Marketing de conteúdo: Qual é o impacto que essa estratégia proporciona ao seu site?

O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias do marketing digital, desenvolvido para atrair clientes, por meio da criação de conteúdos relevantes em diferentes formatos.

 

Essa ação não tem como objetivo promover a marca diretamente, mas sim, atrair o público e promover soluções para os problemas das pessoas.

 

O marketing digital é uma necessidade para qualquer negócio. É um investimento indispensável para quem quer um negócio irrelevante e que seja conhecido por um número maior de pessoas.

 

Só que mais do que estar na internet, você precisa saber como se posicionar nela e ganhar a atenção dos consumidores.

 

Marketing de conteúdo: Qual é o impacto que essa estratégia proporciona ao seu site?

 

Se você não fizer isso, não vai se destacar perante os concorrentes e atrair oportunidades.

 

Por conta da tecnologia e das ferramentas que existem hoje, as empresas têm acesso a estratégias mais modernas para aquisição de clientes, e uma delas é o marketing de conteúdo. Ele é, inclusive, recomendado por especialistas.

 

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância do marketing de conteúdo, quais são os seus impactos e como trabalhar essa estratégia. Confira o artigo até o final para saber mais.

 

Importância do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é muito diferente da publicidade tradicional, visto que ele se utiliza de práticas diferenciadas.

 

Seu objetivo é levar às pessoas materiais que abordam assuntos do interesse delas.

 

A instalação de internet em larga escala fez com que as pessoas tivessem acesso rápido à informação.

 

Portanto, quando trabalhamos com marketing de conteúdo, nós não bombardeamos as pessoas com informações aleatórias.

 

O objetivo é gerar valor e é por isso que hoje em dia não faz sentido investir apenas em divulgação ou em práticas que não estejam relacionadas aos hábitos dos clientes.

 

Quando a empresa utiliza conteúdo relevante para atrair sua audiência, consegue aumentar sua visibilidade, ou seja, ela passa a ser encontrada com mais facilidade pelas pessoas.

 

Uma vez que você se torna mais acessível e atrai consumidores, acaba beneficiando o time de vendas.

 

Seus vendedores vão interagir com as pessoas que foram atraídas pelos conteúdos.

 

Portanto, mesmo que o objetivo do marketing de conteúdo não seja vender, ele acaba gerando vendas porque despertou o interesse genuíno nos usuários que tiveram acesso aos seus materiais.

 

As ações que envolvem a criação de conteúdos ricos funcionam porque elas são mensuráveis.

 

A sua empresa consegue compreender os impactos dessa estratégia e identificar quais ações trazem mais resultados.

 

Um conteúdo que não foi bem recebido pelo público, por exemplo, vai servir como um parâmetro do que precisa ser melhorado ou que não deve ser feito.

 

Assim como você faz uma análise da sua fachada de loja para saber se ela é ou não atraente, ao mensurar os resultados do marketing de conteúdo, você descobre quais pautas atraem os consumidores.

 

Todo esse trabalho otimiza os seus investimentos e faz com que você obtenha bons resultados sem desperdiçar seus recursos financeiros e o seu tempo.

 

Compreendendo a importância do marketing de conteúdo, podemos entender quais são os impactos positivos trazidos por ele. Veja mais sobre isso no próximo tópico.

 

Impactos vantajosos para o seu negócio

O site de uma empresa é uma plataforma importante para que as pessoas possam conhecer um pouco mais sobre o negócio e as soluções que ele tem a oferecer.

 

Quando você publica materiais valiosos que esclarecem as dúvidas das pessoas, o seu site enriquece e acaba sendo impactado de maneira positiva.

 

Portanto, se o seu site é beneficiado, seu negócio tem acesso a várias vantagens, como:

 

Aumento do engajamento

Você já sabe que os conteúdos ricos ajudam a atrair pessoas para sua marca e geram uma percepção positiva em relação a ela.

 

Isso acontece, independentemente do formato desses materiais, que pode ser:

  • Vídeos;
  • Textos;
  • Infográficos;
  • Áudios;
  • Imagens.

 

Imagine que você está organizando um evento e envie convites personalizados para os seus convidados.

 

Eles vão perceber o seu cuidado ao elaborar o convite e o quanto a presença deles é importante, com isso, mais pessoas vão comparecer ao seu evento.

 

A mesma coisa acontece no marketing de conteúdo porque todos os materiais são feitos com base nos interesses do público-alvo.

 

Portanto, se você fala sobre assuntos que interessam às pessoas, elas vão se engajar com os conteúdos.

