Conteúdo interativo: conheça suas vantagens

A produção de conteúdo interativo é intuitiva para quem quer engajar mais seu negócio nas redes sociais com estratégias de marketing eficazes. Além disso, deve-se considerar o apelo desses materiais para consumidores novos e estabelecidos da marca.

Hoje, a geração dos millennials, nascidos entre 1980 e 1990, tem uma relação própria com a internet porque, no fundo, foram eles que a tornaram o que ela é hoje.

Essa demografia é mais dinâmica e imediata, o que exige muito conteúdo interativo porque eles estão mais envolvidos em conteúdos desde ensaio fotográfico 15 anos a itens como embalagens flexíveis e recicláveis.

O conteúdo interativo facilita, hoje, as empresas na tentativa de se destacar na crescente disputa pela atenção dos consumidores, a fim de estreitar o relacionamento da marca com o público.

Vendas com foco em relacionamento são cruciais para ter uma presença online de sucesso, pois podem amenizar diversos problemas que impactam negativamente a empresa online que oferece curso de acupuntura auricular, por exemplo.

Este artigo discutirá os vários aspectos do conteúdo interativo e como ele traz vantagens para os mais diversos tipos de negócios.

Em última análise, terá vários efeitos positivos em uma empresa que emprega essa tática para alavancar os resultados do negócio.

Afinal, o que é conteúdo interativo?

Como o próprio nome indica, esse conteúdo é derivado de uma interação com o público como o de uma marca de controlador de acesso externo.

Outro aspecto fundamental é que, independentemente do assunto, o material deve ser altamente instigante, ou seja, tem a proposta de acabar com a ideia de fornecer conteúdo estático ou não dinâmico.

Com isso, as próprias redes sociais que hospedam o conteúdo podem ter o resultado das interações do usuário e de fato obterem vantagens com isso.

No entanto, o advento dos canais digitais permitiu que uma empresa de içamento em São Paulo se distanciasse da mídia tradicional e trabalhasse com plataformas que são preenchidas pelo público.

O princípio fundamental do marketing baseado em conteúdo é operar conteúdos interativos, e através dos recursos disponíveis online, qualquer empresa pode aumentar seu envolvimento por meio de ações como:

  • Testes;
  • E-books;
  • Infográficos;
  • Vídeos.

No entanto, ter sucesso nessas e em outras ações interativas depende de entender como fazê-las corretamente e para isso as empresas devem ficar atentas a vários pontos importantes.

Exemplos de conteúdo interativo entre marcas

O conteúdo em si deve ser atraente, como mencionado anteriormente, e é uma das formas mais eficazes de aumentar o engajamento de uma marca.

No entanto, às vezes, apenas saber os tipos de conteúdo que o negócio pode criar não é suficiente para o público se envolver. É gratificante observar o procedimento em ação.

Por isso, ao ver alguns exemplos que uma empresa de impermeabilização de parede pode utilizar como fonte de inspiração, poderá servir de guia na criação do próprio conteúdo interativo de outros negócios.

Print Technology

Tecnologia de Impressão emprega interatividade para narrar a história das “Revoluções da Tecnologia de Impressão”. Para o usuário consumir todo o conteúdo, ele precisa participar, com a barra de rolagem, de cada etapa e finalizá-la.

Save the Rainforest

São conteúdos interativos e criados em Javascript, uma linguagem de programação que leva mais tempo para ser executada, mas o resultado é espetacular.

Aqui, a equipe da Rainforest utilizou um ambiente 3D e tirou fotos na frente e atrás. A interação permite que o usuário experimente o ambiente como se realmente estivesse ali.

TAG

Recentemente, o TAG, serviço de assinatura de livros, lançou para seu público uma calculadora que calcula o tempo de leitura.

Este dispositivo é resultado de uma campanha que incentiva as pessoas a lerem pelo menos um livro por mês.

Para ajudar o leitor a atingir seu objetivo de quanto tempo de leitura ele tem por dia, ele só precisa inserir a ferramenta e ler o texto proposto, descrever quantas páginas há no livro e a ferramenta já calcula quantos minutos terá que gastar lendo por dia para atingir o objetivo.

Me Poupe

O Me Poupe possui quatro calculadoras gratuitas que podem ser acessadas pelo formato calculadora no programa calculadora para quem está pesquisando sobre investimentos.

Neste exemplo, é possível demonstrar que existem três conversas distintas sobre o mesmo nicho, mas cada conversa é dedicada a um tipo específico de persona.

KitKat

A maioria dos exemplos apresentados eram de natureza digital. No entanto, não dá para omitir as ações do KitKat, que foi uma estratégia de marketing offline. Para promover o chocolate, a marca disponibilizou um jogo de dança nos pontos de ônibus.

Além disso, a marca ofereceu uma experiência única ao usuário, que por sua vez estimulou as pessoas que participaram da atividade a receberem uma amostra do chocolate.

