Conteúdos evergreen: o que esses textos vão agregar de positivo?

Conteúdo evergreen é um tipo de material que está em alta porque traz grandes vantagens para as empresas que investem em marketing de conteúdo e marketing digital de modo geral.

Esse tipo de material também é conhecido como perene, ou seja, é algo que permanece com valor mesmo depois de muito tempo. Isso é bem diferente das notícias que são publicadas em portais ou até mesmo ouvidas e vistas na TV e no rádio.

Isso porque, depois de um tempo, mais precisamente, depois de alguns dias, o público já perdeu o interesse. Ter um blog de notícias é muito bom para as empresas que se dedicam a isso, mas para as marcas, o ideal é criar um blog com conteúdo evergreen.

Ele é mais específico e tem como propósito informar as pessoas sobre um assunto importante e que não costuma passar por atualizações.

Por exemplo, um eBook sobre instalação de persiana é um tipo de material evergreen porque a maneira como esse produto é instalado não muda o tempo todo, a não ser que surja uma nova ferramenta ou tecnologia para o processo.

Para esclarecer melhor esse assunto, o artigo vai explicar o conceito de conteúdo evergreen, quais são suas principais vantagens e como desenvolvê-lo.

O que é conteúdo evergreen?

Quando uma marca cria seu blog, pode utilizar dois tipos de materiais que ajudam a atrair a persona, sendo eles as notícias e os conteúdos evergreen.

As notícias estão relacionadas aos principais assuntos do momento, tanto no universo virtual quanto no mundo real.

Quando uma notícia é publicada, ela atrai usuários que querem se manter atualizados sobre determinada área de interesse, mas é um material de curto prazo de validade, porém capaz de trazer resultados rapidamente.

Agora, um fornecedor de areia lavada média produz conteúdo evergreen para educar o público sobre determinado assunto, e quem busca esse tipo de material quer obter informações completas sobre um tema.

Dependendo da qualidade do texto, pode ser usado como referência em determinado assunto, mas para ter essa característica, precisa se manter relevante por, pelo menos, 2 anos.

Para entender melhor o conceito de conteúdo evergreen, basta pensar em uma pessoa que pesquisou no Google alguma coisa que ensine a trocar o pneu do carro.

O usuário encontrou um artigo de 2002 que explica esse procedimento, mas também encontrou outras publicações mais recentes, de 2015 em diante.

Todas elas falam sobre o mesmo assunto e passam as mesmas orientações, e isso acontece porque a maneira de trocar um pneu é a mesma, seja em 2002 ou em 2015.

A mesma coisa acontece com um material sobre uso de conexão para mangueira de irrigação, portanto, independentemente do ano em que esses conteúdos foram publicados, continuam sendo relevantes, por isso são evergreen.

A persona de uma marca pode ter interesse tanto em materiais como notícias quanto em conteúdos evergreen, assim sendo, o ideal é aliar os dois conceitos para ter uma estratégia bem-sucedida.

Tendo em vista que esse tipo de conteúdo é usado para educar o público em relação a determinado assunto, existem alguns materiais que não podem ser considerados evergreen, tais como:

  • Notícias;
  • Estatísticas;
  • Opinião;
  • Eventos.

Só que além de compreender o conceito de conteúdo evergreen, também é importante saber quais são suas vantagens.

Vantagens do conteúdo evergreen

Para qualquer empresa, investir em conteúdo evergreen vale muito a pena por conta das vantagens que ele traz. Uma delas é que a marca consegue conquistar sua autoridade de mercado.

Conforme falado anteriormente, esse tipo de material é mais completo, e quando aplicado em um blog, ajuda o negócio a conquistar conhecimento e autoridade.

Organizações com essas características transmitem confiança para o público e isso ajuda a aumentar as vendas. Também torna o material épico, fazendo com que fique marcado na mente do usuário.

Para um fabricante de resistência para forno industrial, reproduzir conteúdo evergreen também vale a pena porque eles otimizam as páginas para os motores de busca.

Algo que toda empresa deseja é ficar entre os primeiros colocados nos resultados de pesquisa do Google, só que essa competição é muito acirrada e uma das formas de se destacar é produzir bons conteúdos que geram compartilhamentos e links.

Isso é importante porque o Google entende que quanto mais links externos uma página recebe, mais autoridade ela tem em seu segmento, o que aumenta as chances de alcançar as primeiras colocações.

