O que o seu conteúdo precisa para ser mais eficiente?

Quando o assunto é marketing digital, saber produzir um conteúdo de qualidade, que ofereça algum tipo de retorno se torna fundamental, independente do tipo de canal utilizado.

 

É pensando nisso que, neste artigo, vamos abordar sobre como criar e planejar conteúdos eficientes para blogs, para obter os melhores resultados.

 

Essas plataformas desempenham um papel importante no domínio do marketing, e, por essa razão, desenvolver um blog é essencial para uma estratégia de construção de marca e atração de clientes ou leads.

 

O que o seu conteúdo precisa para ser mais eficiente?

 

Por que um bom conteúdo é importante?

Um conteúdo bem trabalhado conta com componentes essenciais que evidenciam sua marca, tais como formatação e uso de palavras-chave, mas é preciso mais do que isso para atrair leitores. Um exemplo claro disso é ter uma voz única.

 

Uma voz não só conquista os leitores como também os mantém, e esse estilo só é nutrido através da produção de conteúdos estratégicos e bem desenvolvidos.

 

É como construir um balcão promocional dentro de uma loja física para ganhar visibilidade e relevância, de uma forma estratégica e eficaz.

 

A maioria das pessoas que visitam uma página costumam sair de lá sem ao menos lê-lo por completo. Assim, é possível afirmar que uma porcentagem ainda maior de espectadores que acessam tal postagem nas plataformas de redes sociais nunca sequer o clicam.

 

Pesquisas da área indicam que existe apenas um tempo de 2 a 3 segundos para captar a atenção dos visitantes para tentar convencê-los a clicar em suas postagens e conquistá-los o suficiente, para que leiam o conteúdo em sua totalidade.

 

Inclusive, existem diversos meios para trazer o público desejado de forma bem-sucedida, cujas visualizações podem acabar convertendo leads.

 

Portanto, para construir um bom conteúdo, é importante saber quem é seu público e pelo que eles procuram. Assim, tente tomar decisões orientadas, fazendo investigações na indústria e análises da concorrência.

 

Criando uma estratégia de conteúdo

Ter uma estratégia de conteúdo é o que separa os bons blogs dos excelentes. É como ter pasta catálogo personalizada para cada postagem em específico, e como elas compõem seu blog como um todo.

 

Um plano escrito não só aumenta as suas hipóteses de sucesso, como também poupa horas que teriam sido desperdiçadas na elaboração de estratégias que não trarão resultados, escrevendo tópicos incorretos, e trabalhando com os influenciadores errados.

 

Blogs atualizados regularmente, que contêm conteúdos relevantes e de valor, podem desempenhar um papel importante nos rankings orgânicos em motores de busca como o Google, Yahoo! e Ask Brasil.

 

Por meio de uma estratégia de criação de conteúdo, os meios acabam se intercalando, assim como duas empresas que dividem escritórios compartilhados. Separados em si, mas trabalhando harmonicamente no mesmo espaço, visando a mesma meta.

 

As classificações orgânicas são um dos métodos de marketing digital a longo prazo que podem aumentar a visibilidade online de uma página, seja ela um site ou blog. Contudo, isso demanda manutenção constante e ajustes de campanha.

 

Os blogs são o canal do qual muitas empresas mantêm os seus websites ativos perante os motores de busca. Estruturar esse tipo de plataforma, portanto, pode ser a vantagem que sua empresa precisa.

 

O papel das palavras-chave

Uma estratégia de conteúdo deve mapear tópicos de conteúdo, utilização de palavras-chave e qualidade.

 

Quando se pretende criar um conteúdo eficiente, o primeiro passo é desenvolver uma pesquisa solidificada de palavras-chave, que tratam-se dos termos que o blog ou website irá discorrer em uma publicação.

 

Ou seja, um blog sobre serviços para condomínios deve esboçar conteúdos escritos em um site e ligar a palavras-chave com base na busca feita pelo usuário, volume de pesquisa e relevância dos resultados.

 

Explore como criar uma estratégia eficaz de conteúdo para o SEO, ou otimização de motores de busca, a partir da investigação e levantamento de palavras-chave, o que leva ao title tag, meta tag e tags alt, que se referem às imagens inseridas no conteúdo.

 

Do mesmo modo, se você possui um negócio de banner infantil personalizado e deseja keywords que te darão os resultados mais compatíveis com sua busca, uma alternativa é optar pela contratação de um profissional da área. Algumas de suas funções são:

 

  • Verificação do volume de pesquisa;
  • Pesquisa de trechos em destaque e outros resultados especializados;
  • Rastreamento de alterações de volume de pesquisa;
  • Exploração da eficácia das palavras-chave.