Isso lhes permitiu incentivar a participação e promover a companhia sem uma iniciativa apenas de produto e obter resultados muito positivos.

Ferramentas para criar conteúdo interativo

Como o conteúdo interativo é relativamente bem compreendido e divulgado fora do Brasil, já existem recursos para sua criação e as empresas de lavagem de estofados de carros também já começaram a produzir esse tipo de conteúdo.

Alguns são dedicados exclusivamente a esse objetivo, enquanto outros são mais versáteis e, portanto, precisam ser ajustados para criar o conteúdo interativo ideal.

Então, é preciso que os empreendedores entendam as ferramentas mais comuns do mercado e a explicação de cada uma. Isso ajudará a escolher a ferramenta mais adequada para o negócio, seja ele uma fábrica de roupas ou uma distribuidora de batedor sorvete.

ion interactive

O ion interactive é um dos métodos mais eficazes para criar conteúdo interativo. Afinal, ele possui uma grande biblioteca de modelos totalmente personalizáveis ​​e fáceis de usar.

Outros formatos para produzir conteúdo interativo incluem infográficos, e-books, calculadoras, páginas de destino e questionários, bem como white papers, avaliações e catálogos.

Contentools

Contentools é uma ferramenta popular que já existe há algum tempo, fornece materiais para geração de leads. Isso permite que uma fabricante de ripa para telhado, por exemplo, crie conteúdo estático e dinâmico.

O conteúdo interativo é melhor alcançado por meio da criação de diferentes materiais em diferentes formatos, como mapas, questionários, calculadoras, infográficos e páginas de destino.

Thinglink

O Thinglink é uma das ferramentas mais populares do mercado devido à sua versatilidade e facilidade com que pode criar conteúdos interativos variados.

Essa ferramenta pode ser utilizada para criar vídeos e mídias em 360 graus por natureza, utilizando informações adicionais, áudio, anexos e links da internet.

Qzzr

O Qzzr é um dos aplicativos mais populares para criar testes interativos. Há também uma parte gratuita que, mesmo com funcionalidade limitada, permite que a empresa tente o teste de conceito sem custo.

Aqueles que desejam experimentar conteúdo interativo, mas são novos no campo, acharão benéfico utilizá-lo.

Além disso, colabora com três métodos diferentes de criação de quizzes, o que facilita a aplicação de diferentes abordagens. Isso permite que as empresas criem avaliações de personalidade, listas ou testes que podem ser pontuados.

Tipos de criação de conteúdo

Nesse ponto, é comum que os empreendedores se perguntem quais formatos são apropriados para sua estratégia de conteúdo interativo.

Será possível observar que muitos dos exemplos abaixo são interativos, enquanto outros, como infográficos e e-books, podem ser remodelados para atender a esse propósito. Além disso:

Quiz

Essa abordagem ao uso do questionário é benéfica porque permite que se entenda o público mais profundamente, mas é preciso lembrar-se de evitar tornar a experiência entediante.

Em última análise, se uma empresa for usar questionários, precisa fazer com que eles forneçam algo de valor para o usuário. É fundamental que ele compreenda os motivos do interesse em suas respostas e, o mais importante, que se sinta interessado em fornecê-las.

Infográfico

Infográficos já são comuns em campanhas de marketing digital. Se um usuário já interagiu com eles, sabe que são ferramentas superiores para a fase inicial de desenvolvimento de um lead: na fase de atração, ele ainda está descobrindo seu próprio problema.

Ao incorporar o elemento de interação, o negócio aumenta a experiência de ler um infográfico: a leitura é mais divertida e interessante, o leitor tem mais chances de consumi-lo.

Vídeo

O marketing de vídeo é cada vez mais popular e se tornou um componente crítico das estratégias de muitas marcas. Revela-se que, no modelo tradicional, os vídeos são mídias passivas que não permitem que o público participe da experiência, mas sim espectadores.

No entanto, existem vários métodos de incorporação de interatividade em vídeos. Um método é criar uma simulação que permita a participação do público, alterando e influenciando o desenvolvimento e o final da peça.

Landing page

Landing pages já são comuns no marketing de conteúdo. Normalmente, essas páginas têm conteúdo valioso disponível por uma taxa, em troca de informações sobre o visitante. Essa informação é, portanto, convertida em um cliente potencial.

Um conceito cada vez mais popular é a adição de mais conteúdo informativo à página. Por exemplo, adicionar depoimentos de outros clientes ou diferenciar características que outras pessoas tenham será necessário para obrigar o visitante a converter.

Considerações finais

O conteúdo interativo só é eficaz quando a empresa tem um conhecimento profundo de seu público e do que ele precisa ouvir para ser atraído por ele.

A partir do momento em que as pessoas podem interagir com a empresa, elas se sentem parte dela e podem avaliar o valor das soluções fornecidas. Isso facilita a conversão de produtos e aumenta as vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × um =