais.

 

O que facilita ainda mais o trabalho de uma empresa, que pode registrar os resultados de suas ações de marketing, relacionar-se melhor com o público e até mesmo vender produtos dentro da plataforma.

 

Por exemplo, uma empresa de locação de som pode se beneficiar com a exposição que uma rede social como o Instagram pode oferecer.

 

O sucesso de uma conta no Instagram, embora leve em conta a quantidade de seguidores na rede, não se restringe a essa métrica. É preciso garantir que sua rede de contatos seja formada por clientes em potencial, isto é, pessoas que têm interesse em seu negócio.

 

Assim, suas ações acabarão tendo resultados muito mais positivos, com grandes chances de engajar na jornada de compra do cliente e formar novos interessados.

 

Isso porque seus clientes servem como promotores de seu conteúdo, seja ele sobre caixas ativa yamaha ou dicas de looks.

 

Essa rede social permite o compartilhamento de publicações, o que faz com que seu conteúdo se espalhe entre seus clientes e pessoas que acharam o conteúdo interessante. Quanto mais pessoas acessarem, maiores as oportunidades de negócio serão criadas.

 

Esse efeito de espalhar o conteúdo é conhecido como “viral”, uma forma rápida e prática de engajamento, uma vez que muitas pessoas que não teriam acesso a seu material são atingidas.

 

Uma das vantagens do Instagram é que seu conteúdo pode ser muito diversificado. Além de propagandas e conteúdos de produtos, você pode mostrar o making-of e o cotidiano de sua empresa, como uma reforma loja, por exemplo.

 

Entretanto, seu foco no aplicativo deve ser nos clientes que tem potencial de retorno. A fidelização é muito importante, uma vez que há maiores chances dessas pessoas comprarem diversas vezes com sua marca.

 

Quanto mais clientes fidelizados tiver, maior é o potencial de vendas que o Instagram apresenta, uma vez que você possui uma possibilidade muito maior de apresentar novidades e interagir diretamente com as pessoas, tirando dúvidas e estimulando a compra.

 

O Funil de Vendas do Instagram

Para conseguir aproveitar ao máximo seu perfil no Instagram, é preciso aliar suas publicações e interações com seu planejamento de marketing.

 

Existem diversas ferramentas de marketing digital que impactam diretamente as redes sociais, e é preciso saber utilizá-las.

 

O conteúdo é seu principal aliado neste quesito. Isso porque um material de qualidade irá atrair novos clientes, aumentando suas oportunidades de negócios e cativando aqueles que já tem interesse no seu trabalho.

 

Com o planejamento adequado, você é capaz de aproveitar a rede social em cada momento específico do funil de vendas.

 

1 – Topo do Funil de Vendas

O conteúdo de topo do funil tem o objetivo de conquistar visitantes. Tratam-se de pessoas que não conhecem sua empresa e nunca tiveram nenhum tipo de contato anterior.

 

O Instagram é ideal para este primeiro contato, porque visualmente apresenta sua empresa e seu conteúdo.

 

Assim, com a criação de publicações simples e introdutórias sobre seu nicho de atuação, com imagens que gerem algum tipo de reação nos clientes, você consegue atrair a atenção destas pessoas e faz com que elas comecem a acompanhar seu trabalho.

 

Pessoas que estejam buscando moveis planejados quarto casal podem encontrar em seu Instagram uma série de inspirações, não necessariamente relacionadas a seus produtos ou serviços.

 

O objetivo do topo do funil é transformar um visitante em um lead, então, é essencial que você apresente um conteúdo atrativo que o faça querer compartilhar seus dados de contato.

 

Isso pode ser feito encaminhando pessoas que gostaram de sua imagem para sua página pessoal ou uma landing page onde ele receberá algum tipo de benefício, podendo ser um e-book gratuito, descontos em produtos ou muitas outras opções.

 

2 – Meio do Funil de Vendas

Neste momento, o cliente já está interessado no seu conteúdo. Provavelmente, já é um seguidor de seu perfil e está acompanhando suas publicações. É um momento de aproximação, onde o relacionamento entre cliente e marca é importante.

 

Por isso, você precisa identificar essas pessoas e criar um conteúdo sobre estúdio ensaio que converse diretamente com elas. Quanto mais interação for estabelecida, mais valorizada a pessoa se sentirá, aumentando a vontade de fazer negócios com sua empresa.

 

Neste ponto, uma das principais ferramentas de apoio do Instagram são os Stories. Tratam-se de imagens e vídeos curtos, que ficam no perfil por 24 horas. O conteúdo dos Stories costuma ser muito mais humanizado, e existem diversas formas de interação.