 

Além disso, a pesquisa e utilização de palavras-chave baseadas em pesquisas cuidadosas é um processo que demanda certa paciência e ajustes cuidadosos.

 

Os termos escolhidos pela empresa ou dono do blog devem ser relevantes para os produtos ou serviços da marca, devendo facilitar a localização ou área de atuação da empresa.

 

Nesse sentido, se o seu negócio presta serviços como a distribuição de jogos pedagógicos alfabetização, é importante que esse termo apareça com frequência nos conteúdos do blog.

 

As palavras-chave também são responsáveis pela forma como as pessoas fazem as pesquisas nos buscadores, qual a associação delas para com a empresa, além de se o conteúdo é relevante, e assim por diante.

 

Sobre o desenvolvimento de tópicos

Embora o blogging seja essencial para o SEO, a prática não é o suficiente para produzir resultados. As empresas também necessitam especificar as páginas locais que visam aumentar as classificações para as páginas de recursos.

 

A otimização dos conteúdos no site ou blog de sua empresa de fachada de loja feminina irão assegurar que os motores de busca considerem as páginas como sendo fontes de qualidade de informações relacionadas às pesquisas.

 

A princípio, a geração do tópico parece fácil, mas pode ser um dos fatores mais difíceis no que diz respeito à criação de conteúdo.

 

Os tópicos necessitam de um elevado volume de pesquisa, e devem ser relevantes para os serviços de uma marca, sem sobrepor as informações nas suas páginas de produtos.

 

Saiba quem é seu público

Uma ferramenta de sondagem para blog pode se tornar seu melhor amigo. Afinal, esse é um meio de comunicar e construir uma relação com o seu público. Quanto mais se conhece o seu público, mais sabe que tipo de conteúdo satisfaz seus gostos.

 

Acreditar em si próprio como uma marca é viável, mas tenha cautela para não limitar sua visão, posto que seu blog pode acabar se concentrando demais em temas com os quais lhe apetece escrever, sem se preocupar com a relevância do conteúdo para os leitores.

 

No início, isso pode atrair a atenção da audiência, mas acabará por perdê-la com o tempo. Manter a relevância é a chave para um blog de sucesso e, para o fazer, é necessário compreender o núcleo de conteúdo e abranger seus temas.

 

A forma mais eficaz de conhecer o seu público é utilizando uma ferramenta de análise, similar a um quadro de gestão.

 

O objetivo dessa pesquisa é obter novas informações sobre o seu público, o que ainda pode levá-lo à criação de personas, que é uma audiência mais específica e nichada.

 

Por exemplo, você sabe que seu conteúdo atrai mães de família, mas a partir de um levantamento de dados, pode descobrir que a maioria delas tem entre 20 e 30 anos.

 

Se assim for, então a criação de conteúdos que sejam para mulheres mais jovens não será apreciada pela maior parte do seu público, e as probabilidades de perdê-los aumentam.

 

Além disso, quando se trata de especificações, estudar o que entusiasma o seu público, quais são as tendências mais recentes e porque estão no seu blog pode ser a reviravolta que a sua página necessita.

 

Para conhecer os pontos-chave da audiência, uma recomendação é fazer perguntas que trarão clareza, como quais são os interesses, idade, profissão, preferências, hobbies, entre outros. Depois disso, será possível estruturar sua estratégia de conteúdo.

 

Existe um conceito de negócio conhecido como “escuta social”. Basicamente, isso trata-se do monitoramento das redes sociais para analisar como o seu blog é visto. Com a ajuda desse recurso, é possível identificar potenciais problemas com o seu conteúdo.

 

Também é possível ver em qual plataforma de redes sociais o seu blog é mais ativo e onde se encontram os usuários mais engajados. Convidar pessoas de tais plataformas a irem até seu blog e até responder a enquetes pode te fornecer respostas valiosas.

 

Seguir estas dicas ajudará a expandir e melhorar o seu conteúdo de acordo com a resposta do público. Em outras palavras, ao conhecer os seus leitores, seu conteúdo se adequa ao que eles gostariam de ler, tornando-o mais focado na conversão, podendo até gerar vendas.

 

Conclusão

Embora pareça tentador disparar seus posts no blog à medida que eles vêm à mente, ter um planejamento de conteúdos para sua página irá auxiliar no bom tráfego e na conversão de leitores, uma vez que o blog é uma ferramenta estratégica.

 

Para isso, é necessário separar um tempo para elaborar uma estratégia de conteúdo, e quanto mais atenção se leva à criação, melhor ela fica, principalmente quando se tem uma visão de como a audiência reage aos conteúdos.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − dois =