Conheça 5 dicas para desenvolver conteúdos atrativos que prendem os leitores

Criar conteúdos atrativos é essencial para apresentar relevância no mundo digital nos dias de hoje. Quem trabalha com marketing digital com certeza já conhece essa estratégia, e quem está começando agora, ainda vai ouvir falar muito a respeito.

 

Esses materiais são fundamentais para qualquer empresa porque é por meio deles que são compartilhadas informações que atraem pessoas, geram leads e ajudam a convertê-los em clientes.

 

Estamos inseridos na era da comunicação, o que significa que seus canais na web, como site, blog e redes sociais só terão resultado se forem preenchidos com conteúdos valiosos.

 

O consumidor moderno é muito diferente daquele que conhecemos décadas atrás, que bastava uma propaganda na TV para se convencer de comprar um produto ou serviço.

 

Ele deseja muito mais do que isso. Quer saber tudo a respeito da solução e sentir o nível de preocupação com seus interesses por parte da empresa.

 

O conteúdo, então, assume mais um papel: o de estabelecer uma relação de confiança entre consumidores e empresas.

 

Só que é necessário conhecer um pouco mais sobre essa estratégia antes de colocá-la em prática. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre sua importância, dar algumas dicas e mostrar quais são seus impactos em um site. Acompanhe a leitura!

 

A importância de criar bons conteúdos

Produzir bons conteúdos é importante para promover conhecimento, ou seja, o foco não são as vendas em si, elas são apenas uma consequência.

 

O objetivo do Marketing de Conteúdo – estratégia que engloba a criação de materiais ricos – é dar acesso a um mundo de informações e novidades para os consumidores.

 

Ele corresponde às expectativas e necessidades do público-alvo, por exemplo, quando uma assistência técnica de celular faz um vídeo explicando como funciona o serviço de reparo do iphone.

 

A meta é esclarecer dúvidas e resolver os problemas das pessoas. Consequentemente, elas se sentem mais seguras e confiantes para fazer negócio com a empresa.

 

Por ter como objetivo informar, esses materiais atraem mais visitantes para as páginas. Tanto é que ele faz parte de uma das estratégias orgânicas para aumento de tráfego mais importante que existe: o SEO.

 

Entretanto, para ser valioso, é necessário conhecer bem o público-alvo, o negócio, as necessidades do mercado e os assuntos que estão em alta no seu segmento.

 

As redes sociais também dependem de bons conteúdos, uma vez que o objetivo dessas plataformas é promover a interação entre os usuários. No entanto, como eles vão interagir com uma marca se ela não publica nada de relevante?

 

Vários canais podem ser usados para veicular os materiais que uma assistencia tecnica de informatica computador produz, que podem assumir diferentes formatos, como:

  • Texto;
  • Áudio;
  • Vídeo;
  • Imagem;
  • Infográfico.

 

Isso dá mais liberdade de criação e permite que a empresa adapte seus conteúdos ao seu público e à plataforma onde serão veiculados.

 

Esses conteúdos também são importantes para converter visitantes em leads, visto que seu objetivo é atrair pessoas. Aos poucos, eles vão nutrir esses usuários ao ponto de estarem prontos para fazer a aquisição.

 

Isso acontece porque, ao invés de fazer uma mera propaganda de um produto ou serviço, você agrega valor à sua marca e cria autoridade de mercado.

 

Desenvolvendo conteúdos de qualidade

Para desenvolver conteúdos realmente criativos e envolventes, existem algumas estratégias que não devem ficar de fora. São elas:

 

1. Criar conteúdo facilmente consumível

Existem alguns formatos que são mais fáceis de serem consumidos, como os vídeos e os infográficos. Eles atraem mais pessoas e geram mais interação, principalmente quando são publicados nas redes sociais.

Para trabalhar esse formato, uma empresa de comunicação visual, por exemplo, pode se basear na impressão digital, artigos que já foram publicados, pautas de webinários, entre outros tipos.

 

O formato visual é sempre bem-vindo, pois a pessoa consegue assimilar melhor e não precisa dedicar um tempo exclusivo, como no caso da leitura.

 

2. Personalizar conteúdos por e-mail

Os e-mails personalizados são muito mais atraentes para os usuários. Para se ter uma ideia, cerca de 81% das pessoas que recebem uma mensagem personalizada estão mais suscetíveis a comprar.

 

Em outras palavras, o marketing de conteúdo pode estimular a compra juntamente com um e-mail personalizado, mesmo que isso não seja o seu foco.