Outra vantagem indiscutível é o aumento de visitas constantes no blog, depois mesmo após vários anos, os usuários vão continuar acessando a página para consumir as informações.

Mas para que o número de visualizações seja realmente constante, o material precisa estar sempre atualizado, alterando suas palavras-chave ou aumentando o tamanho do texto.

Um fabricante de perfil laminado estrutural precisa fazer isso porque quanto maior o texto, mais chances de ser bem ranqueado no Google.

Outra vantagem é que esse tipo de material ajuda a gerar leads para o negócio, afinal, ele trata de assuntos explicativos e conceituais. Essa característica conquista pessoas que desejam obter informações completas sobre determinado assunto.

São usuários que gostam de novidades, que baixam o material e que a partir disso podem ser considerados como leads.

Por isso, quando a empresa quiser fazer nutrição de leads, precisa saber quais são os temas que deve abordar, de acordo com os interesses da persona, para avançá-la no funil de vendas.

Como criar um conteúdo evergreen?

Para produzir um conteúdo evergreen, é importante lembrar que ele não possui prazo de validade e por essa razão não se deve acrescentar dados ou informações que serão irrelevantes no futuro.

Um fabricante de forro de PVC trabalhado também precisa estar atento para outras características importantes durante o desenvolvimento desse tipo de texto, são elas:

Escrever para topo de funil

A maioria dos conteúdos evergreen são voltados para o topo do funil de vendas para clientes leigos em relação ao assunto abordado. São indivíduos que ainda estão reconhecendo o próprio problema e não sabem como resolvê-lo.

Tendo isso em vista, o redator deve evitar termos técnicos ou o excesso de informações complexas, preferindo materiais educativos e que possam explorar o básico.

Estudar

Boa parte dos profissionais de comunicação estão mais preparados para desenvolver conteúdos do tipo notícia, mas para atender ao mercado de trabalho e melhorar a produção no estilo evergreen, o ideal é estudar.

Existem livros e sites que falam sobre o assunto, permitindo que os profissionais acompanhem as novidades da área e possam até mesmo fazer cursos.

Para quem quer se profissionalizar e escrever conteúdos evergreen sobre vários assuntos, como conserto de fechadura automotiva, também é interessante obter uma certificação de produção de conteúdo para internet.

Existem aulas gratuitas que ensinam a planejar, redigir e revisar textos para a internet, melhorando as habilidades do profissional.

Usar links internos

Os links internos são muito importantes para os conteúdos evergreen por diversas razões, mas, principalmente, porque direciona o algoritmo do Google para outras páginas do site.

Essa técnica também ajuda a aumentar a autoridade sobre o assunto, uma vez que mostra para os usuários que nas páginas existem outros materiais relevantes sobre o tema.

Seguir a proposta da pauta

Seguir a proposta da pauta é indispensável, independentemente se o texto é uma notícia ou um conteúdo evergreen.

Uma empresa de instalação de rede sacada apartamento precisa ter isso em mente antes de desenvolver seus materiais, mas isso requer conhecimento sobre a persona do negócio, da descrição geral, referências, briefing do cliente e linguagem.

Criar materiais básicos e relevantes

Um dos maiores erros de qualquer freelancer é acrescentar descobertas de sua área em um conteúdo evergreen, pois mesmo que seja um assunto relevante para a persona, esse tipo de informação deve ser colocada em outro conteúdo.

Os perenes devem reunir apenas informações que já são comprovadas e que não podem ser desmentidas futuramente.

Criar um bom CTA

CTA é uma sigla para Call To Action e significa “chamada para ação” sendo um elemento muito importante em um conteúdo evergreen.

A partir do momento em que um fabricante de rede de proteção para janela de banheiro começa a publicar esse tipo de material, vai aumentar a quantidade de visitantes em um blog.

Por essa razão, deve aproveitar para incluir um bom CTA que vai incentivar o leitor a executar determinada ação.

Considerações finais

O conteúdo evergreen é ótimo para entregar informação de qualidade para as pessoas, por meio de materiais que falam sobre assuntos relevantes e comprovados.

Trabalhar com esse formato é indispensável para trazer mais efetividade ao blog institucional, melhorar a qualidade dos acessos e fazer com que cada vez mais usuários acessem as plataformas da marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 comentário em “Conteúdos evergreen: o que esses textos vão agregar de positivo?”

  1. Pingback: Marketing de conteúdo: como criar uma estratégia vencedora para a sua marca?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × três =