 

O engajamento é importante porque ele gera fãs da marca, que são pessoas que vão defendê-la e recomendá-la ao seu círculo social.

 

Melhora o tráfego do site

Nós estamos na era da informação, então, se você entrega um folder de apresentação sobre os seus produtos para uma pessoa que está passando em frente ao seu estabelecimento, ela pode querer saber mais sobre eles na internet.

 

Esse é um comportamento natural e que faz parte da realidade do consumidor 4.0.

 

São pessoas que acessam o Google para se informar, e a partir disso, encontram como resultado site de empresas que oferecem aquilo que elas procuram.

 

Quando você produz conteúdo relevante, mostra para o Google a qualidade do seu site, e por isso vai aparecer entre os primeiros resultados.

 

Ter uma boa posição nas pesquisas é importante porque ninguém visualiza a segunda página.

 

As pessoas mal chegam ao final da primeira página, então, se você está bem posicionado, vai estar visível para uma quantidade maior de usuários do Google.

 

Outras estratégias, como um anúncio com banner personalizado pode ajudar.

 

Mas, as empresas que investem em marketing de conteúdo chegam a ter 2,2 vezes mais visitas em seus sites. E quanto mais material você produzir, mais visitas terá.

 

Aumenta o número de vendas

Toda empresa tem o objetivo de aumentar suas vendas, mas as estratégias de marketing, hoje em dia, não devem ter foco apenas em vender, e essa é a proposta do marketing de conteúdo.

 

Entretanto, ele vai te ajudar a vender mais porque o foco da produção vai ser guiar os limites em sua jornada de compra, desde o momento em que eles conhecem a sua marca até o momento da tomada de decisão.

 

Só que para ter acesso a todos esses benefícios, você precisa saber como trabalhar essa vertente do marketing digital, e é sobre isso que vamos falar no próximo tópico.

 

Sugestão para criar bons conteúdos

Para construir uma boa estratégia de marketing de conteúdo, existem algumas práticas que não podem ficar de fora.

 

Sendo assim, dentre as que você precisa trabalhar em seu notebook novo estão:

 

Ter ciência de quem é seu público-alvo

Os resultados aparecem quando a empresa vai de encontro às necessidades de seu público.

 

Seu papel é criar um conteúdo que leve uma solução para as pessoas, mas para saber que problema deve ser solucionado, você precisa saber quem são elas.

 

Para conhecer o seu público, você pode analisar vários perfis de usuários e fazer uma pesquisa para saber quem são as pessoas que usam os seus produtos e o que elas têm em comum.

 

Entre as características que você precisa considerar está o status socioeconômico, a localização, idade, profissão, estado civil, entre outras.

 

Fazer uso de dados quantitativos

Vamos supor que um profissional autônomo esteja procurando uma sala privativa coworking para trabalhar, mas ele não tem certeza se essa opção vai ajudá-lo a melhorar a sua produtividade.

 

Uma empresa que alugue essas salas precisa mostrar em números o quanto elas ajudam a aumentar a produtividade, utilizando frases como: “coworking aumenta a sua produtividade em 40%”.

 

Quando o consumidor se depara com esse tipo de informação, que deve ser verdadeira, ele tende a confiar mais na empresa. Você disponibiliza dados convincentes e que podem ser verificados, portanto, transmite segurança e credibilidade.

 

Criar conteúdos simples e objetivos

Se uma pessoa precisa de reparo Iphone, ao ler um conteúdo sobre o assunto na internet, ela não quer saber ou não vai entender os termos técnicos deste serviço.

 

Sendo assim, quando você cria um material de marketing de conteúdo, precisa utilizar uma linguagem simples e objetiva, que esclareça a dúvida dele, e principalmente, que seja convincente.

 

Algumas empresas investem em materiais extremamente longos, mas a qualidade não está relacionada à quantidade. Quanto mais você escreve, menos as pessoas leem e ainda se assustam com o tamanho de alguns textos.

 

O material precisa ser consistente, reunir todas as informações que interessam ao leitor, por meio de uma linguagem simples e direta e seguindo uma ordem cronológica, sem se alongar ou omitir informações.

 

Conclusão

Estamos vivendo a era da informação, portanto, o marketing de conteúdo tende a permanecer como uma estratégia importante.

 

Se ele for bem trabalhado e bem desenvolvido, seu negócio terá acesso às vantagens que mostramos ao longo deste texto e a muitas outras.

 

Levar informação de valor e verdadeira para a sua audiência é a melhor forma de conquistar a confiança das pessoas e construir a sua credibilidade.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + catorze =