 

A criação de mural de perguntas, enquetes e outras atividades divertidas fará com que o público queira falar diretamente com a marca. Por isso, esse tipo de conteúdo deve ser um pouco mais avançado que o anterior.

 

Isso porque essas pessoas já compreendem o que é sua empresa e como ela funciona em sua base, então, é o momento de começar a mostrar as qualidades de seus produtos ou serviços.

 

Assim, você pode explorar mais detalhes de seu trabalho com o paisagismo piscina para seu público.

 

3 – Fundo do Funil de Vendas

Esta é uma das etapas mais importantes do funil de vendas, uma vez que é onde o lead se transforma em cliente. Nesse momento, o Instagram funciona como um impulsionador das vendas. A experiência de comprar com você deve ser o grande destaque.

 

Afinal, é preciso identificar o diferencial da negociação com sua empresa. É necessário ser mais do que uma simples aquisição de produto. Venda exclusividade, transformando os clientes em fãs.

 

É provável que os clientes, nesta etapa, já conheçam seu trabalho de buffet de aniversário infantil, por isso, devem ser cativados para fechar a negociação.

 

O pós-venda também se enquadra nesta categoria, e deve ser praticado com muito carinho para que os clientes retornem e continuem a consumir. Aqui, a valorização tem de continuar a ser apresentada.

 

Publique em seu perfil depoimentos de clientes satisfeitos, agradecimentos, e ofereça novas possibilidades de negócio sempre que possível, para conseguir alcançar um público cada vez maior.

 

Vale lembrar que nem todos os feedbacks serão positivos, e aqueles que receber, seja em comentários ou no privado, que tenham críticas ao processo ou ao produto, podem servir como um impulsionamento para desenvolver melhores práticas e melhorar seu conteúdo.

 

Assim, se sua empresa quiser explorar mais o serviço de buffet a domicílio para casamento, precisa ficar atenta aos feedbacks.

 

Todas as experiências acabam sendo muito válidas neste contexto, portanto, aproveite o engajamento e crie novos recursos com as informações coletadas durante esta etapa.

 

O Instagram Como Ferramenta de Comunicação

Existe uma série de vantagens que podem ser consideradas quando você leva essa estratégia de marketing para o Instagram.

 

Alguns podem ter bons resultados mesmo em outras redes sociais, mas é importante se atentar que o Instagram tem um enorme potencial de negócios.

 

Estar onde as pessoas estão é o principal ponto para conseguir uma qualidade maior em suas vendas. Por isso, lembre-se que nessa rede social você tem a possibilidade de:

  • Aumentar sua credibilidade;
  • Fortalecer seu relacionamento com clientes;
  • Criar grupos de interação;
  • Ter um canal de suporte para o público.

 

Algumas ferramentas podem ser muito úteis na construção de um ambiente adequado para seus clientes.

 

O Direct, por exemplo, é uma excelente maneira deles se comunicarem, e você deve pensar em estratégias que auxiliam a comunicação para um melhor resultado.

 

É importante ser direto e objetivo quando se conversa pelo Direct, para não procrastinar e o cliente conseguir receber exatamente aquilo que ele estava procurando.

 

Entretanto, uma mensagem que pareça automatizada ou robótica pode acabar tendo um resultado negativo.

 

A humanização é um dos pontos mais importantes do contato próximo que redes sociais como o Instagram trazem. Por isso, utilizá-la como uma fonte de diálogo entre consumidor e marca pode acabar trazendo muitos benefícios a longo prazo.

Leia também o nosso post 6 Vantagens do Ranqueamento Orgânico no Google

Considerações finais

Sendo uma das plataformas que mais cresce no mundo, a presença de qualquer empresa que deseja continuar competitiva no mercado no Instagram é essencial. Quanto mais sua marca se engajar, maior é o público que começará a identificar seu conteúdo como valioso.

 

Para que os resultados sejam de acordo com o esperado, é necessário criar uma série de estratégias de marketing que contribuam para o crescimento da marca na rede e consiga trazer os clientes para mais perto de você.

 

Por isso, identificar através do funil de vendas quais são as principais etapas para seu engajamento é um ponto essencial para ter sucesso no mercado, tornando-se uma empresa líder.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 comentário em “Funil de Vendas: Como Desenvolver um Funil a Partir de Uma Página do Instagram?”

  1. Pingback: 4 Dicas Para Escolher por Boas Palavras-chave no Conteúdo - Blog da Agência7 Soluções WEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + dezessete =