 

A estratégia de e-mail marketing passa a ser usada muito mais do que apenas para promover produtos, mas também para informar, ensinar e encantar os destinatários.

 

Uma das maneiras de conseguir isso é distribuir os conteúdos do seu blog, compartilhar as últimas notícias do seu segmento, mandar vídeos informativos, dentre diversas possibilidades.

 

3. Elaborar conteúdos para todas as etapas do funil

Uma pessoa que esteja pesquisando sobre cadeira de escritorio gamer pode estar interessada em comprar o produto, ou apenas deseja tirar uma dúvida ou matar uma curiosidade.

 

Independentemente disso, a qualquer momento ela pode entrar para o funil de vendas, e ele é dividido em etapas que levam o lead até o momento da compra.

 

Cada uma dessas etapas demandam um conteúdo diferente, que vai evoluindo junto com o lead. Seus materiais devem levar isso em consideração e oferecer uma resposta para cada fase do funil.

 

4. Criar um e-book

Todo material que já foi publicado pode ser reaproveitado. Inclusive, podem ser unidos (desde que dentro do mesmo contexto), para formar um material único e mais aprofundado, como em um e-book.

 

Ele é ótimo para atrair leads e para qualificá-los, o que acaba aumentando as chances de efetuar mais vendas. Esse material também pode ser formado por assuntos abordados em um evento, como um webinar.

 

5. Adotar uma frequência de postagem

Por mais relevante que seja o material, ele só vai trazer bons resultados se você estabelecer uma boa frequência de postagem.

 

Por exemplo, uma loja que vende equipamentos para home theater em sala de cinema pode publicar conteúdos duas vezes por semana.

 

Ela escolhe manter esse ritmo porque sabe que é dessa forma que as pessoas vão adquirir confiança, por verem ela assumiu o compromisso de compartilhar informações nessa frequência de postagem.

 

Agora, se você não segue um ritmo de publicação frequente, fica difícil atrair leitores e conquistar a confiança deles.

 

Sem falar que a constância ajuda nas estratégias de SEO, no engajamento pelas redes sociais e até em suas estratégias de e-mail marketing.

 

Impactos dos conteúdos em um site

A criação de conteúdo traz muitos impactos positivos para o seu site, como o aumento de seu tráfego. Inclusive, cerca de 87% dos usuários de internet utilizam o Google para obter informações.

 

Sendo assim, o site funciona como a porta de entrada entre uma agência de acao de marketing promocional e seus futuros clientes, sendo o Google um caminho até ele.

 

Quando você produz conteúdo relevante, coloca o seu site entre os primeiros resultados de pesquisa do buscador. É ali que ele será encontrado pelo público e se tornará um convite para que entrem e conheçam mais a sua marca.

 

Para entender mais a importância de investir nesses materiais, organizações que desenvolvem bons conteúdos têm cerca de 2,2 vezes mais visitas no site. Se elas chegam a 13 materiais por mês, recebem mais de 4 vezes visitas na plataforma.

 

As estratégias em SEO são beneficiadas também, e estas são essenciais para que seu site tenha um bom desempenho.

 

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, um conjunto de estratégias de otimização de páginas usadas por empresas de vários setores, como uma loja de cadeira para escritorio com encosto ou um escritório de advocacia.

 

Trata-se de uma estratégia orgânica importante para que as páginas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa, e para que os buscadores, como o Google, Bing ou Yahoo vejam seu domínio como relevante.

 

Sendo assim, quando você produz bons conteúdos, com palavras-chave adequadas, está colaborando com o SEO da sua plataforma.

 

Ter um site considerado relevante pelos buscadores é muito importante, uma vez que o objetivo desses mecanismos é garantir a melhor experiência aos seus usuários.

 

As pessoas sabem disso e confiam nas indicações dele, então aqueles links que apareceram entre os primeiros resultados de pesquisa sobre grafica de producao de impressao digital vão receber um número maior de cliques.

 

Isso acontece porque os usuários sabem que os primeiros resultados são sempre os melhores, mais assertivos e os mais confiáveis.

 

Conclusão

Em terra de marketing digital, quem produz bons conteúdos é rei. Então, se você quer conquistar novos patamares e captar mais clientes, precisa pensar em como elaborar materiais ricos e criativos para seu público-alvo.

 

Neste artigo, mostramos algumas dicas para fazer isso, e você pôde entender um pouco mais sobre a importância e os impactos dessa estratégia para seu site. Agora está pronto para desenvolver conteúdos que vão atender às necessidades de sua audiência.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 12 =